Mulher no espelho mostrando como fazer cachos com chapinha

Como fazer cachos com chapinha: passo a passo

Para aprender como fazer cachos com chapinha é importante seguir algumas dicas e adotar cuidados com os fios

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Sabia que tem como fazer cachos com chapinha? Na hora de finalizar os cabelos, esse acessório que, teoricamente, serve para alisar os fios, pode ser considerado um imbatível coringa para criar o efeito cacheado. Com ela você pode criar ondas e cachos de forma simples e ainda obter um volume digno das celebridades e blogueiras.

Quer aprender mais? Então você está no lugar certo! Criamos um tutorial bem objetivo para que você consiga fazer cachos com a chapinha facilmente.

Não tem uma chapinha ainda? Então nós vamos te ajudar a resolver essa questão! Nós já selecionamos diferentes modelos de pranchas por aqui com valores e tecnologias diferentes para facilitar sua escolha.

Como fazer cachos com chapinha sem danificar os cabelos?

Mulher secando os cabelos antes de fazer cachos com chapinha
Antes de saber como fazer cachos com chapinha, é importante adotar cuidados para preservar os fios (Fonte: Shutterstock)

Antes de realmente saber como fazer cachos com chapinha é fundamental preparar o seu cabelo. Além de estar com os fios totalmente secos é importante ter atenção com a temperatura. Nesse caso, é válido avaliar a textura dos seus fios.

Para exemplificar melhor, se por acaso seu cabelo for menos volumoso e fino, recomendamos que você opte por uma temperatura baixa. Por outro lado, fios mais grossos e volumosos pedem uma temperatura mais elevada.

Dica: O calor em excesso nos cabelos pode comprometer a cutícula dos fios e promover frizz ou quebra! Nesse caso, jamais abra mão de um defrizante termoativo, que vai ajudar a manter os cabelos protegidos das altas temperaturas e evitar que as fibras acabem danificadas.

Passo a passo para fazer cachos perfeitos

Agora que você já preparou seu cabelo e usou o termoativo de sua preferência é chegada a hora da verdade! E, quando falamos hora da verdade, isso quer dizer que o principal segredo aqui é saber manusear corretamente a chapinha. O movimento do braço também faz toda a diferença para conseguir criar os cachos conforme seu gosto!

  • Passo 1: Depois de ter aplicado o termoativo, com os cabelos bem secos, separe mechas. Lembrando que, quanto mais finas forem as mechas, mais definidos serão os cachos;
Pessoa coloca mecha para começar a fazer cacho com chapinha
Para aprender na prática como fazer cachos com chapinha, comece separando mechas de cabelo (Fonte: Shutterstock)
  • Passo 2: Agora, segure a sua chapinha da mesma forma que você costuma fazer quando vai alisar os cabelos. Entretanto, torça sua mão para frente, de maneira que o seu polegar fique virado para cima;
Mulher segura mecha e mostra como fazer cacho com chapinha
Na hora de fazer cachos com chapinha, atente-se à posição da mão (Fonte: Shutterstock)
  • Passo 3: você deverá posicionar a mecha de cabelo na chapinha, levando em conta o passo anterior. Em seguida, torça a sua mão de forma que ela volte à posição original, ou seja, seu polegar deverá ficar voltado para baixo – passe a mecha por cima da chapinha;
Cacho com chapinha sendo finalizado em um cabelo longo
Para obter o cacho com chapinha, torça a mão de forma que a mecha fique por cima do acessório (Fonte: Shutterstock)
  • Passo 4: Por fim, alise a sua chapinha para baixo e bem devagar, tomando cuidado para que toda a extensão da mecha passe por ela.
Cacho com chapinha sendo feito em uma mecha de cabelo
Para finalizar o cacho com chapinha, movimento o acessório para que ele deslize por toda a mecha (Fonte: Shutterstock)

É importante escolher a prancha ideal

Aqui, vale mencionar que quanto mais fina for a chapinha, mais definidos ficarão os cachos. Além disso, uma prancha fina e, preferencialmente com bordas arredondadas ajuda a evitar cachos e ondas muito marcadas. Mas, logicamente isso vai depender do seu gosto e estilo.

Meus cachos não duram! E, agora?

Fixador sendo aplicado em um cacho feito com chapinha
Além de saber como fazer cachos com chapinha, é importante usar produtos que ajudem na fixação (Fonte: Shutterstock)

Que atire a primeira pedra quem ficou horas e horas fazendo uma finalização incrível nos cabelos e, em questão de poucas horas, o cabelo ficou sem definição. Isso é bastante comum para quem tem os fios muito lisos ou pesados.

Nesse caso, vale optar por um bom spray fixador, que ajuda a sustentar o efeito por mais tempo. Outra alternativa é fazer rolinhos com os cachos e prendê-los com grampos – você pode fazer isso até a hora de sair para uma festa ou evento, por exemplo. Aí, é só soltar e pronto!

Que tal apostar nessas dicas de como fazer cachos com chapinha? Vale à pena fazer o teste e adaptar esse método para seu tipo de curvatura de cabelo!