O que é melhor: iPhone ou Android?

O Zoom vai te mostrar as principais vantagens e desvantagens de cada e te ajudar a responder, para seu uso e necessidade, o que é melhor: iPhone ou Android?

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O que é melhor: iPhone ou Android? Essa discussão já dura anos e sempre rende diversos comentários divergentes. O iPhone usa o seu próprio sistema operacional (chamado de iOS pela Apple), enquanto o Android equipa aparelhos de várias marcas como a Samsung, Motorola, Xiaomi, entre outras gigantes do mercado.

Ou seja, para responder à pergunta "o que é melhor: iPhone ou Android?", o Zoom preparou um artigo completo para te mostrar os pontos positivos e negativos de cada um desses sistemas e assim te ajudar a escolher a melhor opção.

Vale lembrar que essa escolha depende do tipo de uso, necessidade do usuário e adaptação. Também vamos indicar por aqui algumas opções de iPhones e celulares com Android para te ajudar.

O que é melhor: iPhone ou Android?

Android ou iOS? Conheça as vantagens do sistema da Apple

O que é melhor: iPhone ou Android? iOS é sistema fluido e rápido (Foto: Kicking Studio / Shutterstock.com)
O que é melhor: iPhone ou Android? iOS é sistema fluido e rápido (Foto: Kicking Studio / Shutterstock.com)

O que é melhor: iPhone ou Android? A escolha dos amantes da maçã pode estar no iOS. O sistema operacional da Apple é um dos principais motivos para os consumidores investirem nos iPhones, aparelhos que costumam ser mais caros.

Ele é um sistema rápido, fluido e que oferece uma excelente experiência de uso para todos os usuários. Além disso, a integração de dispositivos da empresa é um ponto decisivo para muitas pessoas permanecerem com os produtos da Apple por muitos anos.

Se você tem um iPhone, um iPad, um Apple Watch e outros produtos da marca, conseguirá usar todos eles interligados de forma fácil e prática. O ponto negativo é que o sistema da maçã é mais fechado quando comparado ao Android, então aqueles usuários que gostam de explorar todas as configurações e customizações possíveis, acabam ficando “limitados”.

O que é melhor: iPhone ou Android? Para um usuário da maçã, o iOS pode ser a resposta (Foto: NYC Russ / Shutterstock.com)
O que é melhor: iPhone ou Android? Para um usuário da maçã, o iOS pode ser a resposta (Foto: NYC Russ / Shutterstock.com)

Como a Apple também faz os processadores do iPhone, o iOS é feito sob medida para os celulares, então é fácil da empresa manter otimizações e atualizações para os modelos antigos, prolongando a vida útil deles.

Outro ponto que leva muitos consumidores a investirem nos iPhones é a baixa desvalorização do celular no mercado. Enquanto aparelhos Android perdem boa parte do seu valor na revenda, os iPhones se mantém em um preço alto por muito tempo, então é fácil de vender um modelo usado sem abaixar tanto o preço original.

Isso acaba sendo um ponto positivo na hora de comprar um iPhone, pois o preço dos modelos novos é bem alto, e como os usados sofrem uma desvalorização pequena, também é caro investir neles. O alto preço dos iPhones acaba sendo o maior obstáculo do aparelho, principalmente aqui no Brasil.

Claro que o iPhone também tem uma ficha técnica invejável, com hardware ao nível dos melhores celulares do mundo, sobretudo nas linhas mais novas, mas neste ponto também encontramos muitos celulares Android super potentes, então os pontos citados acima acabam sendo um diferencial para os consumidores optarem pelo aparelho da Apple.

Android ou iOS? Conheça as vantagens do sistema Android

O que é melhor: iPhone ou Android? O segundo é mais diversificado de acordo com o fabricante (Foto: Chikena / Shutterstock.com)
O que é melhor: iPhone ou Android? O segundo é mais diversificado de acordo com o fabricante (Foto: Chikena / Shutterstock.com)

O que é melhor: iPhone ou Android? Se fizer essa pergunta para um usuário de Android, ele provavelmente dirá que, ao contrário do iOS, o sistema operacional permite mais customizações e acessos a configurações “profundas”, o que é ótimo principalmente para desenvolvedores, que podem criar interfaces personalizadas em cima do sistema operacional. As fabricantes também oferecem suas próprias interfaces customizadas em cima do Android, deixando o sistema mais diversificado.

O mercado de celulares Android também tem mais pluralidade, então os usuários possuem mais modelos e marcas para escolher, desde smartphones básicos até os mais avançados. Isso torna o sistema mais acessível ao consumidor, que não precisa gastar uma fortuna para ter um celular de uso no dia a dia.

Ou seja, se a pessoa migrar de um fabricante para o outro na hora de comprar seu smartphone, a adaptação ao novo modelo será simples, já que o sistema operacional, apesar de algumas customizações das empresas, é o mesmo.

Os celulares mais avançados dificilmente apresentarão problemas de desempenho, mas diferente do iOS, que faz um sistema sob medida para o harwdare dos iPhones, o Android precisa ter um código mais “geral” que rode em muitos aparelhos, então eventualmente os usuários descobrirão problemas e bugs.

O que é melhor: iPhone ou Android? O segundo está presente em um leque de fabricantes (Foto: Lukmanazis / Shutterstock.com)
O que é melhor: iPhone ou Android? O segundo está presente em um leque de fabricantes (Foto: Lukmanazis / Shutterstock.com)

Por equipar a maior parte dos smartphones do mundo, as atualizações também são mais lentas quando comparadas ao iPhone. Novas versões do sistema e correções de bugs não chegarão ao mesmo tempo para todos os celulares, então algumas marcas podem demorar mais a receber as atualizações. Nessa lista, citamos os aparelhos que já estão garantidos para ter o Android 11.

Os celulares com Android também tendem a desvalorizar mais rápido justamente pela alta concorrência no mercado. Como o usuário tem dezenas de marcas que usam o sistema para escolher, os smartphones rapidamente perdem valor no mercado, diferente do iOS que é exclusivo do iPhone.

O que é melhor: iPhone ou Android? Principais modelos da Apple

Se você respondeu iPhone para a pergunta "o que é melhor: iPhone ou Android?", esses celulares são para você

Linha de iPhone 12 (do Mini ao Pro Max)

Os modelos mais recentes da Apple são os iPhones 12, lançados no segundo semestre de 2020. Eles chegam com tela de melhor qualidade, câmera com tecnologias aprimoradas e um novo processador, o Apple A14 Bionic, o primeiro do mundo a ter fabricação em 5 nanômetros.

Abaixo, algumas ofertas deles no Zoom. Para te ajudar, temos também um artigo sobre qual melhor iPhone, trazendo também smartphones mais antigos como opção. Temos essa lista que destrincha a linha 12 da Apple. Leia aqui!

Veja abaixo mais detalhes sobre cada iPhone 12 na análise de ficha técnica:

Linha de iPhone 11 (do convencional ao Pro Max)

Se você respondeu iPhone para a pergunta "o que é melhor: iPhone ou Android?", mas não quer gastar tanto na linha mais atual, a 11 segue sendo ótima opção. Mesmo não sendo os mais recentes, os iPhones 11 são excelentes modelos da Apple e estão entre os melhores celulares do mundo. Veja ofertas no Zoom:

O iPhone 11 foi um sucesso de vendas em 2020 justamente pelo seu excelente custo-benefício, mas a empresa também tem opções “Pro” e "Pro Max" para os mais exigentes. Veja abaixo todos os modelos da linha de iPhones 11 e clique em seus nomes para ser direcionado para uma análise completa de cada um:

  • iPhone 11: o melhor iPhone custo-benefício do momento;
  • iPhone 11 Pro: a opção com mais câmeras da linha 11;
  • iPhone 11 Pro Max: mais bateria e tela maior;

Se você está em dúvida entre os modelos de iPhone 11 e iPhone 12, veja o nosso comparativo entre às duas gerações. A propósito, o iPhone 11 figura repetidamente na lista de mais vendidos do Zoom.

O que é melhor: iPhone ou Android? Principais modelos com Android

Veja as opções para você que optou pelo Android

Se você respondeu Android para a pergunta "o que é melhor: iPhone ou Android?", saiba que a gama de opções é enorme com esse sistema operacional. Há smartphones de entrada, mais básicos, para o dia a dia, os intermediários, que prezam pelo custo-benefício, e modelos top de linha, mais premium, que batem de frente com os iPhones. A propósito, quer saber mais sobre isso? Entenda aqui!

Modelos de entrada com Android

O Motorola E6s é uma das melhores opções de celulares de entrada com 64 Gb de armazenamento interno. Esse modelo ainda conta com tela de 6,1 polegadas, câmera dupla e bateria de 3.000 mAh. É uma boa opção para quem tem uso básico e deseja gastar pouco em um smartphone.

Leia também:

O Galaxy A11 é uma excelente opção de celular de entrada da Samsung. Ele possui um processador com bom desempenho para uso no dia a dia, tem 3 GB de memória RAM e armazenamento interno de 64 GB, espaço que dá para guardar muitos arquivos. Esse aparelho ainda tem câmera tripla e bateria que dura um dia completo de uso. Veja a análise completa deste modelo aqui.

O Moto G9 Play foi lançado em 2020 e chega com melhorias significativas perante os modelos anteriores. Ele possui câmera de 48 MP com tecnologia quad-pixel, que deixa as fotos noturnas com mais qualidade. Outro ponto positivo é a sua bateria, de 5.000 mAh, e com duração para mais de um dia de uso. Veja a análise completa deste celular aqui no Zoom.

Modelos intermediários com Android

O Galaxy M21s é um intermediário que está fazendo sucesso em 2021, pois tem um conjunto completo e preço bem acessível. Ele conta com tela AMOLED, conjunto triplo de câmeras e bateria com incríveis 6.000 mAh, cuja autonomia dura o dia inteiro. Veja mais detalhes sobre esse aparelho aqui.

Confira outras listas relacionadas:

O Redmi Note 9S é mais uma opção de intermediário no mercado. O aparelho da Xiaomi tem um processador otimizado para jogos, tela com resolução Full HD, câmera de 48 MP e bateria com 5.020 mAh, com autonomia para mais de um dia de uso. Veja mais detalhes sobre o celular chinês aqui.

Sucesso em 2020, o Galaxy A51 continuará sendo uma boa opção de intermediário para 2021. Ele possui tela AMOLED com resolução Full HD, conjunto quádruplo de câmeras e um processador que consegue rodar boa parte dos apps da Play Store com excelente desempenho. Veja a nossa análise completa deste celular.

Se você quer se preparar para às redes 5G no Brasil, o Moto G 5G Plus é um dos modelos mais “acessíveis”. Ele possui uma tela grande, de 6,7 polegadas com resolução Full HD. Ao todo são quatro câmeras traseiras, com destaque para a principal que tem 48 MP. A bateria também impressiona e tem autonomia para até dois dias de acordo com a fabricante. Veja o nosso review completo do Moto G 5G Plus.

Modelos avançados com Android

A linha Galaxy S21 tem alguns dos melhores celulares do mundo entre os modelos Android. Todos trazem processadores de última geração, excelente conjunto de câmeras e telas com alta-qualidade de imagem. Todos eles possuem suporte às conexões 5G.

Veja abaixo todos os modelos da linha Galaxy S21 e clique em seus nomes para ser direcionado para uma análise de cada um:

A linha Galaxy S20 ainda é muito potente e teve quedas de preço com o lançamento da linha S21, por isso essa é a melhor hora para você ter um celular premium pagando um pouco menos. Os modelos Galaxy S20 possuem tela com resolução 2K, câmeras de até 108 MP (S20 Ultra) e processadores super potentes.

Veja abaixo todos os modelos da linha Galaxy S20 e clique em seus nomes para ser direcionado para uma análise de cada um:

Agora que você tem as informações para decidir "o que é melhor: iPhone ou Android?" e os aparelhos que possuem iOS ou Android para comprar em 2021, crie um alerta de preço e receba notificações quando o modelo que escolheu chegar na faixa que pode pagar. Veja como abaixo!

Se você ainda está na dúvida, leia o artigo sobre as melhores marcas de celular para pesquisar mais!