Como usar o Microsoft Teams para fazer videoconferências no celular

Aplicativo é alternativa ao Zoom Cloud Meetings, e permite fazer videoconferências com até 250 pessoas.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

O Microsoft Teams é uma ferramenta de gerenciamento de equipes que conta com diversas funções, incluindo videoconferências com até 250 pessoas. O aplicativo também pode ser usado em celulares, com quase todas as funções que estão presentes na versão para computador, mas são tantas utilidades que algumas pessoas acabam ficando perdidas nos primeiros acessos.

Se você ainda está meio confuso com esse serviço, siga o passo a passo do tutorial a seguir e saiba como usar o Microsoft Teams no seu smartphone.

Leia também: Zoom Meetings é seguro? Entenda as falhas de segurança e veja alternativas

Como usar o Microsoft Teams

Passo 1. Baixe o Microsoft Teams no seu celular, ele é um aplicativo gratuito e está disponível para Android e iPhone (iOS).

Passo 2. Após instalado, é necessário fazer o seu acesso a partir de uma conta da Microsoft, que pode ser corporativa, de estudante ou comum. É importante que você tenha um convite para entrar em um time, ou que você tenha o seu próprio, caso contrário não conseguirá ter o acesso ao aplicativo.

Tela de login do Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 3 (opcional). Caso você precise criar um time, poderá fazer isso a partir da própria tela inicial. Você será direcionado para uma página para colocar o seu e-mail e categoria da equipe. Após validar o acesso com a senha do e-mail escolhido, você poderá definir o nome da equipe e estará tudo pronto para você acessar o aplicativo.

Criando um time na tela inicial do Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 4. Após passar pela etapa de autenticação, você já estará na tela inicial do aplicativo. Com o Microsoft Teams você pode iniciar bate-papos com membros das equipes que participam, fazer chamadas de vídeo, em áudio, enviar arquivos e outras funções. Veja abaixo todas as funções do aplicativo:

Recursos do Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

1. Menu: aqui é onde você pode editar suas preferências, mudar sua mensagem de status e alterar preferências sobre o próprio aplicativo.

2. Feed: você pode alterar qual feed deseja ver na sua tela de atividades. É possível escolher entre um feed geral, um específico para as suas atividades ou para as atividades de equipe.

3. Convidar: Convide pessoas para fazer parte de seus times através de seus endereços de e-mail.

4. Atividades: aba que mostra as atividades de acordo com suas definições de feed.

5. Chat: aba que mostra todas as suas conversas privadas ou em grupo com outros membros do Microsoft Teams. Nesta aba você também pode iniciar um novo chat com alguma pessoa.

6. Equipes: aba para você gerenciar suas equipes, bem como criar uma nova.

7. Chamadas: aba que mostra o seu histórico de chamadas com outros membros do Microsoft Teams.

8. Arquivos: aba para você encontrar todos os arquivos que foram compartilhados pelos seus times.

Interagindo com a sua equipe

Com o Microsoft Teams, você pode interagir com sua equipe criando publicações, enviando arquivos, fotos e outros de modo geral, assim todos os participantes podem responder a sua publicação. Também é possível gerenciar os canais, tags e membros de equipes sob sua liderança.

Passo 1. Vá até a aba "Equipes", que fica localizada na tela inicial do aplicativo.

Passo 2. Selecione a equipe que deseja e toque nos três pontinhos para gerenciá-la. Você pode editar a equipe, gerenciar os canais, tags e membros que fazem parte dela.

Como interagir com sua equipe no Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 3. Para interagir com a equipe, basta selecionar o time específico, seu canal e criar uma publicação. Os canais são úteis para criar diferentes departamentos, por exemplo marketing, financeiro, suporte entre outros.

Criando um canal no Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 4. Após criar a publicação, outros membros da equipe poderão interagir com respostas em textos, fotos ou emojis. Mesmo que você não seja o líder da equipe, poderá criar publicações dentro dos canais.

Criando uma publicação no Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Iniciando uma chamada

Passo 1. Vá até a aba “chamadas” e digite o e-mail ou nome de todas as pessoas que deseja incluir na ligação por voz ou videoconferência.

Iniciando uma chamada no Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 2. Quando a pessoa ou o grupo aceitar sua chamada, você terá as opções de ligar ou desligar sua câmera quando quiser. Além disso, também poderá adicionar outras pessoas à chamada a qualquer momento, ou usar o chat para se comunicar com quem estiver presente.

Fazendo uma chamada no Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Ao tocar sobre os três pontinhos, algumas outras opções aparecem. Você pode colocar a chamada em espera, compartilhar a sua tela, desligar o vídeo de entrada, entre outras alternativas.

Opções de chamada no Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Usando o chat

Passo 1. Vá até a aba “Chat” e clique no ícone de papel e caneta que fica no canto inferior direito.

Acessando o chat no Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 2. Escolha com qual pessoa deseja iniciar o chat. É possível procurar por nome ou e-mail. Você pode selecionar mais de um usuário para iniciar uma conversa em grupo. Além de mensagens de texto, há opções para enviar áudios, fotos, vídeos, GIFs, anexos de arquivos, localização, emojis, etc.

Convidando pessoas para o chat no Microsoft Teams. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Se você já tiver trocando mensagens com outras pessoas, a conversa ficará salva na aba "Chat". Então, basta selecionar a janela desejada para continuar conversando, em vez de fazer todo o processo anterior.

Viu como o Microsoft Team é repleto de funções e intuitivo? Agora, com o nosso tutorial, ficou fácil de usá-lo para se juntar aos seus colegas de trabalho ou estudo, ou mesmo para criar a sua própria equipe. Aproveite!

Leia também: