TikTok: o que é e tudo que você precisa sobre a rede social

Rede social de vídeos curtos se tornou febre entre os jovens. Veja tudo que você precisa saber sobre o TikTok, como origem, polêmicas e como usar.

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 12 min. de leitura.

Compartilhe:

O TikTok é um aplicativo para compartilhamento de vídeos curtos, de até 60 segundos, que está disponível para download gratuito em celulares Android e iPhone (iOS). O app oferece diversas ferramenta de edição e ganhou destaque em 2019, principalmente, entre os jovens, por causa das danças e desafios.

Com isso, deu origem a diversos virais na internet e se tornou uma das redes sociais de maior sucesso no mundo. A seguir, veja tudo que você precisa saber sobre o TikTok, como criar a sua conta e como funciona o aplicativo.

TikTok: app de vídeos curtos virou febre mundial em 2020 (Foto: Shutterstock)
TikTok: app de vídeos curtos virou febre mundial em 2020 (Foto: Shutterstock)

Neste artigo, você encontrará os tópicos abaixo. Caso queira seguir direto para um deles, basta clicar em cima do que escolher:

O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social para compartilhamento de vídeos curtos, com até 60 segundos de duração. O aplicativo se tornou popular entre os jovens em 2019, mas foi durante a quarentena provocada pelo coronavírus, em 2020, que ele conquistou números impressionantes.

De acordo com dados do App Annie, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo durante todo o ano de 2020 e manteve essa posição no primeiro trimestre de 2021. Além disso, segundo a consultoria Sensor Tower, o app quebrou recordes com 315 milhões de downloads somente no primeiro trimestre.

TikTok está entre as redes sociais com maior número de usuários ativos (Foto: Shutterstock)
TikTok está entre as redes sociais com maior número de usuários ativos (Foto: Shutterstock)

Outro dado relevante vem de um estudo da empresa alemã Statista, divulgado em janeiro de 2021, que concluiu que o TikTok tem mais de 689 milhões de usuários ativos mensais. Vale ressaltar que esses números não são oficiais e podem variar dependendo da empresa que fornece a estatística. De qualquer forma, já dá para ter uma noção da grandeza dessa rede social.

Entre os motivos para tanto sucesso estão as danças, dublagens e desafios que se tornaram febre no TikTok e viralizam com facilidade na internet. Além disso, o app oferece diversos recursos de edição para soltar a criatividade: dá para cortar os vídeos e usar filtros, legendas, músicas, entre outras ferramentas.

Os usuários também podem seguir uns aos outros, como acontece no Instagram, e interagir nas publicações. É possível curtir, comentar e até compartilhar os posts com outros amigos no WhatsApp.

Quais são as redes sociais "rivais" do TikTok?

O TikTok chegou para competir com as principais redes sociais da atualidade, como Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat. No entanto, por conta do apelo visual, o aplicativo acaba batendo de frente com o Instagram.

A disputa entre as redes sociais é tão forte que o Instagram lançou em 2020 o recurso Reels, para compartilhamento de vídeos curtos e divertidos, que foi inspirado no TikTok. Alguns rumores também dão conta de que o app de Mark Zuckerberg reduz o alcance de usuários que comentam sobre a rede rival ou que postam os vídeos do TikTok no Instagram.

TikTok está entre as principais redes sociais do mundo (Foto: Shutterstock)
TikTok está entre as principais redes sociais do mundo (Foto: Shutterstock)

O Google também não quis ficar para trás e criou o aplicativo Tangi e o recurso YouTube Shorts, ambos com o objetivo de compartilhar vídeos curtos. Além dessas redes, outros aplicativos mais recentes também têm feito sucesso entre o público jovem e competem com o TikTok. É o caso do Kwai e do Likee, que também são redes sociais para criar e compartilhar vídeos curtos.

Veja outros conteúdos sobre redes sociais aqui no Zoom:

Como e quando surgiu o TikTok?

O TikTok tem origem nos aplicativos chineses Musical.ly e Douyin. O primeiro foi lançado em 2014 como um app de dublagens. Já o Douyin chegou em 2016 como uma rede social de vídeos curtos.

O Douyin pertencia à empresa ByteDance, que também acabou comprando o Musical.ly em 2017. Como os dois aplicativos eram parecidos, a desenvolvedora resolveu transformar o Musical.ly em TikTok para lançá-lo internacionalmente em 2018, e manter o Douyin para os chineses.

