Nem sempre é fácil encontrar a melhor câmera de celular de 2021. Com tantas opções no mercado, é natural que os usuários fiquem confusos na hora de escolher. É preciso levar em consideração características como quantidade e finalidade dos sensores, abertura das lentes, resolução em megapixels, presença de flash e zoom e a qualidade na gravação de vídeos.

Para te ajudar nesta a escolher, o Zoom selecionou os 20 celulares com as melhores câmeras para comprar em 2021. A lista inclui os melhores modelos das principais fabricantes de smartphones, como Apple, Xiaomi, Samsung e Motorola.

Vale lembrar que, como estamos falando da melhor câmera de celular de 2021, os aparelhos costumam ter preços mais altos. Ainda assim, nossa seleção também inclui alguns bons intermediários. De qualquer forma, se você estiver em busca de opções mais baratas, a dica é conferir a lista de smartphones com câmera boa por até R$ 2 mil.

Melhor câmera de celular: veja os smartphones que se destacam em 2021 (Foto: Shutterstock)
Melhor câmera de celular: veja os smartphones que se destacam em 2021 (Foto: Shutterstock)

Como escolher a melhor câmera de celular de 2021?

Antes de começarmos a lista, vale explicar como escolhemos a melhor câmera de celular de 2021. Em nossa seleção, levamos em consideração diversas características que compõem o conjunto de câmeras dos smartphones.

É o caso da quantidade de lentes. O aparelho tem lente wide para fotos com ângulo aberto? Tem lente macro para produzir imagens de detalhes próximos? Tem sensor de profundidade para ajudar no modo retrato? Tem lente teleobjetiva para ajudar no zoom? Tem sensor ToF para foco mais preciso. Enfim, quanto maior for a quantidade de lentes, mais versátil o aparelho deve ser para fotos. Entenda a função de cada lente na câmera do aparelho.

Também consideramos a quantidade de megapixels do sensor principal, para garantir que ele vai produzir imagens nítidas, e a abertura de lente, que permite maior entrada de luz e pode ajudar em fotos noturnas.

Além disso, avaliamos a variedade de recursos que o aparelho oferece para fotos, como os modos retrato, noturno e manual, por exemplo. Outros fatores usados para escolher melhor câmera de celular de 2021 são a resolução da gravação de vídeos, presença de zoom óptico, estabilização óptica, foco automático por detecção de fase e flash LED. Por fim, também consideramos o hardware do aparelho e se o processador é suficiente para dar conta da variedade de recursos.

A seguir, veja nossa seleção com as melhores câmeras de celular de 2021. Além de modelos lançados de fato em 2021, também incluímos alguns aparelhos de 2020 que ainda são boas opções de compra.

Xiaomi Mi 10T

Nossa lista de melhor câmera de celular de 2021 começa com o Mi 10T, um dos modelos mais recentes da Xiaomi. O smartphone tem um conjunto triplo de câmeras que consegue capturar fotos sensacionais com alta resolução e faz gravações em vídeo em 8K a 30 fps ou 4K a 60 fps.

O celular tem sensor principal de 64 MP, secundário de 13 MP com lente ultra-wide, ideal para grandes ângulos, e o terceiro sensor conta com lente macro de 5 MP, para fotografar detalhes de objetos próximos. O conjunto também inclui um flash de LED. O Mi 10T conta ainda com as tecnologias de foco automático e detecção de fase, e HDR, estabilização e zoom digital. A câmera frontal tem 20 MP e grava em Full HD.

Além de figurar como opção na lista de melhor câmera de celular, o Xiaomi Mi 10T também não deixa a desejar em relação às demais especificações. O smartphone conta com processador Snapdragon 865, que trabalha em conjunto com 6 GB de memória RAM e deve garantir ótimo desempenho. O telefone ainda vem com bateria de 5.000 mAh e é compatível com internet 5G.

Por que o Xiaomi Mi 10T está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem câmera principal de 64 MP, que garante boas fotos em diferentes condições de iluminação;
  • Tem lente ultra grande-angular e macro, que oferecem mais possibilidades de fotografia;
  • Oferece variedade de recursos para fotos, como modos Pro, embelezamento, longa exposição, entre outros;
  • Tem inteligência artificial para otimizar as imagens em tempo real Grava vídeos em 8K;
  • Tem zoom digital de até 10x;
  • Tem câmera frontal com 20 MP e boa abertura de lente, que deve garantir ótimas selfies.

iPhone 12 Pro Max

Para quem gosta dos aparelhos da Apple e procura a melhor câmera de celular de 2021, vale investir no iPhone 12 Pro Max. O smartphone tem um conjunto traseiro triplo, com sensores de 12 MP. A câmera principal possui foco automático por detecção de fase e estabilização óptica. A secundária, com lente ultra-wide, tem abertura f/2.0. Já a terceira, com lente teleobjetiva, que consegue ampliar objetos sem perder a qualidade, tem zoom óptico de 5 vezes e digital de até 12 vezes.

O iPhone 12 Pro Max possui ainda diversas tecnologias de inteligência artificial, como LiDAR, Deep Fusion e HDR 3, que contribuem para uma qualidade de imagem quase perfeita. O conjunto consegue fazer vídeos em 4K a 60 fps, com estabilização óptica e Dolby Vision HDR.

Além disso, o smartphone conta com uma câmera frontal de 12 MP, com HDR integrado, que faz vídeos em 4K. Ao seu lado fica o sensor SL 3D, que ajuda no Modo Retrato e garante mais segurança no reconhecimento facial. Com tantos recursos, o aparelho mais premium da Apple é presença obrigatória na listagem de melhor câmera de celular de 2021 do Zoom.

De resto, esse celular bom para fotos também oferece ótimo desempenho, com processador Apple A14 Bionic. O iPhone 12 Pro Max ainda ofere tela de 6,7 polegadas, com tecnologia XDR OLED Retina, e está disponível em versões de 128 GB, 256 GB e 512 GB. Para saber mais detalhes sobre o smartphone da Apple, veja nossa análise de ficha técnica do iPhone 12 Pro Max.

Por que o iPhone 12 Pro Max está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem conjunto de câmera tripla versátil;
  • Tem de foco automático por detecção de fase e estabilização óptica, que faz 5 mil ajustes por segundo;
  • Oferece zoom óptico de até 5x e zoom digital de 12x;
  • Sensor LiDAR e modo noturno ajudam a produzir ótimas fotos à noite, mesmo com pouca luz;
  • Oferece recursos para melhoria das imagens, como HDR Inteligente, modo Noite e modo retrato;
  • Câmera grande-angular tem abertura f/1.6, que captura 27% mais luz
  • Apesar de ter apenas 12 MP, a câmera frontal produz ótimas selfies até mesmo à noite.

Samsung Galaxy S21 Ultra

Quem procura a melhor câmera de celular não vai se decepcionar com o Galaxy S21 Ultra, o modelo top de linha da Samsung. O smartphone, que chegou ao Brasil em fevereiro deste ano, se destaca pelo conjunto quádruplo de câmeras, com sensor principal de 108 MP e lente wide. Além disso, o smartphone tem uma lente ultra-wide de 12 MP e duas teleobjetivas de 10 MP. Por isso, é capaz de tirar fotos com zoom de 100 vezes, com a ajuda do zoom óptico de 10 vezes e do zoom digital com inteligência artificial.

Além disso, o S21 Ultra oferece diversos modos de captura e conta com diferentes tecnologias para gravação de vídeos, como 8K Video Snap, para extrair fotos dos vídeos em 8K, Superestabilização, que elimina os tremidos das imagens, e Vídeo Super Smooth de 60 fps, para vídeos mais suaves. Para selfies, o aparelho vem com sensor frontal de 40 MP. Ou seja, com tantas especificações avançadas e recursos, o novo top da Samsung é presença indispensável na lista de melhor câmera de celular de 2021.

Em relação às demais especificações, esse celular bom para fotos vem com tela de Sua ficha técnica inclui processador octa-core de 2,8 GHz e memória RAM de até 16 GB. Além disso, o Galaxy S21 Ultra é compatível com internet 5G e com a caneta S Pen, que torna seu uso mais prático. Veja outros detalhes na análise de ficha técnica do Galaxy S21 Ultra.

Por que o Galaxy S21 Ultra está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem um conjunto de câmera quádrupla com sensor principal de 108 MP;
  • Tem duas câmeras teleobjetivas que ajudam no Space Zoom de 100x;
  • Utiliza inteligência artificial para aprimorar as fotos, inclusive, as imagens feitas como Modo Noturno;
  • Conta com sensor Bright Night que permite capturar fotos nítidas à noite;
  • Oferece diversos recursos para gravação de vídeos, como Vídeo de 8K, Superestabilização, 8K Video Snap e Vídeo Super Smooth de 60 fps;
  • Câmera frontal de apenas 10 MP tem autofoco e vários recursos para produzir boas fotos.

Samsung Galaxy S21

Se você gostou do Galaxy S21 Ultra, mas procura por um aparelho um pouco mais barato, a dica de melhor câmera de celular de 2021 é o Galaxy S21. A versão tradicional da linha não deixa a desejar em nada nas fotos. O smartphone conta com câmera tripla, sendo a principal de 64 MP, com lente teleobjetiva. Além disso, tem uma lente wide de 12 MP e outra ultra-wide de 12 MP.

A Samsung promete fotos com nível profissional, com diferentes recursos para as imagens, como modo retrato, modo noturno e zoom digital de 30x. Assim como a versão Ultra, o aparelho também tem recursos para vídeos, como o Vídeo 8K e o 8K Video Snap. Outro destaque é o Single Take, que permite gravar uma cena para que a inteligência artificial do celular transforme os melhores quadros em fotos ou vídeos.

A câmera frontal do Galaxy S21 também tem apenas 10 MP, mas traz diversos recursos sobre recursos, incluindo um Modo Selfie, que utiliza inteligência artificial para destacar os traços e aprimorar as selfies.

De resto, a ficha técnica também é muito boa, com processador de Exynos 2100, um octa-core de até 29 GHz, memória RAM de 8GB e armazenamento de 256 GB. O display tem 6,2 polegadas, com resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e painel Dynamic AMOLED 2x. Veja outros detalhes na análise de ficha técnica do Galaxy S21.

Por que o Galaxy S21 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem um conjunto de câmera tripla com sensor principal de 64 MP;
  • Oferece zoom digital de 30x;
  • Utiliza inteligência artificial e diversos outros recursos para aprimorar as fotos;
  • Oferece diversos recursos para gravação de vídeos, como Vídeo de 8K, Superestabilização, 8K Video Snap e Vídeo Super Smooth de 60 fps;
  • Câmera frontal de apenas 10 MP tem autofoco e vários recursos para produzir boas fotos.

Motorola Edge Plus

O Motorola Edge Plus é um celular da Motorola que conta com um conjunto traseiro de câmeras bastante versátil. Seu sensor principal tem impressionantes 108 MP, estabilização óptica de imagem e tecnologia Quad Pixel, que junta quatro pixels em um, para formar uma foto com alta qualidade. Completando o conjunto, o aparelho vem com um sensor híbrido, que faz imagens ultra-wide e macro, de 16 MP e uma lente teleobjetiva de 8 MP, com zoom óptico de 3x e estabilização óptica de imagem.

O Motorola Edge Plus conta ainda com sensor ToF 3D, que faz o mapeamento da profundidade, possibilitando o uso do modo retrato de alta precisão em vídeos e fotos. Seu conjunto traseiro consegue fazer vídeos com qualidade 6K a 30 FPS. Já na parte da frente, tem uma câmera de 25 MP, também com tecnologia Quad Pixel, que faz vídeos em Full HD.

Além de figurar na lista entre os modelos com melhor câmera de celular de 2021, o Motorola Edge+ não decepciona nas demais especificações. O smartphone tem processador Snapdragon 865, um dos melhores da Qualcomm, que deve garantir ótimo desempenho junto com a memória RAM de 12 GB. A bateria tem 5.000 mAh e deve aguentar mais de um dia de uso moderado. Entenda as diferenças entre o Motorola Edge e o Motorola Edge Plus.

Por que o Motorola Edge Plus está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem câmera principal com sensor de 108 MP e tecnologia Quad Pixel, que produz fotos de alta qualidade;
  • Tem sensor híbrido que tira fotos nos modos ultra-wide e macro;
  • Tem sensor ToF 3D oferece foco de alta precisão;
  • Grava vídeos em qualidade 6K;
  • Tem câmera fronal com 25 MP e Quad Pixel, que garante boas selfies

Zenfone 7

O Zenfone 7 é uma opção de aparelho na lista de melhor câmera de celular de 2021 para quem busca versatilidade. O smartphone se destaca pelo módulo de câmera giratório com três sensores, que podem ser usados como câmera traseira ou frontal. Ou seja, ele utiliza um motor de estágios para realizar a rotação e pode ficar em diferentes ângulos.

A câmera principal tem uma lente grande angular com sensor Sony IMX686 de 64 MP, mas o smartphone também conta com uma lente ultra-wide de 12 MP e uma câmera teleobjetiva de 8 MP que ajuda nas fotos com zoom óptico de 3x. Além disso, o Zenfone 7 conta com recursos de controle de exposição, foco independente diversos modos de gravação de vídeo em 8K.

De resto, o smartphone da Asus vem com ficha técnica poderosa, que inclui processador Snapdragon 865, memória RAM de 6 GB e armazenamento de 128 GB. Além disso, o Zenfone 7 tem bateria de 5.000 mAh, que aguenta até dois dias de uso, de acordo com a fabricante. Esse celular bom para fotos também conta com tela de 6,67 polegadas, com painel AMOLED e taxa de atualização de 90 Hz, que deixa as imagens mais fluidas. Veja mais detalhes na nossa análise de ficha técnica do Zenfone 7.

Por que o Zenfone 7 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Câmera giratória é verstátil e permite tirar selfies com alta qualidade;
  • Câmera principal tem sensor Sony de 64 MP e lente de abertura f/1.8, que garante ótimas fotos;
  • A câmera pode ficar em diferentes ângulos;
  • Oferece zoom óptico de 3x e zoom digital de 12x;
  • Permite gravar vídeo em 8K, com diversos recursos para os filmes.

Samsung Galaxy S20 Plus

Se você busca a melhor câmera de celular de 2021, mas não quer gastar tanto dinheiro, pode investir no Galaxy S20 Plus. A geração anterior da família Galaxy S ainda se mantém como um celular bom para fotos e já sofreu queda de preço após o lançamento da linha S21. O smartphone câmera quádrupla, com sensor principal de 64 MP e lente teleobjetiva. Além disso, o smartphone uma lente ultra-wide de 12 MP, uma wide 12 MP e um sensor DepthVision, que ajuda a deixar o foco mais rápido e preciso.

O Modo Noturno garante fotos de qualidade, mesmo em ambientes com pouca luz. Para isso, o smartphone captura vários quadros ao mesmo tempo e cria uma foto com menos ruídos. Um dos destaques do S20 Plus é o Hybrid Optic Zoom de 3x, que permite ampliar as fotografias em até 30 vezes com a ajuda de inteligência artificial.

O smartphone ainda oferece diversos recursos para melhorar a experiência do usuário, como HDR, foco dinâmico e super slow-motion. A câmera frontal tem apenas 10 MP, mas garante selfies nítidas e de ótima qualidade. Tudo isso faz do Galaxy S20 Plus um aparelho digno de estar entre as opções de melhor câmera de celular do mercado.

A ficha técnica do Galaxy S20 Plus também inclui tela de 6,7 polegadas com display AMOLED Dinâmico 2x, 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento. O aparelho ainda conta com bateria de 4.500 e carregamento rápido. Veja mais detalhes sobre um dos celulares com as melhores câmeras na nossa análise de ficha técnica do Galaxy S20 Plus.

Por que o Galaxy S20 Plus está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem câmera quádrupla versátil, com sensor principal de 64 MP;
  • Oferece zoom de até 30x;
  • Tem sensor de imagem maior para conseguir fotos nítidas até mesmo à noite;
  • Grava vídoes em 8K com alta qualidade;
  • Utiliza inteligência artificial para estabilizar os vídeos;
  • Permite extrair fotos estáticas de 33MP direto dos vídeos 8K.

iPhone 11

Se você gostou do iPhone 12 Pro Max, mas não quer gastar tanto, outra boa opção de melhor câmera de celular de 2021 entre os modelos da Apple é o iPhone 11. Apesar de ser um aparelho um pouco mais antigo, lançado em 2019, o smartphone ainda apresenta um bom conjunto fotográfico e vai garantir boas fotos.

Ele conta com câmera dupla, com dois sensores de 12 MP. A lente ultra-angular tem abertura f/2.4 e campo de visão de 120º, enquanto a lente grande-angular tem f/1.8, que permite mais entrada de luz. Além disso, o aparelho oferece zoom ópico de 2x e digital de até 5x. Um dos destaques é a quantidade de iluminações diferentes para o modo retrato.

O smartphone ainda tem estabilização automática de imagem e HDR inteligente. Já na câmera frontal, são 12 MP para selfies, como Modo Retrato, Animoji e Memoji. Em relação à gravação de vídeos, o iPhone 11 captura em até 4K a 60 fps.

De resto, sua ficha técnica inclui processador Apple A13 Bionic, que roda o iOS 14 com ótimo desempenho. Já a bateria oferece autonomia para até 17 horas. Além disso, o smartphone da Apple tem tela 6,1 polegadas, com painel LCD e resolução de 1792 x 828 pixels. Veja todos os detalhes na análise de ficha técnica do iPhone 11.

Por que o iPhone 11 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem câmera dupla com lente de abertura f/1.8, que permite mais entrada de luz;
  • Oferece modo retrato com controle de profundidade e vários modos de iluminação;
  • Conta com zoom óptico 2x e zoom digital de até 5x;
  • Grava vídeos em até 4K;
  • Tem câmera frontal de 12 MP que garante boas selfies em diferentes ambientes e iluminações.

Moto G100

Se você procura a melhor câmera de celular de 2021, mas também quer um aparelho bem versátil, o Moto G100 é uma boa opção. O smartphone da Motorola foi lançado como uma alternativa mais premium aos modelos da linha Moto G. O telefone tem um conjunto de quatro câmeras traseiras, com sensor principal de 64 MP. Além disso, ele traz uma lente híbrida ultra-wide e macro de 16 MP, sensor de profundidade de 2 MP e câmera TOF que ajuda a conseguir um foco mais preciso.

Já na parte frontal, o smartphone chama atenção por vir com duas lentes, uma principal de 16 MP e uma ultra-wide de 8 MP, que permite incluir mais pessoas nas selfies. Além disso, o smartphone grava vídeos com resolução Ultra HD 6K a 30 fps e traz diversos recursos para aprimorar as imagens, como Audio Zoom, Captura Dupla e Night Vision. Durante os nossos testes do Moto G100, o aparelho se saiu muito bem nas fotos produzidas em ambientes bem iluminados, mas deixou a desejar um pouco nas fotos à noite.

Além disso, a ficha técnica do Moto G100 inclui processador Snapdragon 870 5G, memória RAM de 12 GB, armazenamento de 256 GB. O smartphone também vem com tela de CinemaVision de 6,7 polegadas com HDR10. Um dos destaques é o recurso Ready For, que facilita a transmissão de conteúdos. Veja a análise de ficha técnica do Moto G100.

Por que o Moto G100 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem conjunto de quatro câmeras, com sensor principal de 64 MP e variedade de recursos;
  • Tem câmera TOF para foco automático a laser, que permite fotos mais nítidas;
  • Oferece câmera frontal dupla, com lente ultra-wide para selfies em grupo;
  • Tem diversos recursos para gravação de vídeos, como Audio Zoom e Captura Dupla

Samsung Galaxy A72

Outra opção de melhor câmera de celular de 2021 entre os intermediários é o Galaxy A72. O modelo é o sucessor do Galaxy A71, que também é um smartphone com boa câmera, mas trouxe diversas melhorias para as fotos. O conjunto de câmera quádrupla agora tem sensor principal de 64 MP, com abertura de lente de f/1.8, que permite boa entrada de luz, e estabilização óptica de imagem.

Além disso, o smartphone conta com uma câmera macro de 5 MP, uma ultra grande-angular de 12 MP e uma telobjetiva de 8 MP, também com estabilização óptica. A Samsung promete fotos com qualidade profissional a partir de três perspectivas: da câmera principal, da câmera wide com campo de visão de 123º e da câmera teleobjetiva.

Já a câmera frontal do A72 conta com 32 MP e promete selfies nívidas em diferentes condições de iluminação, com efeito bokeh para desfocar o fundo suavemente. Em relação aos vídeos, esse celular grava em até 4K a 30 fps e em câmera lenta a 240 fps.

De resto, a ficha técnica do smartphone Samsung inclui memória RAM de 6 GB, que garante ótimo desempenho, armazenamento de 128 GB e bateria de 5.000 mAh, que deve aguentar um dia inteiro de uso. Além disso, ele tem tela de 6,7 polegadas, com resolução Full HD+ e painel Super AMOLED. Veja os melhores modelos da linha Galaxy A para comprar em 2021.

Por que o Galaxy A72 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • É um intermediário com câmera quádrupla de 64 MP e conjunto versátil;
  • Oferece estabilização óptica de imagem;
  • Tem recursos para melhoria das fotos com uso de inteligência artificial;
  • Tem câmera de selfie de 32 MP, que promete alta qualidade;
  • Grava vídeos em 4K e tem recurso de câmera lenta.

Samsung Galaxy A52

O Galaxy A52 foi lançado junto com o A72 e também é uma opção de melhor câmera de celular em 2021. O modelo traz algumas semelhanças com o aparelho anterior, mas se diferencia em alguns pontos, a começar pelo preço, já que é mais barato.

Em relação à câmera, o A52 também tem sensor principal de 64 MP, com estabilização óptica. No entanto, em vez da lente teleobjetiva, ele traz uma câmera de profundidade de 5 MP, que ajuda em fotos com o modo retrato. Além disso, o aparelho tem as lentes macro de 5 MP e a ultra grande-angular de 12 MP.

A Samsung promete um conjunto bastante versátil, que captura boas fotos tanto durante o dia como à noite. Para vídeos, o aparelho conta com o modo Super Estabilização, que garante vídeos em alta qualidade e estáveis. Sua câmera frontal também tem 32 MP e produz ótimas selfies.

A ficha técnica do Galaxy A52 também inclui 6 GB de memória RAM e armazenamento de 128 GB. O aparelho conta com design à prova d'água, som estéreo e tela Full HD+ de 6,5 polegadas. Sua bateria tem 4.500 mAh, com promessa de duração de dois dias.

Por que o Galaxy A52 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • É um intermediário com câmera quádrupla de 64 MP e conjunto versátil;
  • Oferece estabilização óptica de imagem;
  • Tem zoom digital de até 10x;
  • Tem câmera de selfie de 32 MP, que promete alta qualidade;
  • Grava vídeos em 4K e tem modo Super Estabilização.

Realme 7

A Realme é uma fabricante chinesa que começou a atuar no Brasil neste ano. Entre os modelos da empresa, está o Realme 7, intermediário com ótimas especificações, que se destaca como uma opção de melhor câmera de celular de 2021. O aparelho tem câmera quádrupla, com sensor principal de 64 MP, que promete imagens mais nítidas.

Ele também conta com uma lente ultra-wide de 8 MP, uma macro de 2 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. Um dos destaques do Realme 7 é o Modo Estrelado, que captura todas as luzes da noite, produzindo fotos do céu igual às câmeras profissionais. Além disso, o telefone oferece diversos recursos e filtros, incluindo funções para vídeos, como estabilização, vídeo com efeito bokeh e slow motion.

A ficha técnica do smartphone Realme inclui processador Helio G95, um octa-core de até 2,05 GHz, memória RAM de 8 GB e armazenamento de 128 GB. Em relação à tela, são 6,5 polegadas, com painel IPS LCD e resolução FUll HD+. Veja outros detalhes na análise de ficha técnica do Realme 7.

Por que o Realme 7 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem conjunto quádruplo versátil para um intermediário;
  • Oferece diversos recursos para as fotos, incluindo um Modo Estrelado;
  • Tem câmera de selfie de 16 MP, que promete boas imagens em diferentes situações de iluminação;
  • Grava vídeos em 4K e conta com diferentes modos de gravação.

iPhone SE 2

Outra opção para quem procura a melhor câmera de celular de 2021 é o iPhone SE 2. O smartphone da Apple é uma versão mais barata e tem apenas uma câmera traseira de 12 MP, com lente grande-angular e abertura f/1.8, que permite mais entrada de luz. Ainda assim, o telefone promete imagens de alta qualidade e variedade de recursos para fotos.

O iPhone SE 2 conta com HDR inteligente que reconhece rostos e ajusta a iluminação da cena para capturar contornos de uma maneira mais natural. Além disso, o aparelho oferece recursos para controle de profundidade e diferentes efeitos de iluminação. A gravação de vídeos é em 4K com a promessa de alto nível de detalhes. Já na câmera frontal são 7 MP para selfies.

A câmera do iPhone SE 2 trabalha em conjunto com o poderoso processador Apple A13 Bionic. O smartphone está disponível em opções com 64 GB, 128 GB e 256 GB e tem bateria para até 13 horas de reprodução de vídeos. Um dos destaques do aparelho é a tela de 4,7 polegadas, ideal para quem prefere telefones menores.

Por que o iPhone SE 2 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Apesar de ter apenas uma câmera traseira, produz fotos com alta qualidade;
  • Sistema de câmeras trabalha com o processador para alcançar um recorte preciso no modo Retrato;
  • Oferece HDR Inteligente que reconhece rostos e ajusta a iluminação;
  • Grava vídeos em 4K com alto nível de detalhes

Moto G60

O Moto G60 também faz parte da décima geração da família Moto G e é uma ótima opção de melhor câmera de celular de 2021 entre os intermediários. O aparelho se destaca por vir com câmera tripla, com sensor principal de 108 MP e abertura de lente de f/1.9. Além disso, ele conta com lente híbrida ultra-wide e macro de 8 MP e sensor de profundidade de 2 MP.

Um dos pontos positivos do Moto G60 é a tecnologia Ultra Pixel, uma evolução do Quad Pixel que combina nove pixels em um para produzir fotos mais nítidas. O usuário ainda pode optar por usar os 108 MP em sua totalidade para ter imagens com alta qualidade. O smartphone oferece diversos recursos e modos de fotografia, como câmera lenta, captura dupla, modo Pro e Cinemagraph, entre outros.

Na câmera de selfies, de 32 MP, um dos destaques é o flash frontal de LED, que é bastante discreto e não interfere no visual do aparelho. Em relação à gravação de vídeos, ele captura em 4K a 30 fps. Durante nossos testes com o Moto G60, a câmera foi um dos pontos positivos do aparelho.

A ficha técnica do celular Motorola ainda se destaca pela ótima bateria, com capacidade de 6.000 mAh e autonomia para dois dias de uso. Além disso, ele conta com processador Snapdragon 732G e 6 GB de memória RAM, que garantem ótimo desempenho. Sua tela tem 6,8 polegadas, com resolução Full HD+. Veja outros detalhes na análise de ficha técnica do Moto G60.

Por que o Moto G60 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem conjunto versátil com câmera principal de 108 MP;
  • Oferece variedade de recursos para fotos e vídeos;
  • Câmera frontal de 32 MP garante boas selfies em diferentes condições de iluminação;
  • Grava vídeos em 4K.

Poco X3

Outra opção de intermediário com a melhor câmera de celular de 2021 é o Poco X3. O smartphone, que tem bom desempenho em jogos, também se destaca pela câmera versátil, com diversos recursos. O conjunto quádruplo tem sensor principal de 64 MP, lente ultra-wide de 13 MP, lente macro de 2 MP e sensor de profundidade de 2 MP.

Além disso, o aparelho oferece zoom óptico de 2x e zoom digital de 10x. Para selfies, o smartphone conta com 20 MP e recursos exclusivos, como modo noturno, modo vídeo curto, slow motion e filtros. Em relação aos vídeos, o Poco X3 grava em 4K.

A ficha técnica do celular Xiaomi não decepciona e conta com processador Snapdragon 732G otimizado para jogos, memória RAM de 6 GB e armazenamento de 128 GB. Sua tela tem 6,67 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Veja outros detalhes na análise de ficha técnica do Poco X3 NFC.

Por que o Poco X3 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem câmera quádrupla, com sensor principal de 62 MP;
  • Tem câmera de selfies de 20 MP, com variedade de modos de fotografia;
  • Oferece diversos recursos para melhoria das fotos, como HDR, otimização por inteligência artificial, modo retrato, entre outros;
  • Grava vídeos em 4K.

Samsung Galaxy M31

Como tem sido praxe da Samsung com os smartphones intermediários, o Galaxy M31 também possui um conjunto quadruplo de câmeras. A principal tem um sensor wide de 64 MP, a secundária possui lente ultra-wide de 8 MP e a terceira vem com sensor de profundidade de 5 MP. O smartphone ainda conta com uma lente macro de 5 MP. Por isso, figura na nossa lista de melhor câmera de celular de 2021.

Este conjunto consegue realizar filmagens em 4K a 30 fps ou em Full HD, com estabilização óptica de imagem. O Galaxy M31 possui ainda a câmera frontal de 32 MP, com foco dinâmico, que faz o desfoque suave do fundo. A câmera de selfies também consegue fazer filmagens em até 4K a 30 fps.

De resto, esse celular com boa câmera tem especificações interessantes para um intermediário, como processador octa-core de até 2,3 GHz, memória RAM de 6 GB e armazenamento de 128 GB. Um dos destaques é a bateria de 6.000 mAh, com carregamento rápido, que deve aguentar dois dias de uso moderado. Para saber mais detalhes, dê uma olhada na nossa análise de ficha técnica do Galaxy M31.

Por que o Galaxy M31 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem conjunto versátil de câmeras, com sensor principal de 64 MP;
  • Oferece sensor de profundidade para fotos com modo retrato;
  • Lente wide permite capturar imagens com ângulos maiores;
  • Tem câmera de selfie de 32 MP com Foco Dinâmico.

Redmi Note 9 Pro

Outro modelo da Xiaomi que é uma opção para quem busca a melhor câmera de celular de 2021 é o Redmi Note 9 Pro. O smartphone intermediário tem conjunto quádruplo de câmeras traseiras, com sensor principal de 64 MP. O telefone ainda conta com uma lente ultra-wide de 8 MP, uma macro de 5 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. Já na câmera frontal são 16 MP para selfies.

Um dos destaques é a possibilidade de fotografar em RAW, tipo de arquivo de câmeras profissionais que permite maior flexibilidade em edição. Além disso, o aparelho grava vídeos em 4K a 30 fps e inclui recursos de controle de exposição e trava de foto.

De resto, a ficha técnica do Redmi Note 9 Pro tem processador Snapdragon 720 G, memória RAM de 6 GB e opções de armazenamento de 64 GB ou 128 GB. Além disso, a tela tem 6,67 polegadas, com resolução Full HD+, e a bateria conta com 5.020 mAh.

Por que o Redmi Note 9 Pro está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem câmera quádrupla versátil, que oferece diversas possibilidades de fotografia;
  • Tem câmera frontal de 16 MP com otimização por inteligência artificial;
  • Oferece recurso de selfie em câmera lenta;
  • Gava vídeos em resolução 4K.

Redmi Note 10 Pro

Se você estiver disposto a investir um pouco mais, no lugar do Redmi Note 9 Pro, uma boa opção de melhor câmera de celular é o Redmi Note 10 Pro, seu sucessor. O modelo se destaca pelo sensor principal de 108 MP. Além dessa câmera, ele tem uma lente ultra grande-angular de 8 MP, uma telemacro de 5 MP e um sensor de profundidade de 2 MP.

A Xiaomi promete um conjunto versátil, que garante fotos nítidas em diferentes condições de iluminação. Um dos destaques é o ISO nativo duplo, que tem maior alcance dinâmico e foi desenvolvido para fotos noturnas. Além disso, o celular Xiaomi oferece Modo Retrato com inteligência artificial e permite tirar fotos com longa exposição, entre outros recursos. Para selfies, o Redmi Note 10 Pro traz uma câmera frontal de 16 que faz boas fotos em diferentes situações.

Entre outras especificações, o celular Xiaomi traz tela de 6,67 polegadas, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. O modelo oferece processador e está disponível em versões com 6 GB ou 8 GB de memória RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento. Em relação à bateria, são 5.020 mAh, com carregamento rápido. Veja outros detalhes na análise de ficha técnica do Redmi Note 10 Pro.

Por que o Redmi Note 10 Pro está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem um conjunto de câmeras traseiras versátil com sensor principal de 108 MP;
  • Utiliza inteligência artificial para otimizar as imagens;
  • Oferece diversos recursos para fotos e vídeos;
  • Oferece zoom digital de 10x;
  • Grava vídeos em 4K a 30 fps;

Samsung Galaxy A32

O Galaxy A32 é uma opção de melhor câmera de celular de 2021 para quem quer economizar. O modelo intermediário da Samsung apresenta um conjunto versátil e deve garantir boas fotos em diferentes condições de iluminação.

O sensor principal tem 64 MP, mas o smartphone também tem uma câmera ultra-wide de 8 MP, uma lente macro de 5 MP e um sensor de profundidade de 5 MP. A Samsung promete fotos nítidas e claras em diferentes situações. A Samsung promete fotos nítidas e claras em diferentes situações, incluindo a câmera frontal de 20 MP. Nesse caso, a gravação de vídeos do A32 é apenas em Full HD, mas o aparelho conta com recurso de câmera lenta.

De resto, a ficha técnica intermediária do celular Samsung deve dar conta das principais tarefas do dia a dia, com processador octa-core de até 2 GHz e memória RAM de 4 GB. Sua tela tem 6,4 polegadas, com resolução Full HD+ e painel Super AMOLED. Vale ressaltar que a fabricante também oferece o Galaxy A32 5G, mas o modelo tem algumas especificações diferentes.

Por que o Galaxy A32 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • É um celular barato, com bom conjunto fotográfico;
  • Tem câmeras versáteis com resolução de até 64 MP;
  • Oferece câmera frontal de 20 MP, que garante boas selfies.

Motorola One Fusion

Fechando a lista de aparelhos para quem está atrás da melhor câmera de celular, temos o Motorola One Fusion. A Motorola não ousou muito no quesito câmera nesse modelo, mas ele tem um conjunto muito versátil, especialmente para um aparelho intermediário. O sensor principal conta com resolução de 48 MP, com tecnologia Quad Pixel, o segundo tem 8 MP e vem com lente ultra-wide. Já a terceira câmera tem lente macro de 5 MP, e há ainda um último sensor exclusivo para o desfoque no modo retrato, de 2 MP.

Em relação às gravações em vídeo, o conjunto traseiro consegue realizar as filmagens em até 4K a 30 FPS, enquanto a sua câmera frontal, de 8 MP, consegue realizar filmagens até Full HD a 30 FPS. Ou seja, tanto em relação às fotos, quando para filmar, o Motorola One Fusion não decepciona e, por isso, entrou na nossa lista de melhor câmera de celular.

A ficha técnica do Motorola One Fusion inclui processador octa-core de até 2,2 GHz, memória RAM de 4 GB, que devem dar conta das tarefas do dia a dia. O aparelho ainda tem bateria de 5.000 mAh com carregamento turbo. Vjea as diferenças entre o Motorola One Fusion e o One Fusion Plus.

Por que o Motorola One Fusion está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem uma câmera versátil considerando que se trata de um aparelho mais barato;
  • Tem recurso de modo noturno para melhorar as fotos à noite;
  • Conta com modo retrato para fotos com fundo desfocado;
  • Câmera frontal de 8 MP garante boas selfies, principalmente durante o dia.

Xiaomi Mi 11

No começo deste artigo, falamos do Mi 10T, mas outro modelo que está entre os celulares com melhores câmeras é o seu sucessor, Xiaomi Mi 11, lançado em 2021. O smartphone tem um conjunto de câmera tripla, com sensor principal de 108 MP e lente ultra-wide. Além disso, conta com uma segunda lente ultra-wide de 13MP e uma lente telemacro de 5 MP, para fotos com zoom.

Na câmera de selfies, são 20 MP e promessa de fotos de alta qualidade. O aparelho da Xiaomi traz diversos recursos de software para melhorar as imagens. Um dos destaques é o modo Erase 2.0, que permite apagar objetos indesejados da foto, e os modos de Cinema com inteligência artificial.

Vale ressaltar que a versão Mi 11 Ultra, que ainda não chegou no Brasil, ganhou o título de melhor câmera do mundo, segundo o site especializado DxOMark. Por isso, mesmo sendo um modelo mais simples, é possível esperar ótimas fotos do Mi 11.

De resto, o Mi 11 tem excelente ficha técnica, com processador Snapdragonn 888, memória RAM de 8 GB e armazenamento de 256 GB. Sua tela tem 6,81 polegadas, com painel AMOLED e resolução Quad HD+. Um ponto fraco, porém, é a bateria de 4.600 mAh, que deve aguentar apenas um dia de uso. Veja todos os detalhes na análise de ficha técnica do Xiaomi Mi 11.

Por que o Xiaomi Mi 11 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem câmera principal de 108 MP, que garante ótimas fotos em diferentes condições de iluminação;
  • Oferece variedade de lentes;
  • Tem vários recursos de aprimoramento e efeitos para as imagens;
  • Tem zoom digital de até 30x;
  • Grava vídeos em até 4K com a traseira;
  • Tem ótima câmera de selfies, com 20 MP.

Xiaomi Mi 11 Lite

Seguindo entre os modelos da linha Mi 11, o Mi 11 Lite é uma opção para quem procura a melhor câmera de celular, mas não quer gastar tanto. O smartphone tem conjunto de câmera tripla, com sensor principal de 64 MP, lente ultra-wide de 8 MP e lente telemacro de 5 MP. Na câmera frontal, são 16 MP e promessa de selfies com alto nível de detalhes.

Além dos recursos para fotografia, como filtros e efeitos, o smartphone da Xiaomi traz diversos modos de filmagem. Alguns destaques são os filtros de cinema e Time-lapse. A fabricante promete vídeos com nível profissional, dignos de cinema.

Apesar de ser um modelo “lite”, o smartphone não deixa a desejar no resto da ficha técnica. Ele ainda traz processador Snapdragon 732G, que é otimizado para jogos, armazenamento de 128 GB e opções de memória RAM de 6 GB ou 8 GB, garantindo ótimo desempenho em diferentes tarefas. Além disso, o Mi 11 Lite conta com bateria de 4.250 mAh, com carregamento rápido, e tela de 6,55 polegadas, com painel AMOLED, taxa de atualização de 90 Hz e resolução Full HD+.

Por que o Xiaomi Mi 11 Lite está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem conjunto de câmeras versátil, com várias lentes e sensor principal de ótima qualidade;
  • Sensor principal tem abertura de lente de f/1.79, que deve proporcionar boas fotos, mesmo em ambientes mais escuros;
  • Grava vídeos em 4K e oferece variedade de recursos para as filmagens;
  • Câmera frontal de 16 MP tem modo noturno e promete boas fotos em diferentes condições de iluminação.

Galaxy S20 FE

O Galaxy S20 FE é uma edição mais acessível do Galaxy S21, modelo top de linha da Samsung em 2020. Apesar de ser mais simples, o smartphone não poderia ficar de fora da lista de melhor câmera de celular. Ele traz um conjunto traseiro triplo com câmera ultra-wide de 12 MP, wide de 12 MP e teleobjetiva de 8 MP.

Um dos destaques da câmera é o Space Zoom de 30x, que combina zoom óptico de 3x com zoom digital de 30x e permite ampliar imagens à distância. O celular também usa inteligência artificial para aprimorar as imagens, incluindo as fotos tiradas à noite. Por isso, promete imagens sempre nítidas e de alta qualidade. Para as selfies, o smartphone conta com 32 MP, que garante fotos com ótima resolução. Aliás, um dos destaques do Galaxy S20 FE em nosso review foi justamente seu conjunto de câmeras.

O smartphone da Samsung ainda tem tela de 6,5 polegadas, com painel Super AMOLED e resolução Full HD+. O modelo conta com processador octa-core de até 2,73 GHz, que trabalha com 6 GB de RAM, e deve garantir ótimo desempenho. Além disso, sua ficha técnica inclui armazenamento de 128 GB ou 256 GB e bateria de 4.500 mAh, que deve ser suficiente para um dia de uso. Confira o review completo do Galaxy S20 FE.

Por que o Galaxy S20 FE está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Apesar dos sensores de 12 MP, tem ótimo conjunto de câmeras e vai produzir fotos de alta qualidade em diferentes condições de iluminação
  • A câmera traseira tem estabilizador óptico de imagem;
  • Conta com zoom óptico de 3x e zoom digital de até 30x;
  • Câmera de selfie de 32 MP funciona bem em diferentes situações;
  • Grava vídeos em até 4K a 60 fps.

iPhone 12 Mini

Se você curtiu o iPhone 12 Pro Max, que nós apresentamos anteriormente, mas não quer gastar tanto para ter a melhor câmera de celular, o iPhone 12 Mini é uma ótima opção. Apesar de ter apenas uma câmera dupla, o smartphone oferece fotos de alta qualidade, com seus sensores de 12 MP.

Entre os destaques do telefone da Apple, estão o modo Noite, que promete fotos com alto nível de detalhes, mesmo em locais mais escuros, e o HDR Inteligente 3, que equilibra os elementos da cena, destacando os detalhes. Além disso, a Apple aprimorou o modo Retrato e seus seis efeitos de iluminação. A câmera de selfies também faz bonito, com seus 12 MP e controle de profundidade avançado.

Em relação ao desempenho, o aparelho não decepciona e traz diversas semelhanças com as versões mais potentes da linha, incluindo o processador Apple A14 Bionic. Para quem gosta de aparelhos pequenos, o iPhone 12 Mini também é ideal, com sua tela Super Retina XDR de 5,4 polegadas. Veja outros detalhes na análise de ficha técnica do iPhone 12 Mini.

Por que o iPhone 12 Mini está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Produz fotos de alta qualidade, até mesmo à noite, com ambas as câmeras;
  • Oferece variedade de recursos para as imagens;
  • Tem modo retrato avançado, com diferentes efeitos de iluminação e controle de profundidade;
  • Grava vídeos em HDR e com Dolby Vision

Realme 8 Pro

Para quem gosta de fotografia, o Realme 8 Pro é outra ótima opção entre as melhores câmeras de celular 2021. O modelo tem foco em fotografia e traz um conjunto quádruplo com sensor principal de 108 MP e tecnologia Ultra Quad, que combina 9 pixels em um para deixar as imagens mais nítidas.

Além disso, ele conta com lentes ultra-wide, macro e uma câmera preto e branco. A fabricante promete alto nível de detalhes nas fotos, incluindo as imagens feitas à noite, como modo Super Nightscape, que utiliza inteligência artificial para reduzir os ruídos.O Realme 8 Pro também tem diversos modos de fotografia, como Starry Mode, para capturar as estrelas, e os efeitos variados para o modo Retrato. A câmera de selfie também não fica para trás, com seus 16 MP.

A ficha técnica do Realme 8 Pro também inclui processador Snapdragon 720G, com 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento. Sua tela tem 6,4 polegadas, com painel AMOLED e resolução Full HD+. Além disso, o modelo tem bateria de 4.500 mAh, com carregamento rápido.

Por que o Realme 8 Pro está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem câmera principal de 108 MP, além de outros quatro tipos de lentes;
  • Oferece variedade de recursos e modos de fotografia e vídeo;
  • Utiliza inteligência artificial para otimizar as imagens feitas de dia e à noite;
  • Tem modo de foto e vídeo para a captura de estrelas no céu;
  • Permite gravar vídeos com as duas câmeras simultaneamente;
  • Tem câmera de selfies de 16 MP, que promete imagem com alto nível de detalhes.

Galaxy M12

O Galaxy M12 é outro modelo intermediário lançado em 2021 e que não poderia ficar de fora da lista de melhores câmeras de celular. O smartphone apresenta um ótimo conjunto, com câmera quádrupla, com sensor principal de 48 MP. Além disso, conta com lente ultra-wide de 5 MP, câmera macro de 2 MP e sensor de profundidade de 2 MP, proporcionando fotos versáteis de diferentes objetos ou cenários.

O M12 também conta com uma câmera de selfies de 8 MP, que deve garantir boas fotos, principalmente, durante o dia. Um dos recursos de destaque é a possibilidade de ajustar a profundidade de campo, definindo o nível de desfoque do fundo.

Além disso, a ficha técnica do Galaxy M12 inclui processador octa-core de até 2 GHz, memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB, garantindo bom desempenho nas tarefas mais simples do dia a dia. Esse celular ainda tem tela de 6,5 polegadas, com resolução HD+, e bateria de 5.000 mAh, que deve aguentar dois dias de uso.

Por que o Galaxy M12 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem conjunto de câmera quádrupla versátil, com diferentes lentes e sensores;
  • Conta com recurso para ajustar o nível de profundidade de campo;
  • Tem câmera frontal de 8 MP, que deve produzir fotos nítidas durante o dia.

Moto G30

O Moto G30 é outra opção para quem está em busca da melhor câmera de celular 2021, mas não quer gastar muito. O intermediário da Motorola tem um conjunto quádruplo, com sensor principal de 64 MP. Ele ainda traz uma lente ultra-wide de 8 MP, câmera macro de 2 MP e sensor de profundidade de 2 MP.

Além disso, ele tem câmera frontal de 13 MP, para selfies. Entre os destaques do smartphone estão os diferentes modos de fotografia, incluindo Night Vision, para fotos à noite, Filtro Interativo, Profissional e Cinemagraph. Assim, o usuário pode abusar da criatividade para fazer as imagens.

De resto, a ficha técnica do Moto G30 inclui tela de 6,5 polegadas, com resolução HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. O modelo ainda conta com processador Snapdragon 662, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Sua bateria é de 5.000 mAh e deve aguentar dois dias de uso. Veja outros detalhes na análise de ficha técnica do Moto G30.

Por que o Moto G30 está na lista de melhores câmeras de celular 2021?

  • Tem um conjunto versátil de câmera quádrupla;
  • Sensor principal de 64 MP, com tecnologia Quad Pixel, deve garantir boas fotos;
  • Oferece vários modos de fotografia;
  • Câmera frontal de 13 MP deve render boas selfies durante o dia.

Curtiu a nossa lista de melhor câmera de celular? Se você ainda tiver dúvidas, vale dar uma olhada na lista de melhores celulares de 2021, que reúne opções de diferentes fabricantes e faixas de preço. Para quem quer economizar, a dica é conferir a seleção de smartphones com melhor custo-benefício de 2021.