QR Code: tudo o que você precisa saber

Não sabe o que é QR Code ou como usar esse código no dia a dia? Então confira nosso conteúdo exclusivo para conhecer mais sobre essa tecnologia e seus usos.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre QR Code, certo? Essa tecnologia facilitou uma série de processos no nosso dia a dia. Hoje, você pode encontrá-la em diversos lugares, com as mais variadas funções.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem como esse código funciona ou como utilizá-lo em seus dispositivos. No entanto, se você não conhece muito sobre QR Code, não precisa se preocupar!

Nós preparamos um guia rápido sobre QR Code. Ele contém diversas informações úteis para tornar a sua vida mais prática. Então continue com a gente para conferir todos os detalhes. Abaixo, o que você vai aprender nesse artigo. Clique no link para ir direto ao tópico desejado!

QR Code: o que é e quando surgiu?

QR Code é a sigla em inglês para Quick Response Code. Ou seja, código de resposta rápida. Nada mais é do que um código de barras bidimensional. Enquanto o código de barras tradicional que conhecemos armazena as informações em números binários, utilizando apenas faixas verticais, o QR Code possui uma codificação em caracteres, usando barras verticais e horizontais.

Nascimento do QR Code

Além disso, embora pareça uma tecnologia nova, o QR Code foi desenvolvido há mais de 20 anos, em 1994, por uma empresa japonesa. A ideia inicial era utilizar esse novo código para catalogar peças de carros na linha de produção de uma indústria de automóveis.

No entanto, a tecnologia se mostrou tão útil que evoluiu para outras áreas. Em 2003, passou a ser testada em celulares, mesmo com as câmeras VGA e baixa memória RAM na época. Hoje, a grande capacidade de armazenamento de informações do QR Code o tornou uma opção acessível e popular para o compartilhamento de conteúdos digitais.

QR Code e seus usos

Uma das formas mais práticas de realizar pagamentos em estabelecimentos é utilizando o QR Code. (Foto: Shutterstock)
Uma das formas mais práticas de realizar pagamentos em estabelecimentos é utilizando o QR Code. (Foto: Shutterstock)

O QR Code pode ser utilizado para armazenar diferentes informações, como um texto, uma URL, um número de telefone, uma localização ou até mesmo um link externo para Youtube. Um de seus usos mais populares é como forma de pagamento. Essa função vem ganhando popularidade nos últimos anos, mas há outros. Veja abaixo!

QR Code no mercado publicitário

Essa versatilidade permitiu que o QR Code fosse amplamente explorado por diversas áreas. Por exemplo, ele começou a se popularizar no mercado publicitário, acompanhando campanhas em revistas impressas e cartazes.

Dessa forma, o leitor poderia acessar conteúdos extras e exclusivos por meio da leitura do QR Code que acompanhava a matéria ou a propaganda. Atualmente, o mesmo acontece na televisão. Muitos comerciais vinculam um QR Code para direcionar o telespectador para sua página na internet.

QR Code no comércio e em processos de validação

Inclusive, esse uso também é popular no comércio, como uma maneira de facilitar o acesso às lojas ou catálogos virtuais da marca. O QR Code também se tornou útil em processos de validação.

QR Code: uso em pagamentos é popular (Foto: Shutterstock)
QR Code: uso em pagamentos é popular (Foto: Shutterstock)

Por exemplo, o Whatsapp adotou esse código para validar o acesso a sua plataforma desktop. No entanto, a validação por QR Code também está presente em ingressos, convites e outros tipos de entrada, até mesmo em condomínios.

QR Code como identificação de pets

O uso do QR Code é tão variado que alguns donos de animais de estimação adotaram esse código bidimensional em coleiras de identificação. As informações estão guardadas ali para o caso do pet se perder.

QR Code e o turismo

Recentemente, pontos turísticos famosos também aderiram ao código bidimensional para compartilhar informações sobre o local de maneira acessível, inclusive para turistas internacionais.

QR Code: Como ler um código?

Basicamente, para ler um QR Code, basta ter um dispositivo com câmera. E, em alguns casos, é preciso um aplicativo leitor de QR Code que identifique esse código bidimensional.

Alguns smartphones já estão sendo fabricados com a tecnologia de leitura dessas imagens automaticamente. No entanto, outros ainda podem precisar de um aplicativo para ler o QR Code.

Para saber mais detalhes, confira nosso artigo completo sobre como usar o QR Code no celular.

QR Code: como gerar seu próprio código

Qualquer pessoa atualmente pode gerar o próprio QR Code (Foto: Shutterstock)
Qualquer pessoa atualmente pode gerar o próprio QR Code (Foto: Shutterstock)

Além de ler um QR Code, você também tem a liberdade de criar o seu próprio código. Hoje, existem diversas ferramentas gratuitas e confiáveis para gerar QR Codes com as informações que o usuário deseja.

Dicas para gerar QR Code

Um dos sites mais populares para gerar sua própria codificação é o QR Code Generator. Ao entrar na página inicial, você terá várias opções e formatos de conteúdo que geram um código compartilhável.

Em seguida, selecione o arquivo ou endereço e clique para gerar o código. Por fim, basta fazer o download do seu QR Code exclusivo e disponibilizar da maneira que quiser.

Outro site que cumpre o mesmo objetivo é o QR Code Fácil, que também dispõe de uma interface amigável e fácil de mexer.

Caso você esteja procurando por um aplicativo, pode realizar o download do QR Code Generator, para Android e iOS.

Sabe o que é roaming? E APK? E memória RAM? Entenda mais sobre diversos assuntos de tecnologia nos artigos abaixo:

QR Code: Vale a pena usar? É seguro?

Mais que uma facilidade para o dia a dia, o QR Code representa o futuro do compartilhamento de dados virtuais. Hoje, é possível encontrar e utilizar esses códigos em diversas áreas, nos mais diferentes processos. A expectativa é que esse uso se torne ainda mais presente no cotidiano dos usuários.

Além disso, sua grande capacidade de armazenar informações também é uma vantagem que torna a comunicação digital mais acessível e segura. Assim, se você precisa compartilhar um conteúdo com várias pessoas, de maneira rápida e prática, com certeza o QR Code é uma boa opção. Por isso, vale a pena conhecer essa tecnologia e usá-la no seu dia a dia!

Seu celular não lê QR Code? Pensa em ter um modelo que faço isso de maneira nativa? Abaixo, temos algumas ofertas!