To Do List: 5 apps grátis para criar lista de tarefas online

Criar uma lista de tarefas online é fácil com a ajuda de aplicativos de To Do List. Essas ferramentas ajudam a organizar o dia a dia e as atividades de trabalho, criando uma lista de afazeres. Veja cinco apps grátis para fazer sua To Do List.

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Os aplicativos de To Do List ajudam a criar uma lista de tarefas online e a organizar seus afazeres no dia a dia. Você pode usar essas ferramentas para diversas finalidades, desde as compras do mercado até o planejamento de suas entregas no trabalho. Além disso, os apps podem colaborar para o cumprimento das promessas de ano novo.

Abaixo, selecionamos cinco apps gratuitos de lista de tarefas. No geral, os aplicativos permitem adicionar tarefas, definir prazos, marcar o que já foi cumprido e sincronizar as informações para acessá-las no PC. Antes de começar, se você não sabe o que é To Do List, a gente te explica: em tradução literal do inglês, o termo significa “lista de afazeres”.

Além dos apps de To Do List que separamos abaixo, aplicativos para videochamada no celular têm sido importantes. Leia mais sobre eles aqui!

Todoist

O Todoist é um dos aplicativos de lista de tarefas mais famosos. Além de organizar seus afazeres, ele permite definir prazos e níveis de prioridade para as tarefas e acompanhar o progresso delas. Outra ferramenta interessante é a possibilidade de integração com aplicativos como Gmail, Calendário do Google e Slack.

Todoist é um dos melhores apps para criar lista de afazeres (Foto: Sulastri Sulastri / Shutterstock.com)
Todoist é um dos melhores apps para criar lista de afazeres (Foto: Sulastri Sulastri / Shutterstock.com)

A versão grátis é bem completa, mas tem alguns recursos bloqueados, como limite de projetos, lembretes, comentários ou etiquetas. Se você optar pelo plano Premium, o valor mensal é de US$ 4 e o anual custa US$ 36.

O download do Todoist em celulares Android ocupa cerca de 10 MB e o app deve rodar bem em aparelhos intermediários, como Redmi Note 8, Galaxy M31 e Moto G8 Power. Além disso, o aplicativo também pode ser usado em iPhones com iOS a partir da versão 11, o que o torna compatível até mesmo com modelos mais antigos, como iPhone 8 e iPhone X. Há ainda a possibilidade de baixar os programas para Windows e macOS ou usar a versão web direto no computador. Quer saber mais em detalhes como funciona o Todoist? Clique aqui e leia o review do app!

Faça o download do Todoist no Android e no iPhone.

Microsoft To Do

O Microsoft To Do é uma opção totalmente gratuita de aplicativo para criar uma To Do List. O app chegou para substituir o Wunderlist, que foi descontinuado em 2020. Entre suas principais funções está o Meu Dia, um planejador diário personalizado que sugere tarefas para o usuário com base na sua rotina.

Microsoft To Do é opção gratuita para criar To Do List (Foto: Postmodern Studio / Shutterstock.com)
Microsoft To Do é opção gratuita para criar To Do List (Foto: Postmodern Studio / Shutterstock.com)

Além disso, o app oferece recursos que ajudam a organizar ainda mais as listas, como separá-las por cor ou dividir seus afazeres em etapas. Outra ferramenta interessante é a possibilidade de anexar arquivos, como imagens ou notas de voz, às tarefas. O funcionamento é simples e você ainda pode sincronizar suas listas com o Outlook.

O Microsoft To Do roda em iPhones com iOS 11 ou posterior e ocupa 86 MB. Em aparelhos Android, o app consome 13 MB e deve funcionar bem na maioria dos modelos, desde os mais baratos, como LG K51S e Galaxy A01, até os mais caros, como Galaxy S20. Também é possível baixar o app para Windows ou acessar o site direto no navegador. Quer entender mais a fundo sobre o funcionamento do Microsoft To Do? Clique aqui e leia o review que o Zoom preparou para você!

Faça o download do Microsoft To Do no Android e no iPhone.

Google Tarefas

O Google Tarefas é uma ferramenta do Google para criar To Do List. Suas funções e interface são mais simples, por isso, é ótimo para tarefas do dia a dia. O app permite criar listas com vários afazeres e oferece alguns recursos de organização. É possível, por exemplo, adicionar subtarefas e definir prazos. Conforme você for terminando suas obrigações, pode marcar como concluído.

Google Tarefas tem integração com outros serviços do Google (Foto: Vladimka production / Shutterstock.com)
Google Tarefas tem integração com outros serviços do Google (Foto: Vladimka production / Shutterstock.com)

Como funciona muito bem em conjunto com os outros serviços do Google, o Google Tarefas é uma boa dica para quem tem celulares Android. Ele ocupa menos de 5 MB no smartphone e deve rodar tranquilamente em modelos mais simples, como Galaxy A20s, Moto E6s e LG K41S, que têm somente 32 GB de memória. De qualquer forma, o app também funciona em iPhones com iOS 12 ou superior (consome 69,7 MB de memória). Já no PC, ele está integrado ao Gmail. Quer saber mais sobre o Google Tarefas? Leia e confira!

Faça o download do Google Tarefas no Android e no iPhone.

Trello

O Trello é uma dica para quem leva produtividade a sério. Aliás, a ferramenta é ideal para gerenciar as tarefas de uma equipe. Você pode usar um quadro para cada projeto e, então, organizar os afazeres em cartões e atribuir cada um deles para uma pessoa do seu time. Mas nada impede que você utilize o aplicativo para monitorar seus hábitos ou organizar sua vida pessoal.

Embora tenha uma versão Premium, a opção gratuita é bem completa. Entre os recursos, destacamos a possibilidade de adicionar checklists aos cartões, para dividir a tarefa em trabalhos menores, e de definir prazos de entrega. Para facilitar a organização da sua To Do List, você pode arquivar os cartões e quadros. Ao contrário da função "Deletar", essa ferramenta mantém as informações guardadas em sua conta, permitindo reativar o cards e boards a qualquer momento.

Trello é uma boa ferramenta para gerenciar as tarefas de uma equipe (Foto: Sulastri Sulastri / Shutterstock.com)
Trello é uma boa ferramenta para gerenciar as tarefas de uma equipe (Foto: Sulastri Sulastri / Shutterstock.com)

Além disso, o app permite criar cartões por comandos de voz (seja com a Siri ou Google Assistente) e anexar arquivos do celular aos cards. Outro recurso interessante é que o aplicativo pode ser usado mesmo se o smartphone não estiver conectado à internet. Todas as edições serão sincronizadas quando o dispositivo estiver online.

No Android, o Trello ocupa 12 MB e deve funcionar bem na maioria dos celulares. Entretanto, se você é do tipo multitarefas, que trabalha no smartphone e usa muitos aplicativos ao mesmo tempo, vale investir em um modelo mais potente, como Galaxy S10 Plus, Motorola Edge ou até mesmo o Galaxy Note 20. Já no iPhone, ele gasta 125,2 MB da memória e requer iOS 13 ou posterior para funcionar, como no iPhone 11 e iPhone 12. O Trello também roda em PCs. O Zoom preparou um review completo para você saber tudo sobre esse app! Clique aqui e confira!

Faça o download do Trello no Android e no iPhone.

TickTick

Outra opção para criar uma lista de tarefas online é o TickTick. O app para Android é um pouco mais pesado que os demais da lista (17 MB) e deve rodar melhor em aparelhos um pouco mais potentes, como Mi 10 Lite e Motorola One Zoom. No iPhone, ele ocupa 372,5 MB e exige iOS 10 ou superior. Além disso, é compatível com iPad e Apple Watch. Clique aqui e leia o review que o Zoom preparou do app!

TickTick é outra opção de app para criar lista de tarefas online (Foto: Piotr Swat / Shutterstock.com)
TickTick é outra opção de app para criar lista de tarefas online (Foto: Piotr Swat / Shutterstock.com)

Entre as suas funções, estão a possibilidade de transformar e-mails em tarefas, de definir níveis de prioridade para os afazeres e o recurso de análise inteligente do prazo estipulado. Você pode, inclusive, criar tarefas e notas por comandos de voz. Além disso, o app também é interessante para ajudar a manter hábitos diários, como meditação ou leitura. O TickTick tem ainda uma versão Premium, que oferece recursos extras, como temas variados.

Faça o download do TickTick no Android e no iPhone.

Leia também: