Bluetooth: saiba tudo sobre essa tecnologia

Bluetooth: saiba tudo sobre essa tecnologia em um artigo completo.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Com certeza você já ouviu falar sobre o Bluetooth no dia a dia, mas será que você sabe como essa tecnologia realmente funciona? O recurso se tornou cada vez mais popular no nosso cotidiano, e está presente em diversos dispositivos, como celulares, fones de ouvido e até mesmo eletrodomésticos.

O Bluetooth proporciona muitas facilidades para o usuário. No entanto, é importante saber como utilizá-la corretamente para aproveitar todos os seus benefícios de forma completa.

Por isso, nós preparamos um conteúdo especial sobre Bluetooth, com as principais curiosidades sobre essa tecnologia, um guia de como ela funciona e como pode tornar a sua vida mais prática!

O que é Bluetooth e seu surgimento

Você sabe exatamente o que é Bluetooth? Trata-se de um protocolo de comunicação de baixo alcance e baixo consumo de energia. Ele possibilita a troca de informações entre dois dispositivos sem o uso de cabos.

Por meio de frequências de rádio específicas, o Bluetooth permite que diferentes equipamentos realizem uma conexão sem fio, direta e segura.

Quando nasceu o Bluetooth?

O Bluetooth foi criado em 1994, pela empresa de telecomunicações Ericsson. Logo, se tornou um recurso popular em aparelhos móveis, principalmente celulares. Hoje em dia, podemos encontrar o Bluetooth em diversos outros produtos, inclusive eletrodomésticos e eletroeletrônicos, expandindo o uso dessa tecnologia no cotidiano.

A origem do termo Bluetooth

O nome Bluetooth surgiu de uma homenagem ao rei Haroldo I, que unificou as tribos da Noruega, Suécia e Dinamarca no final do século X. Seu epíteto era “Dente-azul”, possivelmente por conta de um dente podre.

A inspiração para o nome Bluetooth surgiu da façanha de unificar diferentes tribos em tempos de paz. Era exatamente o que a tecnologia pretendia, unificando diferentes dispositivos em um só ambiente.

Bluetooth: como funciona?

O sistema de comunicação do Bluetooth ocorre por meio de frequências de rádio de ondas curtas (2.4 GHz), que identificam e conectam aparelhos com frequências semelhantes. Por ser uma tecnologia que visava baixo consumo de energia, o Bluetooth possui um raio de alcance reduzido.

Qualquer aparelho que conte com a tecnologia Bluetooth pode ser pareado de maneira integral (Foto: Shutterstock)
Qualquer aparelho que conte com a tecnologia Bluetooth pode ser pareado de maneira integral (Foto: Shutterstock)

Ele permite a comunicação apenas entre equipamentos que estejam próximos o suficiente. No entanto, o Bluetooth se desenvolveu com o tempo. Hoje, possibilita a conexão de até 8 aparelhos diferentes em uma mesma operação (dependendo do equipamento e da versão).

Bluetooth opera em 3 classe com potências diferentes

Além disso, os aparelhos não precisam estar, necessariamente, no mesmo ambiente. Desde que as ondas de rádio possam ser recebidas, a conexão Bluetooth se torna viável. O protocolo padrão de comunicação do Bluetooth opera em 3 classes, com potências distintas que foram aprimoradas para estender o alcance da transmissão. São elas:

  • 1 mW (0dBM) = 1 metro de alcance;
  • 2.5 mW (4 dBM) = até 10 metros de alcance;
  • 100 mW (20 dBm) = até 100 metros de alcance;

Atualmente, a maioria dos dispositivos Bluetooth que usamos no dia a dia possui alcance de 1 a 10 metros. É o suficiente para realizar as transmissões de dados necessárias para tarefas diárias, como conectar um celular ao fone de ouvido Bluetooth.

Como os aparelhos se conectam com o Bluetooth?

Embora pareça um processo complexo, a comunicação via Bluetooth ocorre de maneira simples. Basicamente, é necessário que os aparelhos possuam um microchip transmissor de baixo custo. Ele é encontrado em grande parte dos dispositivos hoje em dia. Com ele, é possível realizar diferentes tipos de conexão, desde que sejam compatíveis com a frequência de ondas.

Por exemplo, uma comunicação máquina-máquina, como entre celulares, ou homem-máquina, como no uso de controles remotos e joysticks. Dessa forma, os aparelhos podem compartilhar diferentes conteúdos, como:

  • Documentos;
  • Arquivos de texto;
  • Músicas;
  • Vídeos;
  • Arquivos grandes e pequenos.

Além disso, o funcionamento do Bluetooth não interfere em outras operações do aparelho. Você pode realizar uma transmissão de dados enquanto fala ao telefone, por exemplo, ou usar mais de um acessório, como fones de ouvido e conexão no carro, sem conexões paralelas.

Bluetooth e seus usos

Certamente você já viu a função Bluetooth no seu celular. Afinal, esse foi o primeiro aparelho a testar a tecnologia. No entanto, atualmente, existem diversos outros dispositivos compatíveis com essa forma de conexão.

Bluetooth nos acompanha diariamente, das tarefas mais simples às essenciais, e está presentes em celulares, caixas de som e outros (Foto: Shutterstock)
Bluetooth nos acompanha diariamente, das tarefas mais simples às essenciais, e está presentes em celulares, caixas de som e outros (Foto: Shutterstock)

Além dos smartphones, acessórios como fone de ouvido, carregadores, caixas de som portáteis e smartwatches também possuem Bluetooth para se conectar com celulares e outros aparelhos.

A função Bluetooth também está presente em videogames, por meio dos joysticks e câmeras. Equipamentos como dispositivos GPS, computadores, notebooks, scanners, impressoras e monitores não ficam de fora dessa tecnologia.

Outros usos da tecnologia Bluetooth

No entanto, outras novidades tecnológicas também começaram a testar o Bluetooth em suas operações. Por exemplo, equipamentos médicos estão começando a usar a conexão sem fio para proporcionar uma maior facilidade nos procedimentos.

Além disso, o Bluetooth também se tornou uma forma de conexão em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como geladeiras, televisores e aparelhos de som. Ao realizar uma transmissão com um celular ou outro aparelho, o usuário pode controlar esses equipamentos de maneira prática e rápida.

Em áreas públicas, como shoppings centers, também é possível identificar a presença do Bluetooth para transmissão de propagandas de som e promoções.

Como ativar o Bluetooth

Depois de conhecer mais sobre Bluetooth, aprenda como ativá-lo no celular. A opção está disponível para a maioria dos smartphones. Ela pode ser encontrada no menu do seu aparelho. Confira o passo a passo para encontrar a função e fazer sua ativação.

Como ativar e conectar Bluetooth no Android

Se o seu sistema for Android, basta seguir as seguintes etapas:

  1. Desbloqueie seu telefone;
  2. Arraste o dedo de cima para baixo, abrindo o menu superior do seu celular;
  3. Localize a opção “Bluetooth”, identificado pelo símbolo na foto abaixo;
  4. Clique sobre ele e ative a função Bluetooth;
Símbolo do Bluetooth (Foto: sdx15 / Shutterstock.com)
Símbolo do Bluetooth (Foto: sdx15 / Shutterstock.com)

Pronto! O seu Bluetooth já estará ligado e disponível para conexão com outros aparelhos. Uma janela suspensa irá aparecer na sua tela, indicando outros equipamentos ativos para o pareamento.

Caso deseje começar uma conexão via Bluetooth, basta localizar o aparelho desejado e seguir as orientações na tela. Enquanto isso, para desativar a função, você só precisa acessar o menu e clicar no ícone, desligando-o.

Como ativar e conectar Bluetooth no iPhone

Agora, se o seu celular for um iPhone, você poderá conectar seu Bluetooth da seguinte forma:

  1. Desbloqueie seu telefone e acesse o menu;
  2. Localize a opção “Ajustes”;
  3. Em Ajustes, acesse Bluetooth;
  4. Clique sobre ele para acessar as opções, e ative a função;

Nesta página, também é possível procurar outros aparelhos ativos que tenham Bluetooth e realizar o pareamento com outros equipamentos compatíveis.

Bluetooth é seguro?

Com tantas vantagens e utilidades, algumas pessoas podem se perguntar se o Bluetooth é realmente seguro. No entanto, essa conexão é certificada, além de solicitar que ambos os aparelhos autorizem o pareamento. Dessa forma, o seu dispositivo só irá realizar a transmissão de dados via Bluetooth caso você autorize.

Bluetooth é seguro? (Foto: Alberto Garcia Guillen / Shutterstock.com)
Bluetooth é seguro? (Foto: Alberto Garcia Guillen / Shutterstock.com)

Além disso, seu baixo consumo de energia também é útil para quem gosta de utilizar vários acessórios e equipamentos diferentes. Assim, utilizar o Bluetooth não apenas é seguro, como também pode facilitar diversas operações no seu dia a dia, trazendo mais praticidade e tecnologia para seus aparelhos.

Nas listas a seguir, temos aparelhos que usam a tecnologia Bluetooth: