Um celular à prova d'água é ideal para os usuários mais desastrados ou para quem quer curtir ambientes como piscina e praia sem preocupações. Esses aparelhos costumam vir com certificação IP67 ou iP68 e podem ser mergulhados em água, mas têm um tempo limite e profundidade específica para isso. De qualquer forma, essa proteção funciona mais como uma garantia em casos de acidente e não é recomendado ficar submergindo o celular.

Atualmente, as fabricantes vêm investindo nessa característica e é possível encontrar diversos modelos de celular à prova d'água à venda no Brasil, desde os intermediários até os tops de linha. Por isso, para te ajudar a escolher, selecionamos alguns modelos de celular resistente à água para comprar em 2021. A lista inclui smartphones à prova d'água e também modelos resistentes a respingos, como explicaremos a seguir.

Se você quiser conhecer outras opções de celular para comprar, vale dar uma olhada na lista com os melhores modelos de 2021 e os smartphones com bom custo-benefício. Não deixe de conferir também os aparelhos mais vendidos do Zoom.

Celular à prova d'água: entenda as diferenças e conheça os melhores modelos para comprar (Foto: Shutterstock)
Celular à prova d'água: entenda as diferenças e conheça os melhores modelos para comprar (Foto: Shutterstock)

O que é a certificação IP do celular à prova d'água?

Classificação indica o tipo de celular resistente à água

A certificação IP é usada para indicar o quanto as brechas dos aparelhos são resistentes à água e poeira. Assim, o primeiro número vai de 1 a 6 e classifica a proteção do aparelho contra partículas sólidas. Já o segundo indica a resistência à água e outros líquidos e vai de 1 a 8, sendo o maior número aquele que oferece maior proteção.

Assim, para ter um celular resistente à água de fato é preciso que o último número seja 7 (proteção contra imersão até 1 metro em água doce, por até 30 minutos) ou 8 (proteção contra longos períodos de imersão em água doce e pressão, geralmente até 1,5 metro de profundidade). Normalmente, essa característica está presente nos modelos tops de linha ou intermediários mais avançados, que são um pouco mais caros.

Por isso, resolvemos dividir essa lista em duas partes. Na primeira, vamos falar sobre os aparelhos que são, de fato, à prova d'água e têm certificação IP67 ou IP68. Já no final do texto, selecionamos alguns modelos que resistem apenas a respingos de água, o que pode ser interessante para garantir uma proteção em casos de acidentes. Essas opções costumam ser um pouco mais baratas, mas vêm com certificação IP52 ou IP53, como veremos a seguir. Para entender melhor como funciona a certificação IP dos celulares, vale dar uma olhada neste outro artigo.

Mesmo um celular à prova d'água não deve ser submerso (Foto: Shutterstock)
Mesmo um celular à prova d'água não deve ser submerso (Foto: Shutterstock)

Dicas para usar um celular à prova d'água corretamente

Celular resistente à água não deve ficar sendo submerso

Por mais de que tenha certificação IP67 ou IP68, antes de mergulhar com o seu aparelho, vale checar as recomendações da fabricante. Na maioria das vezes, essa proteção vem para evitar acidentes, e as empresas não aconselham que você utilize o smartphone submerso, por exemplo.

Você também precisa ficar de olho na estrutura do celular, para que todas as portas e tampas estejam fechadas, se necessário. É bom lembrar que a tela sensível ao toque não funciona com a mesma precisão quando está molhada, e que a internet também não deve funcionar com o celular submerso. Além disso, jamais mergulhe com seu aparelho no mar, já que a água salgada pode acabar danificando o dispositivo. Nesse caso, é melhor investir em uma capinha à prova d'água.

No caso dos aparelhos com proteção IP52 ou IP53, o cuidado deve ser redobrado. Esses smartphones resistem apenas a respingos de água acidentais. Então, nada de mergulhar com o telefone na piscina, ok?

Celular à prova d'água: certificação IP protege smartphone contra acidentes (Foto: Shutterstock)
Celular à prova d'água: certificação IP protege smartphone contra acidentes (Foto: Shutterstock)

Celulares à prova d'água

Veja smartphones resistentes à água com certificação IP67 ou IP68

Esta lista de celular à prova d'água é composta, principalmente, por smartphones tops de linha, que são mais caros e têm maior variedade de recursos. Por isso, nessa primeira parte, selecionamos celulares com IP68 ou IP67 e, basicamente, as marcas que investem nessa característica são Apple e Samsung. Mais abaixo, você verá opções resistentes a respingos de outras fabricantes.

Já imaginou como será o celular do futuro? Confira na nossa reportagem especial o que as fabricantes estão preparando para os próximos anos.

Galaxy S21 e Galaxy S21 Plus

Celulares Samsung à prova d'água têm ficha técnica de ponta

Vamos começar esta seleção de celular à prova d'água com o Galaxy S21, modelo premium da Samsung lançado em 2021. Além da certificação IP68, o smartphone traz excelente ficha técnica, com processador octa-core com velocidade máxima de 2,9 GHz, memória RAM de 8 GB e armazenamento de 128 GB. A câmera é um dos destaques do smartphone, que tem conjunto traseiro triplo com sensores de 12 MP, 64 MP e 12 MP, estabilização óptica e zoom digital de até 30x.

O Galaxy S21 tem tela de 6,2 polegadas com resolução Full HD+ e painel AMOLED Dinâmico 2x. No entanto, a Samsung também conta com o Galaxy S21 Plus, que tem display de 6,7 polegadas e bateria mais poderosa, com 4.800 mAh. De resto, a ficha técnica é a mesma do S21, mas o modelo está disponível em versões com 128 GB e 256 GB. Confira a análise de ficha técnica do Galaxy S21 e do Galaxy S21 Plus.

Ficha técnica do Galaxy S21

  • Tela: 6,2 polegadas, com painel Dynamic AMOLED 2X, resolução Full HD+, HDR10, taxa de atualização de 120 HZ e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Exynos 2100 (octa-core de até 2,9 GHz)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP (f/1.8) com dual-pixel e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide (f/2.2) com super estabilização + 64 MP teleobjetiva (f/2.0) com estabilização óptica e zoom de até 3x
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2) com HDR automático
  • Bateria: 4.000 mAh com suporte a carregamento turbo de 25W
  • Conectividade: Wi-Fi, 5G, 4G, 3G, Bluetooth 5.0, NFC e GPS
  • Dimensões e peso: 151,7 x 71,2 x 7,9 mm e 171 g
  • Cores: Phantom Gray (cinza), Phantom White (branco), Phanton Violet (violeta) e Phanton Pink (rosa)
  • Proteção contra água: certificação IP68

iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

Celulares com IP68 e câmera tripla

Entre os celulares da Apple, o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max são as opções mais avançadas. Os smartphones têm proteção IP68 e aguentam até 30 minutos submersos em seis metros d'água. Além disso, ambos vêm com processador Apple A14 Bionic, que promete alto desempenho. O sistema de câmeras também é o mesmo, com lentes ultra-angular, grande-angular e teleobjetiva de 12 MP, e algumas pequenas diferenças na abertura de lente e quantidade de zoom.

Os celulares rodam sistema iOS 14 e se diferenciam apenas no tamanho da tela e autonomia de bateria. O iPhone 12 Pro tem 6,1 polegadas e aguenta até 17 horas de reprodução de vídeo, enquanto o iPhone 12 Pro Max tem 6,7" e suporta 20 horas de reprodução.

Ficha técnica do iPhone 12 Pro

  • Tela: 6,1 polegadas com painel OLED, tecnologia Super Retina XDR e resolução de 2532 x 1170 pixels
  • Processador: Apple A14 Bionic
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB e 512 GB
  • Câmeras traseiras: ultra-angular de 12 MP (f/2.4) + grande-angular de 12 MP (f/1.6) + teleobjetiva de 12 MP (f/2.0)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Bateria: até 17 horas de reprodução de vídeos
  • Conectividade: Wi-Fi, 5G, 4G, 3G, Bluetooth 5.0, NFC e GPS
  • Dimensões e peso: 146,7 x 71,5 x 7,4 mm e 187 g
  • Cores: prateado, grafite, dourado e azul-pacífico
  • Proteção contra água: certificação IP68

Leia também: iPhone 12: qual é o melhor modelo da última geração da Apple?

Galaxy S20 Plus

Celular à prova de água já teve queda de preço

Para quem procura um Samsung à prova d'água, mas não quer gastar tanto, o Galaxy S20 Plus é uma boa opção de compra. O smartphone tem ficha técnica avançada, mas sofreu queda de preço após o lançamento da linha Galaxy S21. Suas especificações incluem processador Samsung Exynos 990, um octa-core de até 2,73 GH, que trabalha em conjunto com 8 GB de memória RAM.

Em relação ao armazenamento, esse celular à prova d'água oferece 128 GB, com possibilidade de expansão via microSD de até 1 TB. Além disso, ele tem tela de 6,7 polegadas e conjunto de câmera traseira quádrupla. O smartphone ainda conta com inteligência artificial e diversos recursos para aprimorar as fotos. Veja outros detalhes na análise de ficha técnica do Galaxy S21 Plus.

Ficha técnica do Galaxy S20 Plus

  • Tela: 6,7", com painel AMOLED Dinâmico 2X e resolução Quad HD+ (3200 x 1440 pixels)
  • Processador: Samsung Exynos 990 (octa-core de até 2,73 GHz)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Memória interna: 128 GB (expansível até 1TB)
  • Câmera traseira: 12MP (f/1.8) + 64MP (f/2.0) + 12MP (f/2.2) + sensor de profundidade
  • Câmera frontal: 10MP (f/2.2)
  • Sistema operacional: Android 10
  • Bateria: 4.500 mAh
  • Dimensões e peso: 161,9 x 73,7 x 7,8 e 186 g
  • Cores: cinza, azul, preto
  • Proteção contra água: certificação IP68

iPhone 12 e iPhone 12 Mini

Celular à prova d'água da Apple tem câmera dupla

Voltando aos iPhones, o iPhone 12 e o iPhone 12 Mini também estão entre os celulares com IP68. Os modelos da Apple têm algumas semelhanças com a versão Pro, como o processador Apple A14 Bionic, mas sofrem diferenças principalmente em câmera e tela. O iPhone 12 traz um conjunto traseiro duplo, com lentes ultra-angular e grande-angular de 12 MP. Já a câmera frontal tem 12 MP com Modo Retrato e recurso de controle de profundidade.

Em relação ao display, a versão iPhone 12 Mini vem com 5,4 polegadas, ideal para quem gosta de aparelhos pequenos. Já o iPhone 12 tem 6,1" com painel OLED e Super Retina XDR. Ambos estão disponíveis com 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento, nas cores preto, branco, vermelho, verde e azul.

Ficha técnica do iPhone 12

  • Tela: 6,1 polegadas com painel OLED, tecnologia Super Retina XDR e resolução de 2532 x 1170 pixels
  • Processador: Apple A14 Bionic
  • Armazenamento interno: 64 GB, 128 GB e 256 GB
  • Câmeras traseiras: ultra-angular de 12 MP (f/2.4) + grande-angular de 12 MP (f/1.6)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Bateria: até 17 horas de reprodução de vídeos
  • Conectividade: Wi-Fi, 5G, 4G, 3G, Bluetooth 5.0, NFC e GPS
  • Dimensões e peso: 146,7 x 71,5 x 7,4 mm e 162 g
  • Cores: preto, branco, vermelho, verde e azul
  • Proteção contra água: certificação IP68

Procurando um celular com boa câmera? Confira os melhores modelos para comprar atualmente.

Galaxy S21 Ultra

Samsung à prova d'água tem câmera de até 108 MP

Outra ótima opção de celular à prova d'água entre os tops de linha é o Galaxy S21 Ultra. Esse é o modelo mais avançado da Samsung e se destaca pela câmera poderosa, com quatro lentes, sendo uma ultra-wide de 12 MP, uma wide de 108 MP e duas teleobjetivas com 10 MP, além de um sensor que ajuda a melhorar o foco. O smartphone oferece zoom digital de até 100x e conta com vários recursos para melhorar as fotos. Já na câmera frontal são 40 MP para selfies.

De resto, a ficha técnica conta com processador bateria de 5.000 mAh, com carregamento rápido e carregamento sem fio. O Galaxy S21 Ultra está disponível em opções de 16 GB de memória RAM e armazenamento de 512 GB ou com 12 GB de RAM e 256 GB ou 128 GB de memória interna. Saiba tudo sobre esse celular resistente à água na análise de ficha técnica.

Ficha técnica do Galaxy S21 Ultra

  • Tela: 6,8 polegadas, com painel Dynamic AMOLED 2X, resolução 2K, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Exynos 2100 (octa-core de até 2,9 GHz)
  • Memória RAM: 12 GB ou 16 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmeras traseiras: 108 MP (f/1.8) com dual-pixel, foco a laser e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide (f/2.2) com super estabilização + 10 MP teleobjetiva (f/2.4) com estabilização óptica e zoom de até 3x + 10 MP teleobjetiva (f/4.9) com estabilização óptica e zoom de até 10x
  • Câmera frontal: 40 MP (f/2.2) com HDR automático
  • Bateria: 5.000 mAh com suporte a carregadores turbo de 25W
  • Conectividade: Wi-Fi, 5G, 4G, 3G, Bluetooth 5.0, NFC e GPS
  • Cores: Phantom Black (preto), Phantom Silver (prata), Phanton Titanium (cinza), Phantom Navy (azul-marinho) e Phanton Brown (marrom)
  • Dimensões e peso: 165,1 x 75,6 x 8,9 mm e 227 gramas
  • Proteção contra água: certificação IP68

iPhone 11

Celular à prova d'água com seis opções de cores

Outro celular resistente à água da Apple é o iPhone 11. O modelo também conta com certificação IP68 e vem com processador Apple A13 Bionic, que deve oferecer ótimo desempenho. Além disso, o aparelho está disponível em seis opções de cores, com armazenamento de 64 GB, 128 GB e 256 GB.

Um dos destaques do smartphone é o conjunto de câmera dupla, com lentes grande-angular e ultra-angular de 12 MP. O celular à prova d'água tem zoom óptico de 2x e zoom digital de 5x, além de oferecer diversos recursos para fotos, como seis efeitos de iluminação de retrato, HDR inteligente e Modo Noite.

Ficha técnica do iPhone 11

  • Tela: 6,1 polegadas com painel LCD, tecnologia Liquid Retina HD e resolução de 1792 x 828 pixels
  • Processador: Apple A13 Bionic
  • Armazenamento interno: 64 GB, 128 GB e 256 GB
  • Câmeras traseiras: ultra-angular de 12 MP (f/2.4) + grande-angular de 12 MP (f/1.8)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Bateria: até 17 horas de reprodução de vídeos
  • Conectividade: Wi-Fi, 4G, 3G, Bluetooth, NFC e GPS
  • Dimensões e peso: 150,9 x 75,7 x 8,3 mm e 194 g
  • Cores: preto, branco, vermelho, verde e amarelo e roxo
  • Proteção contra água: certificação IP68

LG Velvet

Celular à prova d'água também tem certificação militar

Fugindo um pouco dos modelos da Apple e Samsung, temos o LG Velvet. Esse celular à prova d'água também tem resistência militar (certificação MIL-STD-810G). Por isso, é uma ótima opção para os mais desastrados. Além disso, traz boa ficha técnica, com processador Snapdragon 845, memória RAM de 6 GB e armazenamento de 128 GB, expansível via microSD de até 2 TB.

Em relação à câmera, o aparelho traz um conjunto triplo, com sensor principal de 48 MP, e oferece diversos recursos para fotos, como inteligência artificial, time-lapse e estabilizador de imagem. A bateria tem capacidade de 4.300 mAh e deve aguentar um dia inteiro de uso. Apesar da saída da LG do mercado de celulares, vale ressaltar que a fabricante vai continuar prestando suporte para os donos de aparelhos da marca. Veja mais detalhes na nossa análise de ficha técnica.

Ficha técnica do LG Velvet

  • Tela: 6,8 polegadas com painel P-OLED Cinematic FullVision e resolução Full HD+
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 845G
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB (expansível via microSD de até 2 TB)
  • Câmera traseira: 48 MP (f/1.8) + grande-angular de 8 MP (f/2.2) + sensor de profundidade de 5 MP (f/2.4)
  • Câmera frontal: 16 MP (f/1.9)
  • Sistema operacional: Android 10
  • Bateria: 4.300 mAh com carregamento rápido ou sem fio
  • Cores: Aurora Grey, Aurora White e Illusion Sunset
  • Dimensões e peso: 167,1 x 74 x 7,85 mm e 180 g
  • Proteção contra água: certificação IP68

iPhone XS

Celular à prova d'água foi o primeiro iPhone com IP68

O iPhone XS foi o primeiro telefone da Apple com certificação IP68, que o torna um celular resistente à água. Apesar de ter sido lançado em 2019, esse ainda é um excelente smartphone. Ele conta com chip A12 Bionic, fabricado em 7 nanômetros e com foco em realidade aumentada.

Além disso, o modelo conta com câmera dupla de 12 MP e tela OLED, que é mais econômica do que o painel LCD. O smartphone está disponível em versões com 64 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento.

Ficha técnica do iPhone XS

  • Tela: 5,8 polegadas com painel OLED
  • Processador: Apple A12 Bionic
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmera traseira: 12 MP + 12 MP
  • Câmera frontal: 7 MP
  • Bateria: 2.658 mAh
  • Conectividade: Wi-Fi, 4G, 3G, Bluetooth, GPS e NFC
  • Dimensões e peso: 143 x 70 x 7 mm e 177 g
  • Proteção contra água: certificação IP68

Em busca de um celular com bateria de longa duração? Veja os modelos com maior autonomia e os intermediários que se destacam pela boa bateria.

Galaxy Note 20

Celular à prova d'água com caneta S Pen

Outra ótima opção de Samsung à prova d'água é o Galaxy Note 20. O modelo, que também é um top de linha, tem foco em produtividade e vem com caneta S Pen, que facilita o uso. Esse celular resistente à água tem ficha técnica de ponta, com processador octa-core de 2,73 GHz, memória RAM de 8 GB e armazenamento de 256 GB.

Além disso, o smartphone possui tela grande, de 6,7 polegadas com resolução Full HD+, e bateria poderosa de 4.300 mAh. Em relação às câmeras, o conjunto traseiro tem um sensor principal de 64 MP e dois sensores de 12 MP. Já na câmera frontal, são 10 MP para selfies.

Ficha técnica do Galaxy Note 20

  • Tela: 6,7 polegadas com painel Super AMOLED Plus e resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels)
  • Processador: Exynos 990 (octa-core de até 2,73 GHz)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (f/1.8) com foco a Laser e estabilização óptica + 64 MP (f/2.0) teleobjetiva com zoom óptico de 3x e Space Zoom de 30x + 12 MP (f/2.2) ultra-wide
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2)
  • Bateria: 4.300 mAh
  • Cores: Mystic Bronze, Mystic Green e Mystic Gray
  • Dimensões e peso: 161,6 x 75,2 x 8,3 mm e 192 g
  • Proteção contra água: certificação IP68

Leia também: Galaxy Note 20 vs Note 20 Ultra: o que muda nos celulares Samsung?

iPhone SE 2

Opção de celular à prova d'água mais barato da Apple

Em 2020, a Apple lançou o iPhone SE 2, uma nova versão para o smartphone mais barato da marca. Apesar do preço mais baixo, o aparelho também é um celular à prova d'água, com a diferença de que sua certificação é IP67. Ou seja, ele pode ficar submerso em até 1 metro de profundidade por 30 minutos.

Em relação ao design, o modelo se assemelha ao iPhone 8 e mantém o botão Home com leitor de impressões digitais. A ficha técnica não decepciona e inclui processador Apple A13 Bionic, que garante o bom desempenho. Nesse caso, temos apenas uma câmera traseira, com lente grande-angular e sensor de 12 MP. Já na câmera frontal, são 7 MP para selfies.

Ficha técnica do iPhone SE 2

  • Tela: 4,7 polegadas (1334 x 750 pixels)
  • Processador: Apple A13 Bionic
  • Armazenamento: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP com lente grande-angular (f/1.8)
  • Câmera frontal: 7 MP (f/2.2)
  • Sistema operacional: iOS 13
  • Bateria: até 13 horas de reprodução de vídeo
  • Cores: preto, branco e vermelho
  • Dimensões e peso: 138,4 x 67,3 x 7,3 mm e 148 g
  • Proteção contra água: certificação IP67

Galaxy A72

Intermediário Samsung à prova d'água tem câmera quádrupla

Finalmente, saímos dos tops de linha à prova d'água. A Samsung adotou a proteção IP67 no recém-lançado Galaxy A72, levando essa característica para a família de intermediários, embora o produto não seja dos mais baratos. O smartphone se destaca pelo conjunto de câmera quádrupla, com sensor principal de 64 MP, com estabilização óptica. Além disso, tem uma câmera ultragrande-angular de 12 MP, uma lente macro de 5 MP e uma teleobjetiva de 8 MP, também com estabilização óptica. A Samsung promete fotos de alta qualidade e nitidez, até mesmo em baixas condições de iluminação.

Outro ponto positivo da ficha técnica é a tela de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz. O smartphone ainda tem bateria de 5.000 mAh, que garante mais de um dia de uso.

Ficha técnica do Galaxy A72

  • Tela: 6,7" com painel Super AMOLED, resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz
  • Processador: Snapdragon 720 (octa-core de até 2,3 GHz)
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB (expansível via microSD de até 1 TB)
  • Câmera traseira: 64MP OIS (f/1.8) + ultra-wide 12 MP (f/2.2) + macro 5 MP (f/2.4) + telefoto 8 MP (f/2.4)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido
  • Conectividade: Wi-Fi, 4G, Bluetooth 5.0, USB-C e GPS
  • Dimensões e peso: 77,4 x 165 x 8,4 mm e 203 g
  • Cores: preto, violeta, azul e branco
  • Proteção contra água: certificação IP67

iPhone XR

Celular à prova d'água aguenta até 30 minutos de submersão

Para quem gosta de cores vibrantes, o iPhone XR está disponível em vermelho, amarelo, coral e azul, além dos tradicionais preto e branco. Esse celular à prova d'água tem certificação IP67, que protege contra submersão em até 1 metro de água pelo tempo máximo de meia hora.

Por se tratar de um modelo mais simples entre os smartphones da Apple, esse iPhone não conta com câmera dupla: ele traz apenas uma lente grande-angular de 12 MP. Além disso, vem com o chip A12 Bionic, que consome 50% menos de energia em comparação ao processador da geração passada (A11 Bionic). Para jogos, ele também deve entregar um ótimo desempenho, já que é 50% mais rápido em gráficos do que o chip anterior.

Ficha técnica do iPhone XR

  • Tela: 6,1 polegadas LCD Retina HD
  • Processador: Apple A12 Bionic
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP com lente grande-angular
  • Câmera frontal: 7 MP
  • Bateria: 2.942 mAh
  • Cores: branco, preto, azul, amarelo, coral e vermelho
  • Dimensões e peso: 150 x 75 x 8 mm e 194 g
  • Proteção contra água: certificação IP67

Galaxy A52

Celular à prova d'água com bateria poderosa

Galaxy A52 é um celular Samsung à prova d'água (Foto: Divulgação/Samsung)
Galaxy A52 é um celular Samsung à prova d'água (Foto: Divulgação/Samsung)

Fechando a lista, outro celular resistente à água intermediário é o Galaxy A52, lançado junto com o A72. Os smartphones compartilham algumas semelhanças, como a certificação IP67, o processador octa-core, memória RAM de 6 GB e armazenamento de 128 GB. No entanto, se diferenciam em câmera, tela e bateria.

O Galaxy A52 tem conjunto de câmera quádrupla bem parecido com o A72, mas no lugar da lente teleobjetiva, o smartphone tem um sensor de profundidade de 5 MP, que ajuda a produzir fotos com Modo Retrato. Além disso, o smartphone Samsung à prova d'água tem tela de 6,5 polegadas e bateria de 4.500 mAh, que garante pelo menos um dia de uso. O aparelho ainda conta com uma versão com internet 5G, o Galaxy A52 5G.

Ficha técnica do Galaxy A52

  • Tela: 6,5" com painel Super AMOLED, resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz
  • Processador: Snapdragon 720 (octa-core de até 2,3 GHz)
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB (expansível via microSD de até 1 TB)
  • Câmera traseira: 64 MP OIS (f/1.8) + ultra-wide 12 MP (f/2.2) + macro 5 MP (f/2.4) + sensor de profundidade de 5 MP (f/2.4)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido
  • Conectividade: Wi-Fi, 4G, Bluetooth 5.0, USB-C e GPS
  • Dimensões e peso: 75,1 x 159,9 x 8,4 mm e 189 g
  • Cores: preto, violeta, azul e branco
  • Proteção contra água: certificação IP67

Celulares resistentes a respingos d'água

Eles não são modelos de celular à prova d'água, mas protegem contra acidentes

Como prometemos no início deste artigo, também selecionamos alguns celulares que são resistentes apenas respingos d'água. Por outro lado, esses aparelhos costumam ter um preço mais acessível. Normalmente, eles contam com certificação IP52 ou IP53, que pode ser bastante útil em casos de acidentes.

Motorola Edge Plus

Celular top de linha da Motorola tem IP52

Se você esperava encontrar um Motorola à prova d'água nesta lista, saiba que a fabricante não tem nenhum smartphone com certificação IP67 ou IP68 à venda atualmente. Nem mesmo, o top de linha da marca, o Motorola Edge Plus tem esse recurso. O aparelho vem apenas com IP52 e resiste a respingos e contatos acidentais com água.

Apesar disso, se destaca pela boa ficha técnica, com processador Snapdragon 865, um dos melhores da Qualcomm, e memória RAM de 12 GB, que deve render ótimo desempenho. Em relação ao armazenamento, são 256 GB disponíveis, e o aparelho tem bateria poderosa de 5.000 mAh. As especificações do Motorola Edge+ ainda incluem câmera tripla de até 108 MP e tela curva de 6,7 polegadas com painel OLED.

Ficha técnica do Motorola Edge Plus

  • Tela: 6,7 polegadas com painel OLED, resolução Full HD+ (taxa de atualização de 90 Hz) e HDR10+
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 865 (octa-core de até 2,84 GHz)
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB (sem expansão via microSD)
  • Câmera traseira: 108 MP (f/1.8) + 16 MP (ultra-wide com Macro Vision) (f/2.2) + 8 MP (telefoto) (f/2.4)
  • Câmera frontal: 25 MP
  • Bateria de 5.000 mAh (carregamento TurboPower de 18W)
  • Cor: Thunder Grey
  • Dimensões e peso: 161,1 x 71,3 x 9,6 mm e 203 g
  • Proteção contra água: certificação IP52

Leia também: Motorola Edge vs Edge+: entenda as diferenças entre os celulares

Poco X3

Na falta de um celular Xiaomi à prova d'água, smartphone tem IP53

Encontrar um celular Xiaomi à prova d'água é bem difícil. Isso porque, de acordo com o fundador da empresa Lei Jun, essa é uma característica que acaba encarecendo os aparelhos e a marca foca no custo-benefício. Entre os intermediários, uma opção de smartphone resistente a respingos d'água e poeira é o Poco X3, que tem certificação IP53.

Além disso, o smartphone se destaca por trazer NFC para os celulares intermediários. Outro ponto positivo está no hardware, que conta com processador Snapdragon 732G trabalhando em conjunto com 6 GB de memória RAM. A tela tem 6,67 polegadas, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 102 Hz.A bateria também se destaca, com capacidade de 5.160 mAh e suporte a carregamento rápido de 33 W. O celular ainda tem câmera traseira quádrupla de até 64 MP e conta com recursos de inteligência artificial para melhorar as fotos. O Poco X3 está disponível em versões com 64 GB e 128 GB.

Ficha técnica do Poco X3

  • Tela: 6,67 polegadas, com painel IPS LCD e resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels)
  • Processador: Snapdragon 732G (octa-core de até 2,3 GHz)
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 64 GB ou 128GB
  • Câmera traseira: 64 MP + ultra grande-angular de 13 MP + macro de 2 MP + sensor de profundidade de 2 MP
  • Câmera frontal: 20 MP (f/2.2)
  • Bateria: 5.160 mAh
  • Dimensões e peso: 165,3 x 76,8 x 9,4 mm; 215 g
  • Cores: azul e cinza
  • Proteção contra água: certificação IP53

Leia também: Melhores celulares Xiaomi em 2021: qual smartphone comprar?

Moto G 5G Plus

Intermediário resistente a respingos tem internet 5G

Esse é mais um celular Motorola com certificação IP52, sendo resistente a respingos d'água e poeira. O Moto G 5G Plus foi o primeiro intermediário com internet 5G a ser lançado no Brasil. Esse tipo de conexão ainda não funciona por aqui, mas será uma vantagem para quem decidir comprar o smartphone.

Ele traz boa ficha técnica, com processador Snapdragon 765 e 8 GB de memória RAM. Um dos pontos positivos do Moto G 5G Plus é a bateria de 5.000 mAh. No entanto, o conjunto de câmera quádrupla, com sensor de 48 MP, decepcionou em nossos testes.

Ficha técnica do Moto G 5G Plus

  • Tela: 6,7 polegadas com painel TFT LED, resolução FUll HD+ e taxa de atualização de 90 HZ
  • Processador: Snapragon 765 (octa-core de 2,3 GHz)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB
  • Câmera traseira: 48 MP + ultra-wide de 8 MP + macro de 5 MP + sensor de profundidade de 2 MP
  • Câmera frontal: 16 MP + ultra-wide de 8 MP
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento turbo
  • Conectividade: Wi-Fi, 5G, 4G, 3G, Bluetooth 5.1, NFC e GPS
  • Dimensões e peso: 168,3 x 74 x 9,7 mm e 207 g
  • Cores: Azul Oceano e Lilás Prisma
  • Proteção contra água: certificação IP52

Se você não precisa de um celular à prova d'água e está em busca mesmo de um smartphone barato, vale conferir nossa lista com os melhores intermediários e as seleções com os melhores modelos por até R$ 1.200, até R$ 1.000 e até R$ 800. Outra dica é conhecer os melhores telefones por faixas de preço.

Leia também:

Quer economizar na compra de um celular novo? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!