Quatro celulares Galaxy A de cores diferentes em fundo branco

Galaxy A: opções da linha da Samsung para comprar em 2021

Saiba tudo sobre a linha Galaxy A, que inclui diversos intermediários da Samsung

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 12 min. de leitura.

Compartilhe:

A linha Galaxy A da Samsung é a segunda linha mais importante da fabricante e perde apenas para a linha S, que tem os celulares mais premium da fabricante coreana. Os celulares dessa linha se destacam pelo seu bom custo-benefício, pois contam com alguns recursos da linha Galaxy S, mas com um preço bem melhor.

Outro destaque dos celulares da linha A Samsung são as telas, com um aproveitamento incrível, chamado pela Samsung de Display Infinito, que tem bordas muito finas. E, para te ajudar a conhecer a linha completa, criamos essa super lista com os melhores modelos. Confira!

Galaxy A32 5G azul na mão de mulher
O Galaxy A32 5G tem um design bem arrojado. (Foto: Shutterstock)

Galaxy A: o que significa essa linha?

Galaxy A71 apoiado em mesa rosa aolado de notebook
Conheça o Galaxy A71, o melhor celular da linha Galaxy A. (Foto: Shutterstock)

Como falamos, a linha A Samsung faz parte do segmento de smartphones intermediários da marca. Os aparelhos ficam abaixo apenas da linha Galaxy S, mas mantém diversos recursos da linha premium. O preço, no geral, costuma ser bem mais em conta, se destacando bastante pelo seu ótimo custo-benefício. Outro ponto positivo também é o design, que traz toda uma aparência premium a estes aparelhos intermediários.

As telas dos smartphones da linha Galaxy A também se destacam muito, principalmente pelo seu alto aproveitamento. Os modelos têm bordas mínimas e notch em formato de furo no display. Por conta dessas características, a Samsung costuma chamar a tela desta linha de Display Infinito.

Agora que você já conhece as características dos aparelhos Samsung Galaxy A, vamos apresentar em detalhes as especificações de cada modelo. Nossa lista está organizada do

A72

O A72, que foi lançado no evento global Galaxy Unpacked Absurdo, veio para substituir o Galaxy A71 e se tornar o principal modelo da linha Galaxy A. Ele conta com um conjunto de quatro câmeras, sendo a principal de 64 MP e as secundárias de 12 MP (ultra-wide), 8 MP (teleobjetiva) e 5 MP (macro), além da câmera frontal de 32 MP. Seu design mantém as bordas mínimas e notch em formato de furo na tela, tradicionais da linha além do seu acabamento premium.

Esse celular Samsung Galaxy A conta com bateria de 5.000 mAh, que é suficiente para ficar longe das tomadas por pelo menos dois dias. Seu processador é o Snapdragon 720G, e conta ainda com 6 GB de memória RAM e 128 GM de armazenamento interno. Seu sistema operacional é o Android 11, que aliado a estas configurações promete rodar com tranquilidade até mesmo alguns jogos. Saiba tudo sobre o modelo na análise de ficha técnica do Galaxy A72.

Destaques do celular Samsung Galaxy A72:

  • Melhor desempenho da linha A Samsung
  • Bateria resistente
  • Conjunto de câmeras versátil com selfies poderosas
  • Tela de alta qualidade, com taxa de atualização de 90 Hz

A71

O A71 era o smartphone mais completo da linha Galaxy A até o lançamento do Galaxy A72 e, por isso, acaba sendo um dos mais caros também. Ele é indicado para quem busca um celular para um uso mais pesado, mas que não quer gastar tanto com um smartphone. O aparelho conta com 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Isso sem falar no seu processador Snapdragon, que deve rodar a maioria dos jogos da Play Store de maneira satisfatória.

O A71 conta ainda com um conjunto quadruplo de câmeras na traseira, com sensores de 64 MP, 12 MP, 5 MP e 5 MP, bem versáteis. O grande destaque da linha é sua tela de 6,7”, com bordas muito finas e tecnologia Super AMOLED, que entrega cores mais vivas e contrastes intensos. Aliada à resolução Full HD+, o aparelho atinge imagens ricas em detalhes. Veja outras informações na análise de ficha técnica do Galaxy A71.

Destaques do celular Samsung Galaxy A71:

  • Desempenho suficiente para quase todos os apps e jogos
  • Câmera que entrega bons resultados
  • Tela grande de 6,7" Super AMOLED

A52

O A52 é mais um dos celulares da linha Galaxy A lançados durante o evento global Galaxy Unpacked Absurdo. Ele veio para substituir o Galaxy A51. O modelo tem como destaque o seu conjunto quadruplo de câmeras, sendo o primeiro sensor de 64 MP e os secundários de 12 MP (ultrawide), 5 MP (macro) e 5 MP (profundidade). No design ficam de novidades, o seu acabamento premium, além das bordas mínimas e módulo de câmera discreto, que são comuns na linha Galaxy A.

