Tablet e celular combinam com unha comprida?

Para quem é vaidosa até na hora de teclar.

Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Calma, meninas! Dá para conciliar unhas grandes e coloridas, com a agilidade na hora de mandar torpedos, conferir e-mails e "tuitar" do celular ou do tablet.

Muitos produtos não estão preparados para atender esse público, que não quer abrir mão de unhas grandes e bem cuidadas. Mas, alguns tablets e celulares atendem bem essa demanda, e o jeitinho feminino também facilita quando o teclado não ajuda.

Celular com teclado qwerty

Então é melhor usar teclado físico ou touchscreen no celular?

Alguns celulares com teclado físico possuem teclas muito próximas, além de pequenas. Esse detalhe é importantíssimo e pode virar um problema na hora de digitar. Um conselho para as adeptas das unhas grandes é tentar usar um aparelho parecido antes da compra, para testar.

Esta notícia talvez seja péssima para algumas mulheres: unhas grandes simplesmente não são compatíveis com o iPhone. E a culpa é da tecnologia! O tipo de tela usada no smartphone da Apple só responde a correntes elétricas que são trocadas quando as pontas dos dedos tocam a tela. Ou seja, você não conseguirá usar o iPhone se "tocar" somente com as unhas.

Tablet com tela capacitiva

A tela ideal para você

A tela que funciona com o toque das pontas dos dedos (através da troca de elétrons), é conhecida como capacitiva, e também não funciona com aquelas canetinhas. Apenas com a pontinha do dedo! Assim são os celulares e tablets com tela capacitiva.

O iPad tem esse tipo de tela, em que você usa apenas com o toque dos dedos. Para você entender melhor, essa tela é alimentada com uma tensão, que acumula energia. Quando o dedo entra em contato com a superfície, ele doa elétrons à tela, que detecta o contato. Aí, o jeito seria aparar as unhas. Ou digitar com mais cuidado.

Tablet com tela resistiva

Mas não se preocupe! Existe também uma tecnologia totalmente a favor das unhas grandes: é a tela resistiva. Essa sim é amiga das unhas! Isso porque, para funcionar, essa tela depende de um toque mais firme, quer dizer, a tela resistiva só responde se for pressionada e não apenas tocada.

Um celular e um tablet com tela resistiva são perfeitos para usar com as unhas, porém, cuidado com os possíveis arranhões! Por isso, também é muito recomendado o uso de canetas Stylus.

Com essas dicas, pense no que é melhor para você e faça a escolha certa na hora de comprar!