Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Wi-Fi 6 é o padrão mais moderno de conexão à internet sem fio na atualidade. Conhecido também como IEEE 802.11ax, ele veio para substituir o padrão Wi-Fi 5 e promete muitas melhorias. A principal delas é em relação a velocidade de conexão, mas não é o único.

Este novo padrão de conexão vai aumentar bastante o número de dispositivos conectados, diminuir a interferência e aumentar a segurança da conexão. E o melhor é que o Wi-Fi 6 ainda é bem mais econômico em relação a energia que os padrões anteriores.

Confira logo abaixo o que é Wi-Fi 6, quando ele surgiu, para o que ele serve e todas as suas vantagens.

Descubra o que é Wi-Fi 6 o novo padrão de conexão à internet (Foto: Shutterstock)

Mas antes de ver nosso conteúdo, temos algumas listas e outros conteúdos que vão te ajudar a se preparar para o Wi-Fi 6:

O que é Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 é o padrão de conexão à internet mais moderno da atualidade, e que também é conhecido como IEEE 802.11ax. O grupo Alliance, responsável pela tecnologia Wi-Fi no país, criou esta nomenclatura para o padrão, para que ele seja identificado de forma mais fácil. Já que antes todos tinham nomes baseados em números (802.11b, 802.11a, 802.11g, 802.11n, 802.11ac).

Ele foi criado para suprir o crescente número de dispositivos que utilizam o sinal sem fio de internet. Seu grande diferencial em relação ao padrão atual (Wi-Fi 5) é a capacidade de ter mais aparelhos conectados à mesma rede, com ainda mais eficiência e sem perda de velocidade.

Wi-Fi 6: quando surgiu para que serve

O padrão Wi-Fi 6 foi criado pelo grupo Alliance em 2019 com a promessa de revolucionar a conexão à rede sem fio. Com uma velocidade muito maior que o padrão atual, chegando até 9,6 Gbps, ele garante uma capacidade maior de conexão com dispositivos. Isso tudo com grande eficiência, segurança e economia de energia.

Mas recentemente, a empresa apresentou o Wi-Fi 6E. Ele é uma versão estendida do padrão, que tem como diferencial, a compatibilidade com o modo tri-band. Já que o Wi-Fi 6 é compatível apenas com o dual band.

Gostou do novo padrão e quer saber como conectar Wi-Fi 6? Saiba que mesmo tendo sido lançada em 2019, ainda é uma tecnologia recente e em desenvolvimento. De modo que ela só será 100% desfrutada, quando os dispositivos estiverem preparados para isso.

É preciso um roteador Wi-Fi 6 mas também que os dispositivos, como celulares, notebooks e consoles de video-game, tenham a capacidade de receber o sinal. E a boa notícia é que já são muitos os dispositivos com este padrão e temos previsão para muito lançamento mais neste ano.

Vantagens Wi-Fi 6

Como falamos antes, o novo padrão de conexão à internet é o que há de mais moderno. Ele possui muitos benefícios e diferenciais em relação ao padrão atual. Confira agora cada uma das vantagens Wi-Fi 6:

  • Educação
  • Serviços de streaming
  • Medicina
  • Transporte público
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Indústrias
  • Varejo

Velocidade de conexão

O Wi-Fi 6 tem velocidade superior (Foto: Shutterstock)

Um dos grandes diferenciais do Wi-Fi 6 é a sua velocidade de conexão. Em comparação direta com o Wi-Fi 5, versão anterior, o Wi-Fi 6 consegue ser até 40% mais rápido. Isso porque, a nova tecnologia tem uma codificação de dados mais eficiente. O que resulta em um desempenho melhor.

A conexão Wi-Fi 5 pode chegar até 3,5 Gbps de velocidade de navegação, enquanto a mais moderna pode chegar até 9,6 Gbps. Como um só dispositivo não consegue atingir toda essa velocidade, é aí que entra outra vantagem Wi-Fi 6. A possibilidade a conexão em vários dispositivos ao mesmo tempo, sem perda da alta velocidade.

Mais dispositivos conectados

Você já deve ter notado que ao tentar utilizar o Wi-Fi em locais onde há grande concentração de pessoas, a utilização é sempre mais lenta, não é mesmo? Isso acontece porque na versão anterior não há uma distribuição igualitária. Um roteador com o Wi-Fi 5 não foi projetado para suportar tantas conexões.

Já o roteador Wi-Fi 6 parte da ideia de que um grande número de pessoas estará conectado à rede. Na prática isso quer dizer que em uma mesma rede, uma pessoa que estiver jogando online, uma utilizando as redes sociais e outra assistindo a um filme terão uma mesma conexão estável, sem grandes oscilações.

Menor interferência

Como o Wi-Fi faz sua transmissão por ondas de rádio, é comum que outros dispositivos que usem o mesmo caminho, possam causar interferência. Mais uma das vantagens Wi-Fi 6, é que os roteadores contam com um recurso para diminuir essa interferência.

O recurso é conhecido como BSS Color (Base Service Station). Esse recurso analisa as redes vizinhas e faz com que o roteador Wi-Fi 6 evite estes sinais. Isto impede de forma inteligente as interferências entre roteadores.

Segurança reforçada

Uma das principais vantagens do Wi-Fi 6 diz respeito à segurança. Ele conta, entre outras tecnologias, com suporte à criptografia WPA3, superior à usada no padrão atual (WPA2).  O diferencial é o maior suporte e proteção contra ataques de hackers.

O padrão Wi-Fi 6 possui ainda um mecanismo que aumenta a segurança e a praticidade na migração entre diferentes redes de acesso. O nome dessa ferramenta é Open Roaming Consortium.

Gasta menos energia

Quando um dispositivo está conectado a um ponto de acesso, há uma troca. No Wi-Fi 5 e versões anteriores essa troca é constante, causando um uso a mais de energia por parte do aparelho. Agora com o Wi-Fi 6 foi implementado um novo recurso: o Target Wake Time, que tem a função de comunicar ao aparelho conectado quando ele deve receber a transmissão ou ficar em repouso. Isso na prática fará com que o aparelho use menos bateria, já que ele ficará mais tempo em repouso.

Comece a usar o Wi-Fi 6

Como falamos antes, para ter acesso ao novo padrão de rede você vai precisar ter dispositivos compatíveis e um roteador Wi-Fi 6. Para te ajudar, selecionamos algumas opções de roteador compatível com o novo padrão. Confira as melhores ofertas a seguir:

Agora se você tem mais algumas dúvidas sobre o assunto, estas matérias devem te ajudar. Descubra o que é Mbps e Kbps, saiba o que é WPS e qual a vantagem de ter esse botão no roteador e também o que é IPV6 e qual a sua importância. Não deixe de visitar a página Busca-Explica, lá temos muitas matérias para as suas dúvidas sobre tudo.

Ferramentas Buscapé

Agora que já aprendeu o que é Wi-Fi 6, conheça as ferramentas Buscapé que vão te ajudar a fazer a melhor compra! Primeira coisa a fazer é baixar e usar a nossa extensão para o navegador Google Chrome. Ela conta com todas as nossas ferramentas, como o Histórico de Preços, o Alerta de Preços e também o Cashback, que é dinheiro de volta para você!

Conheça Histórico de preços, para ficar por dentro de todas as variações de preço do produto nas últimas semanas. Aprenda também a criar um Alerta de Preço. Ele te avisa quando o produto chegar no preço que deseja pagar. Por fim, conheça a nossa página com uma curadoria diária de cupons, que vão te ajudar a economizar ainda mais.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!