Sua bateria de 4.500 mAh é suficiente para ficar até dois dias longe das tomadas, com suporte a carregamento rápido. Já o seu processador é o Snapdragon 720G, com memória RAM de 6 GB memória interna de 128 GB. Isso tudo, mais o Android 11, são suficientes para rodar a maioria dos aplicativos da Play Store, inclusive até alguns jogos. Veja tudo sobre esse modelo da linha A Samsung na análise de ficha técnica do Galaxy A52.

Destaques do celular Samsung Galaxy A52:

  • Consegue rodar a maioria dos jogos e apps
  • Fotos versáteis com este conjunto de câmeras
  • Design premium

A52 5G

O A52 5G é outro modelo que foi lançado da linha Galaxy A durante o evento global Galaxy Unpacked Absurdo. Ele é bem parecido com o Galaxy A52, com suporte a rede 5G e processador diferente. As câmeras são idênticas, sendo a principal de 64 MP e os secundários de 12 MP (ultrawide), 5 MP (macro) e 5 MP (profundidade). O design também não teve alterações.

A bateria do A52 5G é de 4.500 mAh, a mesma do modelo A52. Ele conta com suporte a carregamento rápido e é suficiente para ficar até dois dias longe das tomadas. Já o seu processador é diferente: no modelo A52 5G é o Snapdragon 750G, com memória RAM de 6 GB memória interna de 128 GB.

Destaques do celular Samsung Galaxy A52 5G:

  • Suporte a rede 5G
  • Processador mais potente que o da versão convencional
  • Autonomia de até dois dias da bateria

A51

O A51 é um modelo bem parecido com o A71, mas em uma versão mais básica, que continua sendo uma boa opção de celular intermediário com cara de premium. Ele conta com o processador Exynos 9611, que é um pouco inferior ao utilizado no A71, mas que consegue ainda bons resultados. Conta com os mesmos 128 GB de armazenamento, mas com um pouco menos de memória RAM (4 GB).

O conjunto de câmeras do A51 é bem parecido com o do A71, com a única diferença sendo o sensor principal. No A51, é de 48 MP contra 64 no modelo mais potente. A sua tela também é um pouco menor que a do modelo anterior, com 6,5 polegadas, mas conta também com a tecnologia Super AMOLED e resolução Full HD+. Já o design é idêntico ao A71, seguindo as bordas bem finas, que são o destaque da linha Galaxy A. Saiba tudo sobre o smartphone no review do Galaxy A51.

Destaques do celular Samsung Galaxy A51:

  • Modelo similar mas mais barato que o A71
  • Bom conjunto de câmeras
  • Armazenamento suficiente para muitos apps e dados

A32 5G

O A32 5G é um dos modelos mais recentes lançado na linha Galaxy A. O grande destaque dele é o suporte a 5G. As demais características prometem um bom celular para o dia a dia, como o processador MediaTek Dimensity 720 de oito núcleos, 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Ele conta ainda com resolução HD+ e mantém as características de design da linha.

O conjunto de câmeras traseiras do A32 5G conta com quatro sensores, sendo o principal de 64 MP. O segundo é um ultra-wide de 8 MP, outro macro de 5 MP e um último de profundidade de 2 MP. Conta ainda com uma câmera frontal de 13 MP em um notch em formato de gota. Um destaque fica para a sua bateria de 5.000 mAh, que garante um dia longe das tomadas. Saiba tudo sobre esse celular Samsung Galaxy A na análise de ficha técnica do Galaxy A32 5G.

Destaques do celular Samsung Galaxy A32 5G:

  • Suporte a rede 5G
  • Bom desempenho para o uso do dia a dia
  • Bateria resistente

A31

O A31 é um modelo intermediário que se destaca pelas suas boas câmeras e boa autonomia da bateria. Seu conjunto traseiro de câmeras conta com quatro sensores. O principal de 48 MP e os secundários de 8 MP (ultrawide), 5 MP (macro) e 5 MP (profundidade). Conta ainda com câmera frontal de 20 MP. Já a sua bateria, conta com 5.000 mAh de autonomia, garantindo bastante tempo longe das tomadas.

Seu processador é o MediaTek Helio P65, que junto dos seus 4 GB de memória RAM e seus 128 GB de memória interna, são suficientes para rodar a maioria dos jogos e aplicativos da Play Store, de maneira satisfatória. Seu display infinito e o design, que já é tradição na linha Galaxy A, fazem dele um celular muito bonito. Saiba tudo sobre o smartphone na análise de ficha técnica do Galaxy A31.

Destaques do celular Samsung Galaxy A31:

  • Boa câmera para selfies
  • Design elegante
  • Desempenho satisfatório na maioria dos apps

A30s

O A30s é mais um modelo intermediário da linha Galaxy A que apresenta um bom desempenho. Ele conta com 4 GB de memória RAM e 64 GB de memória interna, o que é suficiente para as tarefas do dia a dia e para rodar a maioria dos aplicativos. Mas, se busca um celular para jogos mais pesados, esse não é o melhor modelo para você. Veja aqui modelos baratos de celular para jogar.

O A30s tem um display grande, de 6,4 polegadas, mas com uma resolução HD+, inferior a outros modelos da linha. Mesmo assim, ele entrega bons resultados, principalmente por ter a tecnologia Super AMOLED, que entrega cores e contrastes incríveis. Veja outras especificações na análise de ficha técnica do Galaxy A30s.

Destaques do celular Samsung Galaxy A30s:

  • Tela com cores mais vivas e bons contrastes
  • Roda bem aplicativos do cotidiano

A21s

Lançado em julho de 2020, o A21s, é um modelo intermediário da linha Galaxy A, que se destaca pela autonomia da sua bateria de 5.000 mAh. Ele consegue se manter longe da tomada por mais de um dia. Seu design moderno, com ótimo aproveitamento de tela e notch em furo na tela, seguem os demais modelos da linha.

Sua tela de 6,5 polegadas e resolução HD+, com tecnologia LCD, é um dos pontos fracos deste aparelho, inferior a alguns outros da mesma categoria, inclusive dentro da linha Galaxy A. Já o seu conjunto de quatro câmeras, é bastante versátil, conseguindo imagens de qualidade. Saiba mais sobre esse smartphone da linha A Samsung na análise de ficha técnica do Galaxy A21s.

Destaques do celular Samsung Galaxy A21s:

  • Conjunto de câmeras versátil
  • Mais de um dia longe das tomadas

A20s

Outro modelo da linha Galaxy A é o A20s, que tem configurações mais básicas e é encontrado em um valor mais baixo. Ele conta com o processador Snapdragon 450 e 3 GB de memória RAM. Ou seja, é indicado para quem busca um telefone para as tarefas mais básicas do dia a dia, como o uso de mensageiros e redes sociais.

Como destaque positivo, o A20s tem um conjunto triplo de câmeras, que consegue boa versatilidade nas fotos. Seu sensor principal tem 13 MP e os secundários têm 8MP (ultrawide) e 5 MP (profundidade). Sua câmera frontal é de 8 MP. Outro ponto legal do aparelho é a sua bateria de 4.000 mAh, que garante uma autonomia de um dia longe das tomadas, com uso moderado. Confira a análise de ficha técnica do Galaxy A20s.

Destaques do celular Samsung Galaxy A20s:

  • Ideal para o dia a dia (redes sociais, mensageiros e internet)
  • Três câmeras traseiras e frontal com modo retrato

A12

Lançado em janeiro de 2021, o A12 é mais um modelo intermediário de entrada da linha Galaxy A. Ele conta com o processador Helio P35, mais 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, que conseguem entregar um bom desempenho no dia a dia, podendo rodar, inclusive, jogos leves.

O A12 conta também com um conjunto quádruplo de câmeras, com destaque para o sensor principal de 48 MP. Seus sensores secundários têm 5 MP (ultrawide), 5 MP (macro) e 2 MP (profundidade), além da câmera frontal de 8 MP. O celular da Samsung linha A conta ainda com uma boa tela de 6,5 polegadas, com proporção 20:9 e resolução HD+. Mas o grande destaque é a sua bateria de 5.000 mAh com suporte a carregamento turno de 15W. Saiba tudo sobre o modelo na análise de ficha técnica do Galaxy A12.

Destaques do celular Samsung Galaxy A12:

  • Consegue rodar jogos leves
  • Suporte a carregamento rápido da bateria

A11

Mais um smartphone de entrada da linha A Samsung, o A11 conta com características básicas e é indicado para quem não é muito exigente quando busca um celular. Ele possui o processador Snapdragon 450, mais 3 GB de memória RAM e armazenamento de 64 GB, que é suficiente para o uso básico, como redes sociais e mensageiros, mas não é tão indicado para aplicativos mais pesados.

A tela do A11 é grande, com 6,4 polegadas, com tecnologia LCD e resolução HD+, que é o normal para celulares de entrada. Os pontos positivos do A11 são a sua bateria de 4.000 mAh, que aguenta até um dia inteiro longe das tomadas e a sua câmera traseira tripla, que proporciona uma boa versatilidade para fotos, além da sua câmera frontal de 8 MP. Confira a análise de ficha técnica do Galaxy A11.

Destaques do celular Samsung Galaxy A11:

  • Roda bem apps e jogos leves
  • Tem um conjunto versátil de câmeras

A10s

O A10s é um dos modelos mais simples da Samsung linha A, sendo inclusive, um dos mais baratos. O foco deste modelo são pessoas que querem um aparelho com aparência moderna, mas que não exigem demais o dispositivo. Ele é para quem usa poucos aplicativos e não busca uma câmera tão potente.

O A10s tem como ponto forte a sua bateria de 4.000 mAh, mais do que suficiente para ficar mais de um dia longe das tomadas, em uso moderado. Outro recurso que facilita bastante a vida do usuário, é o leitor biométrico, que não estava presente no seu antecessor (A10) e que aumenta a sua segurança e praticidade. Saiba tudo sobre esse celular Samsung Galaxy A na análise de ficha técnica do Galaxy A10s.

Destaques do celular Samsung Galaxy A10s:

  • Modelo bem barato
  • Design bonito
  • Tem leitor biométrico

A03s

Substituto do A02s, o A03s é mais um Samsung linha A com características básicas, da categoria de entrada. Em relação ao seu antecessor ele teve upgrades em memória RAM, processador e memória interna, garantindo um melhor desempenho. Já em relação ao design, ele não trouxe grandes avanços, trazendo pintura lisa, sem detalhes e apenas com o seu módulo retangular que aloca as câmeras na traseira. Na frente, bordas finas e notch em formato de gota.

Sua tela, tem 6,5" de IPS LCD e resolução HD+. Seu processador é o MediaTek P35, de oito núcleos com velocidade de até 2,3 GHz, 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento e sai de fábrica com o Android 11 e interface One UI 3. Conta ainda com conjunto triplo de câmeras, com destaque para a principal de 13 MP, câmera frontal de 5 MP e bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 15W. Conheça outros detalhes na análise de especificações do Galaxy A03s.

Destaques do celular Samsung Galaxy A03s:

  • Boa melhora em relação a geração anterior
  • Bateria muito resistente com carregamento rápido
  • Bom custo-benefício

A02

O A02 é um smartphone básico, voltado para quem não busca um celular com grandes recursos. Ele conta com memória interna de 32 GB com a possibilidade de expansão, além de 3 GB de memória e processador MediaTek MT6739. Por isso, é indicado para tarefas simples do dia a dia, como o uso de redes sociais.

O modelo tem como ponto alto a sua bateria de 5.000 mAh, que garante até dois dias longe das tomadas, com uso moderado. Sua tela de 6,5 polegadas também se destaca. Além disso, esse celular da Samsung linha A conta ainda com uma câmera traseira dupla que filma em Full HD e uma câmera frontal.

Destaques do celular Samsung Galaxy A02:

  • Voltado para quem busca um modelo básico
  • Bateria resistente
  • Filma em Full HD

A02s

O A02s é o modelo mais básico dos últimos lançamentos da linha A Samsung. Ele conta com uma tela de 6,5 polegadas, com resolução HD+, com proporção 20:9. O aparelho tem como destaque o seu conjunto triplo de câmeras, tendo o seu sensor principal 13 MP, e os outros dois de 2MP (macro e profundidade), além da câmera frontal de 5 MP.

O smartphone conta com o processador Snapdragon 450, indicado para o uso em aplicativos leves, como redes sociais, WhatsApp e navegação na internet. Além disso, tem 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. Já a sua bateria, um grande destaque do telefone, oferece 5.000 mAh com suporte a carregamento turbo de 15W. Saiba todos os detalhes na análise de ficha técnica do Galaxy A02s.

Destaques do celular Samsung Galaxy A02s:

  • Modelo barato com câmera tripla
  • Roda bem apps leves
  • Bateria resistente e com carregamento rápido

A01

Por fim, o mais básico da linha A Samsung é o A01, que tem as características mais simples. Ele conta com o processador Snapdragon 439, apenas 2 GB de memória RAM e 32 GB de memória interna, o que é suficiente apenas para tarefas mais simples, como envio de mensagens.

O A01 conta com câmera dupla traseira de 13 MP + 2 MP, mas sem destaque em qualidade de imagem. A bateria, também pequena, tem 3.000 mAh. Por isso, o aparelho é indicado para quem faz um uso mais leve do smartphone no dia a dia, ou não liga de carregar o celular constantemente.

Destaques do celular Samsung Galaxy A01:

  • Indicado para quem quer um celular simples
  • Roda apenas app leves

Vai trocar de celular? Então confira estas listas que vão te ajudar: