Mulher sorrindo e mexendo em um celular para limpar cache

Limpar cache do celular: como fazer e para que serve?

Quer limpar cache do celular, seja um iPhone ou Android? Neste artigo, vamos te ensinar como fazer o procedimento de forma fácil

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Limpar cache do celular é um procedimento útil para liberar a memória do dispositivo, podendo deixá-lo mais rápido e até mesmo corrigir alguns erros ou bugs. Esse tipo de arquivo temporário guarda informações que são acessadas com frequência para que o sistema do telefone encontre esses dados mais rápidos. No entanto, pode acabar sobrecarregando o smartphone.

Para que você entenda melhor o que é o cache do celular e como apagar essas informações, preparamos este artigo. No geral, os aparelhos Android oferecem mais recursos para isso, mas também é possível fazer algumas ações para limpar cache do iPhone (iOS) e melhorar o desempenho do aparelho.

Parte da tela de um celular Android, que costuma armazenar muitos arquivos em cache, com o Google aberto
Navegadores como o Chrome costumam armazenar muitos arquivos em cache (Foto: Shutterstock)

O que é e para que serve o cache no celular?

O cache é um tipo de arquivo temporário que está presente não só nos celulares, mas também em computadores. Ele reúne informações que são usadas com frequência para facilitar o acesso pelo sistema. Por exemplo, ao rodar um aplicativo, o smartphone vai processar diversos dados. Alguns deles serão usados somente uma vez e desaparecem cada vez que o app for fechado ou que o dispositivo for desligado.

No entanto, outras informações são utilizadas com frequência pelo celular cada vez que aquele aplicativo é aberto, como imagens e senhas. Assim, ao mantê-las em cache, o aparelho consegue acessar esses dados e rodar o app de forma mais rápida. É uma forma de acelerar o processo de inicialização dessas aplicações.

Por que limpar cache do celular?

Se esses arquivos ajudam o smartphone a acessar dados mais rápido, por que limpar cache do celular? O excesso de arquivos em cache também não é bom, porque pode acabar deixando o sistema mais lento, principalmente, por conta da duplicidade de informações. Além disso, esses dados podem ocupar espaço na memória do smartphone.

Por isso, é recomendado que o usuário tenha o costume de limpar cache do celular com certa frequência. Assim, você pode melhorar a performance do seu dispositivo. A dica também pode ser útil em alguns casos específicos, como quando um aplicativo apresenta problemas pontuais para rodar.

Mulher deitada no sofá mexendo no celular para limpar cache
Limpar cache do celular é útil para liberar memória (Foto: Shutterstock)

Como limpar o cache do celular Android

Os celulares Android mais antigos oferecem uma opção para limpar o cache de forma geral, dentro da seção "Armazenamento". As versões mais recentes, no entanto, permitem apenas apagar o cache de aplicativos específicos. Para isso, você deve abrir as configurações, acessar a seção "Aplicativos" e escolher em qual app deseja fazer o procedimento.

Dois prints de tela mostrando como limpar o cache do celular Android
Para limpar cache no Android, é preciso fazer o procedimento para cada app (Foto: Arte/Mosaico)

Para este exemplo, vamos mostrar como limpar cache do Chrome no celular, já que o navegador costuma ter muitos dados temporários guardados. Após selecionar o app, toque novamente em "Armazenamento" e escolha a opção "Limpar cache". Vale ressaltar que ao caminho para fazer o procedimento pode variar um pouco conforme o modelo de celular.

Três prints de tela mostrando como limpar cache de um app no Android
Ação para limpar cache do Chrome no celular Android (Foto: Arte/Mosaico)

Alguns celulares também apresentam a opção "Gerenciar dispositivo" e oferecem o recurso "Apagar dados", que é mais radical. Essa função é diferente, pois limpa definitivamente todas as informações armazenadas naquele aplicativo, mas apenas os dados temporários.

Por exemplo, no caso do Instagram, você perderia todas as informações de login e precisaria entrar no app de novo. Já na Netflix, os filmes e séries baixados poderiam ser excluídos. Se você optar apenas pela limpeza dos arquivos em cache, nada disso vai acontecer.

Como limpar o cache do celular iPhone

Limpar cache do iPhone é um pouco mais difícil, porque não há uma função específica para isso. No caso do celular da Apple, a melhor forma de apagar esses dados é verificar a ferramenta de limpeza dentro de cada aplicativo instalado. Alguns serviços, como Spotify e Netflix, oferecem esse recurso.

Outra possibilidade é apagar o cache do navegador Safari. Para isso, basta acessar os ajustes e localizar o Safari na lista de apps do iPhone. Então, toque em "Limpar Histórico e Dados dos Sites", mas vale lembrar que o iPhone também vai apagar as senhas armazenadas.

Como falamos, limpar o cache pode ajudar a liberar memória do smartphone e deixá-lo mais rápido. No entanto, se o seu celular apresenta travamentos e bugs constantes, talvez seja a hora de trocar de aparelho.

Por isso, recomendamos que você dê uma olhada na nossa lista de melhores celulares para comprar em 2021. Para quem quer economizar, a dica é conferir as seleções de telefones que se destacam pelo custo-benefício e de melhores intermediários. Veja algumas boas ofertas a seguir:

Confira nosso canal no YouTube para ver mais dicas sobre celulares: