Recursos do iPhone que você não sabia que existiam

Veja 6 recursos que vêm de fábrica com seu iPhone, mas talvez você ainda não conheça

Gabriel FrickeEditor

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Os iPhones já chegam de fábrica com vários recursos nativos - ou seja, que já vêm instalados no aparelho e não necessitam que você baixe apps específicos. Alguns deles são muito conhecidos, como a assistente virtual Siri (veja como usar) e o gerenciamento de tempo gasto no celular. Mas, outros, acabam ficando esquecidos pela maioria dos usuários.

E é para te ajudar a aproveitar ao máximo sua experiência com o seu iPhone que o Zoom preparou uma listinha com recursos que existem no celular da Apple, mas talvez você ainda não conheça. A maioria deles foi introduzida com o iOS 14, lançado em 2020, enquanto outras são mais antigas. Lembrando que, atualmente, os iPhones contam com a versão 14.4 do iOS.

Leia também: Quer um iPhone "barato"? Veja aqui!

Aproveitando, se você quiser saber qual iPhone comprar, temos uma lista para você! Clique aqui e confira! A propósito, há também artigos sobre os melhores celulares de 2021 e até mesmo sobre aparelhos do ano passado que valem a pena caso você queira olhar celulares de outras marcas. E se você tem um iPhone, confira os melhores jogos para iOS aqui. Dê um Zoom!

Widgets do Iphone

Exemplos de Widgets no iPhone (Foto: Divulgação/Apple)
Exemplos de Widgets no iPhone (Foto: Divulgação/Apple)

Widgets são uma função que, há tempos, existe nos celulares Android (apesar de a Apple já ter usado essa noção no Mac OS X antes de o Iphone ser lançado). Mas o Iphone passou a ter essa funcionalidade a partir do iOS 14 (que está na versão 14.4 no momento). Eles só estavam disponíveis em versões anteriores do iOS na página "Visualização para Hoje", mas se tornaram similares aos dos Androids, podendo até ficar dispostos na página inicial do celular Apple.

Mas o que são Widgets? Trata-se de uma pequena parte de um app. Ele tem uma interface gráfica com informações que podem ser visualizadas rapidamente pelo usuário, como, por exemplo, com o app "Fotos". Se ele for integrado à tela dos Widgets, as suas fotos aparecem nela (exemplo abaixo). É possível também, por exemplo, colocar a previsão do tempo como um Widget, e outros apps como Relógio, Calendário, Mapas, Fitness, Fotos, Lembretes, Bolsa, Apple Music, Apple TV, Dicas, Notas, Atalhos, Bateria, Tempo de Uso, Arquivos, Podcasts e Sugestões da Siri.

Fotos como Widgets (Foto: Apple / Divulgação)
Fotos como Widgets (Foto: Apple / Divulgação)

Mas, como fazer para adicionar Widgets à visualização? Basta manter um Widget pressionado ou uma área vazia na visualização "Hoje". Para chegar nela, desbloqueie o celular e passe para o lado, chegando na página anterior à primeira tela com aplicativos. Toque no botão Adicionar ("+"). Ele fica no canto superior esquerdo. A partir daí, é só rolar para baixo e selecionar o widget, escolhendo entre três tamanhos. Para finalizar esse processo, basta apertar "Adicionar Widget" e dar o OK.

Para configurar ou editar Widgets já existentes você precisa ficar com ele pressionado, abrindo o menu de ações rápidas. Escolha "Editar Widget". Em seguida, é só fazer as alterações que deseja e aperta fora do Widget. Dá para movê-los e colocar os preferidos em locais mais fáceis de achar. Apenas clique nele e, quando começar a tremer, movê-lo pela tela até onde você deseja posicionar. Se optar por remover um Widget, é só mantê-lo pressionado e tocar em "Remover Widget". Clicando mais uma vez em "Remover" confirma a remoção, e ele desaparece.

Por fim, dá para criar os próprios conjuntos de Widgets. Para isso, mantenha um app pressionado ou uma área vazia da tela de "Início" ou na visualização "Hoje". Quando perceber que começaram a tremer, é só arrastar um Widget para cima de outro (a capacidade total de empilhamento é de 10).

Monte seu conjunto de Widgets (Foto: Divulgação / Apple)
Monte seu conjunto de Widgets (Foto: Divulgação / Apple)

A partir daí, dê o OK. Se quiser editar seu conjunto, basta mantê-lo pressionado, tocar em "Editar conjunto" e, nesse local, arraste o ícone de grade para reordenar esses Widgets no grupo. Há também a função "Rotação Inteligente", onde o iOS mostra os Widgets relevantes durante seu dia. Se quiser apagar um deles do conjunto, deslize o dedo para a direita e toque em "X".

Biblioteca de Apps

A própria Apple definiu, no ano passado, na época do lançamento do iOS 14, que a Biblioteca de Apps era como "um novo espaço ao final das páginas da Tela de Início que organiza todos os apps automaticamente numa visualização simples e de fácil navegação". Resumindo: é um repositório para todos os seus apps que ajuda na organização e para você visualizar melhor.

Deslize as telas para a esquerda e você encontrará a Biblioteca (Foto: Apple / Divulgação)
Deslize as telas para a esquerda e você encontrará a Biblioteca (Foto: Apple / Divulgação)

Para encontrá-la, basta deslizar o dedo para a esquerda na tela de início. O próprio iPhone categoriza os aplicativos. Por exemplo: aplicativos como Apple TV e Música ficarão juntos no quadrante Entretenimento. Ele entende também quais são as ferramentas mais usadas por você e as reordena automaticamente. Quando é instalado um novo app, ele também é adicionado.

Saiba que é possível mudar o local em que os novos apps são baixados. Para isso, acesse "Ajustes" e, depois, "Tela de Início". Selecione a opção entre "Adicionar à Tela de Início" ou "Apenas à Biblioteca de Apps". Para alterar as notificações exibidas na Biblioteca de Apps, é só selecionar "Mostrar na Biblioteca de Apps".

Para procurar um aplicativo na Biblioteca de Apps, basta acessá-la, tocar na ferramenta de busca, colocar o nome do app que você estpa buscando e tocar em seu ícone para abrir. Se quiser apagar um app da Biblioteca de Apps, faça o mesmo procedimento, mas pressione o ícone dele e toque em "Apagar App". Pressione novamente então o "Apagar" para confirmar.

Biblioteca de Apps tem funcionalidades interessantes (Foto: Divulgação / Apple)
Biblioteca de Apps tem funcionalidades interessantes (Foto: Divulgação / Apple)

Ah, se você quiser, também dá para encontrar e ocultar páginas na Tela de Início. Dessa forma, você simplifica o visual dela e adiciona de volta quando desejar. É só manter pressionada uma área vazia na Tela de Início, tocar nos pontos próximos à parte inferior dela. E, depois, no círculo sob a página que deseja ocultar. Por fim, dar o OK.

Para exibir uma página, é só repetir o procedimento citado. Em seguida, usar a Biblioteca de Apps para encontrar rapidamente os aplicativos ocultos em páginas diversas. Caso queira mover os apps individuais da Tela de Início para a Biblioteca de Apps, mantenha o app pressionado, toque em "Remover App", depois em "Mover para a Biblioteca de Apps".

Escanear com Notas do Iphone

Essencial na organização, o aplicativo nativo Notas do iPhone, desde o lançamento do iOS 11, apresentou novidades como escanear documentos. A partir do iOS 14, contudo, essa função evoluiu, ganhando mais nitidez com a melhora do scanner pela Apple e o recorte automático mais preciso.

Ou seja, o usuário do iPhone não precisa de aplicativos para escanear documentos. Ele pode fazer isso de maneira nativa no próprio aparelho. Basta abrir uma nova anotação no aplicativo Notas, tocar no ícone de câmera e depois em "escanear documentos". A partir daí, é apontar a câmera para o documento e fazer a "foto".

Se o dispositivo estiver no modo Automático, o documento será escaneado automaticamente. Se precisar escanear manualmente, é só tocar no botão do obturador ou em um dos botões de volume. Arraste os cantos para ajustar o escaneamento ao tamanho da página conforme quiser e, na sequência, é só tocar em "Manter Escaneamento". Nesse momento, abrem as opções Salvar ou adicionar outros escaneamentos ao documento.

Escaneie documentos com Notas do Iphone (Foto: Divulgação / Apple)
Escaneie documentos com Notas do Iphone (Foto: Divulgação / Apple)

Picture in Picture

Uma função legal que nem todo usuário de iPhone conhece é o Picture in Picture, ou PiP. Desde o lançamento do iOS 14, é possível continuar vendo um vídeo ou fazendo uma ligação de FaceTime mesmo enquanto você utiliza outro aplicativo. Imagine que você esteja em uma chamada de vídeo com um familiar e precise ver o calendário para consultar sua agenda? É possível com o PiP.

Modo PiP possibilita que o FaceTime continue em ligação usando outros apps (Foto: Arte / Zoom)
Modo PiP possibilita que o FaceTime continue em ligação usando outros apps (Foto: Arte / Zoom)

Para isso, é só acessar "Ajustes", ir em "Geral" e, em seguida, acessar a opção PiP, marcando o campo "Iniciar PiP Automaticamente". Ele vem com o aviso: "Ao passar o dedo para cima para ir à tela de Início ou usar outros apps, os vídeos e ligações do FaceTime continuarão automaticamente em PiP".

Para redimensionar a janela PiP, basta juntar ou separar os dedos, aumentando ou diminuindo o vídeo nela. Também dá para mover a janela Picture in Picture para os cantos: simplesmente arraste para reposicioná-la em qualquer canto de sua tela.

Enviar mensagens de áudio usando a Siri

A famosa Siri, assistente virtual da Apple, apresenta várias possibilidades para o usuário do iPhone. Uma que talvez poucas pessoas saibam é que é possível enviar mensagens de áudio para os contatos do iMessage.

Basta dar o comando "E ai, Siri" ou pressionar o botão de ativação (lateral). Em seguida, falar a frase: "Envie uma mensagem de áudio para Fulano (ou seja, o nome do contato salvo na agenda do telefone). Quando a Siri te disser, "Ok, gravando", basta falar o que você deseja. Quando optar por finalizar o áudio, é só parar de falar por alguns instantes, e a gravação para automaticamente.

Siri grava mensagens de áudio para seus contatos (Foto: Wachiwit / Shutterstock.com)
Siri grava mensagens de áudio para seus contatos (Foto: Wachiwit / Shutterstock.com)

Veja ofertas de iPhones abaixo:

Quer comprar um iPhone, mas acha que está muito caro? Se você pretende ter um celular da Apple, crie um Alerta de Preço e receba notificações quando ele chegar no valor que busca. Veja como no nosso canal do Youtube!