Produtos e novidades em Celular e Smartphone

MediaTek desenvolve o primeiro processador de celular com 10 núcleos!

Helio X20: conheça o novo processador deca core da Media Tek.

Processador 10 nucleos
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando o assunto é smartphone top de linha, alguns dispositivos contam com processador bem potente. O Galaxy S6 e o LG G Flex 2 são alguns exemplos de smartphones octa core, ou seja: processador de 8 núcleos, que proporciona bom desempenho ao aparelho.

Se processador com 8 núcleos já está muito bom, o que podemos dizer de um processador com 10 núcleos? Sim, ele existe! A fabricante MediaTek divulgou mais uma das suas criações, e desta vez é uma boa novidade: o primeiro processador deca core para celulares!

Esse processador é o Helio X20 e, segundo a fabricante, vai trazer algumas vantagens. A principal delas promete ser a economia de energia. De acordo com a MediaTek, esse processador de celular pode reduzir em até 30% o consumo de energia.

Um dos diferenciais desse novo processador é o Tri-Cluster: são dois clusters de quatro núcleos (ARM Cortex A-53, um de 2GHz e outro de 1.4GHz) e mais um cluster de dois núcleos (ARM Cortex A-72 de 2.5GHz). Para você entender melhor, a própria MediaTek simplificou, e disse que é como "ter um câmbio de carro com várias marchas". E o que isso quer dizer? Significa que cada núcleo vai ser capaz de trabalhar, de acordo com as atividades indicadas para ele.

Cada núcleo vai ter o "seu jeito", vamos dizer assim. O núcleo mais robusto vai ser usado naquelas tarefas que exigem maior desempenho. Já para as atividades mais básicas, ele não vai precisar trabalhar – e deixa isso para núcleos menos potentes. Todo esse processo pode gerar maior economia de energia, além de garantir boa performance.

O processador Helio X20 pode ser lançado no final de 2015. Sendo assim, será que este ano ainda vamos ver smartphones top de linha com um processador deca core? Mais novidades no mundo dos celulares estão chegando, e desta vez com um processador bem potente, capaz de deixar smartphones modernos ainda mais eficientes.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone