Como usar o celular como webcam

Tutorial mostra como usar seu celular como uma webcam e conectá-lo ao PC para videochamadas

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

É possível usar o celular como webcam caso você precise fazer uma videochamada pelo computador, mas não tem uma câmera. Com a ajuda do aplicativo para DroidCam (para Android), você consegue usar a câmera do seu smartphone, seja traseira ou frontal, em uma videoconferência no PC. A ferramenta é gratuita e funciona por meio de um pareamento, que pode acontecer via Wi-Fi ou cabo.

A seguir, veja o passo a passo de como usar o celular como webcam. Vale ressaltar que essa pode ser uma alternativa nos momentos de emergência. No entanto, se você faz videochamadas com frequência pelo PC, pode valer a pena investir em um dispositivo. Dê um Zoom e veja as melhores webcams para comprar.

Quer melhorar a iluminação durante sua videoconferência? Aposte em um ring light! Veja as melhores opções para comprar

Como instalar o DroidCam no celular

Passo 1. Para usar o celular como webcam, baixe o DroidCam na Google Play Store em seu celular. O aplicativo é leve e roda em qualquer aparelho com Android 5.0 ou superior.

Passo 2. Depois de instalar o DroidCam, é hora de fazer o primeiro acesso. O próprio aplicativo já te dá um pequeno tutorial de uso, e você pode acessá-lo a qualquer momento no menu. Além disso, a ferramenta vai pedir permissões para acessar alguns recursos do seu celular, como microfone e câmera. Nesse caso, você deve aceitar.

Procedimento para baixar DroidCam no celular Android (Foto: Reprodução)
Procedimento para baixar DroidCam no celular Android (Foto: Reprodução)

Passo 3. Agora, o aplicativo já está pronto para uso. Ele vai gerar um endereço IP e a porta a ser usada. Você deverá colocar esses dados no computador que deseja ter a “webcam” remota. É possível fazer isso direto no navegador ou baixar o aplicativo DroidCam para Desktop.

Tela do DroidCam com endereço IP (Foto: Reprodução)
Tela do DroidCam com endereço IP (Foto: Reprodução)

Você também pode realizar algumas configurações no aplicativo, como limitar a taxa de quadro por segundo (FPS), reduzindo a qualidade da imagem para economizar a bateria, e definir qual porta o aplicativo vai usar, entre outras funções.

Como baixar e acessar o DroidCam no PC

Passo 1. Com a webcam provisória pronta, é hora de fazer a conexão com o computador. Para que o aplicativo funcione, é necessário que os dois dispositivos estejam conectados à mesma rede Wi-Fi. Você pode acessar o DroidCam no PC de duas formas: pelo programa para desktop ou pelo navegador.

Passo 2. Se decidir fazer o download do programa, você deve baixar e instalar o aplicativo DroidCam para desktop no seu computador. Depois, abra a ferramenta e digite o número de IP e porta que aparecem no DroidCam no seu celular. Ao clicar em “Start”, a transmissão começará. Escolha se quer usar o vídeo e áudio do celular, ou apenas um dos dois recursos.

Programa DroidCam no PC com Windows (Foto: Reprodução)
Programa DroidCam no PC com Windows (Foto: Reprodução)

Passo 3. Já se você optar por usar o DroidCam no navegador, sem instalar nada no PC, deve apenas digitando o número de IP informado no app na barra de endereços do seu navegador.

Versão web para navegador do DroidCam (Foto: Reprodução)
Versão web para navegador do DroidCam (Foto: Reprodução)

A interface do aplicativo é bem intuitiva e, por isso, é fácil de usar. Esta é a versão gratuita, então algumas funções estão bloqueadas, como dar zoom, mudar iluminação, gerar imagem, espelhar entre outras. Além disso, existe a possibilidade de usar o aplicativo com o celular conectado no computador via cabo USB. Assim, você evita eventuais problemas de imagem causados por uma conexão esteja instável.

O DroidCam é compatível com vários aplicativos de videochamada. Para fazer a integração, basta ir nas configurações do app em questão e, na aba para selecionar qual webcam usar, escolher o DroidCam.

Aplicativos para fazer videoconferência no celular

Como falamos anteriormente, a aplicação é bem útil, porém se torna mais solução emergencial do que algo para usar como “aplicativo fixo”. A ferramenta pode ajudar bastante eventualmente, mas se você precisa fazer videoconferências com frequência, pode optar por aplicativos que são executados diretamente no seu celular. Existem várias opções para download, como Skype, Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, WhatsApp, e Facebook Messenger. A vantagem é que eles têm recursos otimizados para o smartphone e oferecem maior praticidade, dispensando o uso do computador.

Veja também uma lista de celulares que têm boa câmera frontal, para conseguir alta qualidade de imagem em suas videochamadas. Você também pode comprar um ring light para melhorar a iluminação do ambiente durante as suas ligações por vídeo.

Leia também:

Confira os vídeos do Zoom no YouTube e descubra várias dicas para usar melhor seu celular!