Desde então, a empresa vem adicionando novos recursos e atualizações ao TikTok, que se tornou uma febre. Inclusive, segundo dados de março de 2021 da Bloomberg, a ByteDance já bateu um valor de mercado de US$ 250 bilhões. Parte desse valor se deve ao sucesso mundial do TikTok.

De acordo com dados de janeiro de 2021 da Statista, TikTok e Douyin juntos somam mais de 1,289 bilhão de usuários ativos por mês (689 milhões e 600 milhões, respectivamente). Se considerarmos esse total, o app só fica atrás do Facebook e do YouTube entre as redes sociais, desconsiderando o WhatsApp, que é um aplicativo de mensagens.

TikTok tem origem em dois aplicativos chineses, o Musical.ly e o Douyin (Foto: Shutterstock)
TikTok tem origem em dois aplicativos chineses, o Musical.ly e o Douyin (Foto: Shutterstock)

TikTok: app é seguro?

Apesar do grande sucesso, o TikTok já esteve no centro de algumas polêmicas relacionadas à segurança e privacidade. Assim como outras redes sociais, o app tem acesso a diversos dados dos seus usuários, mas esse não chega a ser o problema. A questão é que foram encontradas algumas vulnerabilidades que poderiam permitir que pessoas mal intencionadas, como hackers, tivessem acesso a essas informações. Essa falha foi descoberta pela empresa de segurança Check Point em 2020, mas já foi corrigida pela ByteDance.

Além disso, o TikTok é alvo de diversas acusações relacionadas à espionagem. Até agora, não há nada comprovado, mas alguns países se preocupam com o tratamento que o app dá aos dados dos usuários ou se eles seriam usados pelo governo chinês de alguma forma.

Outra polêmica está relacionada às regras de moderação, que beiram a censura, de acordo com alguns usuários. Uma das situações mais comentadas desse controle de conteúdo aconteceu em 2019, quando a jovem Feroza Aziz utilizou um vídeo de maquiagem para denunciar a violação de direitos humanos na China e teve seu perfil bloqueado.

Por conta dessas controvérsias envolvendo censura e uma possível espionagem pelo governo chinês, o TikTok chegou a ser banido em diversas empresas, agências militares nos EUA e até mesmo em alguns países. Em 2019, o aplicativo foi bloqueado na Índia por conta de problemas na moderação de conteúdos, voltando a funcionar depois. Entretanto, em 2020, o bloqueio definitivo aconteceu por causa de conflitos diplomáticos entre a China e a Índia. Além disso, o app também deixou de funcionar na Indonésia e em Bangladesh.

TikTok pode ser usado no celular ou no computador (Foto: Shutterstock)
TikTok pode ser usado no celular ou no computador (Foto: Shutterstock)

Outra situação que chamou atenção em todo mundo foi a tentativa de bloqueio do TikTok pelo então presidente norte-americano Donald Trump. Entre 2019 e 2020, o governo aunciou que as empresas chinesas ameaçavam a segurança nacional, podendo compartilhar dados dos usuários. Ele então proibiu o funcionamento do TikTok e diversos outros apps da China. No entanto, um juíz estadunidense barrou a decisão, considerando que essas seriam apenas hipóteses.

Já em janeiro deste ano, o bloqueio aconteceu na Itália, após uma menina de 10 anos morrer ao participar de um desafio proposto no TikTok. Desde então, o aplicativo deve verificar a idade dos usuários para garantir que menores de 14 anos não tenham conta na plataforma, confome exige a legislação do país.

TikTok: app e a segurança das crianças

Diante de tantas polêmicas, é normal que pais tenham dúvidas sobre o nível de segurança do TikTok para crianças, pricipalmente porque ele é muito popular entre os jovens. A idade mínima para ter acesso a rede social é 13 anos. O aplicativo oferece alguns recursos para proteger esse público.

TikTok só pode ser usado por maiores de 13 anos (Foto: Shutterstock)
TikTok só pode ser usado por maiores de 13 anos (Foto: Shutterstock)

Por padrão, todos os usuários com idade entre 13 e 15 anos têm perfil privado. Dessa forma, apenas os seguidores que forem aprovados poderão ver os vídeos daquela pessoa. Além disso, eles só podem receber comentários de seus amigos e não têm acesso à função que permite sugerir a conta para outras pessoas. Os menores de 16 anos não podem enviar ou receber mensagens de desconhecidos.

Para aumentar a segurança, o TikTok também oferece um recurso de controle parental. A ideia é que os pais possam regular a atividade dos filhos no aplicativo, como controlar o tempo de uso da conta e criar um limite para a exibição de conteúdos inadequados.

Músicas do TikTok

As músicas do TikTok são parte fundamental dos vídeos produzidos na rede social, principalmente nos desafios de danças. Muitas canções, inclusive, ser tornaram sucesso mundial porque viralizaram no aplicativo. Aqui no Brasil, o ano de 2020 foi bem eclético e teve de bregafunk a música pop. Veja as músicas do TikTok que foram destaque por aqui no último ano, segundo a própria plataforma.

TikTok ajudou a popularizar músicas por causa dos desafios de dança (Foto: Shutterstock)
TikTok ajudou a popularizar músicas por causa dos desafios de dança (Foto: Shutterstock)
  • Niack - Ôh Juliana
  • Mc Zaac + Anitta - Desce pro Play
  • Julio Secchin - Jovem
  • Giulia Be - Se Essa Vida Fosse um Filme
  • Thiaguinho MT & Mila & JS o Mão de Ouro - Tudo Ok
  • Angel - Eu Nunca, Eu Já
  • Luisa Sonza - Braba
  • Petter Ferraz & Menor Nico - Amor ou o Litrão
  • Aldair Playboy & MC WM - Combate
  • Pedro Sampaio - Pode dançar

TikTokers famosos

Com a popularização do TikTok em 2020, muitas pessoas que já eram famosas resolveram aderir a rede social para manter contato com os fãs e se divertir com os desafios e brincadeiras. Além disso, muitos anônimos ganharam destaque no app e se tornaram populares entre os "tiktokers", como são conhecidos. De acordo com o rankingo do próprio aplicativo, divulgado no final de 2020, as celebridades brasileiras mais famosas são:

Em maio de 2021 (data de publicação deste artigo), a atriz e cantora Larissa Manoela ainda ocupa o posto de celebridade brasileira mais seguida no TikTok.

TikTok: baixar no iPhone e no Android

A rede social funciona por meio de aplicativos para celulares, mas também pode ser acessada por meio da versão web, direto no navegador do smartphone ou do PC. Veja como baixar TikTok:

Há ainda uma versão Lite, para celulares Android menos potentes ou com pouca memória.

Para baixar a rede social, basta tocar nos links indicados acima, de acordo com o sistema operacional do seu smartphone. Ao abrir a página na loja de aplicativos, selecione "Instalar" no Android ou "Obter" no iPhone. Por fim, é só aguardar o download.

Baixar TikTok no celular é fácil e grátis (Foto: Arte/Zoom)
Baixar TikTok no celular é fácil e grátis (Foto: Arte/Zoom)

TikTok: entrar e criar conta na rede social

Após a conclusão do download, abra o aplicativo para criar a sua conta no TikTok. Um característica interessante do app é que, ao contrário da maioria das redes sociais, não é obrigatório ter um perfil para acessar. Você consegue assistir e compartilhar as publicações sem fazer login, mas precisa de uma conta para publicar seus próprios vídeos.

Na primeira tela, o TikTok pede para marcar alguns temas que sejam do seu interesse. Dessa forma, o app poderá exibir conteúdos que tenham mais a ver com você. Depois disso, a tela seguinte já vai mostrar diversos vídeos para você assistir. Para rolar o feed, é só deslizar a tela para cima.

TikTok exibe vídeos conforme seus interesses (Foto: Arte/Zoom)
TikTok exibe vídeos conforme seus interesses (Foto: Arte/Zoom)

Para criar seu perfil, toque no ícone "Eu", na parte inferior da tela e selecione "Criar conta". Você pode usar seu perfil no Facebook, no Twitter ou sua conta Google para facilitar o login. Outra opção é criar um perfil do zero, utilizando seu e-mail ou número de celular. Escolha a opção que preferir e siga os passos indicados na tela.

Depois que seu perfil estiver pronto, você poderá seguir e interagir com outras pessoas e ser seguido por seus amigos, além de criar e compartilhar seus próprios vídeos.

TikTok: processo de como criar uma conta é simples (Foto: Arte/Zoom)
TikTok: processo de como criar uma conta é simples (Foto: Arte/Zoom)

Na aba "Início", você pode ver os vídeos das pessoas que segue ou sugestões de acordo com seu perfil. Já em "Descobrir" é possível pesquisar e encontrar novos conteúdos. Por fim, em "Caixa de entrada" você pode ver todas as atividades da sua conta ou trocar mensagens com outros usuários. De forma geral, a interação no TikTok é fácil e bastante semelhante a outras redes sociais. Para curtir um vídeo, por exemplo, basta tocar no ícone de coração.

Abas inferiores do TikTok ajudam a descobrir conteúdos (Foto: Arte/Zoom)
Abas inferiores do TikTok ajudam a descobrir conteúdos (Foto: Arte/Zoom)

Recursos do TikTok

Fazendo vídeo no TikTok

O procedimento para fazer vídeo no TikTok é bem simples. A própria rede social oferece diversos recursos de edição, basta soltar a criatividade. Quer saber como funciona o procedimento? Aprenda em nosso artigo como fazer vídeo no TikTok.

Veja outras dicas sobre smartphones que vão te ajudar:

Baixando vídeo do TikTok

Fazer download de vídeo do TikTok é uma tarefa bem simples, e o próprio aplicativo oferece um recurso nativo para isso. No vídeo que deseja fazer download, toque em "Compartilhar". Depois, selecione a opção "Salvar vídeo" que a gravação será baixada e ficará salva na galeria do seu smartphone. Para saber detalhes, temos um artigo que explica diferentes formas de como baixar vídeo no TikTok.

O próprio aplicativo oferece recurso para baixar vídeo do TikTok (Foto: Arte/Zoom)
O próprio aplicativo oferece recurso para baixar vídeo do TikTok (Foto: Arte/Zoom)

Como fazer dueto no TikTok

O Dueto é uma função do TikTok que permite cantar, dançar ou dublar junto com algum amigo ou com seu artista preferido. O recurso reproduz um vídeo já publicado no TikTok e divide a tela para que você possa fazer igual, com a mesma duração. Quer saber como funciona o procedimento? Leia nosso artigo e aprenda como fazer dueto no TikTok em detalhes.

TikTok tem função que divide a tela com dois vídeos (Foto: Arte/Zoom)
TikTok tem função que divide a tela com dois vídeos (Foto: Arte/Zoom)

Como fazer live no TikTok

O recurso para fazer live no TikTok ainda está em fase de testes e não foi liberado para todos os usuários. Para usar, é preciso ter no mínimo mil seguidores. Se esse for o seu caso, o recurso vai aparecer na tela de gravação, ao lado das outras opções de conteúdos. Quer saber tudo sobre o assunto? Temos um artigo com dicas sobre lives no TikTok.

Veja as melhores dicas para editar vídeos no TikTok e também no app Kwai:

Como monetizar o TikTok?

O TikTok também chama atenção pela possibilidade de monetizar usando o aplicativo. Há várias formas de se ganhar dinheiro com a rede social. A principal delas é por meio de lives, recurso disponível apenas para usuários com mais de mil seguidores.

Essas pessoas podem fazer transmissões ao vivo que serão vistas pelos seus seguidores. Eles, por sua vez, poderão fazer doações para o dono da live. As doações são feitas em rubis, moeda virtual do TikTok, que é comprada com dinheiro real. Então, no final da transmissão, o dono da conta pode reverter parte dessa quantia em dólar.

O TikTok tem um programa de recompensas que libera bônus aos usuários conforme eles usam o aplicativo. É possível receber benefícios ao indicar novos usuários ou ao realizar as atividades propostas pelo app, como cumprir desafios e assistir a vídeos. O pagamento também é feito em rubis. É possível resgatar o valor em reais quando atingir determinado limite.

Além disso, uma forma de ganhar dinheiro no TikTok para os usuários mais famosos é por meio de patrocínio. Assim como em outras redes, as pessoas que tiverem muitos seguidores e forem relevantes no aplicativo podem entrar em contato com marcas para divulgar produtos e serviços.

Existem ainda formas menos convencionais de ganhar dinheiro no TikTok. Por exemplo, divulgando links de sistema de afiliados ou criando lojinhas para a venda de produtos. Se você quer saber isso, leia nosso artigo completo com dicas para monetizar o TikTok.

Celulares para produzir conteúdos no TikTok

Se você adora gravar vídeos para o TikTok, vale investir em um smartphone com boa câmera. Por isso, separamos algumas das melhores ofertas de celulares no quesito câmera para você:

Confira outras listas que podem te ajudar a ter o melhor celular para produzir conteúdo para o TikTok:

Veja também outros dispositivos que podem te ajudar a se tornar produtor de conteúdo:

Não curtiu o TikTok? Confira também dicas sobre o Instagram, um dos rivais do app, nos artigos abaixo: