Entenda antes de comprar em Chuteiras

Quais as diferenças entre os tipos de chuteira?

Chuteira de campo, chuteira rugby ou chuteira society? Saiba tudo sobre as chuteiras e escolha a ideal para seu jogo.

Tipos de chuteiras
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Para cada esporte existe uma chuteira diferente, com tecnologias e recursos próprios. É importante que você saiba diferenciar os modelos, para não prejudicar a sua saúde com lesões e, claro, mandar bem dentro de campo.

Chuteiras society para você

Visualmente, as chuteiras podem até ser parecidas, mudando apenas cores e tamanhos. Porém, para diferentes tipos de esporte há um modelo próprio, desenvolvido especialmente para a atividade, seja futebol de campo, rugby ou society (gramado sintético).

Com tantos modelos disponíveis, é normal que você tenha algumas dúvidas no momento da compra. Afinal, qual será a melhor chuteira para os seus exercícios?

Foi pensando nisso que separamos todas essas informações para você. Aqui você vai poder conhecer chuteiras de campo, a chuteira society e também a chuteira rugby. Assim você sabe qual tipo é indicado para suas atividades físicas e vai bem na hora do jogo!

Leveza e flexibilidade com a chuteira de campo

Se você vai jogar futebol de campo, grande parte das chuteiras de campo disponíveis no mercado é fabricada de material sintético, que torna o calçado leve e flexível para o jogador ter maior mobilidade em campo.

Nessas chuteiras, você ainda encontra diferentes travas. Para terrenos macios ou úmidos, a chuteira de campo mais indicada é a que conta com trava de metal, garantindo uma maior tração. Para o gramado seco, a trava no formato de lâmina oferece firmeza enquanto se joga na grama que está bem firme.

Chuteira de rugby: força e resistência

Já a chuteira de rugby vai de acordo com o esporte: essas chuteiras são geralmente mais robustas, pesadas e com travas maiores. O rubgy pode ser praticado em diferentes terrenos, mas na maior parte o esporte acontece no gramado ou em pisos sintéticos.

Para locais de grama alta ou úmida, a chuteira rugby mais indicada é a que tenha trava de metal, garantindo uma tração maior. Chuteiras com travas médias ou em forma de lâmina são ideais para a grama firme. Agora, se você for usar em grama sintética, a melhor opção são as travas MG (Multi Ground).

O rugby é um esporte de mais contato e força do que o futebol, que permite que os jogadores corram mais e desenvolvam grande velocidade. Para ser bem-sucedido nesse esporte é preciso ter firmeza nas pernas, que são a base para bloquear um ataque. Então a chuteira de rugby deve suportar tal pressão e aumentar o atrito entre seus pés e o solo.

Em campo sintético, nada melhor do que uma chuteira society

Para o campo de grama sintética, a chuteira society é semelhante à chuteira de campo, mas com travas mais baixas que garantem maior distribuição da força e melhor tração. A grama sintética é mais curta do que a natural, então necessita de chuteiras com travas menores para ajudar na aderência e oferecer maior tração e maior segurança enquanto você joga.

Você pode encontrar modelos de chuteira society com travas de borracha e, no solado, placa de EVA que ajuda no amortecimento, já que um campo society é mais duro. Esse tipo de chuteira é leve, o que proporciona maior conforto e maior velocidade na hora do jogo.

Com o par de chuteiras ideal para o esporte escolhido você ganha estabilidade, conforto e só precisa se preocupar em melhorar suas habilidades dentro de campo.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em chuteiras