Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Sharp prepara tela para celular com resolução 4K

Depois da TV, chegou a hora da resolução 4K fazer parte da tela do celular!

Celular tela 4K
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando o assunto é tela de smartphone, uma coisa é certa: as fabricantes têm investido pesado, principalmente quando é um aparelho top de linha. Há modelos que vêm com a tecnologia Gorilla Glass, que deixa o display mais resistente. Ultimamente, a gente tem escutado falar bastante sobre a tela curva do Galaxy S6 Edge, não é mesmo? E esses são só alguns exemplos que mostram toda a inovação das telas de smartphones.

Mas você já pensou em tela do celular com resolução 4K? Pois é, se essa resolução, por enquanto, estava presente apenas nos modelos de TV 4K, a fabricante Sharp foi além, e anunciou uma tela 4K também para smartphones!

Smartphone com tela 4K! Tudo sobre a nova criação da Sharp

A Sharp é uma marca japonesa bem tradicional na produção de telas. Só para você ter uma ideia, a Sharp foi uma das primeiras fabricantes de display com resolução QHD (1440 x 2560 pixels) para smartphones. E a novidade de agora é esta: a marca divulgou uma tela com 5.5 polegadas e resolução 4K (também conhecida como Ultra HD). Essa tela vai ter 2160 x 3840 pixels e sabe qual deve ser a densidade? De 806ppi!

Se você não entendeu muito bem o que esses números podem representar, ok, a gente vai dar um exemplo para você compreender melhor. O Galaxy S6, o novo smartphone bem potente da Samsung, tem como um dos destaques a tela. Lembre-se de que não estamos falando da versão Edge, com a tela curva, aqui estamos falando do Galaxy S6. Ou seja: mesmo sem ter a tela curva, ainda assim o seu display é um diferencial, já que conta com densidade de 577ppi. Para os dias de hoje, 577ppi já se destaca, mas se você comparar com a nova tela 4K, a Sharp sai na frente.

Mas não pense que a Samsung ficou atrás e pronto. Isso porque a empresa já divulgou a sua vontade de lançar telas 4K para smartphones, e isso ainda este ano. É claro que esse anúncio trouxe muita expectativa e, hoje, já existem vários rumores falando que o primeiro smartphone da Samsung a contar com tela Ultra HD será o Galaxy Note 5. O jeito, então, é aguardar as especificações oficiais desse futuro dispositivo móvel da Samsung.

Vale a pena ter um celular com resolução 4K?

É claro que tudo que é inovador gera uma curiosidade e faz a gente pensar: "Vale a pena, mesmo, ter tal tecnologia no meu smartphone?". Se você levar em conta que já existem celulares que filmam em 4K, ter uma tela capaz de reproduzir conteúdo 4K será uma vantagem - e também algo bem coerente. O mesmo acontece quando, por exemplo, você for assistir a um vídeo nesse formato pelo smartphone. Com a tela com suporte ao 4K, as imagens do vídeo podem ganhar outra dimensão, com mais qualidade.

Outro ponto que precisamos levar em consideração é este: o gasto da bateria. A gente sabe que, até os dias de hoje, volta e meia temos que colocar nossos celulares para recarregar. Como seria com uma tela ainda mais potente? Será que essa incrível quantidade de pixels não iria fazer a bateria acabar mais rápido? Tudo indica que sim. Sendo assim, as fabricantes de smartphones precisariam estar mais preparadas. Não adianta tela potente com um smartphone deixando a gente na mão.

Mas, deixando várias hipóteses de lado, também precisamos focar nisto: ter a tela com resolução 4K em um smartphone seria algo surpreendente. E mesmo você achando que a diferença da tela QHD para a tela Ultra HD, no fim das contas, pode ser pouca, a gente precisa ir além – e seguir os rumos da tecnologia.

Hoje, alguns óculos de realidade virtual usam smartphones como tela. Se o smartphone tiver uma tela 4K, o resultado será este: uma realidade virtual bem mais eficiente.

A Sharp pretende produzir as telas com resolução 4K em 2016. Com essas telas já criadas, pode ser que novos celulares, lançados no ano que vem, já tenham essa tecnologia. Agora é aguardar, para saber como o mercado e também os consumidores vão reagir, com mais uma novidade no mundo dos smartphones.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone