Como alisar o cabelo? Dicas e produtos para deixar os fios lisos

Quer deixar os fios mais lisos? Descubra como alisar o cabelo naturalmente, com chapinha e mais

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Saber como alisar o cabelo pode salvar tempo e, em alguns casos, até dinheiro de quem quer que os fios estejam lisos, seja por preferência, evento ou qualquer outro motivo. Embora seja comum e até recomendado que determinados tipos de alisamento ocorram em salões de beleza, existem alternativas que possibilitam fazer o procedimento dentro de casa.

Com tantas possibilidades, conhecer e se informar a respeito dos métodos disponíveis no mercado é uma saída para encontrar a opção que melhor atende às necessidades de cada um. Além disso, é um modo de compreender quais produtos ou substâncias entrarão em contato com o corpo (e quais benefícios ou malefícios podem causar).

Afinal de contas, por mais que os cabelos não sejam sensoriais, as madeixas não deixam de ser uma parte importante de nós. Quer saber como alisar o cabelo naturalmente ou definitivamente, com ou sem chapinha, e, de quebra, ainda receber algumas dicas e produtos recomendados? Confira a nossa matéria feita com a colaboração da hair designer Anna Dorneles (@hair.adorneles)!

E se você alisa os fios, é importante ter um creme de hidratação para cabelo, certo? Explore já os melhores cremes para cabelos cacheados de 2021!

Entenda como alisar o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como alisar o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como alisar o cabelo?

Veja algumas formas de alisar os fios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja algumas formas de alisar os fios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O alisamento é um procedimento usado para mudar a estrutura do fio capilar e torná-lo liso. Alguns alisamentos saem quando o cabelo entra em contato com a água, enquanto outros permanecem mesmo após a lavagem – as famosas escovas progressivas.

Os métodos mais comuns de alisar os fios são os naturais, por meio da prancha de cabelo, mais conhecida como chapinha, ou os definitivos, com procedimentos químicos, feitos por profissionais especializados.

Além disso, com a inovação da indústria cosmética, também é possível encontrar produtos capilares alisadores. A seguir, veja mais detalhes de cada uma dessas opções para alisar o cabelo:

Como alisar o cabelo naturalmente?

Segundo Anna, "a única forma de alisar os fios de maneira natural, ou seja, sem ativos químicos, é através de ferramentas térmicas como secadores, chapinhas ou escovas alisadoras, que possuem fontes de calor".

Ao contrário do que pregam por aí, a hair designer destaca que o uso de óleos para tratamentos capilares, como o óleo de coco, por exemplo, pode engordurar as madeixas. Ela explica que esse tipo de produto não contém propriedade de nutrição, e nem de alisamento.

Como alisar o cabelo com chapinha?

O alisamento com chapinha pode ser feito dentro de casa ou em um salão de beleza. Caso a primeira opção seja a escolhida, antes de mais nada, é necessário ter o equipamento. Se você ainda não possui uma, dá para encontrar nesse link as melhores opções de prancha de cabelo para comprar. Ah, e a escova secadora também é uma mão na roda para quem quer alisar e modelar os fios.

A chapinha é a campeã de uso quando se trata de um liso perfeito. Com o acessório em mãos, o próximo passo é ler o manual de instruções do produto para usá-lo da forma correta. Feito isso, basta ligá-la, esperar que ela esquente, dividir o cabelo em pequenas mechas e passar a prancha lentamente (mas sem parar) da raiz até as pontas de cada uma delas.

Aqui, a hair designer dá a dica: "É fundamental o uso de um leave-in (creme de pentear). Além de proteger do calor da prancha de cabelo, vários possuem, em suas fórmulas, efeito liso".

Como alisar o cabelo definitivamente?

Por mais que existam procedimentos de alisamento que carreguem o termo "definitivo" no nome, é válido destacar que nenhum tipo de alisamento é definitivo, isto é, por tempo indeterminado. O alisamento definitivo não é possível pois, a longo prazo, a raiz do cabelo cresce em seu formato natural.

Quem busca por um alisamento com maior tempo de duração conta com a opção de fazer uma escova definitiva, progressiva ou inteligente, por exemplo, que usam componentes como hidróxido de sódio, guanidina, tioglicolato ou outros ácidos alisantes. Nesse caso, é preciso recorrer a um profissional adequado.

Como alisar o cabelo masculino?

Escova progressiva, selagem e relaxamento são as técnicas mais utilizadas para alisar o cabelo masculino. As três podem ser feitas em salões de beleza. Enquanto a selagem térmica garante um aspecto liso com o auxílio de uma fonte de calor, como o secador, o relaxamento é uma das técnicas mais antigas, usando química para reduzir o frizz e mudar a estrutura do fio.

Já a escova progressiva, igualmente feita em salões de beleza, como o próprio nome sugere, alisa os cabelos gradativamente, a cada nova aplicação do produto. O cabelo masculino também pode ser alisado dentro de casa, com produtos específicos para esse fim. Falaremos mais sobre eles no tópico abaixo.

Qual é a melhor técnica para alisar o cabelo?

Para Anna, "tudo começa com um bom cronograma capilar, que pode ser feito em casa ou em um salão de beleza". A hair designer afirma que, para um efeito liso, será necessário recorrer às ferramentas térmicas, como secadores, chapinhas ou escovas alisadoras. Já para um alisamento definitivo, o melhor a se fazer é procurar um profissional para alinhar, com ele, o alisamento ideal para a textura do seu cabelo.

Ela completa:

"Atualmente, a indústria da beleza tem evoluído muito nesse aspecto, desenvolvendo produtos de alisamentos menos nocivos aos fios e mais compatíveis com outras químicas".

Produtos para alisar o cabelo

Conheça os melhores produtos para alisar o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Conheça os melhores produtos para alisar o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Além dos procedimentos com as ferramentas térmicas, existem produtos disponíveis no mercado para quem deseja o efeito liso nos fios. Esse é o caso da linha Liso dos Sonhos, da Elseve, que é uma boa alternativa para quem quer ter um efeito liso, disciplinado, sem frizz e com volume controlado sem precisar ir ao salão.

Anna destaca outros produtos para alisar o cabelo: "Eu gosto muito do Liso, Leve and Solto, Lola Cosmetics, que tem proteção térmica e solar, nanopartículas de brilho e efeito liso. O Comigo Ninguém Pode, também da Lola Cosmetics, tem ativos para acelerar a secagem dos fios, não pesa no cabelo e tem proteção térmica".

A hair designer também indica um leave-in da Revlon e a linha da Boca Rosa para a Cadiveu: "Meu preferido é o Uniq One, da Revlon, um leave-in multifuncional que possui proteção térmica e nutre e reconstrói os fios, reduzindo o efeito poroso do cabelo. E tem a linha Boca Rosa Hair, da Cadiveu, que também possui em sua fórmula acelerador de secagem e alta proteção térmica. Reduz muito os temidos frizz".

Para finalizar, também existem métodos e procedimentos práticos que podem ser incorporados no dia a dia, com potencial para controlar os frizz e proporcionar um aspecto liso aos fios. Confira algumas dicas sobre como alisar o cabelo abaixo:

  • Aplicar um leave-in adequado para a textura do cabelo e dar preferência a algum com proteção térmica;
  • Secar o cabelo com vento frio enquanto penteia os fios. Uma dica é utilizar uma escova raquete, que é uma escova larga, para alinhar bem as madeixas;
  • Após retirar o excesso de água dos fios, separar o cabelo em sessões e começar a secagem com o vento quente do secador;
  • Para um efeito mais liso, finalizar com o uso da chapinha. A dica aqui é aplicar um óleo no comprimento e nas pontas do cabelo para um efeito de brilho intenso.

Outra dica superimportante é montar e seguir um cronograma capilar com uma rotina de cuidados que envolva nutrição, reconstrução e hidratação para manter a estética desejada e, mais do que isso, preservar a saúde dos fios.

Veja mais sobre o universo de cabelos: