Redmi Note 8 vs Redmi Note 8 Pro: comparação entre os celulares Xiaomi

Confira todas as diferenças entre os dois intermediários da Xiaomi

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Em uma busca de celulares com bom custo-benefício, os consumidores continuamente se deparam com indicações do Redmi Note 8 e Redmi Note 8 Pro. Apesar de a Xiaomi já ter lançado a linha Redmi Note 9, os dois celulares continuam sendo excelentes opções para quem busca aparelhos cheios de funções e com preços “camaradas”.

Os celulares possuem diferenças importantes que podem impactar na escolha do consumidor, por isso, o Zoom montou um comparativo completo para te mostrar o que muda do Redmi Note 8 para o Redmi Note 8 Pro. Veja abaixo suas fichas técnicas e comparações no design, desempenho, telas, câmeras e bateria.

Leia também: Galaxy A51 vs Redmi Note 8: Samsung e Xiaomi disputam em comparativo

Redmi Note 8Redmi Note 8 Pro
Lançamento
Agosto de 2019Agosto de 2019
Linha
Redmi NoteRedmi Note
Tamanho da tela
6,3 polegadas6,53 polegadas
Resolução da tela
Full HD+ (2340 x 1080 pixels)Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
Processador
Snpadragon 665 (octa-core de até 2 GHz)Helio G90T (octa-core de até 2,05 GHz)
Memória RAM
  • 3 GB
  • 4 GB
  • 6 GB
Armazenamento
  • 32 GB
  • 64 GB
  • 128 GB
  • 64 GB
  • 128 GB
Memória expansível
SimSim
Câmera traseira
  • 48 MP (f/1.8) wide
  • 8 MP (f/2.2) ultra-wide
  • 2 MP (f/2.4) macro
  • 2 MP (f/2.4) profundidade
  • 64 MP (f/1.8) wide
  • 8 MP (f/2.2) ultra-wide
  • 2 MP (f/2.4) macro
  • 2 MP (f/2.4) profundidade
Câmera frontal
13 MP (f/2.0)20 MP (f/2.0)
Filma em
4K @ 30 fps4K @ 30 fps
Resistência à água e poeira
NãoNão
Sistema operacional de fábrica
Android 9.0 PieAndroid 9.0 Pie
Leitor de digitais
SimSim
Reconhecimento facial
SimSim
Dual chip
SimSim
Bateria
4.000 mAh4.500 mAh
Carregamento sem fios
NãoNão
Cores
  • Azul
  • Branco
  • Preto
  • Azul
  • Branco
  • Preto
  • Verde
Dimensões e peso
  • Altura: 158,3 mm
  • Largura: 75,3 mm
  • Espessura: 8,4 mm
  • Peso: 190 g
  • Altura: 161,35 mm
  • Largura: 76,4mm
  • Espessura: 8,79 mm
  • 199,8 gramas

Design

Design do Redmi Note 8 (Foto: Divulgação/Xiaomi)
Design do Redmi Note 8 (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Geralmente, celulares da mesma família costumam manter designs parecidos, o que não é o caso aqui. O Redmi Note 8 usa uma mistura de degradê com ondas que passam por toda a parte traseira do aparelho, com exceção da versão que é vendida totalmente na cor preta. Ele também aposta em câmeras alocadas na vertical, contudo, localizadas mais à lateral.

O Redmi Note 8 Pro também tem as câmeras na vertical, mas que focam colocadas no centro do aparelho. Ele até possui algumas variantes que possuem as mesmas “ondas” citadas no Redmi Note 8, mas grande parte dos modelos encontrados no mercado apostam em cores lisas ou degradês verticais.

Design do Redmi Note 8 Pro (Foto: Divulgação/Xiaomi)
Design do Redmi Note 8 Pro (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Os dois celulares possuem acabamento em vidro e leitor biométrico na parte traseira, mas o sensor do Redmi Note 8 Pro fica logo embaixo das câmeras. Isso acaba sendo um problema para o usuário, que pode colocar o dedo na lente fotográfica tentando achar o leitor para desbloquear o celular.

Na parte frontal, os celulares são parecidos e fazem um ótimo aproveitamento do espaço, cujas telas possuem bordas bem finas e entalhes pequenos para alocar as câmeras frontais. Nenhum deles oferece algum tipo de proteção contra água.

Tela

Tela do Redmi Note 8 (Foto: Divulgação/Xiaomi)
Tela do Redmi Note 8 (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Redmi Note 8 possui tela de 6,3 polegadas, com tecnologia IPS LCD, proporção 19.5:9 e resolução Full HD+. Já o Redmi Note 8 Pro tem painel de 6,53 polegadas, com a mesma proporção e resolução do seu “irmão”, mas com suporte ao recurso de HDR, que melhora as cores e brilho do que é exibido.

Na prática, ambos devem oferecer uma ótima experiência ao usuário na hora de assistir vídeos e filmes, mas o Redmi Note 8 Pro se destaca levemente quanto a qualidade da imagem. Os dois celulares possuem telas protegidas pelo Gorilla Glass 5, para evitar arranhões.

Desempenho

Os dois celulares são ótimos para jogos (Foto: Divulgação/Xiaomi)
Os dois celulares são ótimos para jogos (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Apesar de terem processadores diferentes, os dois celulares possuem desempenhos parecidos. O Redmi Note 8 usa o Snapdragon 665, modelo octa-core de 2 GHz. Já o Redmi Note 8 Pro usa o Helio G90T, que também é octa-core a alcança 2,05 GHz.

Aplicativos do dia a dia como WhatsApp, redes sociais, Youtube, entre outros, rodam tranquilamente nos aparelhos. Os usuários não devem ter problemas com jogos populares como Free fire e PUBG, já que os celulares possuem até modos otimizados para as jogatinas, com direito a sistema de resfriamento Liquid Cool no modelo Pro.

O Redmi Note 8 tem resfriamento Liquid Cool (Foto: Divulgação/Xiaomi)
O Redmi Note 8 tem resfriamento Liquid Cool (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Redmi Note 8 pode ser encontrado em versões com 4 GB de memória RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno. Já o Redmi Note 8 Pro possui 6 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno, configurações que dão uma folga maior para o usuário, seja na hora de abrir vários aplicativos ou armazenar arquivos pessoais no celular. Ambos possuem slot para cartão de memória.

Apesar dos dois celulares chegarem com Android 9 de fábrica, o Redmi Note 8 Pro já tem atualização pendente para o Android 10, enquanto o Redmi Note 8, apesar de estar na lista para receber a atualização, ainda não a tem disponível no momento da publicação deste comparativo.

Câmeras

Conjunto de câmeras do Redmi Note 8 Pro (Foto: Divulgação/Xiaomi)
Conjunto de câmeras do Redmi Note 8 Pro (Foto: Divulgação/Xiaomi)

A maior diferença entre os dois é no sensor principal de suas câmeras. Enquanto o Redmi Note 8 possui um de 48 MP, o Redmi Note 8 Pro chega equipado com um de 64 MP. Ambos conseguem excelentes fotos graças à tecnologia quad pixel, que transforma quatro pixels em um e deixa os celulares quatro vezes mais sensíveis à luz. Fotos noturnas são as principais beneficiadas do recurso, pois ficam com mais detalhes.

Foto tirada pela câmera principal do Redmi Note 8 Pro. (Foto: Divulgação/Xiaomi)
Foto tirada pela câmera principal do Redmi Note 8 Pro. (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O restante do conjunto é o mesmo para os dois aparelhos. A câmera secundária é de 8 MP e tem lente ultra-wide, para fotos com enquadramento maior. As outras duas têm 2 MP cada, sendo uma com lente macro e outra que é usada como sensor de profundidade, para realizar o efeito de desfoque no modo retrato. Os celulares conseguem realizar gravações de vídeo em até 4K a 30 FPS ou Full HD a 120 FPS com estabilização eletrônica.

Na parte frontal, temos diferenças entre os sensores. O Redmi Note 8 possui câmera de selfies com 13 MP e recurso HDR, enquanto o Redmi Note 8 Pro tem uma de 20 MP, que também tem suporte ao HDR. Ambos fazem vídeo em Full HD com as câmeras frontais.

Bateria

O Redmi Note 8 Pro tem bateria maior (Foto: Divulgação/Xiaomi)
O Redmi Note 8 Pro tem bateria maior (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Outra vantagem para quem compra a versão Pro é na capacidade de bateria, pois enquanto o Redmi Note 8 possui 4.000 mAh, o Redmi Note 8 Pro chega equipado com 4.500 mAh. Isso não se reflete em uma diferença gigante na prática, mas já é alguma coisa. Os dois celulares aguentam um dia completo de uso.

Baterias diferentes com o mesmo suporte a carregamento turbo. Os consumidores podem usar carregadores de até 18W nos aparelhos, assim eles ficam menos tempo na tomada.

Qual o melhor custo-benefício?

Esses celulares oferecem ótimo custo-benefício, por isso, mesmo com a Xiaomi já tendo lançado o Redmi Note 9, eles ainda continuam sendo busca constante dos consumidores. O Redmi Note 8 pode ser encontrado a partir de R$ 1.300 em sua versão mais barata, enquanto o Redmi Note 8 Pro é vendido a partir de R$ 1.589.

O Redmi Note 8 Pro é um celular melhor para quem gosta de tirar fotos e busca as melhores câmeras e, de bônus, essas pessoas terão bateria com algumas horas a mais de autonomia. No entanto, o Redmi Note 8 não fica muito atrás, então para consumidores que estão com orçamento no limite, ele é uma excelente opção.

A diferença entre os dois não é grande e o preço acompanha os poucos pontos em que o Redmi Note 8 Pro se sobressai. A escolha aqui depende de qual celular o consumidor pode pagar, ou mesmo se ele acha que vale a pena os “pequenos” upgrades do Redmi Note 8 para o modelo Pro.

Para coletar o preço mínimo dos smartphones desta lista, usamos nossa base de dados com as os valores praticados no dia 18 de novembro de 2020. Os preços estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Use o nosso histórico de preços para saber a variação que os celulares sofreram em determinado período de tempo.

Veja abaixo os melhores preços para os dois aparelhos aqui no Zoom:

Leia mais: Xiaomi Mi 11 Pro: vazamento revela configurações das câmeras