Ring light para celular: o que é, como usar e qual é o melhor modelo?

Conheça os diferentes tipos de ring light para celular e escolha o melhor modelo para seu perfil de uso

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Ring light para celular é um acessório que ajuda a deixar fotos e vídeos mais iluminados. O produto nada mais é do que um círculo de luzes de LED usado para iluminar o rosto da pessoa que aparece na gravação. O equipamento se tornou febre entre os influenciadores digitais e maquiadores porque elimina as sombras, uniformizar a pele e ajuda a realçar e valorizar o brilho.

Mas se engana quem pensa que ring light para celular é exclusivo para famosos e blogueiros. O acessório também pode ser muito útil no dia a dia de quem precisa participar de videochamadas ou videoconferências, além de dar uma ajuda na hora de tirar selfies. Atualmente, existem diversos modelos de anéis de luz, em várias faixas de preços, o que pode causar confusão na hora de comprar. Para te ajudar a escolher o melhor modelo de ring light de acordo com o seu perfil de uso, preparamos este artigo com todas as dicas.

Se você quer aproveitar para comprar um celular que tenha boa câmera, vale dar uma olhada na lista com os melhores modelos de 2021. Outra dica é conferir nossas seleções com os smartphones de destaque atualmente e com os aparelhos com melhor custo-benefício.

Ring ligh é um acessório que ajuda na iluminação da foto (Foto: Shutterstock)
Ring ligh é um acessório que ajuda na iluminação da foto (Foto: Shutterstock)

Tipo de iluminação

Entenda as diferenças de LED e lâmpadas

A qualidade de iluminação é o fator mais importante de um ring light para celular, por isso existem opções com diferentes tipos de luzes. Os modelos que usam luzes de LED costumam ser mais caros, mas oferecem algumas vantagens, como a iluminação contínua. Além disso, eles são mais potentes, permitem ajustar o nível de intensidade e têm temperatura da luz controlável. Em alguns casos, são até mais econômicos.

Os anéis que têm iluminação feita com lâmpadas são mais baratos, mas não permitem controlar a luz. Além disso, eles são bem menos potentes, e a luz precisa ficar próxima à pessoa para ter melhor resultado. Como a preferência pelos modelos com luz LED é grande, se tornou até difícil achar opções com lâmpadas no mercado.

Leia também: Estúdio de selfie em casa: dicas de celular, ring light e app para edição de fotos

Tipos de Ring Light

Saiba qual é o melhor tipo de anel de luz para você

Existem tipos diferentes de anéis de luz no mercado e os preços variam conforme o design e a quantidade de recursos. Por isso, a escolha vai depender das suas necessidades e orçamento.

O ring light para celular mais básico é um pequeno anel de luz, que pode ser encaixado diretamente no smartphone. Esse modelo costuma ter um custo menor e oferece a vantagem de manusear o aparelho livremente, como você faria em qualquer gravação, pois o anel estará acoplado nele. Alguns modelos funcionam à pilha, enquanto outros possuem bateria interna recarregável.

Exemplo de Ring Light que pode ser conectado diretamente no celular (Foto: Shutterstock)
Exemplo de Ring Light que pode ser conectado diretamente no celular (Foto: Shutterstock)

Os ring light com tripé no kit estão entre os mais procurados, justamente por serem mais manuseáveis e independentes. Afinal existem alguns modelos que chegam até a 1,80 m de altura. Esses tripés já possuem suporte para encaixe do celular e são bem reguláveis, então você pode escolher os melhores ângulos de gravação.

Além desses modelos, é possível encontrar também ring light grande, com mais de 30 cm de diâmetro, e ring light de mesa, que tem uma base diferenciada para ficar apoiado em superfícies planas. Para quem trabalha com produção de vídeos e precisa de um produto com melhor desempenho, a dica é investir em um ring light profissional. Normalmente, eles têm diâmetro de 40 cm, diferentes tipos de ajustes e acompanham o tripé. O preço, como esperado, é bem mais caro.

Também existem alguns tutoriais na internet ensinando a fazer ring light caseiro, que é uma opção mais barata, mas não tem a mesma efetividade dos modelos citados anteriormente. Geralmente, eles são feitos com lâmpadas normais ou fitas de LED, por isso, a iluminação não é tão potente.

Leia também: Melhor celular para selfie: 10 modelos com câmera frontal boa

Melhores modelos de ring light para celular

Encontre o melhor ring light para celular, de acordo com suas necessidades e equipamentos de foto ou vídeo.

1. Kit Luz de Selfie ring light anel LED + tripé flexível para celular

Ring light para celular pode ser acoplado diretamente no aparelho (Foto: Divulgação/Loja Horus)
Ring light para celular pode ser acoplado diretamente no aparelho (Foto: Divulgação/Loja Horus)

Se você está com o orçamento curto e não precisa de equipamentos mais robustos, este kit de ring light para celular já deve resolver os seus problemas. Ele tem um anel de luz que é encaixado diretamente no smartphone. O usuário ainda pode configurar três tipos de intensidade no LED: baixo, médio ou forte. De acordo com a fabricante, o tamanho dos anéis é suficiente para uma boa iluminação em selfies e gravações, com a vantagem de que você ainda pode guardá-los no bolso.

O kit também tem um tripé de mesa para celular, que tem pernas e cabeça totalmente flexíveis. Você pode encaixar o seu aparelho e regular o ângulo que deseja. Além disso, é possível ajustar as pernas articuladas para que o tripé fique pendurado em algumas superfícies. O acessório tem 18 cm de altura e apoios antiderrapantes.

Características:

  • Iluminação: baixa, média e alta
  • Altura do tripé: 18 cm
  • Pernas articuladas com base antiderrapante
  • Tem ajuste de ângulo do encaixe do celular
  • Diâmetro: não informado
  • Alimentação: não informado

Procurando celular com bateria de longa duração? Conheça os modelos com maior autonomia e os intermediários com boa bateria

2. Ring light iluminador grande para make e foto

Ring light de mesa tem bocais para colocar lâmpadas (Foto: MongArte Laser/Casa Ring Light)
Ring light de mesa tem bocais para colocar lâmpadas (Foto: MongArte Laser/Casa Ring Light)

Este é um anel de bancada e pode ser usado para maquiagens ou mesmo por influencers na hora de gravar seus tutoriais. Ele conta com 8 bocais para que você coloque as lâmpadas, assim pode escolher a luz da temperatura e intensidade que quiser, além de poder combinar diferentes cores. No entanto, o lado negativo é que as lâmpadas não acompanham o produto. Então, você precisará investir um pouco mais.

O ring light é feito em MDF, por isso é bem fino e fácil de carregar. Ele pode ser usado até com um tripé, que não acompanha o dispositivo. Esse modelo conta com um fio de 2 metros para ligar na tomada, além de oferecer um pequeno apoio para usá-lo em bancadas e um suporte para celular.

Características:

  • Iluminação: você escolhe ao comprar as lâmpadas
  • Soquetes: 8
  • Construção: MDF
  • Diâmetro: 28 cm interno e 40 cm total
  • Alimentação: tomada com cabo de 2 metros

3. Iluminador de led com tripé ring light USB 16 cm 3500k 5500k

Ring light para celular com tripé (Foto: Divulgação/Daddy Store)
Ring light para celular com tripé (Foto: Divulgação/Daddy Store)

Este é um modelo mais simples, mas que não deixa de ser muito eficiente. O LED tem temperatura de cor totalmente ajustável entre 3500K e 5500K, e na frente da luz existe um filtro difusor que suaviza e espalha melhor a iluminação, deixando mais uniforme. O tripé que sustenta o anel é no padrão rosca, por isso é compatível com outros equipamentos e aguenta até 1 quilo.

A alimentação de energia é feita através de um cabo USB, que deve ser ligado a qualquer equipamento que fornece 5v de energia, por exemplo, uma porta USB de notebook.

Características:

  • Temperatura de cor: 3200K a 5500K (ajustável)
  • Potência: 10 W
  • Diâmetro: 16 cm
  • Alimentação: USB 5v
  • Ângulo do tripé regulável

Leia também: Ultra-wide, macro, telefoto: conheça os tipos de lente de câmera do celular

4. Iluminador ring light LED Pro 41 cm com tripé reclinável

Ring light com tripé permite gravar em vários ânculos (Foto: Divulgação/Requinte Arte)
Ring light com tripé permite gravar em vários ânculos (Foto: Divulgação/Requinte Arte)

Se você não quer depender de nenhuma superfície para colocar o anel de luz, esse modelo é uma boa solução, pois conta com um tripé que pode ser regulado a até 1,80 m de altura. Assim, você pode gravar vídeos e tirar selfies com os melhores ângulos, já que o acessório é totalmente reclinável. Além disso, esse ring light para celular já tem um suporte para você encaixar o aparelho no centro do anel.

O anel de luz é feito em MDF, por isso é leve e fácil de transportar para qualquer lugar, e você pode até usá-lo sem o tripé, quando estiver se maquiando, por exemplo. O produto conta com 18 lâmpadas, que são distribuídas em pequenos módulos e podem ser configuradas, misturando a cor fria com a quente. Você pode alterar a intensidade da iluminação por um controle que acompanha o anel.

Características:

  • Temperatura de cor: ajustável entre quente e fria (potência não informada)
  • Número de lâmpadas: 18
  • Potência: 36 W
  • Diâmetro: não informado
  • Alimentação: tomada
  • Altura do tripé: até 1,80 m inclinável

Leia também: O que significa 'megapixels' na câmera do celular?

5. Kit completo ring light com tripé Dimmer Youtuber Selfie Pro

Ring light para celular tem suporte que muda de ângulo (Foto: Divulgação/Comercial AOA Luz)
Ring light para celular tem suporte que muda de ângulo (Foto: Divulgação/Comercial AOA Luz)

Esse ring light para celular é bem parecido com o citado anteriormente, mas tem uma diferença significante no suporte para smartphone que fica dentro do anel de luz. O apoio possui um pequeno “braço” que dá ao usuário mais opções de escolhas de ângulo para o aparelho. Você pode colocar o telefone mais à frente da luz ou mais atrás e, assim, criar efeitos diferentes na iluminação e consegue gravações ou selfies exatamente do jeito que quiser.

O anel conta com um LED de 26 cm e iluminação 5500K, mas a intensidade e temperatura da luz pode ser regulada entre branco, amarelo e morna. Já o tripé tem 1,60 m de altura, com três pés que são ligados para dar mais estabilidade, além de regulagem de inclinação para o anel.

Características:

  • Temperatura de cor: 5500K (ajustável)
  • Potência: não informada
  • Diâmetro: 26 cm
  • Alimentação: USB 5v
  • Altura do tripé: 1,60 m
  • Ângulo do tripé regulável

Celulares com boa câmera para vídeos e fotos

Abaixo, separamos alguns celulares com boa câmera que você pode usar em conjunto com o ring light para produzir fotos e vídeos.

Leia também:

Em dúvida sobre como fazer lives pelo celular? Confira todas as dicas em nosso canal do YouTube!