Google Lens: o que é e como baixar

Google Lens é uma ferramenta gratuita do que reconhece imagens e mostra informações sobre elas. Veja como funciona e como usar no Android e no iPhone.

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

O Google Lens é a ferramenta de reconhecimento de imagens do Google. Por meio da câmera do celular, é possível identificar lugares, reconhecer produtos e escanear textos, entre outras funções. Com a ajuda de inteligência artificial, o Google Lens reconhece o conteúdo das fotos e mostra diferentes informações para o usuário.

O recurso está disponível em um aplicativo para smartphones Android, o Google Lens. De qualquer forma, também pode ser acessado pelo Google App, Google Assistente ou Google Fotos. Entretanto, as maneiras de usar variam em aparelhos Android e iPhone (iOS).

A seguir, nós explicamos tudo que você precisa saber sobre a ferramenta. Veja o que é Google Lens, como funciona e como usar o recurso. Entenda também quais são os riscos de baixar o Google Lens APK, caso seu celular não seja compatível.

O que é Google Lens? Conheça o app de reconhecimento de imagens do Google (Foto: Shutterstock)
O que é Google Lens? Conheça o app de reconhecimento de imagens do Google (Foto: Shutterstock)

O que é Google Lens?

Antes de mostrarmos como funciona, vamos te explicar o que é Google Lens. A ferramenta foi anunciada em 2017 como parte dos aplicativos Google Assistente e Google Fotos, mas apenas para os smartphones Pixel, do próprio Google.

Posteriormente, a fabricante liberou o recurso para outros aparelhos Android. Somente em junho de 2018, o Google Lens foi lançado como um aplicativo independente.

Basicamente, o objetivo do Google Lens é reconhecer imagens e fornecer informações sobre elas. Nesse sentido, o serviço facilita bastante na hora de fazer pesquisas sobre algo que você está vendo, mas não sabe como descrever ou pesquisar na ferramenta de busca tradicional do Google. Como veremos em detalhes a seguir, seus usos são os mais diversos. Você pode traduzir uma informação ou encontrar um objeto que viu alguém usando na rua e deseja comprar, por exemplo.

Google Lens: como funciona

O Google Lens utiliza recursos de visão computacional, como realidade aumentada e inteligência artificial, para reconhecer os elementos presentes em uma imagem. Assim, você consegue traduzir textos, indentificar lugares, plantas e animais ou encontrar produtos e imagens semelhantes, entre outras ações. É como se o celular entendesse o que você e fizesse uma pesquisa a partir disso.

Para analisar a foto e as informações presentes nela, a ferramenta utiliza o banco de imagens do próprio Google. Então, ele compara os objetos presentes na sua foto com essas outras imagens e depois classifica com base na relevância e semelhança. Além das imagens, o Google Lens usa outros indicadores para fazer essa classificação, como palavras, idioma e metadados no site de hospedagem da foto.

Google Lens utiliza banco de imagens do Google para classificar as fotos (Foto: Shutterstock)
Google Lens utiliza banco de imagens do Google para classificar as fotos (Foto: Shutterstock)

Para você entender melhor como funciona o algoritmo do Google Lens e como é feita a classificação, separamos alguns exemplos. Você pesquisa uma foto de cachorro e a ferramenta identifica como, provavelmente, 95% pastor-alemão e 5% corgi. Nesse caso, ele vai retornar a busca como pastor-alemão por ser a imagem mais parecida visualmente.

Se a imagem incluir um objeto específico, ele pode mostrar informações do produto ou opções de compra. Já ao fotografar um livro, o Lens pode identificar o título e retornar para os resultados da pesquisa Google.

Os algoritmos do Google Lens não são afetados por anúncios ou recursos comerciais. Assim, os resultados das pesquisas serão relevantes e úteis, com base apenas nos algoritmos de classificação.

Além disso, se você der autorização para que o app saiba sua localização, as respostas podem ser mais precisas. Nesse caso, ele pode identificar lugares específicos e pontos turísticos.

Google Lens: possibilidades com o recurso

Embora a descrição anterior pareça complexa, o Google Lens é uma ferramenta fácil de usar e muito útil. Basta apontar para o objeto que você está vendo que o aplicativo vai fazer uma pesquisa sobre ele no Google. A variedade de recursos do Google Lens é bem grande. A seguir, separamos as principais possibilidades.

Digitalizar e traduzir textos

O Google Lens pode ser bastante útil para reconhecer imagens com blocos de texto grandes. Nesse caso, você consegue copiar parágrafos longos, transformá-los em texto e colar no bloco de notas, por exemplo. Outra possibilidade é salvar os dados de um cartão de visita direto nos contatos do smartphone. Você ainda pode ligar direto para um número de telefone ou acessar um site.

Além disso, é possível traduzir informações usando o Google Lens. O aplicativo suporta todos os idiomas presentes no Google Tradutor e faz as traduções em tempo real.

Google Lens permite identificar espécies de plantas e animais (Foto: Shutterstock)
Google Lens permite identificar espécies de plantas e animais (Foto: Shutterstock)

Identificar plantas e animais

Quer descobrir o nome de uma planta que viu na rua? Ou a raça de um cachorro? O Google Lens pode te ajudar. Basta fotografar a planta ou cachorro em questão que o app retorna com o nome da espécie.

Encontar roupas, móveis e outros objetos

O Google Lens também te ajuda a encontrar roupas, móveis e objetos de decoração. Se você vir uma peça e gostar, basta tirar uma foto para receber indicações de itens similares.

Pratos mais pedidos do cardápio

Em um restaurante, se estiver em dúvida sobre o que pedir, você pode pesquisar os pratos do local. É só usar uma foto do cardápio. Dá até para ver as imagens e avaliações no Google Maps.

Conhecer lugares perto

O Google Lens também mostra informações sobre lugares perto de você. É possível saber mais sobre pontos turísticos, restaurantes e vitrines. O app exibe desde classificações e horário de funcionamento até fatos históricos sobre o local.

Ajudar em trabalhos escolares

O Google Lens também pode ajudar em trabalhos escolares. Basta fotografar as perguntas para resolver problemas matemáticos ou receber explicações sobre história, química, biologia, física, entre outras matérias.

Ler código de barras e QR Codes

Além disso tudo, o Google Lens também consegue ler códigos de barras e QR Codes de forma fácil e rápida. Enfim, as possibilidades são as mais diversas. Basta usar a criatividade e fotografar diferentes objetos para interagir com o Google Lens.

Google Lens oferece diversas possibilidades de uso e ajuda até no dever de casa (Foto: Shutterstock)
Google Lens oferece diversas possibilidades de uso e ajuda até no dever de casa (Foto: Shutterstock)

Google Lens: como usar

Existem diferentes formas de usar o Google Lens, seja no celular Android ou no iPhone. No geral, os recursos e a interface são os mesmos.A seguir, vamos explicar tudo que você precisa saber para aproveitar melhor a ferramenta.

Google Lens: baixar no Android

O aplicativo do Google Lens está disponível apenas para celulares Android. Alguns smartphones já vem com o app instalado. Se esse não for o seu caso, você pode baixar na Google Play Store.

O Google não revela quais são os smartphones compatíveis com Google Lens. De qualquer forma, a ferramenta deve funcionar na maioria dos smartphones atuais com Android 6.0 ou superior. Para baixar, basta pesquisar na loja oficial ou acessar o link abaixo:

Google Lens: como usar no Android

Depois de baixar o Google Lens, acesse o aplicativo e toque em "Abrir câmera". Então, é só permitir que o app tire fotos usando o celular. Depois, basta tirar uma foto para que o app faça uma pesquisa sobre aquele objeto.

App do Google Lens é fácil de usar, basta fotografar um objeto (Foto: Arte/Zoom)
App do Google Lens é fácil de usar, basta fotografar um objeto (Foto: Arte/Zoom)

Se você quiser, pode usar a barra inferior para alternar entre diferentes modos de pesquisa. Dá para trocar entre "Traduzir", "Texto", "Pesquisa", "Dever de casa", "Compras", "Lugares" e "Jantar".

App do Google Lens também reconhece e traduz textos (Foto: Arte/Zoom)
App do Google Lens também reconhece e traduz textos (Foto: Arte/Zoom)

Google Lens: como usar no Google App

O Google Lens ainda funciona no Google App. Ele vem instalado por padrão nos celulares Android, mas também pode ser baixado no iPhone.

Para usar a ferramenta, basta tocar no ícone de câmera que fica na barra de pesquisa. O funcionamento é o mesmo que mostramos aneriormente. Inclusive, o app também oferece diferentes modos de pesquisa.

Google Lens pode ser acessado direto no app do Google(Foto: Arte/Zoom)
Google Lens pode ser acessado direto no app do Google(Foto: Arte/Zoom)

Se o seu celular é Android, você provavelmente já pode usar o Google Lens no Google App. No entanto, se você tem um iPhone, precisa baixar e instalar o aplicativo do Google primeiro.

