iPhone 8 na Black Friday 2019: o que você precisa saber antes de comprar

Um dos principais modelos buscados na Black Friday 2019, mas preço baixo pode reservar armadilhas. Previna-se!

iPhone 8 na Black Friday 2019: o que você precisa saber antes de comprar
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O iPhone 8 é um dos celulares mais buscados na Black Friday 2019. Lançado em 2017, o smartphone da Apple envelheceu de maneira bastante positiva: ainda entrega alta performance para jogos, tem boas câmeras, é resistente à água e é compatível com o iOS 13, a versão mais recente do sistema operacional da companhia.

O preço mais baixo, no entanto, é o maior atrativo para o iPhone 8 em 2019 – a redução já passa de 40% desde o lançamento. Mas antes de comprar, é importante ficar atento às principais dicas e cuidados para não cair em golpes ou fraudes. Também vale pensar nas suas necessidades diárias, já que a tecnologia está sempre mudando: será que o iPhone 8 é realmente entrega tudo o que você precisa? Descubra nas linhas a seguir.

Especial Black Friday 2019 – Leia também:

1. O iPhone 8 é original?

A Black Friday é uma época de muitas promoções e preços baixos. Mas a data também é escolhida por pessoas mal intencionadas para aplicar golpes em usuários mais distraídos. Por isso, ao perceber que um celular está barato demais, desconfie e verifique se o produto é original.

Para descobrir se o iPhone 8 é original, verifique se o número de série e o IMEI estarão gravados na parte traseira do aparelho. Você também pode encontrar o número de série em “Ajustes” e o IMEI/MEID na bandeja do cartão SIM (chip de operadora). Verifique também estes números na caixa original do produto.

Atenção: a sequência de números deve ser a mesma nos três lugares.

Foto: Traseira do iPhone tem número de série e IMEI. Créditos: Sergey Eremin/Shutterstock

2. O iPhone 8 é importado? Se sim, confira a compatibilidade com o 4G do Brasil

Para quem vai comprar um iPhone 8 importado, a dica é verificar se o modelo é compatível com o 4G do Brasil. Os modelos de iPhone 8 e 8 Plus à venda nos EUA, de acordo com o site oficial da Apple, são A1863, A1864, A1905, A1897, e todos eles funcionam na banda 28 – que é a frequência com a velocidade de conexão 4G mais rápida no nosso país.

Comprar um modelo não compatível com essa banda não significa que ele não possa acessar à internet aqui, já que ainda será possível usar o 3G e redes 4G que não utilizam a banda 28.

3. O iPhone 8 tem as especificações que você precisa?

Por dentro o iPhone 8 ainda é uma máquina de altíssimo desempenho. Com processador A11 Bionic, o smartphone entrega boa velocidade para jogos pesados e tarefas exigentes. No entanto, o exterior pode incomodar quem gosta de acompanhar as tendências da indústria de celulares.

Foto: iPhone 8 Plus ainda tem boa performance para jogos. Créditos: Chayantorn Tongmorn/Shutterstock

O visual do iPhone 8 é bastante datado. Ele ainda tem bordas bem generosas, além de uma tela relativamente pequena para os padrões atuais, com 4,7 polegadas. O display pode não ser a melhor opção para quem curte assistir aos seus filmes e séries favoritos pelo smartphone.

A câmera também não tem algumas inovações que viraram febre, como o sistema de lente dupla para Modo Retrato aprimorado ou para fotografar paisagens (lente ultra-wide), e não conta com o Modo Noturno da câmera do iPhone 11, para fotografar com alta qualidade e cores fiéis mesmo quando a iluminação está bem ruim. Ainda assim, o iPhone 8 faz fotos muito boas com seu sensor principal de 12 MP, que irão agradar à maioria dos usuários.

Foto: Verifique o status da bateria do iPhone 8. Créditos: Africa Studio/Shutterstock

A bateria é outro ponto para ficar de olho, já que costumava ser o grande “calcanhar de Aquiles” dos iPhones. É bem verdade que a Apple já deu um jeito de corrigir isso, especialmente no iPhone 11, que tem um chip mais eficiente. Porém os usuários que vão comprar um iPhone 8 (principalmente se for de segunda mão) devem ficar atentos à saúde da bateria do aparelho. É possível verificar como está o status desse componente com o novo iOS 13, acessando “Ajustes”; “Bateria”; e, por fim, “Saúde da Bateria”. Em caso de desgaste severo, o ideal é buscar outro aparelho.

5. O preço do iPhone 8 está baixo de verdade?

Por fim, mas não menos importante, antes de comprar o iPhone 8 ou qualquer outro smartphone na Black Friday 2019, é necessário verificar o histórico de preços do produto. O comparador do Zoom oferece essa ferramenta e mostra os preços mínimos nos últimos 40 dias ou últimos 6 meses.

Para evitar comprar um iPhone pela “metade do dobro”, é importante estar atento a essa variação, que pode ser encontrada na página de produto do iPhone 8 e demais celulares e eletrônicos.

Encontre as melhores ofertas para o iPhone 8 e iPhone 8 Plus, apenas em lojas confiáveis, no Zoom:

Leia também: