iPhone 12: fone e carregador não estão incluídos na nova geração da Apple

Mudança busca reduzir o impacto ambiental dos smartphones

Gabrielle NunesEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

A nova geração de smartphones da Apple foi anunciada em um evento virtual nesta terça-feira (13) e trouxe uma novidade polêmica em relação aos modelos anteriores: o iPhone 12 não vem com fone de ouvido nem carregador de fábrica.

Apenas um acessório está incluído na caixa dos novos celulares: o cabo USB-C, que pode ser conectado ao adaptador de tomada do seu iPhone antigo - ou mesmo de outro smartphone - para carregar os modelos da geração mais moderna.

A mudança, que já havia sido anunciada para o Apple Watch Series 6 e SE, também foi incluída na produção do iPhone SE, iPhone XR e iPhone 11 - modelos ainda produzidos pela Apple.

Leia também: Apple Watch 6 e Apple Watch SE: conheça os novos smartwatches da Apple

O fone de ouvido e o adaptador para tomada não estarão mais incluídos na caixa do iPhone (Foto: Shutterstock)
O fone de ouvido e o adaptador para tomada não estarão mais incluídos na caixa do iPhone (Foto: Shutterstock)

Segundo a fabricante, a mudança faz parte de um posicionamento mais sustentável que a Apple vem estabelecendo. A marca afirmou, no evento virtual, que a motivação para a retirada dos acessórios foi a redução do desperdício e a diminuição do uso de matéria-prima.

Com isso, a caixa do iPhone também ficou mais fina, o que significa um consumo ainda menor de material para a produção.

A caixa do iPhone 12 está mais fina que as versões anteriores (Foto: Reprodução/Apple)
A caixa do iPhone 12 está mais fina que as versões anteriores (Foto: Reprodução/Apple)

Mas quem acreditava que a retirada dos acessórios significaria uma diminuição no valor dos celulares pode ser se frustrado: o iPhone 12 mini, versão mais básica da nova geração, foi anunciado por US$ 699; mesmo preço de lançamento do iPhone 11.

Além disso, por causa do alto valor do dólar, a Apple anunciou, também, aumento no preço sugerido para o iPhone 11, XR e SE no Brasil - que passarão a ser vendidos sem os acessórios que antes estavam incluídos.

Saiba mais sobre o lançamento do iPhone 12.