iPhone usado: vale a pena comprar?

Quais as vantagens e desvantagens de comprar um iPhone usado? Veja o que avaliar e outras alternativas para você

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Está pensando em comprar um iPhone usado? Então é importante que você avalie alguns fatores antes de tomar essa decisão. Mesmo que os aparelhos da Apple continuem entre os favoritos dos usuários, nem sempre o preço é acessível para todos que desejam um celular novo.

Assim, adquirir um produto usado pode ser a solução ideal, mas é importante se atentar para alguns pontos antes de fazer a sua compra e não cair em furada. Por isso, nós separamos algumas dicas do que avaliar antes de escolher um iPhone usado, além das vantagens e desvantagens dessa alternativa. Dê um Zoom e confira!

Leia também:

O que levar em consideração na hora de comprar um iPhone usado?

Dicas para não cair em furada na hora de comprar iPhone usado

Aparelhos da Apple costumam ter um alto preço, e um iPhone usado pode ser a alternativa para você que deseja um produto da marca, mas não tem tanto assim para gastar. Mas existem muitos fatores que devem ser levados em consideração antes da compra para não ser enganado.

Por isso, veja o que considerar ao pesquisar um iPhone usado:

1. Estado de conservação

É claro, a primeira coisa que você deve observar é o estado de conservação do celular. Por ser usado, certamente ele pode apresentar algumas marcas, como arranhões, manchas ou até mesmo rachaduras. No entanto, é importante que o estado do iPhone usado esteja minimamente preservado para compensar a compra.

iPhone usado: veja o estado de conservação (Foto: Ekahardiwito / Shutterstock.com)
iPhone usado: veja o estado de conservação (Foto: Ekahardiwito / Shutterstock.com)

2. Analise o preço e compare com os novos

Em um primeiro momento, a oferta do iPhone usado pode parecer tentadora. Entretanto, é importante verificar se o valor condiz com o produto. Muitas vezes, trata-se de uma geração inferior, com um preço superior ao que o aparelho oferece.

Além disso, diversos modelos têm seu custo reduzido com novos lançamentos, podendo até mesmo compensar a compra de um celular novo direto na loja, como, por exemplo, o iPhone 7, iPhone 8 e até mesmo o iPhone XR.

Assim, é fundamental analisar a proposta e conferir se o produto está na faixa de preço da categoria.

3. Saúde da bateria do aparelho

Celulares com a capacidade de carregamento reduzida podem trazer problemas para o novo dono. Por isso, é fundamental conferir a saúde da bateria do aparelho antes da compra. O ideal é que a bateria esteja acima de 80% da capacidade. Os iPhones de outras gerações podem apresentar diferenças nesse quesito.

Leia também:

4. O iPhone usado já sofreu algum tipo de dano?

Antes de fechar negócio, verifique se o iPhone usado já sofreu algum tipo de dano significativo, como quedas ou trincos.

Isso pode afetar a qualidade do aparelho e algumas funções básicas, como sensibilidade da tela, prejudicando a sua experiência com o celular.

5. Verifique o código de serviço do aparelho

Poucas pessoas sabem, mas os smartphones possuem uma função chamada código de serviço do aparelho.

Ele permite testar diversas funções, como:

  • Touchscreen;
  • Alto-falante;
  • Câmera;
  • Vibração;
  • Sensores.

Assim, vale a pena acessar e testar esses quesitos antes de comprar um iPhone usado.

O código de serviço é *#0*#, inclusive sendo o mesmo para outros sistemas operacionais, como o Android.

6. Constate que o telefone não foi roubado ou furtado

Por fim, antes de comprar um iPhone usado, é fundamental verificar as procedências dele. Veja se não se trata de um produto furtado, principalmente se o preço estiver muito abaixo da média. Outra dica é confirmar se o celular é original e não se trata de uma imitação mais barata. A idoneidade do vendedor é muito importante também: prefira vendedores bem avaliados, pessoas conhecidas ou mesmo sites confiáveis.

Vantagens de comprar um iPhone usado

Agora, comprar um iPhone usado oferece muitas vantagens para o usuário. Confira algumas das principais:

Preço acessível

De fato, o preço acessível é o maior benefício de adquirir um produto usado. Embora os novos modelos impressionem, em muitos casos um aparelho com uso pode ter um custo-benefício melhor para o usuário.

Celular tem boa revenda

O iPhone não costuma desvalorizar tanto. Embora alguns preços sejam pouco acessíveis aqui no país, os iPhones usados costumam ser populares e, caso você queira revendê-lo no futuro, poderá conseguir um bom retorno.

Desvantagens do iPhone Usado

Por outro lado, também existem algumas desvantagens em comprar um iPhone usado. Confira as principais:

Possíveis defeitos na estrutura

De fato, a principal desvantagem de comprar um iPhone usado é a possibilidade de ter defeitos no aparelho. Seja por tempo de uso ou por falta de cuidado, os novos donos podem enfrentar alguns problemas com a estrutura do celular.

Tempo de vida do iOS datado

Em média, o tempo de vida de um iOS é de 3 anos, sem apresentar falhas ou problemas. Assim, é preciso verificar se o modelo do iPhone usado é muito antigo e se vai parar de receber atualizações em breve.

Maior risco de problemas com peças internas

Em celulares usados, é comum surgirem problemas em peças internas como bateria, touchscreen ou câmera. Isso pode ocorrer por vários motivos, mesmo em modelos novos. Em aparelhos de revenda, as chances de encontrar algum defeito interno com certeza aumentam, fora que eles, provavelmente, estarão com a garantia expirada.

Vale a pena comprar um iPhone usado?

Comprar iPhone usado é indicado para você?

Se você deseja ter um aparelho iOS, mas não tem um orçamento alto, comprar um iPhone usado pode ser uma boa alternativa. No entanto, é importante analisar fatores como estado do aparelho e faixa de preço, conforme explicamos.

Em alguns casos, pode valer a pena procurar por modelos mais em conta, de gerações passadas, mas que possuem garantia da loja e suporte de fábrica, por exemplo.

Confira alguns modelos de iPhone novos mais acessíveis:

Melhores alternativas de iPhone em custo-benefício?

Abaixo, falamos de modelos de gerações passadas que valem a pena

Com lançamentos anuais e entre os queridinhos dos celulares, é difícil determinar qual o melhor iPhone. Mas considerando o custo-benefício dos modelos, pode ser interessante para o usuário considerar clássicos como o iPhone 7.

Além disso, um dos aparelhos não tão antigos assim, o iPhone XR, também conquistou boas avaliações, e pode ser um investimento interessante. Por fim, o iPhone 11 também é uma das melhores opções em custo-benefício, com ótimo desempenho e boas qualificações.Quer acompanhar o preço desses e de outros aparelhos? Confira nosso alerta de preço e receba notificações sobre seus produtos favoritos!

Leia mais sobre iPhone: