Zoom indica em Celular e Smartphone

Qual o melhor sistema operacional para aplicativos?

Apple, Android, BlackBerry ou Windows Phone: qual o melhor?

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os aplicativos transformaram o mundo dos celulares em algo à parte. Com uma ampla gama de escolhas e possibilidades que transformaram os gadgets em algo além de um aparelho para fazer ligações, os principais sistemas operacionais (iOS – Apple, Android – Google e o Windows Phone – Microsoft) fornecem boas opções de ferramentas para ampliar significativamente as possibilidades de uso. Sem contar os produtos desenvolvidos para Blackberry que, mesmo com uma menor penetração no mercado, também marcam presença no cotidiano de alguns usuários.

O primeiro exemplo é a App Store, da Apple, presente nos iPhones, que por ser a primeira do segmento, ainda é uma das mais completas. Com aplicativos que vão desde jogos básicos para passatempo até ferramentas que auxiliam no momento de tirar fotografias e melhoram o rendimento físico, a "loja do iPhone" oferece uma excelente gama de serviços para os aficionados pelas invenções da marca da maçã e pela praticidade do iOS. Algo que chama a atenção é a facilidade para que os aplicativos sejam adquiridos e também utilizados nos diversos dispositivos Apple. Obviamente, essa convergência é algo que amplia ainda mais as possibilidades dos usuários dos equipamentos criados pela marca.

O Google Play apresenta uma proposta parecida com loja Apple. Após a mudança de nome a gigante das pesquisas concentrou todos os seus produtos em um único local transformando, de maneira significativa, a experiência de compra do usuário. Outro detalhe que colabora bastante para o rápido crescimento dessa proposta é o grande número de celulares Android, o sistema operacional Google, com destaque para a linha Samsung Galaxy. É interessante notar ainda que a loja oferece grande variedade de jogos e aplicativos que facilitam a vida dos usuários em um grande número de segmentos, seja para o trabalho ou para a diversão.

A RIM, fabricante da Blackberry, tem tentado ampliar seu campo de ação por meio de criações mais completas e que fujam um pouco do visual corporativo do seu sistema operacional, estilo que garantiu a fatia do mercado que a empresa desfruta ainda hoje. Um detalhe sobre os apps disponíveis na Blackberry app world é justamente o fator de serem concebidos somente para os equipamentos da marca. Em todo caso, os usuários dos produtos que fazem parte dessa linha têm à disposição um bom número de possibilidades para ampliar a usabilidade do seu aparelho e, como sempre, com excelentes opções de aplicativos empresariais que auxiliam no gerenciamento de e-mails entre outras tarefas.

Já o Windows Phone Marketplace é o mais novo do mercado. Mesmo com o sistema operacional chegando às lojas um bom tempo depois de seus concorrentes os celulares com Windows Phone apresenta excelente taxa de aceitação e isso pode ser visto por meio do investimento em novos aplicativos que surgem diariamente. Destaque para os aplicativos já instalados de programas famosos, como Word, Excel e Outlook.

Por isso, de qualquer forma, as quatro propostas apresentam boas vantagens para os usuários, mas o que pode pesar no momento da escolha são as possibilidades interativas e conectivas que cada sistema operacional garante aos seus compradores e, obviamente, a praticidade de uso. Mas como sempre, esses são detalhes que dependem do conhecimento de cada comprador e de qual função ele pretende dar ao seu aparelho.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone