AMOLED vs IPS LCD: entenda as tecnologias de tela em celulares

Descubra qual é o melhor tipo de tela antes de escolher seu próximo smartphone.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

OLED, AMOLED, IPS LCD... Se você já fez pesquisas sobre os melhores smartphones do mercado, certamente já se deparou com este termos. Todos eles são tecnologias para a construção da tela e cada um tem suas próprias características, que vão fazer diferença na qualidade das imagens que você vai ver no display.

Quando comparamos diferentes tecnologias sempre encontramos vantagens e desvantagens de uma em relação a outra. No entanto, é importante ressaltar que existem outras variáveis, e a qualidade final das imagens não depende apenas de o celular ter um display de um tipo ou de outro.

Leia também: Tela AMOLED dinâmica: entenda a tecnologia de display da Samsung

O Zoom explica, neste artigo, as principais diferenças em termos gerais dessas tecnologias, mas não se esqueça de ficar de olho nas análises individuais de cada aparelho – e de conferir as atualizações que cada fabricante oferece sempre que um novo aparelho é lançado.

AMOLED

Cores mais vivas e menor consumo de energia

AMOLED é a abreviação de Active Matrix Organic Light-Emitting Diode, ou em tradução livre: Diodo Emissor de Luz Orgânico de Matriz Ativa. Trocando em miúdos, os pixels são individuais e iluminados separadamente. Esses pixels estão dispostos em uma matriz de transistores chamada TFT, onde a eletricidade percorre os bits de compostos orgânicos, conhecidos como OLED.

Complicado? Nem tanto. Tente ver da seguinte forma: o celular conta com uma tela que tem um filme ultrafino, pelo qual os elétrons passam com maior ou menor intensidade. Este filme tem pequenas luzinhas vermelhas verdes e azuis que se acendem e apagam, formando a imagem.

Galaxy A51 tem tela Super AMOLED (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)
Galaxy A51 tem tela Super AMOLED (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

Se você quer mesmo entender o que isso significa em termos de imagem, o AMOLED oferece cores mais vivas, com o preto mais escuro e com menos gasto de energia, pelo menos teoricamente, já que dependendo do uso, este consumo pode ser maior ou menor.

O AMOLED mais antigo sofria com “queimaduras” e com perda de qualidade depois de um tempo de uso e também tem o problema de ser um pouco mais caro do que o LCD. No entanto, a chegada de atualizações dessa tecnologia, como Super AMOLED e AMOLED Dinâmico, reduziu essas desvantagens.

Outra variação da tecnologia baseada no OLED é a Super Retina XDR da Apple, que proporciona maior economia de energia do que as vistas modelos anteriores de iPhones, sem perder terreno nos campos das cores, brilho e exposição de imagens.

IPS LCD

Uma tecnologia mais barata e com cores mais precisas

IPS é a abreviação de In-Plane Switching (uma evolução do TN, o Twisted Nematic), enquanto o LCD é Liquid Cristal Display. Em bom português, o termo IPS LCD significa Tela de Cristal Líquido com comutação plana. Em essência, o LCD usa luz polarizada, que é executada através de um filtro de cores. Mas o que é isso na prática?

Bom, em primeiro lugar é necessária uma luz de fundo e, por isso, os aparelhos tendem a ser mais espessos. A presença da luz de fundo também diminui um pouco o campo de visão (quando comparamos com as telas AMOLED).

Redmi Note 8 tem tela IPS LCD (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)
Redmi Note 8 tem tela IPS LCD (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

Por outro lado, essa mesma luz de fundo traz vantagens, como por exemplo um branco mais claro e cores mais precisas. Essas características fazem com que muitos fotógrafos optem por este tipo de display.

Outro ponto positivo: as telas IPS LCD tendem a ter um melhor desempenho em termos de visibilidade quando o ambiente é muito claro. Isso torna a tela bem mais fácil de ser vista em condições como à luz do sol.

Por último, mas não menos importante, temos o custo. Como o processo de produção é mais barato, o preço dos aparelhos com telas IPS LCD costumam ser mais baixos, embora o custo final dependa de uma série de outras configurações, é claro.

IPS LCD vs AMOLED

Quem vence essa batalha?

Agora que você já conhece os termos AMOLED, Super AMOLED, AMOLED Dinâmico e IPS, é hora da conclusão. Afinal, qual deles é o melhor?

Ironicamente, a resposta não está nas tecnologias, mas sim no perfil do usuário. Quer economizar um pouco, usa muito o celular na rua sob a luz do sol ou quer cores mais realistas? Vá de IPS LCD. Curte ver um filme à noite no celular, cores mais brilhantes sem tanto gasto de bateria? As telas AMOLED são a sua cara!

Lembre-se também que essas tecnologias estão em constante evolução. Assim, ler as análises de celulares aqui no Zoom é sempre uma boa ideia para quem quer fazer a melhor compra.