Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Smartphone japonês com leitor de íris permite fazer pagamentos com os olhos

Pagamento mais seguro com um celular! Conheça o primeiro smartphone com leitor de íris.

Smartphone leitor de íris
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Aonde as tecnologias de um smartphone podem chegar? As inovações são muitas, é verdade, e você já imaginou a possibilidade de usar um smartphone para fazer pagamentos com... os olhos? Sim, esse smartphone existe, e foi criado lá no Japão.

A fabricante Fujitsu e a operadora de telefonia NTT DoCoMo divulgaram o lançamento do Arrows NX F-04G. Esse dispositivo saiu na frente, sendo o primeiro smartphone a usar o leitor de íris para pagamento móvel.

Na verdade, falar em pagamento móvel não é nenhuma novidade. Afinal, a gente já sabe que o Apple Pay e o Samsung Pay são sistemas de pagamento de marcas tradicionais, e permitem a realização de pagamentos por meio do dispositivo. Bom, esses sistemas ainda não vingaram aqui no Brasil, já que dependem, inclusive, da parceria com operadoras de cartão de crédito. No entanto, vale lembrar que esses sistemas já são uma realidade.

A grande diferença do novo smartphone japonês para esses sistemas de pagamento é que não será preciso usar o leitor digital do aparelho e nem usar senha. Basta posicionar o dispositivo na frente do rosto que ele consegue fazer a leitura da íris.

Mas será que a leitura de íris vai ser eficiente? De acordo com a fabricante, a leitura promete ser rápida. Em apenas 1 ou 2 segundos o smartphone é capaz de ler a íris. Basta isso para autorizar as compras online.

Além do pagamento móvel, o leitor de íris também vai ser útil para outros recursos, como na hora de desbloquear a tela do dispositivo.

O smartphone japonês tem, ainda, boa configuração. Além do leitor de íris, a Fujitsu desenvolveu um aparelho com especificações interessantes. O Arrows NX F-04G conta com tela de 5.2 polegadas, memória RAM de 3GB e memória interna de 32GB.

Por enquanto, o smartphone deve estar presente apenas na Ásia, e vale lembrar que talvez ele fique pelo Oriente mesmo, sem ser lançado nos países ocidentais. Mas, é bom a gente ficar de olho nesse smartphone da Fujitsu, principalmente pelo fato de a fabricante inovar, ao entregar o primeiro smartphone com leitor de íris. Ou seja: mais segurança para pagamentos online.

E nem pense que essa inovação pode ficar limitada à marca Fujitsu. A gente aqui no Zoom já divulgou sobre os aparelhos Samsung com leitor de íris: eles ainda não chegaram ao mercado, mas mostram que novos produtos da empresa sul-coreana também podem vir com essa novidade. São as marcas inovando – e a gente também sai ganhando com isso, ao ter em mãos produtos bem mais seguros.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone