iOS 14: conheça os novos recursos do sistema para iPhones

Apple aposta em nova tela inicial, widgets e maior liberdade para escolher aplicativos padrão.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

A Apple apresentou o iOS 14 durante a Worldwide Developer Conference (WWDC) 2020, no dia 22 de junho. A nova versão do sistema operacional para iPhones traz recursos interessantes para o ecossistema da marca, incluindo o visual totalmente repaginado da tela inicial, widgets que podem ser personalizados em vários tamanhos e uma gaveta de aplicativos que os organiza automaticamente.

O iOS 14 também conta com melhorias para a assistente virtual Siri, e dá maior autonomia ao usuário ao permitir que determinados programas que não são da fabricante possam ser usados como padrão.

Leia também: Lançamento iPhone SE 2 (2020); veja ficha técnica e preço

Alguns recursos do iOS 14. (Foto: Divulgação/Apple)
Alguns recursos do iOS 14. (Foto: Divulgação/Apple)

Nova organização

Gaveta de aplicativos e widgets com mais “liberdade”

Os usuários da Apple que têm muitos aplicativos sofrem na parte de organização, principalmente na hora de achar aquele que é usado com pouca frequência. Toda essa dor de cabeça tem seus dias contados com o anúncio da nova gaveta de aplicativos do iOS 14. Nela, todos os aplicativos são aglomerados em uma única página e serão automaticamente divididos em blocos, cada um com um tema.

Além disso, o próprio sistema já coloca no topo os aplicativos mais buscados, e os outros são organizados por ordem alfabética. O usuário terá o total controle de quais deseja colocar na tela inicial e quais vão para a gaveta, além de quantas páginas de tela inicial ele quer no seu aparelho.

Outra novidade é que agora os widgets estão mais inteligentes e personalizáveis: podem ser colocados no meio dos ícones de aplicativos e no tamanho que o usuário achar melhor. O recurso “Smart Stack” irá usar Inteligência Artificial para mostrar diferentes widgets, de acordo com a hora, localização e atividade que você esteja realizando. A ideia é sempre mostrar informações que podem ser úteis para você naquele momento.

À esquerda, os Widgets na tela inicial, à direita, a gaveta de aplicativos. (Foto: Divulgação/Apple)
À esquerda, os Widgets na tela inicial, à direita, a gaveta de aplicativos. (Foto: Divulgação/Apple)

App Clips

Você já precisou baixar um aplicativo pesado para usar uma única função dele? Com o App Clips, a Apple permitirá que os desenvolvedores insiram “pequenas partes” de seus programas em um código QR ou tag NFC. Ao ler o código, algumas funções serão liberadas sem que o usuário precise ter aplicativo instalado.

O recurso será útil para, por exemplo, fazer o pagamento de um café, alugar uma bicicleta, pagar o estacionamento, pedir comida, entre muitas outras possibilidades.

Recurso de App Clips. (Foto: Divulgação/Apple)
Recurso de App Clips. (Foto: Divulgação/Apple)

Siri

Mais inteligente e discreta

A Siri também sofreu algumas mudanças e agora está mais inteligente (como de costume, em novas versões do sistema operacional). Dependendo da função que você usar, ela irá enviar a informação para a sua barra de notificações, acompanhado pela resposta em áudio.

Com o iOS 14, uma pequena “bolha” irá aparecer quando ela for chamada, o que a torna menos invasiva ao usuário, que sempre tinha que se deparar com uma tela inteira dedicada a assistente virtual.

Tradutor

App promete tradução em segundos, com suporte ao português

Um novo aplicativo de tradução está disponível no iOS 14. Ele permite que duas pessoas conversem em diferentes idiomas, enquanto realiza a tradução em poucos segundos. Inicialmente, o tradutor está disponível em 11 línguas diferentes: inglês, português, francês, mandarim, italiano, espanhol, alemão, japonês, coreano, árabe e russo.

Modo PiP

Praticidade para o consumo de vídeos

Outra novidade é o modo Picture-in-Picture, que transforma o seu vídeo em uma pequena janela que pode ser movida e redimensionada, além de continuar executando em paralelo com outro aplicativo, ou seja, você poderá usar o Instagram enquanto o seu clipe favorito é executado. A empresa ainda não comentou se essa função estará disponível para aplicativos específicos ou poderá ser usada em grande parte dos reprodutores de vídeo.

Modo de janela de vídeo que estará disponível no iOS 14. (Foto: Divulgação/Apple)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>
Modo de janela de vídeo que estará disponível no iOS 14. (Foto: Divulgação/Apple)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>

Outras melhorias

Aplicativos de terceiros poderão ser configurados como padrão

Muitas vezes existem alguns aplicativos de terceiros que nos agradam mais que os já nativos do telefone, como algum visualizador de foto e vídeo, um navegador específico entre outros.

A novidade é que agora, no iOS 14, esses aplicativos poderão ser definidos como o padrão do celular, uma novidade para a empresa e que vai agradar muita gente. Uma das principais reclamações em relação ao iOS era sobre como o sistema era “fechado” em alguns pontos, por isso essa função chega para dar mais liberdade ao usuário.

Segurança

O iOS 14 trará melhoras em vários aplicativos, os deixando mais inteligentes e seguros. Além disso, a empresa quer deixar toda a política de privacidade mais transparente para o usuário, deixando bem claro a quais informações os aplicativos terão acesso.

Mapas

O aplicativo de mapas da Apple ficou mais inteligente e leva mais fatores em consideração na hora de indicar uma rota para você, assim você consegue os melhores caminhos de acordo com o meio de transporte que está usando.

Integração com carros

Usando o recurso de NFC, o usuário também poderá ligar o carro apenas por aproximação (o veículo também precisa ter a função). A BMW 5 Series 2021 será o primeiro automóvel compatível.

AirPods

Os AirPods também saem ganhando com o novo sistema operacional, já que agora eles poderão alternar entre dispositivos da Apple de forma fácil e rápida. Já os AirPods Pro ganharão áudio espacial com rastreamento dinâmico da cabeça, que dará uma experiência semelhante a de um teatro, deixando a experiência ainda mais imersiva.

iPhones compatíveis

O iOs 14 estará disponível para todos os celulares lançados nos últimos 5 anos pela Apple, além de também chegar para o iPod Touch de 7° geração. Ao todo, serão 16 dispositivos diferentes com o novo sistema operacional. Confira a lista completa abaixo.

  • iPod Touch de 7ª geração
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6S
  • iPhone 6S Plus
  • iPhone SE (2016)
  • iPhone SE (2020)

Data de lançamento

Quem faz parte do do programa para desenvolvedores da empresa já tem o sistema operacional disponível para download. A versão beta do iOS 14 já estará disponível em julho para qualquer um que quiser testá-la e, como dissemos no começo do texto, será compatível com todos os aparelhos lançados nos últimos 5 anos.

Ofertas

Encontre os melhores preços para iPhones no Zoom