Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Google Assistente mais rápida: nova geração ganha processamento local

Agora os comandos ficam salvos no próprio smartphone, o que torna os processos mais rápidos.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Google I/O agitou o mercado com diversas novidades para desenvolvedores, e sem dúvida um dos temas que chamou bastante atenção foi a evolução da Google Assistente, que promete ser 10 vezes mais rápida ao lidar com comandos de voz.

Essa agilidade acontece por conta dos avanços nas redes neurais. E agora, diferentemente das versões anteriores, os novos modelos de reconhecimento de fala do Google Assistente foram reduzidos de 100 GB para menos de 0,5 GB. Assim, tudo é resolvido com processamento local, no próprio celular e com latência quase zero.

Leia também: Google I/O 2019: Android 10 (Q) é anunciado com tema escuro e novos gestos

Google AssistenteGoogle Assistente ganha nova geração no Google I/O 2019 - Foto: Reprodução/Shutterstock

Executada no próprio aparelho, a Google Assistente pode processar e entender suas solicitações para executar diversas tarefas em todos os aplicativos. Alguns exemplos são: criar convites de agenda, encontrar e compartilhar uma foto com seus amigos ou até mesmo ditar um e-mail.

E sabe o “Ok, Google!” que você tinha que falar para cada nova solicitação? Na nova geração da Assistente foi introduzido o “Continued Conversation”. Esse recurso faz com que várias solicitações sem precisar usar o “Ok” o tempo todo, dando um ar mais natural ao diálogo.

Uma Assistente mais pessoal do que nunca

O objetivo de um Assistente digital e ser útil para o usuário, mas para isso ele precisa entender as pessoas, lugares e eventos que são importantes para você. A próxima geração da Assistente será capaz de entender tudo isso. Por exemplo, depois de falar ao Assistente qual contato é “mãe” você terá a possibilidade de perguntar coisas mais naturais como “Como está o tempo na casa da minha mãe?”

E que tal ter por exemplo receitas específicas, eventos e podcasts com base nos seus gostos? Outra novidade apresentada pelo Google foi a “Picks for You”. Esse recurso utiliza o histórico de suas preferências para trazer itens personalizados.

Modo Direção

O Google Assistente teve bastante evolução no modo auxiliar para navegação em automóveis. Com esse modo é possível enviar mensagens, fazer chamadas e reproduzir mídias. Tudo de maneira fácil, rápida e, é claro, sem utilizar as mãos.

A próxima geração do Assistente está muito mais inteligente, rápido e eficiente. E essa novidade já deve estrear no próximo celular Pixel, no segundo semestre deste ano.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone