Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

O que é o modo HDR na câmera do celular?

Descubra como utilizar o modo HDR da câmera do celular.

modo hdr na camera do celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O recurso HDR (High Dynamic Range ou "Alto Alcance Dinâmico") está presente em quase todos os smartphones atuais, embora o nível de qualidade varie de um modelo para o outro. Sua função é produzir fotos mais nítidas por meio de um equilíbrio entre zonas claras e escuras de uma imagem. Em outras palavras, ele mede a quantidade de luz de diferentes intensidades. Por ser justamente um modo, deixá-lo ligado o tempo todo não é indicado.

Se você quer tirar fotos ainda melhores, saber como utilizar o modo HDR é interessante! Neste artigo, vamos mostrar como ele funciona e sua aplicação em alguns modelos celulares mais recentes.

A função de modo HDR

Quando está ativado, o modo HDR utiliza diferentes captações de imagens no mesmo disparo. Cada uma registra uma tonalidade diferente em relação à luz e sombra. Assim, a câmera do smartphone combina todas as fotos em uma só, gerando uma imagem final que é capaz de identificar detalhes que seriam perdidos em condições de excesso ou falta de iluminação.

Em resumo, as fotos utilizadas com o HDR possuem alto contraste, evitando que áreas mais iluminadas não fiquem claras demais, e que as mais escuras não escureçam demais os detalhes.

Trata-se de um excelente recurso, porém não deve ser usado a todo instante. Existem momentos em que a imagem tem mais qualidade sem seu uso. Quando utilizá-lo, então?

Como utilizar para melhorar as fotos

Existem momentos em que usar o HDR é ideal:

  • Quando fotografar paisagens: fotos panorâmicas e cenários abertos são situações ideais para deixar o HDR ativado. Isso porque captam grandes contrastes, como céu, água e terra.
  • Quando o foco da foto está contra luz: quando você está fotografando e o objeto está posicionado contra a luz, o HDR vai regular as diferenças de iluminação entre o que você quer captar e a fonte de iluminação. Dessa forma, ambos os planos ficarão visíveis.
  • Quando há muita ou pouca luminosidade: retratos na luz solar podem acabar "sobrecarregando" a foto, uma vez que a luz do sol causa sombras e excesso de brilho. Com o HDR ligado, é possível equilibrar esses excessos, fazendo com que o motivo central da foto apareça com qualidade. Se a situação for oposta, ou seja, baixíssima luminosidade, o HDR poderá iluminar a imagem.

Não deixe o modo HDR ativado nos seguintes casos:

  • Ao registrar objetos em movimento: o HDR forma diversas imagens combinadas, certo? Logo, se você ativá-lo para registrar movimento, o resultado pode ser imagens borradas. Além disso, para que o modo faça boas fotos, é preciso segurar sua câmera com firmeza.
  • Quando quiser alto contraste: algumas fotos ficam excelentes quando o contraste de cores é alto. Como a função do HDR é equilibrar esses contrastes, o efeito incrível ficará bastante reduzido. É tudo uma questão de situação e o que você quer registrar como foco.
  • Quando precisar tirar rapidamente uma foto: o HDR tira várias fotos antes de formar a foto final. Por isso, se você precisa ser ágil, utilizar esse recurso não é o ideal.

O HDR em 5 modelos de celular

Esse recurso está disponível em modelos de celulares recentes, como:

5. Moto G6

Segundo resenhas, o modo HDR desse modelo faz um bom trabalho em aumentar o alcance do quadro, sem deixar áreas muito escuras ou "estouradas".

4. Zenfone 5

As fotos do Zenfone 5 com o HDR ativado superam as do modelo 5z.

3. Galaxy S9

Com tecnologia OLED, o Galaxy S9 vem com quatro gamas de cor (Tela Adaptável, Modo Cinema, Modo Foto e Modo Básico), ajustáveis para diferentes ambientes de luminosidade, e ainda certificação HDR Premium.

2. iPhone XS

Esse modelo é um dos poucos que traz tecnologia HDR Inteligente, um recurso que utiliza a capacidade de aprendizado da máquina para tirar fotos excepcionais.

1. Pixel 3 XL

Assim como o modelo anterior, o Pixel 3 XL reúne os aspectos de aprendizado da máquina e HDR Plus para alta eficiência quando o assunto é tirar fotos de qualidade.

 

Se você quer tirar fotos de qualidade deve levar em consideração vários aspectos, sendo a luminosidade um dos mais importantes. Para cuidar disso, use o modo HDR. Mas existem outras dicas para produzir fotos incríveis? Sim!

Tudo ganha mais vida quando a iluminação é favorável. Os profissionais da fotografia, por exemplo, preferem dois momentos específicos para registrar momentos: a "hora dourada" (após o nascer do sol) e o crepúsculo.

Uma boa luz é aquela que favorece o que você quer fotografar. Enquanto muitos preferem os minutos seguintes do nascer ou pôr do sol, é possível tirar fotos excelentes em qualquer período do dia. Para utilizar o modo HDR da melhor maneira possível, lembre-se de que ele funciona melhor na hora de capturar paisagens, focos contra luz e ambientes de excesso (muito escuros ou claros demais).

 

O que achou deste artigo sobre a função HDR? Gosta de investir o seu tempo em fotografia? Então dê uma olhada em outro artigo do Zoom, o os melhores smartphones baratos, e confira as melhores opções!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone