Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

O que é memória RAM do celular?

Descubra o que significa essa importante informação na ficha técnica do seu smartphone.

o que é memória ram
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A memória RAM faz a ponte entre o processador e os componentes armazenados. É ela que transporta os dados requisitados pelo processador do cartão de memória ou do chip de memória flash (embutido no aparelho).

Em tese, quanto mais memória RAM o aparelho tiver, maior será a fluidez de informações no smartphone e menor o tempo de reprodução dos arquivos e aplicações, respeitando também a velocidade máxima do processador. Quer saber como escolher o aparelho ideal por essa característica? Dê um Zoom e confira!

 

Leia também: Os Melhores Celulares Custo/Benefício do Momento

O que é memória RAM do celular?

A sigla RAM, em inglês, significa Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório. Esse nome se relaciona aos dados contidos nesse componente, acessados de forma aleatória, independentemente de sua localização.

A principal função da memória RAM no celular é encaminhar ao processador as informações que serão rodadas — arquivos de aplicações, vídeos, músicas, páginas navegadas, fotos, entre outros.

Após processados, o resultado retorna novamente para a memória RAM, que os encaminha para seu destino: a tela, para ser visualizado, ou as saídas de áudio do smartphone.

Memória RAM do smartphone

Quais as diferenças entre memória RAM e memória interna?

Muitos também confundem memória RAM com a memória interna do aparelho, mas suas funções são totalmente distintas. Enquanto a memória interna armazena definitivamente todos os arquivos (aplicativos, fotos, músicas e documentos), a memória RAM encaminha os dados ao processador.

Apesar disso, os componentes exercem suas funções em conjunto, uma vez que toda informação armazenada já foi ou será processada.

Outra diferença entre as memórias é o seu tamanho: a memória interna deve ser bem maior do que a memória RAM.

Além disso, diferentemente da memória interna, quando o celular é desligado, os arquivos e dados são apagados da memória RAM, pois a sua função não é armazenar e sim transportar as informações.

Como escolher a quantidade de memória RAM pela usabilidade?

O padrão da indústria atual são as memórias LPDDR3 — Low Power Synchronous Dynamic Random Access Memory —, que consomem menos energia que as memória RAM usadas em computadores e são síncronas, utilizam um sinal de clock para sincronizar suas transferências.

Apesar disso, devido ao aumento do uso do smartphone para atividades de alto desempenho, como transmissão e gravação de vídeos em 4K e jogos de realidade aumentada e realidade virtual, as memórias LPDDR4 se tornarão mais comuns nos celulares, transferindo até 16 dados por pulso de clock.

O que isso significa na prática: celulares com 2 GB de RAM podem ser escolhidos por aqueles que usam o aparelho para realizar ações mais básicas, como conversar em aplicativos de mensagem e fazer ligações, mas não querem perder agilidade quando abrirem muitas aplicações. Confira alguns aparelhos:

 

Já os celulares com 3 GB de RAM podem executar tarefas intermediárias, transmitir vídeos sem engasgos e apresentar agilidade ao rodar aplicações:

 

Enquanto os celulares com 4 GB de RAM ou mais costumam entregar desempenho mais fluido, muita agilidade e desempenho superior de transmissão de imagens:

Leia também:


Mais sobre o /deumzoom:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone