E aí, Siri? Como falar com a Siri, assistente virtual da Apple

"E aí, Siri?" Veja como falar com a Siri e usar a assistente virtual da Apple. Publicar nas redes sociais enviar mensagens são algumas da funções possíveis. Veja como ativar a Siri.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

"E aí, Siri?". Provavelmente você já ouviu falar de um dos maiores sucessos da Apple. Mas, se não sabe o que é Siri, te explicamos aqui: trata-se de uma assistente virtual que foi lançada no iPhone 4S, mas de lá para cá evoluiu a sua forma de se comunicar e entender os usuários. Por isso, falar com a Siri está cada vez melhor. Ela pode te ajudar a economizar tempo lendo um e-mail, enviando uma mensagem ou fazendo uma ligação, entre diversas outras funções. Para os interessados em uma "zoeira", a Siri também topa. Com a assistente virtual da Apple você pode fazer uma pergunta séria ou apenas se divertir

A assistente pessoal é exclusiva da Apple e, por isso, só está disponível para iOS, iPadOS, macOS e watchOS, sistemas operacionais dos aparelhos iPhone, iPad, iPod, Apple Watch e Mac. A Siri usa um processamento de linguagem natural para responder, fazer perguntas, dar recomendações e realizar ações. Por isso, o procedimento de como ativar a Siri e conversar com ela é muito simples. Para te ajudar a usar a assistente, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber.

O que é Siri? Assistente virtual está presente nos aparelhos da Apple (Foto: Shutterstock)
O que é Siri? Assistente virtual está presente nos aparelhos da Apple (Foto: Shutterstock)

Neste artigo, você vai descobrir:

Veja também o vídeo no nosso canal do YouTube e descubra mais coisas que a Siri pode fazer por você:

O que é Siri?

Você já ouviu falar, mas não sabe o que é Siri? Então, a gente te explica. A Siri é uma assistente virtual exclusiva para aparelhos da Apple. Ela é capaz de reconhecer comandos de voz do usuário e ajudá-lo em diversas tarefas do dia. Por exemplo, se você está andando na rua com o celular no bolso e lembra que tem que enviar uma mensagem para alguém, não precisa parar e digitar o texto, basta falar com a Siri.

Apesar de ser exclusiva da Apple, a Siri não foi criada pela empresa. O projeto foi feito pela SRI International, ainda em 2007. O nome Siri significa "bela mulher que leva você à vitória", além de ser fácil para os usuários pronunciarem. Em 2010, a Apple adquiriu a tecnologia e começou a usá-la em 2011, no iPhone 4S.

E aí Siri? Assistente da Apple já vem ativada por padrão e funciona com comandos de voz (Foto: Shuttertock)
E aí Siri? Assistente da Apple já vem ativada por padrão e funciona com comandos de voz (Foto: Shuttertock)

E aí, Siri? Veja como ativar a Siri

Geralmente, a Siri já vem ativada por padrão nos aparelhos da Apple, mas caso não esteja ligada no seu, ou você queira desativá-la, basta seguir o seguinte caminho: Ajustes > Geral > Siri e Busca. Então, deslize os três primeiros botões para a direita (para ativar) ou para a esquerda (para desativar).

Na mesma página, é possível realizar configurações de idioma, selecionar se quer uma voz feminina ou masculina, entre outras opções. Se você está vindo de celulares Android, provavelmente conhece a Google Assistente, assistente de voz do Google. Saiba que é possível integrá-la com a Siri. Veja como integrar as duas assistentes no iPhone.

Aproveite e confira outras dicas para seu iPhone:

Falar com a Siri

Para falar com a Siri, basta dizer "E aí, Siri", e depois completar a frase com o que deseja. Se você quer a sua localização naquele momento, por exemplo, basta falar "E aí, Siri, onde estou?", e a assistente te mandará sua localização em tempo real.

E aí, Siri? É possível ativar a assistente pelo botão lateral nos iPhones mais novos (Foto: Divulgação / Apple)
E aí, Siri? É possível ativar a assistente pelo botão lateral nos iPhones mais novos (Foto: Divulgação / Apple)

Também é possível ativar a Siri pelo botão lateral nos iPhones mais novos (X ou superior). Em modelos antigos, você pode apertar o botão Home na parte frontal para ativar a assistente. Em iPads sem esse botão frontal, você pode usar o botão superior.

Como chamar a Siri? Com o Apple Watch, basta segurar a Coroa Digital ou levá-lo em direção a boca (Foto: Divulgação / Apple)
Como chamar a Siri? Com o Apple Watch, basta segurar a Coroa Digital ou levá-lo em direção a boca (Foto: Divulgação / Apple)

O comando de voz "E aí, Siri" funciona em qualquer dispositivo da Apple. No entanto, existem outras formas de ativar a assistente em cada aparelho. Caso você esteja usando o AirPods, basta tocar duas vezes no lado externo de qualquer um dos fones. Pelo Apple Watch, é só pressionar a coroa digital e começar a conversar com a assistente. Em relógios com o WatchOS 5 ou superior, basta segurar o relógio perto da boca e falar o que você precisa.

No caso dos computadores da Apple, basta pressionar o botão Siri nos modelos com Touch Bar. Já nas caixinhas Home Pod, é só tocar no topo do dispositivo. Por fim, na Apple TV, aperte o botão Siri no controle remoto. Essas são todas as formas possíveis de como ativar a Siri em cada dispositivo Apple.

'Oi, Siri' funciona?

Se você ainda tem dúvidas sobre como chamar a Siri, vale ressaltar que o único comando que funciona com a assistente da Apple é "E aí, Siri?", como já mencionamos. Não adianta dizer "Oi, Siri", "Siri, fala comigo" ou "Siri, você está aí?" que nada disso vai funcionar.

Coisas que a Siri pode fazer por você

A seguir, veja tudo que você pode fazer ao falar com a Siri. Aproveite para saber tudo sobre o iOS 15, a nova atualização do iPhone que vai deixar as pesquisas com a Siri mais rápidas e seguras. Como update, a assistente vai passar a processar informações localmente, em vez de usar a nuvem.

Falar com a Siri é fácil, e ela pode fazer muito por você (Foto: Divulgação / Apple)
Falar com a Siri é fácil, e ela pode fazer muito por você (Foto: Divulgação / Apple)

1. Agendar alarmes e compromissos

Sim, a Siri pode fazer isso de uma forma muito mais rápida. Você não precisa ficar procurando pelo aplicativo para colocar um alarme ou marcar uma reunião. É só você falar com a Siri quando deseja acordar (dia e hora), ou quando pretende marcar um compromisso (dia, hora, o que é). Exemplos:

  • "Me acorde às 7 horas no dia 28"
  • "Me acorde amanhã às 8 horas"
  • "Marque uma reunião para amanhã"
  • "Almoço com Valéria dia 24, às 13 horas"

2. Ativar a Siri para ouvir músicas

Cansou de ficar horas procurando por uma música? Deixa a Siri fazer isso por você. Com um simples comando você ouve a música que deseja. Mas, se não souber o que escutar, a Siri escolherá para você. Exemplos:

  • "Toque uma música"
  • "Toque a música Vai, Malandra"
  • "Toque música Pop"

3. Saber sua localização exata

Está perdido e não sabe por onde deve ir? A Siri sabe de tudo, inclusive sua localização exata. Com uma simples pergunta você descobre onde está e para onde deve ir. Exemplos:

  • "Onde estou?"
  • "Como vou para a Praia do Flamengo?"
  • "Como vou para a Avenida Paulista?"

4. Falar com a Siri para procurar por informações

Quer saber algum assunto específico ou precisa de uma informação rápida? É só pedir que a Siri te ajuda. Ela faz uma busca completa na internet por você. Exemplos:

  • "Qual idade da Xuxa?"
  • "Quanto está o dólar?"

5. Ligar ou fazer uma chamada pelo Facetime

A Siri facilita tudo para você, inclusive ligações. Basta falar o comando "ligar para" e, em seguida, dizer o nome da pessoa cadastrada no seu aparelho ou o número. Exemplos:

  • "Liga para casa"
  • "Liga para 190"
  • "Ligar para João"
  • "Facetime com Raquel"

6. Como chamar a Siri para abrir aplicativos

Se você tem muitos aplicativos, certamente perde um tempo procurando algum que deseja. Mas você pode deixar a Siri fazer isso. Basta falar "abrir - e o nome do app -". Exemplos:

  • "Abrir Facebook"
  • "Abrir Instagram"
  • "Jogar Candy Crush"
Como chamar a Siri: assistente pode abrir aplicativos e realizar diversas tarefas (Foto: Shutterstock)
Como chamar a Siri: assistente pode abrir aplicativos e realizar diversas tarefas (Foto: Shutterstock)

7. Enviar mensagem

Se você tem preguiça de digitar mensagens: seus problemas acabaram! É só pedir a ajuda da Siri. Fale para quem deseja mandar a mensagem e qual o conteúdo que será enviado. Exemplos:

  • "Mandar mensagem para Cláudio dizendo que (mensagem)"
  • "Fala para Teresa que (mensagem)"
  • "Diga à Adriana que (mensagem)"

8. Ler, responder e buscar por mensagens

A queridinha do iPhone também faz isso por você: lê, responde e busca seus recados. Basta usar o comando de como chamar a Siri e, depois, fazer o pedido. Exemplos:

  • "Leia a mensagem do Rafael"
  • "Responda ao Rafael que (mensagem)"
  • "Procure pela mensagem do Rafael"

9. Perguntar sobre seus compromissos

A Siri sabe onde você está e o que você deve fazer durante o dia. Mas, para isso, seus eventos precisam estar na agenda do iPhone ou do Google. Exemplos:

  • "O que eu tenho para fazer hoje?"
  • "Tenho alguma reunião?"

10. Publicar nas redes sociais

A assistente pessoal da Apple pode fazer absolutamente tudo por você. Impressionante, né? Se você quer publicar algo nas redes sociais, mas está com preguiça de digitar, é só pedir que ela faz! Exemplos:

  • "Publicar no Facebook 'Chega de spoiler de Homeland'"
  • "Publicar no Twitter 'xingando muito'"

11. Escrever e enviar e-mails

Para facilitar a sua vida, a Siri possui diversos comandos para o e-mail. Ela pode ler, escrever, enviar, encaminhar e até te lembrar de mensagens não lidas. Exemplos:

  • "Mandar um e-mail para o Lucas sobre o trabalho"
  • "Enviar um e-mail para a Manoela sobre as questões judiciais"
  • "E-mail para a mãe sobre o aluguel"
  • "Manda um e-mail para o Dr. Harley dizendo "recebi os formulários, obrigado"

12. Pedir informações sobre tradução, conversão de moedas ou bolsa de valores

Sabe quando você precisa saber como se fala uma palavra em outra língua? Ou mesmo quer converter o real em outra moeda. A Siri faz essas conversões de forma rápida e prática, e até mesmo consegue dar informações sobre a bolsa de valores. Exemplos:

  • "Como se fala bom dia em inglês?"
  • "Qual é a previsão do tempo para amanhã?"
  • "Quanto é 50 reais em dólares?"
  • "As ações da Petrobras caíram?"
  • "Quanto custa uma ação da Apple?"

13. Falar com a Siri para acessar os Ajustes

Suas configurações também podem ser ajustadas com apenas um comando. É possível mudar tudo o que precisa falando as palavras certas. Exemplos:

  • "Coloque em Modo Avião"
  • "Desligue o Wi-Fi"
  • "Ative o Bluetooth"

14. Visualizar mapas

Para quem precisa de ajuda na hora de chegar em algum restaurante ou casa de amigo, pode pedir ajuda para a Siri. Ela sabe o caminho que precisa ser feito. Além do que foi dito no item 3, a assistente pessoal traça o caminho mais curto e fala exatamente o que precisa ser feito para chegar ao destino. Exemplos:

  • "Me mostre o caminho da casa"
  • "Qual o caminho para a praia?"
  • "Preciso do itinerário do Rio de Janeiro até São Paulo"
  • "Onde é a próxima curva?"

15. Chamar Uber

Além de publicar nas redes sociais e abrir diversos aplicativos, a Siri também pode chamar o seu Uber. Basta fazer a solicitação e dizer para onde vai. Exemplos:

  • "Chame um Uber, por favor"
  • "Solicite um Uber"

Dica: espere ele te encaminhar para o aplicativo ou perguntar para onde deseja ir.

E aí, Siri: assistente funciona em outros dispositivos Apple, como o Apple Watch (Foto: Shutterstock)
E aí, Siri: assistente funciona em outros dispositivos Apple, como o Apple Watch (Foto: Shutterstock)

16. Estabelecer Vínculos

A Siri não é somente uma assistente virtual, ela entende a importância da família e ter amigos. Por esse motivo, ela adora saber quais são seus vínculos com as pessoas da sua lista de contatos. Para ela realizar funções como "ligue para a minha irmã", ela precisa saber quem é a sua irmã. Siga o exemplo abaixo para estabelecer vínculos e apresentar à Siri sua família. Exemplos:

  • "Siri, minha irmã é a Carolina"
  • "Siri, meu namorado é o Diego"
  • "Minha mãe é a Teresa"

17. Mostrar Fotos

Você possui mais de 2 mil fotos no seu celular e tem preguiça de procurar por uma foto específica? Deixa que a Siri faça isso por você. Com um simples comando, você tem acesso rápido a fotos bem antigas ou fotos de um momento especial. Exemplos:

  • "Mostre minhas fotos de Fortaleza"
  • "Mostre minhas selfies"
  • "Mostre fotos do meu cachorro"

18. Encontrar um dispositivo perdido

A Siri também é capaz de te ajudar a encontrar um dispositivo Apple perdido, como AirPods, Apple Watch ou iPad. Para isso, é preciso configurar o aparelho previamente no aplicativo Buscar, então, é só perguntar para a assistente. Exemplos:

  • "Reproduza um som no meu iPad"
  • "Onde está o meu Apple Watch?"

19. Usar o WhatsApp

Já vimos que a Siri pode enviar mensagens para seus contatos. No entanto, a assistente da Apple também funciona de forma integrada ao WhatsApp. Ela pode ler mensagens que ainda não foram lidas em voz alta, enviar uma mensagem ou fazer uma ligação para algum contato por meio do app. Exemplos:

  • "Envie uma mensagem no WhatsApp para o Bruno"
  • "Leia minhas mensagens no WhatsApp"
  • "Ligue para minha mãe pelo WhatsApp"

20. Comando 'E aí, Siri' permite controlar a casa

Se você tem uma casa inteligente, que funciona de forma automatizada, pode usar a Siri para controlar os dispositivos, mesmo que você não esteja em casa. Assim, você pode pedir, por exemplo, que ela ligue o ar-condicionado para encontrar o ambiente mais fresco quando chegar em casa. Exemplos:

  • "Ligue o ar-condicionado"
  • "Apague a luz do quarto"
  • "Ligar o ventilador do escritório"
  • "Trancar a porta da frente"

Se você ainda não tem uma casa smart, veja tudo que é necessário para automatizar sua casa.

21. Como zoar a Siri

Além de fazer tudo isso, a Siri também participa de brincadeiras e responde perguntas peculiares. Veja algumas para fazer:

  • "Siri, me conte uma piada"
  • "Siri, eu amo o Google"
  • "Oi, Cortana" (Cortana é o assistente da Microsoft, que é concorrente da Apple)
  • "Siri, você tem um namorado?"
  • "Siri, quantos anos você tem?"
  • "Siri, qual é o seu nome?"
  • "Siri, você é um robô?"
  • "Siri, faz um beatbox para mim"
  • "Siri, o que você está pensando agora?"
  • "Siri, onde você está?"
  • "Quem é o seu pai?"
  • "Quem criou você?"
  • "Eu estou bêbado"
  • "Qual o significado da vida?"
  • "Você quer casar comigo?"
  • "Eu preciso esconder um corpo"
  • "Quando é sua data de nascimento?"
  • "Eu amo você Siri"
  • "Eu estou pelado"
  • "Eu estou com sono"
  • "Você segue as três leis da robótica?"
  • "Qual é o seu animal favorito?"
  • "Espelho, espelho meu: existe alguém mais bonito do que eu?"
  • "Faça-me um sanduíche"
  • "O que você pensa sobre mim?"
  • "Leve-me ao seu líder"
  • "Quer sair comigo?"

Ofertas de iPhone para usar a Siri

Agora que você já sabe como falar com a Siri, se você tem interesse em comprar um iPhone para usar a assistente, veja algumas das melhores ofertas de aparelhos da Apple. Aproveite para conferir também a lista com os melhores iPhones para comprar em 2021 e os celulares da Apple mais baratos.

Antes de decidir e comprar seu iPhone, conheça melhor os aparelhos da Apple:

Quer economizar na compra do seu iPhone? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!