Como fazer escova no cabelo: dicas e acessórios para não errar

Não sabe como fazer escova no cabelo de forma independente? Nós te ajudamos!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Saber fazer escova no cabelo é meio caminho andado para agilizar a rotina e ainda economizar uma grana no salão. Ter essa skill de beleza vai te ajudar muito nos momentos de correria, mas a gente sabe que ter o efeito desesajo não é tão simples assim. Por isso, com a colaboração da hair designer Anna Dorneles (@hair.adorneles), preparamos esse um passo a passo para você aprender e ter um resultado de salão.

Em um fundo rosa, mulher de cabelos curtos usa uma escova secadora nos próprios cabelos.
Conheça os melhores acessórios e dicas em nosso artigo (Foto: Shutterstock)

Dicas para a escova perfeita:

A escova perfeita precisa ser pensada nos detalhes, viu? São eles que influenciam na hora de ter aquele resultado de salão em casa. Segundo a hair designer, existem alguns truques que podem facilitar o passo a passo.

"O segredo é tirar o excesso de água dos fios, depois separar os cabelos em sessões e ir escovando mecha a mecha. Além de facilitar na escova, o resultado é satisfatório! Além disso, a escolha de uma boa escova e um secador potente também faz toda diferença", resume a especialista.

Mas, certamente você chegou aqui para ter respostas mais detalhadas, né? E é isso que a gente vai fazer aqui embaixo - veja só os truques, em detalhes, para fazer uma escova no cabelo e arrasar!

1. Lave o cabelo com shampoo e condicionador adequados

O primeiro passo de como fazer escova pode parecer óbvio, mas não é. É comum que, na pressa, as pessoas não lavem o cabelo apropriadamente, deixando resíduos de cremes e outros produtos no couro cabeludo. Isso pode comprometer a escovação, fazendo com que o cabelo fico com aspecto de pesado e sujo antes do tempo.

Escolha o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo, de preferência um com ação de limpeza profunda. Você pode lavar de 2 a 3 vezes, dependendo de como esteja seu couro cabeludo.

Uma boa opção de produto é o Shampoo TRESemmé Detox Capilar para Limpeza e Nutrição que além de limpar profundamente, utiliza chá verde, gengibre e proteína de trigo na composição, promovendo a nutrição dos fios.

Características do Shampoo TRESemmé Detox Capilar:

  • Sem corantes ou parabenos
  • Fortalece os fios e reduz pontas duplas
  • Rico em vitaminas minerais, antioxidantes e aminoácidos que estimulam o crescimento
  • Reduz a porosidade

Ao final, utilize seu condicionador preferido, aplicando com um dedo de sistância da raiz, para evitar oleosidade. Depois, enxágue bem para tirar todo o produto e desembarace o cabelo no banho mesmo. O ideal é enxaguar com água fria para fechar a cutícula dos fios e promover um aspecto mais sedoso.

2. Remova o excesso de umidade dos fios

É hora de pré-secar! Se você estiver com pressa e não puder deixar ele secar naturalmente, use o secador mesmo. Para ter um efeito de salão na hora de escovar, é importante remover pelo menos 50% da umidade do cabelo.

"Quando os cabelos estiverem menos molhados, separe em sessões com auxílio de presilhas e comece a escovar. Comece sempre pela raiz - assim que ela estiver bem alinhada e seca, vá modelando comprimento e pontas", explica Anna.

E já que você está aprendendo a como fazer escova sozinha, aqui vai mais uma dica importante: jamais torça ou esfregue os cabelos na toalha a não ser que você queira ter muito frizz.

3. Proteja o cabelo com um protetor térmico

Ao aprender a como escovar o cabelo sozinha, você precisa saber que o diferencial do resultado está nos detalhes e esse aqui é um dos mais importantes. O calor do secador pode causar danos aos seus fios, por isso o ideal é que antes de iniciar a escovação, você aplique um protetor térmico em todo o cabelo. O produto cria uma camada protetora ao redor da fibra capilar, selando a cutícula e prevenindo a desidratação dos fios combatendo as pontas duplas.

"Leave-in com proteção térmica e presilhas para separar os cabelos são acessórios que recomendo ter em casa para fazer uma boa escova no cabelo sozinha", detalha a cabeleireira.

Uma boa pedida é o flúido protetor térmico Felps Profissional SOS Liss Express, que pode ser usado em todos os tipos de cabelo e promete um efeito liso gradual, secagem rápida e brilho intenso.

Características do Protetor Térmico Felps S.O.S Liss Express:

  • Cria uma barreira protetora contra umidade
  • Diminui o frizz
  • Textura líquida
  • Pode ser usado diariamente, que não pesa os fios

4. Invista num bom secador

Chegou a hora de falar da peça-chave do passo a passo de como escovar o cabelo sozinha. O tipo de secador que você escolher vai influenciar consideravelmente no resultado da sua escova, por isso se atente a questões como potência, ergonomia, velocidade, tecnologia, etc. No artigo "Melhor secador de cabelo de 2021: 10 modelos para comprar" você encontra uma série de dicas profundadas sobre o assunto.

Mas se você quer uma dica pra já, vale conhecer o Taiff Style, Com motor profissional e 2000w de potência, ele conta design leve e fácil de manusear, não faz muito barulho e vem com termostato para que as variações de temperatura não ultrapassem o limite aceitável.

Características do Taiff Style:

  • 3 níveis de temperatura;
  • Possui grade de entrada de ar
  • Não é bivolt
  • Cabo com 1,80 de comprimento

5. Escolha a escova certa

Assim como qualquer produto de beleza, suas características pessoais devem ser levadas em consideração na hora de escolher a escova correta. Existem inúmeros tipos disponíveis no mercado e o que vai definir a certa pra você e o seu cabelo é a curvatura do seu fio, quantidade de cabelo, etc.

De toda forma, a dica da especialista é: "tenha uma escova de raiz (geralmente são escovas pequenas que conseguem alinhar aqueles fiozinhos chamados de baby hair) e uma escova média para comprimento e pontas", ressalta.

O tipo de escova ideal:

  • Pessoas com pouco cabelo devem optar por escovas com cerdas densas.
  • As que possuem cabelo em grande quantidade devem procurar aquelas com cerdas mais espaçadas.
  • Para um cabelo mais modelado, com efeito de ondas, opte por escovas térmicas.
  • Para um cabelo com forma mais lisa, o ideal são as escovas de madeira, com cerdas naturais.

Como fazer escova sozinha: passo a passo

Mulher de cabelos longos sorri enquanto escova o próprio cabelo em frente ao espelho.
Passo a passo para escovar os cabelos de forma independente (Foto: Shutterstock)

Agora que você sabe quais são os itens essenciais, sabe preparar o cabelo e já tem tudo na sua mão, está na hora de aprender o passo a passo de como fazer uma escova sozinha. Vamos nessa?

Passo 1: Divida o cabelo em mechas não muito grossas.

Passo 2: Posicione o bico do secador na diagonal, fazendo com que o jato de ar quente siga de cima para baixo. Dessa forma, você fecha as escamas dos fios e evita o frizz.

Passo 3: Comece a secar, mecha por mecha, indo da raiz às pontas. Lembre-se de sempre dar uma atenção extra à raiz.

Passo 4: Modele as pontas, enrolando os 3 últimos dedos de cabelo na escova e secando de fora pra dentro.

Passo 5: Ao finalizar, jogue um jato de ar frio nos fios, para diminuir o frizz

Passo 6: Termine aplicando um finalizador, apenas do comprimento até as pontas, para aumentar o brilho dos fios e a durabilidade da sua escova.

Dica bônus da especialista:

"Se o cabelo for mais ralo, sem volume, aplique um mousse e escove os cabelos projetando a escova pra cima, para dar volume na raiz. Se os cabelos forem muito volumosos e você quer deixá-los mais disciplinados, escove os fios para baixo, reduzindo bem a raiz", aconselha Anna.

Ainda sobre o passo 6, vale indicar uma boa opção de finalizador pós-escova: o sérum Oil Reflections da Wella. Ele é um óleo de uso profissional que deixa os fios selados, macios e super brilhosos - a dica perfeita para evitar pontas secas e frizz.

Como fazer escova sozinha usando a escova secadora

Se você tem escova secadora, o passo a passo de como fazer uma escova sozinha é ainda mais simples. Esse aparelho é uma vantagem para quem não tem muito tempo e não quer ter muito trabalho cuidando doso fios, já que ela escova e alisa simultaneamente. Vale lembrar que, em cabelos lisos e ondulados, esse produto super cumpre a proposta. Contudo, em cabelos cacheados ou crespos, se o objetivo é ter um liso mais soltinho, vale usar uma chapinha após a secagem.

Após lavar o cabelo e aplicar o protetor térmico, desembarace bem os fios para que a escova não embole nas mechas.

  • Divida o cabelo em 3 partes, 2 na frente e uma atrás, começando da nuca até o topo da cabeça.
  • Separe uma mecha de aproximadamente 3 dedos e passe a escova secadora já quente, da raiz até as pontas. Repita o processo em todo cabelo.
  • Após finalizar todas as mechas, passe a escova mais uma vez no cabelo seco, como se estivesse penteando normalmente, para evitar as marcações.

Se você ainda não tem uma escova secadora, mas está pensando em comprar, temos um conteúdo completo sobre escovas secadoras, com diversos modelos pra escolher.

Gostou do nosso passo a passo de como fazer uma escova sozinha? Agora ficou mais fácil cuidar dos cabelos de forma independente e ter aquele resultado de salão!