Google Lens: como usar no Google Fotos

Você também pode usar o Google Lens no Google Fotos. Dessa forma, consegue encontrar objetos presentes nas imagens ou traduzir informações em texto. Para isso, basta localizar uma foto e tocar no ícone do Google Lens. Então, é só aguardar os resultados da pesquisa.

Google Lens também funciona com o Google Fotos (Foto: Arte/Zoom)
Google Lens também funciona com o Google Fotos (Foto: Arte/Zoom)

Essa dica é válida tanto para celulares Android como para iPhone. Normalmente, os aparelhos do Google já vêm com o Google Fotos instalado. Entretanto, no caso de celulares da Apple, você vai precisar baixar o serviço.

Google Lens: como usar na câmera do Android

Algumas câmeras de celulares Android também têm o Google Lens de forma nativa. No entanto, isso varia conforme a fabricante e a interface usada no sistema. De qualquer forma, se você vir o ícone do Google Lens na câmera do seu smartphone, pode tocar para abrir o serviço. O funcionamento também é o mesmo que explicamos anteriormente.

Google Lens: como usar com a Google Assistente

Por fim, uma última forma de usar o Google Lens é com a Google Assistente. No entanto, de acordo com o Google, essa dica só funciona para alguns celulares Android. A companhia não detalha quais são esses aparelhos, mas nos smartphones compatíveis, é possível ver o ícone do Google Lens. Então, é só tocar nele para usar o recurso.

Google Lens também funciona com a Google Assistente em alguns celulares (Foto: Arte/Zoom)
Google Lens também funciona com a Google Assistente em alguns celulares (Foto: Arte/Zoom)

A maioria dos celulares Android atuais já vêm com a Google Assistente instalada. Se esse não for o caso do seu, você pode baixar a assistente no link abaixo. Para sabaer tudo sobre o programa, veja este artigo sobre como ativar a Google Assistente.

Vale ressaltar que a Google Assistente também está disponível para iPhone. Entretanto, não é compatível com o Google Lens.

Google Lens online: é possível usar no PC?

Muitos usuários se questionam se existe alguma maneira de acessar o Google Lens online ou como usar Google Lens no PC. Entretanto, esse uso é bem restrito, porque o aplicativo depende da câmera do smartphone.

Ainda assim, você consegue usar o Google Lens online pelo Google Fotos. Basta acessar o serviço no seu computador, abrir a imagem e clicar no ícone "Copiar texto da imagem". Então, é só copiar o trecho que quiser e colar em outro lugar, como o bloco de notas. Vale ressaltar que o reconhecimento de texto é automático e não funciona para todas as fotos.

Google Lens pode reconhecer texto em imagens do Google Fotos no PC (Foto: Arte/Zoom)
Google Lens pode reconhecer texto em imagens do Google Fotos no PC (Foto: Arte/Zoom)

Essa dica é útil, principalmente, para fotos com grande quantidade de texto. Assim, você consegue digitalizar as informações sem precisar digitar tudo manualmente.

Google Lens: aparelhos que têm recurso nativo

O Google não revela uma lista de aparelhos compatíveis com o Google Lens ou que ofereçam o recurso de forma nativa. No entanto, a ferramenta pode ser acessada de diferentes formas. Por isso, a maioria dos smartphones atuais é compatível com o recurso, principalmente no caso dos Androids, já que é preciso apenas ter Android 6.0 ou superior, segundo a fabricante.

Se você estiver em busca de um novo celular, vale dar uma olhada na nossa lista de melhores smartphones Android em 2021. Outra dica é conferir a seleção com os melhores celulares deste ano, que inclui modelos em várias faixas de preços.

App do Google Lens pode ser baixado na maioria dos celulares Android atuais (Foto: Shutterstock)
App do Google Lens pode ser baixado na maioria dos celulares Android atuais (Foto: Shutterstock)

Google Lens: APK

Donos de celulares Android mais antigos podem não conseguir usar a ferramenta e, por isso, acabam recorrendo ao Google Lens APK. Esse tipo de arquivo é baixado fora da loja oficial, por meio de sites de terceiros. Eles oferecem o arquivo do Google Lens e o usuário deve fazer a instalação manualmente.

Por não ser um procedimento oficial, não recomendamos que você faça no seu celular, pois há o risco de baixar vírus ou malwares para seu smartphone. Nesse caso, você pode tentar usar o Lens pelos outros aplicativos do Google que são compatíveis.

Também sugerimos que você leia este artigo sobre o que é APK e quais são os riscos, antes de baixar qualquer programa dessa forma.

Melhores ofertas de celulares Android para usar o Google Lens

Abaixo, separamos algumas ofertas de ótimos celulares android que são compatíveis com o Google Lens, caso você esteja precisando de um aparelho novo: