Celular com tela AMOLED ou OLED: veja os melhores aparelhos

Confira os melhores celulares com tela AMOLED e OLED: tem Samsung, Xiaomi, Apple e muito mais

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

O display é um dos recursos que mais chama atenção na hora de comprar um smartphone. O Samsung Galaxy S20 Ultra, iPhone 12 Pro Max e o Xiaomi Mi 10 são bons exemplos de celular com tela AMOLED ou OLED para comprar 2021.

Essas tecnologias estão presentes em praticamente todos os celulares da categoria premium no mercado, mas já se tornaram tão populares que, hoje, é possível encontrar os painéis de alta qualidade também em celulares intermediários e até mesmo você consegue comprar um celular com tela de AMOLED barato.

O Zoom preparou uma lista com 10 celulares vendidos aqui no Brasil e que possuem tela OLED ou AMOLED. Confira, a seguir! Se você não entende muito sobre telas de celular, se liga neste artigo e descubra "Qual o melhor tipo de tela para smartphone". Veja aqui também os melhores celulares de 2021 (confira no link!). Se está pensando em mudar de aparelho, vale também olhar os melhores celulares de 2020, alguns deles, por exemplo, com queda de preço (entre e leia!).

Toda a linha Galaxy S20 da Samsung possui tela Dynamic AMOLED
Toda a linha Galaxy S20 da Samsung possui tela Dynamic AMOLED

Vantagens das telas OLED e AMOLED

Celular com tela AMOLED e OLED não depende de uma matriz de luz que ilumina todos os pixels, tal como acontece em painéis LCD, por exemplo. O OLED usa diodos emissores de luz para cada pixel específico, estes que podem ser controlados separadamente.

Samsung Galaxy S20 Ultra: confira um vídeo que parece realidade - GizBlog
O Samsung S20 Ultra conta com tela AMOLED (Foto: Divulgação Samsung)

Nas primeiras gerações do OLED, ele trabalhava com uma matriz passiva, por isso os pixels recebiam energia mesmo estando apagados, e isso causava baixa durabilidade dos painéis. O AMOLED chegou com tecnologia de matriz ativa, que permite que os pixels desligados realmente estejam desligados.

Apesar dessa diferença, a tecnologia OLED já passou por avanços e agora também trabalha com matriz ativa em seus pixels. O Dynamic AMOLED, que aparece em celulares premium da Samsung, é uma variação do AMOLED com total suporte para o recurso de HDR10+. Já o Super AMOLED é uma variação em que o touch é integrado a tela, por isso não precisa de uma camada de vidro adicional na montagem do celular.

Telas com essas tecnologias apresentam cores mais vívidas e fortes, com contrastes bem definidos e brilho mais alto. Além disso, elas também economizam bateria, pois diferentes de outras telas, os pixels pretos estão realmente desligados, e não ligados simulando a cor. Outro ponto positivo é que são mais finas, o que ajuda na construção dos celulares modernos.

As telas de alta qualidade já são uma tendência no segmento de smartphones. Mas, além dos displays, já pensou em como serão os celulares do futuro? Leia a nossa reportagem especial e descubra quais tecnologias as marcas preparam para os próximos anos!

Samsung Galaxy S20 Ultra

O Galaxy S20 Ultra é um dos celulares premium da Samsung e tem ficha técnica excelente, o que inclui a sua tela, que tem 6,9 polegadas, com aproveitamento quase total da tela e resolução Quad HD+ (1440 x 3200 pixels). Ela usa a tecnologia Dynamic AMOLED 2x, que é uma evolução do AMOLED “convencional” e entrega ainda mais qualidade de imagem para o usuário. Este aparelho também possui recurso de HDR10+ e taxa de atualização de até 120 Hz em sua tela.

O restante do conjunto do S20 Ultra não fica atrás, pois ele tem processador Exynos 990 de última geração, 12 GB de memória RAM e armazenamento interno de 128 GB que pode ser expandido. Este aparelho também tem conjunto excelente de câmeras, cuja principal tem 108 MP, a secundária tem 12 MP com lente ultra-wide, para fotos com ângulo mais aberto, a terceira tem 48MP é indicada para tirar fotos de longa distância, devido ao seu incrível zoom de 100x e a última com 0,3MP, conhecida como DepthVision funciona como um sensor de profundidade.

Ficha técnica do Galaxy S20 Ultra:

  • Tela: AMOLED Dinâmica 2X de 6,9 polegadas Quad HD+ (suporte à exibição em 120 Hz)
  • Processador Exynos 990 (octa-core de até 2,7 GHz) 7 nm
  • Memória RAM de 12 GB
  • Memória interna de 128 GB, podendo ser expandida
  • Câmeras traseiras: 108 MP + 12 MP (ultrawide) + 48 MP (zoom de 100x) + 0,3 MP (Depth Vision)
  • Câmera frontal: 40 MP
  • Bateria: 5.000 mAh, com carregamento rápido, com e sem fio
  • Leitor biométrico integrado à tela

Samsung Galaxy S10+

Mesmo sendo da geração passada, o Galaxy S10+ ainda é uma celular premium e tem tela de dar inveja na concorrência. Ela tem 6,4 polegadas, resolução QUAD HD (1440 x 3040) e usa a tecnologia Dynamic AMOLED, que junto ao recurso de HDR10+ deixa as cores vívidas, o contraste bem definido e ainda é econômica. É um excelente celular para quem é muito exigente com tela e deseja assistir vídeos e filmes em alta resolução.

O Galaxy S10+ usa o processador Exynos 9820, modelo de fabricação da própria Samsung que ainda é muito potente, e consegue rodar muitos aplicativos e jogos populares sem problema de desempenho. Ele possui conjunto triplo de câmeras, consegue realizar gravações em qualidade 4K e tem bateria de 4.100 mAH, com suporte ao carregamento rápido e carregamento sem fio.

O Galaxy S10 Lite e Galaxy S10, que são os modelos um pouco inferiores e mais baratos, também possuem tela com tecnologia AMOLED.

Ficha técnica do Galaxy S10+:

  • Tela: 6,4 polegadas, com resolução QUAD HD e HDR10+
  • Tecnologia da tela: Dynamic AMOLED
  • Processador: Exynos 9820 octa-core
  • Memória RAM: 8 GB
  • Memória interna: 128 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 12 MP + 12 MP (teleobjetiva) + 16 MP (ultrawide)
  • Câmera frontal: 10 MP
  • Bateria: 4.100 mAh, com carregamento rápido, carregamento sem fio e carregamento reverso
  • Leitor biométrico integrado à tela

Apple iPhone 12 Pro Max

O iPhone 12 Pro Max é um dos celulares mais desejados do momento e apresenta um conjunto completo, cuja tela tem tecnologia Super Retina XDR OLED de alta qualidade. Ela conta com resolução Full HD+, recurso XDR para melhorar as cores e brilho, e função True Tone, que altera a tonalidade e intensidade das cores exibidas de acordo com a luminosidade do ambiente.

Com tela de 6,7 polegadas, o aparelho da Apple eleva ainda mais a experiência do usuário ao assistir vídeos, séries, filmes ou mesmo no uso do dia a dia. O iPhone 12 Pro Max também se destaca por ter desempenho excelente, e ainda é uma ótima opção para fotos e vídeos, graças ao seu conjunto triplo de câmeras que alguns usuários relatam “fazer milagres”, principalmente em ambientes noturnos ou com pouca iluminação.

Ficha técnica do iPhone 12 Pro Max:

  • Tela: 6,7 polegadas, com tecnologia XDR OLED Retina com resolução de 1284 x 2778 pixels
  • Processador: Apple A14 Bionic
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP + 12 MP ultra-wide + 12 MP teleobjetiva com zoom óptico de 5x + sensor de profundidade LIDAR
  • Câmera frontal: 12 MP
  • Bateria: Até 10 horas de autonomia em reprodução de vídeo contínua, com carregamento rápido e carregamento sem fio
  • Reconhecimento facial Face ID

Samsung Galaxy Note 20 Ultra

O novo celular Samsung com tela AMOLED, o Galaxy Note 20 Ultra, tem uma tela de 6,9 polegadas, com resolução QUAD HD+ e tecnologia Dynamic AMOLED, assim como a maioria dos modelos topo de linha da Samsung. Seu painel também tem HDR10+, para melhorar as cores, brilho e contraste do que é exibido, e conta com proteção Gorilla Glass 7.

A S Pen deve se tornar ainda mais eficiente do que a que acompanha o Galaxy Note 10 Plus, tendo mais interações com os aplicativos. Este celular também é um modelo potente e consegue rodar qualquer aplicativo ou jogo com desempenho de sobra. Ele é vendido aqui no Brasil em uma variante de 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno.

Ficha técnica do Galaxy Note 20 Plus:

  • Tela: Dynamic AMOLED de 6.9 polegadas, resolução de Quad HD+
  • Processador: Exynos 990 Octa-core de até 2,7 GHz
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB ou 512 GB (expansível)
  • Câmeras traseiras: 108MP f/1.8 + 12MP f/2.2 (ultra-wide) + 12MP f/3.0, com zoom óptico de 5x e híbrido de até 50x
  • Câmera frontal: 10MP f/2.2
  • Bateria: 4.500 mAh com suporte a carregamento rápido de 45 W, carregamento sem fio e carregamento reverso
  • Leitor biométrico integrado à tela
  • Suporte a S Pen

Motorola Edge Plus

O Motorola Edge Plus, possui uma tela de alta qualidade. Ela tem 6,7 polegadas, com painel OLED e resolução Full HD+ (1080 x 2340 pixels), além das bordas curvas. O celular da Motorola com tela OLED apresenta ainda, taxa de atualização de 90Hz, sendo o primeiro da marca com este recurso.

O Edge+ tem processador Snapdragon 865 de oito núcleos, com frequência de 2,8GHz, cujo desempenho é suficiente para rodar qualquer aplicativo pesado ou jogo do momento com folga, sem nenhum tipo de travamento ou outros problemas. Ele tem conjunto triplo de câmeras, com sensor principal de 108 MP, lente adicional teleobjetiva de 8 MP e uma outra ultra-wide de 16MP. Conta ainda com um sensor ToF 3D, que é usado para efeitos de profundidade, como o modo retrato. Este celular tem bateria de 5.000 mAh, que de acordo com a Motorola dura até um dia completo.

Ficha técnica do Motorola Edge+:

  • Tela 21:9 OLED de 6,7 polegadas Full HD+ (taxa de atualização de 90 Hz), HDR10+
  • Processador Qualcomm Snapdragon 865
  • 12 GB de memória RAM
  • 256 GB de armazenamento (sem expansão via microSD)
  • Câmera traseira tripla: 108 MP (f/1.8) + 16 MP (ultra-wide com Macro Vision) (f/2.2) + 8 MP (telefoto) (f/2.4)
  • Câmera frontal de 25 MP
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido e sem fio

Apple iPhone XS

Os iPhones sempre foram elogiados pela qualidade de imagem que oferecem em suas telas. O iPhone XS deu um novo passo nesta área, passando a adotar painel com tecnologia Super Retina OLED, pois até então os celulares da Apple usavam tecnologia IPS LCD. Este aparelho tem tela de 5,8 polegadas, resolução Full HD, HDR10, tecnologia True Tone e 120 Hz de taxa de atualização, que faz com que o celular seja mais rápido para responder aos toques do usuário.

O iPhone XS usa o processador Apple A12 Bionic, modelo de fabricação da própria Apple que, junto ao iOS, entrega uma excelente experiência de uso para o consumidor, e ainda consegue rodar vários aplicativos e jogos sem dificuldade. Este celular também conta com duas câmeras, reconhecimento facial e tem, suporte para carregamento sem fio. Ele é vendido em variantes de 64 GB ou 256 GB de armazenamento interno.

O iPhone XS Max, modelo mais robusto da linha, também tem tela com tecnologia Super Retina OLED. Você pode encontrar o smartphone na versão de 64 GB.

Ficha técnica do iPhone XS:

  • Tela: 5,8 polegadas, com resolução Full HD+, HDR 10 e True Tone
  • Tecnologia da tela: Super Retina OLED
  • Processador: Apple A12 Bionic hexa-core
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 64 GB ou 256 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 12 MP + 12 MP (teleobjetiva)
  • Câmera frontal: 12 MP
  • Bateria: 2.658 mAh, com carregamento rápido e carregamento sem fio
  • Reconhecimento facial Face ID

Xiaomi Mi 10

Link para vitrine: https://www.zoom.com.br/celular/smartphone-xiaomi-mi-10-256gb-android-camera-quadrupla?_lc=88&q=xiaomi

O Xiaomi Mi 10 chama a atenção pelo seu conjunto fotográfico excelente, mas ele também tem uma tela de ótima qualidade. Ela tem 6,67 polegadas, tecnologia Super AMOLED e resolução Full HD+. O recurso HDR10+, que deixa a imagem com cores mais vívidas, contraste melhor e brilho mais alto, também está presente.

Se você é exigente por uma boa tela, mas também preza câmeras de ótima qualidade, este é um dos modelos com melhor custo-benefício para isso. Seu sensor principal tem 108 MP, mas ele também conta com lente ultra-wide e câmeras teleobjetivas, cujo zoom pode chegar em aproximação de até 50 vezes. Outro destaque deste celular Xiaomi com tela AMOLED é a sua bateria, que tem 4.780 mAh e que pode durar mais de um dia longe das tomadas.

Ficha técnica do Xiaomi Mi 10:

  • Tela: 6,67 polegadas, com resolução Full HD+ e HDR10
  • Tecnologia da tela: Super AMOLED
  • Processador: Snapdragon 865
  • Memória RAM: 8 GB
  • Memória interna: 256 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 108 MP + 13 MP (ultrawide) + 2 MP (macro) + 2 MP (sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 20 MP
  • Bateria: 4.780 mAh com carregamento rápido
  • Leitor biométrico integrado à tela

Samsung Galaxy A71

O Galaxy A71 está fazendo sucesso entre os brasileiros. Essa popularidade se dá porque ele é um aparelho bem completo e tem preço mais “acessível”, quando comparado aos modelos avançados. Sua tela tem 6,7 polegadas, tecnologia Super AMOLED, resolução Full HD+ e proporção 20:9, que deixa ele um pouco mais “esticado”, melhorando a experiência de assistir a vídeos e filmes pelo aparelho.

Além da tela excelente, este celular com tela Super AMOLED também conta com processador Snapdragon 730, modelo intermediário que entrega um ótimo desempenho no dia a dia. Este aparelho possui conjunto quádruplo de câmeras e bateria de 4.500 mAh, que de acordo com a Samsung dura pelo menos um dia em uso moderado

Se você achou que o Galaxy A71 está com preço um pouco salgado, pode conferir o Galaxy A51, sua versão “modesta” que também usa a tecnologia AMOLED.

Ficha técnica do Samsung Galaxy A71:

  • Tela: 6,7 polegadas, com resolução Full HD+
  • Tecnologia da tela: AMOLED
  • Processador: Snapdragon 730 octa-core
  • Memória RAM: 6 GB
  • Memória interna: 128 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 64 MP + 12 MP (ultra-wide) + 5 MP (macro) + 5 MP (sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido
  • Leitor biométrico integrado à tela

Samsung Galaxy M31

Assim como o Galaxy A71, citado anteriormente, o M31 tem um conjunto bem completo, e usa a tecnologia Super AMOLED para sua tela. Ela tem 6,4 polegadas, resolução Full HD + e proteção Gorilla Glass, para proteger de pequenos arranhões. É uma boa opção que tem qualidade de imagem comparável à alguns modelos avançados, mas com preço mais acessível.

Esse celular com tela AMOLED barato da Samsung, usa o processador Exynos 9611, de fabricação da própria Samsung. Ele não é o modelo mais potente da empresa, mas entrega um desempenho excelente para o uso cotidiano, e até mesmo em vários jogos populares. O Galaxy M31 também se destaca por ter conjunto quádruplo de câmeras e bateria com incríveis 6.000 mAh, cuja autonomia pode chegar a dois dias em uso moderado.

Ficha técnica do Samsung Galaxy M31:

  • Tela: 6,4 polegadas, com resolução Full HD+
  • Tecnologia da tela: AMOLED
  • Processador: Exynos 9611 octa-core
  • Memória RAM: 6 GB
  • Memória interna: 128 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 64 MP + 8 MP (ultra-wide) + 5 MP (macro) + 5 MP (sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 6.000 mAh com carregamento rápido

Xiaomi Mi A3

Para os amantes da Xiaomi, a empresa também tem opções intermediárias com tela de tecnologia AMOLED. O Mi A3 tem tela de 6,09 polegadas e resolução HD+, o que causou polêmica entre os consumidores, pois o Mi A2 conta com resolução Full HD. Apesar deste passo para trás, o fato de ele usar a tecnologia AMOLED faz com que a qualidade das cores, contraste e brilho fique melhor.

O Mi A3 é um celular com tela amoled barato, sendo escolha frequente daqueles usuários que buscam aparelho da Xiaomi, mas também querem Android puro, pois esta linha é a única da empresa sem a interface customizada da MIUI. Ele também tem câmera tripla, cuja principal tem sensor de 48 MP e consegue fazer filmagens em qualidade 4K. Sua bateria é de 4.030 mAh e tem suporte ao carregamento rápido de até 18W.

Ficha técnica do Samsung Galaxy M31:

  • Tela: 6,09 polegadas, com resolução HD+
  • Tecnologia da tela: AMOLED
  • Processador: Snapdragon 665 octa-core
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 64 GB e 128 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 48 MP + 8 MP (ultra-wide) + 2 (sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 4.030 mAh com carregamento rápido
  • Leitor biométrico integrado à tela

Para conhecer mais sobre os tipos de tela de celular, veja a diferença entre AMOLED e IPS LED e descubra o que é a taxa de atualização.

Está de olho em algum produto? Saiba como criar um Alerta de Preço no canal do Zoom no Youtube! Veja abaixo!