Tinder: o que é, como funciona e como usar

Passo a passo mostra como entrar e usar o Tinder no celular para dar match com seu crush

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Tinder é um dos aplicativos de paquera mais populares do mundo. Ele está disponível para download gratuito em celulares Android e iPhone (iOS), mas também oferece alguns recursos pagos. O app usa um sistema em que você desliza dedos para a esquerda ou direita indicando se aprova ou não aquela pessoa para bater um papo (ou algo mais), mas ele também conta com várias outras funções. Por isso, é comum que os usuários tenham dúvidas sobre como usar o Tinder.

É seguro mesmo? Aparece alguma coisa no Facebook? Como trocar as fotos? Posso bloquear alguém? Vale a pena assinar o Tinder? Fizemos um passo a passo básico para você aprender, na prática, como usar o Tinder de graça e encontrar o ou a crush dos seus sonhos. Vamos lá?!

Neste artigo, você vai ler os tópicos abaixo. Caso queira seguir diretamente para um deles, basta clicar em cima:

Passo a passo mostra como usar o Tinder no celular (Foto: Shutterstock)
Passo a passo mostra como usar o Tinder no celular (Foto: Shutterstock)

O que é o Tinder?

O Tinder foi criado em 2012 dentro de universidades americanas. Inicialmente, o aplicativo foi testado por estudantes e a ideia inicial era que ele fosse um ferramenta para quer as pessoas pudessem se conhecer. Atualmente esse é um dos apps de relacionamento mais usados no mundo com cerca de 340 milhões de usuários.

Por meio do famoso "match", o Tinder combina pessoas que tenham interesse mútuo para iniciar uma conversa e, quem sabe depois, evoluir para algo mais. Para que as combinações sejam precisas, o app localiza pessoas geograficamente próximas e cruza informações do Facebook e do Spotify. Além disso, o usuário pode delimitar algumas características de quem pode aparecer na sua timeline, como por exemplo, faixa etária, gênero e distância geográfomo baixar o Tinder?

O Tinder está disponível gratuitamente tanto para celulares Android como para iPhone (iOS). Para baixá-lo basta, acessar a loja de aplicativos do seu celular, Apple Store ou Google Play e fazer o download do aplicativo. Se você estiver com pouco espaço no smartphone, pode optar também pela versão Tinder Lite, que é mais leve que a original.

Já está com o aplicativo baixado mais ainda está com dúvidas de como usar o Tinder? Então confira, a seguir, o passo a passo de como usar o Tinder.

Como entrar no Tinder?

Se você ainda está na duvida de como usar o Tinder, a gente te explica. Na tela inicial, para criar um novo perfil, você pode usar os dados sua conta Google ou do Facebook. Nesse caso, basta autorizar o app a fazer login por uma das plataformas. Pode ficar tranquilo que em nenhum momento o Facebook irá publicar algo sobre a sua presença no Tinder.

Outra possibilidade é entrar no Tinder com o número do telefone. Você vai receber um código de confirmação por mensagem e, depois, deve inserir um endereço de e-mail para continuar a criação da conta. Então, basta concordar com os termos de uso.

É possível usar conta Google, Facebook ou número de celular para logar no Tinder (Foto: Arte/Zoom)
É possível usar conta Google, Facebook ou número de celular para logar no Tinder (Foto: Arte/Zoom)

Após fazer login no Tinder, o serviço vai pedir algumas informações sobre você para completar o seu perfil. Você deve preencher seu nome (não dá para usar o Tinder anonimamente), data de nascimento, gênero e orientação sexual. Então, basta informar para quem você deseja mostrar seu perfil (homens, mulheres ou todos) e selecionar a universidade onde você estudou.

Para finalizar essa etapa, é preciso marcar alguns interesses. Dessa forma, o app vai tender a mostrar pessoas que têm gostos semelhantes ao seus. Por fim, você deve adicionar pelo menos duas fotos e ativar a localização, que é essencial para o aplicativo funcionar.

Ação para adicionar suas informações e fotos no Tinder (Foto: Arte/Zoom)
Ação para adicionar suas informações e fotos no Tinder (Foto: Arte/Zoom)

Como usar o Tinder?

O passo a passo de como usar o Tinder é bem fácil, pois a tela inicial do aplicativo já concentra todas as funções básicas da ferramenta. Repare na imagem abaixo:

Botões na tela inicial do Tinder (Foto: Arte/Zoom)
Botões na tela inicial do Tinder (Foto: Arte/Zoom)

As pessoas para você curtir vão aparecer bem no meio da tela. Para ver outras fotos, basta ir tocando na tela, em um movimento semelhante ao de passar Stories do Instagram. Se quiser ver mais informações sobre o possível crush, basta tocar no nome do usuário. Para dar like e conversar com a pessoa (caso ela dê match também), é só deslizar o dedo para a direita. Se quiser dispensar a paquera, deslize para a esquerda.

Os botões inferiores funcionam para você curtir ou não as pessoas.

  • Botão reload: atualiza sua localização para você encontrar pessoas próximas.
  • Botão X: indica que você não quer dar match com aquela pessoa (igual ao movimento de deslizar para a esquerda)
  • Botão estrela: é o super like e permite que a outra pessoa necessariamente saiba que você a curtiu (diferente do like "normal"). Na versão gratuita, você só tem 1 super like por dia. Em planos pagos você pode ter mais.
  • Botão coração: indica que você curtiu aquela pessoa e quer dar um match para ter acesso ao chat de conversa privado (igual ao movimento de deslizar para a direita). Aqui, lembre-se que você só se conecta caso a outra pessoa também te dê um like.
  • Botão raio: é um boost para o seu perfil aparecer mais. Lembre-se de que é uma feature paga.

Na parte superior, você tem outros controles.

  • Botão Foguinho: no lado superior esquerdo, o aplicativo mostra pessoas de maneira randômica, apenas usando a distância como limitador.
  • Botão Diamante: mostra as pessoas que curtiram você, mas essa é uma função exclusiva da versão paga.
  • Botão chat: leva até o chat privado, onde você pode ver as conversas com quem você já deu match.
  • Botão persona: no lado superior direito, você acessa o seu perfil e pode fazer edições de fotos ou bio (confira abaixo).

Como desfazer matches no Tinder

Uma das dúvidas comuns sobre como usar o Tinder está em torno dos Matches. Se por acaso você deu match em alguém sem querer ou iniciou uma conversa que depois não se mostrou interessante, fique tranquilo. É possível, sim, desfazer um match. Para isso você deve clicar no ícone de chat, no lado superior direito da tela, e, na sequência, abrir a janela de conversa com a pessoa que vai ser descombinada.

No canto superior direito, toque no ícone com três pontinhos. Ele abrirá algumas opções, sendo a primeira delas "descombinar com". Após selecionar essa opção, o Tinder irá perguntar qual o motivo para a ação. Selecione a opção mais apropriada e clique em "Descombinar" para a conclusão do processo.

Você pode repetir o processo de "descombinação" quantas vezes quiser, mesmo na versão gratuita do Tinder, diferente das curtidas que são limitadas para não assinantes.

Como configurar o seu perfil no Tinder?

Como mostramos, logo que você faz o cadastro no Tinder, já deve fazer incluir algumas informações no seu perfil. No entanto, você pode editá-las a qualquer momento pelo app. Para isso, basta acessar o botão de persona, no canto superior direito. Então, você tem as seguintes opções:

Em "Add mídia", você consegue adicionar novas fotos ao seu perfil, sejam da galeria ou capturadas pela câmera na hora. As imagens são um componente importante na hora da paquera, por isso, vale caprichar na seleção!

Ação para adicionar fotos no Tinder (Foto: Arte/Zoom)
Ação para adicionar fotos no Tinder (Foto: Arte/Zoom)

Em "Editar info", é possível adicionar ou alterar as informações sobre você, como seus interesses, local de trabalho, escolaridade e cidade onde vive. Além disso, dá para criar uma biografia para aparecer no seu perfil e até mesmo conectar sua conta do Tinder com as do Instagram e Spotify.

Ação para editar perfil no Tinder (Foto: Arte/Zoom)
Ação para editar perfil no Tinder (Foto: Arte/Zoom)

Por fim, no botão "Configurações", você consegue definir os ajustes do app, como localização e faixa etária dos seus matches.

Configurações do Tinder permitem ajustar distância para matches (Foto: Arte/Zoom)
Configurações do Tinder permitem ajustar distância para matches (Foto: Arte/Zoom)

Tinder web: como usar o Tinder no PC

Além da versão para Andoid e iOS, também é possível usar o Tinder no computador, caso você não queria baixar no seu celular ou não esteja com ele por perto quando quiser usar.

Passo a passo de como usar o Tinder no PC

Passo 1: Acesso o site do Tinder;

Passo 2: No canto superior direito, clique em "Entre";

Passo 3: Selecione a opção que deseja entrar: conta Google, Facebook ou número de telefone;

Passo 4: Uma tela de Compartilhe sua localização irá aparecer, clique em Permitir.

Pronto, agora você já sabe como usar o Tinder pelo computador. Na versão para PC, você também consegue editar as informações do seu perfil, como fotos, biografia, gênero, entre outra configurações. Para isso, basta clicar em "Editar info", que todas as opções estarão disponíveis.

A versão para computador do Tinder possui dois diferenciais em relação ao aplicativo. O primeiro são os atalhos que facilitam o uso no teclado. Veja como usar o Tinder com atalhos:

  • Seta para a esquerda: não curtir
  • Seta para a direita: curtir
  • Seta para cima: abre o perfil;
  • Seta para baixo: fecha o perfil exibido
  • Enter: super like
  • Espaço: exibe próxima foto

O segundo diferencial é o "Modo trabalho", que simula um documento do Word no navegador,, para que ninguém perceba que você estava usando o Tinder. Para ativá-lo, basta clicar no ícone de mala que fica no canto superior esquerdo da página.

Versões pagas do Tinder

O sucesso do Tinder trouxe novas e boas possibilidades dentro do aplicativo. Porém, algumas só estão disponíveis em versões pagas. Listamos os principais diferenciais para você conferir e analisar se vale a pena assinar. Vale ressaltar que os preços podem variar caso você decida contratar os planos semestral ou anual.

Tinder Plus (R$ 18,90 por mês)

  • Curtidas ilimitadas;
  • 1 Boost gratuito por mês (mais visibilidade);
  • Ser mostrado só para pessoas que você curtiu;
  • Defina sua distância sem limite de raio;
  • 5 super likes por dia;
  • Desligue os anúncios.

Tinder Gold (R$ 29,90 por mês)

  • Saiba quem te curtiu (mesmo sem ter curtido a pessoa);
  • Curtidas ilimitadas;
  • 1 Boost gratuito por mês;
  • 5 super likes por dia;
  • Defina sua distância sem limite de raio;
  • Desligue os anúncios.

A grande sacada do Tinder Gold, apesar de caro, é justamente saber previamente quem te curtiu, ou seja, você tem acesso a matches instantâneos quando e onde quiser.

Match no Tinder é quando as duas pessoas dão like (Foto: Shutterstock)
Match no Tinder é quando as duas pessoas dão like (Foto: Shutterstock)

Concorrentes do Tinder

Apesar de o Tinder ser o mais famoso entre os aplicativos de relacionamento ele não é o único. Uma outra opção para quem busca conhecer novas pessoas é o Happn. Esse aplicativo mostra o perfil de pessoas que você cruzou a longo no dia a dia e também possuem o app. Com a ajuda do GPS do celular, ele faz um mapeamento de todos os lugares que você andou, mostrando outros usuários que passaram por ali.

Além dele, também são opções o Baddoo, o Grindr, para homens homossexuais, e o Wapa, para mulheres homossexuais. Se você quiser conhecer outros apps pode dar uma olhada na lista do Zoom de melhores aplicativos de relacionamento.

Confira também o vídeo do Zoom no YouTube e descubra qual é o melhor app de paquera: Tinder ou Happn!

O Tinder funciona bem em praticamente todos os celulares, mas se vocês estiver em busca de um smartphone novo para usar o aplicativo, vale dar uma olhada na nossa seleção com os melhores de 2021. Vale conferir também a lista de celulares com melhores câmeras para arrasar nas fotos do Tinder.