Videoconferência no WhatsApp: como fazer chamadas com até 50 pessoas

Integração com Facebook Messenger permite criar salas para chamadas em grupo.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

O Facebook adicionou uma nova função ao WhatsApp que permite fazer videoconferência com até 50 pessoas de forma prática e gratuita. O recurso, na verdade, utiliza o mensageiro mais popular do mundo como uma espécie de ponte para o Messenger Rooms, que é a plataforma na qual a sala de reunião é criada.

A solução é uma alternativa da empresa a concorrentes que ficaram populares após as recomendações de isolamento social para combater a Covid-19, como o Zoom Cloud Meetings e o Google Meet. No tutorial a seguir, veja como é fácil criar uma sala no Messenger Rooms por meio do WhatsApp.

Leia também: Como usar o celular como webcam

Como criar uma sala para videoconferência pelo WhatsApp

Passo 1. Abra o WhatsApp e acesse o menu "Chamadas".

Passo 2. Toque no ícone de câmera com link, no canto inferior direito da tela, como mostra a imagem abaixo.

Acessando o Messenger Rooms pelo WhatsApp. (Imagem: Reprodução/Ana Marques)
Acessando o Messenger Rooms pelo WhatsApp. (Imagem: Reprodução/Ana Marques)

Passo 3. Toque em "Entrar no Messenger".

Entrando em uma sala do Messenger Rooms pelo WhatsApp. (Imagem: Reprodução/Ana Marques)
Entrando em uma sala do Messenger Rooms pelo WhatsApp. (Imagem: Reprodução/Ana Marques)

Passo 4. O Messenger Rooms permite que você defina o tipo de atividade da sala – você pode escolher entre várias categorias diferentes ou criar uma nova. Depois disso, vá até o botão “Criar sala como [Seu nome]”.

Passo 5. Agora a sua sala já estará criada, basta compartilhar o link dela com quem deseja convidar. Para isso, toque no botão “Enviar link no WhatsApp”, e automaticamente você será direcionado para o aplicativo com o link já copiado na sua área de transferências. Escolha um contato ou um grupo e pronto.

Dentro da conferência, você pode acessar as configurações para deixar a sala protegida (impedir que outras pessoas acessem) e também pode compartilhar a sua tela. Aproveite os recursos em reuniões, aulas ou chamadas com amigos.