O que é e como escolher a densidade do colchão?

Descubra qual a densidade para o seu biotipo e adquira o colchão ideal para você.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Escolher a densidade correta é muito importante na hora da comprar um colchão. Além do preço, qualidade e conforto, este quesito deve ser levado em consideração. Afinal de contas, escolher um colchão errado pode afetar o sono, causar dores no corpo, comprometer a qualidade de vida, além de causar problemas na coluna e má postura.

Escolher a densidade do colchão ideal é muito importante para evitar dores e lesões. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Escolher a densidade do colchão ideal é muito importante para evitar dores e lesões. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O fabricante já deixa especificado no produto o código de densidade. Mas com tanta informação disponível é fácil ficar perdido. Nós, do Zoom, vamos te explicar o que é a densidade do colchão e como escolher a melhor de acordo com o seu perfil. Confira!

O que é a densidade do colchão?

A densidade é a relação entre a quantidade de espuma utilizada no produto por metro cúbico (m³). Na prática, a característica tem a ver com a firmeza do material, ou seja, se o colchão vai aguentar bem sem se deformar quando algum peso é aplicado sobre ele.

A classificação sempre vem acompanhada pela letra D em maiúsculo e uma numeração que vai de 18 a 45. O código D23, por exemplo, indica que foram aplicados 23 kg de espuma em um 1m³ do produto (um metro cúbico).

Em termos gerais, a densidade tem relação com uma melhor distribuição de peso e varia conforme o perfil do consumidor. Quanto mais alta e pesada a pessoa for, maior deve ser a densidade do material. Alguém com 1,90 m de altura e 100 kg vai precisar de um colchão diferente de quem mede 1,70 m e pesa 65 kg, por exemplo.

A tabela abaixo vai te ajudar a como escolher a densidade de um colchão:

Tabela de recomendação da densidade do INER. (Imagem: Reprodução/INER)
Tabela de recomendação da densidade do INER. (Imagem: Reprodução/INER)

Os critérios para cada biotipo foram definidos pelo Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) e regulados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A tabela também pode ser encontrada no site do INMETRO.

Cabe ressaltar que os parâmetros da tabela de biotipo servem apenas para os colchões de espuma, já que os de mola seguem outro padrão que se baseia mais no material com o qual é fabricado do que na relação peso x altura.

Como escolher a densidade do colchão?

Qual o melhor modelo de acordo com a densidade?

Um colchão duro não significa que é um colchão melhor para a sua coluna. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Um colchão duro não significa que é um colchão melhor para a sua coluna. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Um erro comum é achar que quanto maior é a densidade e mais duro é o colchão melhor para a coluna, quando, na realidade, os parâmetros de densidade atendem outros critérios que não de dureza/maciez. O colchão ideal deve manter um equilíbrio, pois não pode ser muito macio a ponto de você afundar nele e nem muito firme para não deixar seus músculos tensionados.

A tabela de biotipo contém oito classificações (D18, D20, D23, D26, D28, D33, D40 e D45), que correspondem a uma faixa de perfil baseada na dinâmica peso x altura. Para descobrir qual a melhor densidade do colchão para seu biotipo, é preciso entender cada categoria.

D18 e o D20, por exemplo, são as melhores densidades para colchão infantil. Os produtos nesta faixa atendem recém-nascidos e crianças de até 15 kg. Para essa categoria recomendamos o Colchão Solteiro Ortobom Physical Resistente, que aguenta bem até 60 kg.

D23 é direcionado a quem possui:

  • Peso: até 50 kg/Altura: até 1,70 m
  • Peso: 51 kg a 60 kg/ Altura: 1,71 m a 1,80 m

Neste segmento, o colchão para solteiro Ortobom D23 Light Liso, modelo simples que suporta até 60 kg, é uma boa opção.

D26 é recomendado para pessoas com:

  • Peso: 51 kg e 60 kg/ Altura: até 1,70 m
  • Peso: 61 kg a 70 kg/ Altura: 1,51 m a 1,90 m

O colchão de solteiro ideal para essa faixa pode ser o Ortobom Physical Ultra Resistente, que dá suporte para até 80 kg.

D28 é voltado para consumidores com:

  • Peso: 51 kg e 60 kg/ Altura: 1,50 m
  • Peso: 71 kg e 80 kg/ Altura: 1,61 m a 1,90 m
  • Peso: 81 kg a 90 kg/ Altura: a partir de 1,90 m

O colchão de casal Gazin Confort cai como uma luva para quem procura produtos com esta densidade.

D33 é a densidade mais versátil, pois abrange vários biotipos. A classificação é indicada para quem possui:

  • Peso: 71 kg a 80 kg/ Altura: 1,51 m a 1,60 m
  • Peso: 81 kg a 90 kg/ Altura: 1,61 m a 1,80 m
  • Peso: 91 kg a 100 kg/ Altura: a partir de 1,81 m
  • Peso: 101 kg a 120 kg/ Altura: acima de 1,90 m

O colchão apropriado à categoria é o Gazin Supreme, apesar deste modelo aguentar só até 90 kg.

D40 tem indicação para consumidores com três perfis distintos:

  • Peso: 91 kg a 100 kg/ Altura: 1,61 m e 1,80 m
  • Peso: 101 kg a 120 kg/ Altura: 1,71 m a 1,90 m
  • Peso: 121 kg a 150 kg/ Altura: acima de 1,90 m

Vale a pena dar uma olhada no colchão de casal Probel Guarda Costas, que tem sustentação para até 100 kg.

D45 é ideal para pessoas com:

  • Peso: 101 kg a 120 kg/ Altura: 1,61 m e 1,70 m
  • Peso: 121 kg a 150 kg/ Altura: 1,71 m e 1,90 m

Para esta última faixa de classificação, o colchão de casal Ortobom Light Selado Ortopillow é bom e dá suporte para até 150 kg.

Dicas adicionais

Confiar só na densidade não é garantia de qualidade do colchão, pois muitos fabricantes utilizam diferentes tipos de espuma, então é bom experimentar o produto. Outro fator importante é o conforto. Se a compra for em loja física, faça teste no colchão, deite-se nele e confira se é confortável.

Mas deite-se mesmo, apenas sentar no produto não vai garantir que ele serve para você, já que a maior parte do tempo você vai ficar deitado. Verifique a firmeza e a sustentabilidade, estando tudo ok, boa compra! Lembre-se também de que os colchões têm prazo de validade, os de espuma duram até oito anos, de acordo com as recomendações do INMETRO.

Dúvidas frequentes

Qual a densidade ideal para colchão de casal?

Para escolher a densidade do colchão de casal, o cálculo deve levar em conta a altura média simples das duas pessoas e adicionar o peso de quem tiver a maior massa corporal. Para descobrir a altura média, basta somar as duas medidas e dividir por dois. Depois é só procurar na tabela de biotipo qual densidade é a recomendada.

Qual o melhor tipo de colchão para pessoas obesas?

Depende. Existem pessoas que têm menor peso, mas são mais altas e há quem pese mais e são baixas. As densidades ideias são D40 e D45, mas é importante consultar a tabela.

Qual a diferença entre o D33 e o D45?

Os colchões com densidade D45 sustentam mais peso do que os classificados como D33, porém são mais caros. A classificação D45 é mais recomendada para casal ou pessoas com obesidade.

Leia também: