Pillow top branco colocado em colchão também branco encaixado em uma cama preta

Pillow Top: o que é, para que serve no colchão e como escolher

Descubra o que é pillow top de colchão e como ele pode deixar as suas noites de sono melhores

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Um pillow top pode ser uma boa opção para deixar a sua noite de sono mais agradável. Comprar um colchão com uma camada extra de espuma ou adicionar uma ao modelo que você já tem em casa pode garantir o descanso necessário para um dia ativo e produtivo. Além disso, o pillow top para colchão oferece uma série de outros benefícios para a sua saúde e para a vida útil da sua cama.

Aqui embaixo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o pillow top antes de comprar o seu: o que é, vantagens do uso, tamanhos disponíveis - de casal, queen, king, de solteiro e de viúda - e qual é o melhor para você. Confira o nosso guia completo e tenha aquela cama macia digna de um hotel em casa.

O que é pillow top para colchão?

Muito além da tradução literal, o pillow top é um "travesseiro gigante", do tamanho do colchão, que pode ter diferentes densidades e ser confeccionado em vários materiais. Ou seja: existem modelos para quem curte a cama mais macia e opções para quem prefere as opções mais durinhas. Além disso, também existem pillow tops ortopédicos para quem tem problemas na coluna e precisa escolher o colchão com bastante cuidado.

Além de aumentar o conforto nas suas noites de sono, o pillow top também ajuda a aumentar a vida útil do seu colchão, evitando problemas comuns de desgaste que acontecem com o tempo e o uso. A absorção de impacto, por exemplo, é uma delas: o pillow top ajuda a diminuir a deformação natural que acontece na espuma do colchão no dia a dia, mas também impede possíveis manchas e a proliferação de ácaros e bactérias nele.

Vantagens do pillow top:

  • Estabilidade do colchão: sabe aquela regra quase obrigatória e muito comum na cama de casal que diz que quando um se mexe o outro também vai se mexer (mesmo que não queira)? O pillow top diminui isso porque absorve o impacto dos movimentos e não os reflete por todo o colchão;
  • Saúde do corpo: se você precisa trocar de colchão por causa de dores na coluna ou em qualquer outra parte do corpo, comprar um pillow top de densidade mais firme do que o seu colchão pode ajudar (e ainda deve ser mais econômico). Ao mesmo tempo, ele também vai auxiliar se você precisa deixar a cama mais macia em função da circulação sanguínea;
  • Cama fofinha: cada um tem uma preferência na hora de dormir e se você é do time que gosta de se sentir nas nuvens, o pillow top combinado a um jogo de cama bem confortável pode ser exatamente o necessário para garantir as melhores horas do seu dia.

Tamanhos do pillow top para colchão

Com tantos pontos positivos, o pillow top não é uma vantagem apenas de quem usa um tamanho determinado de cama. Porém, se você vai comprar um modelo independente, existem alguns cuidados a tomar na hora da compra. Como o pillow top precisa cobrir toda a extensão do colchão, vale checar o tamanho para garantir que ele é compatível. Na hora de comprar, se prefira as versões que têm um elástico para fixar o pillow top no lugar. Além disso, existem outros cuidados necessários para que a sua cama fique confortável com o acessório - e aqui embaixo nós falamos deles.

Pillow top king size

Um colchão king size pode ter, por padrão, dois tamanhos 2,03m de comprimento por 1,93m de largura ou 1,98m de comprimento por 1,86 de largura. Ele é o modelo recomendado para pessoas altas ou para quem gosta de camas bem espaçosas e tem um cômodo com tamanho suficiente para comportar o móvel. Por isso, o pillow top precisa ser o maior possível - mas compatível com as medidas do colchão que você tem em casa. Na hora de comprar a roupa de cama, a atenção também é necessária, já que com o adicional, o colchão fica ainda mais alto. Opte por modelos king ou maiores.

Pillow top queen size

Um pouquinho menor, o colchão queen size tem 1,98m de comprimento por 1,58m de largura e também é uma opção para os mais altos, mas a cama ocupa menos espaço no quarto. Aqui, a combinação com a roupa de cama fica mais simples, já que os modelos de lençol king podem ser exatamente o necessário para atingir a altura necessária do colchão com a espuma extra.

Pillow top casal

O colchão de casal, assim como o queen size, também aparece em um tamanho padrão: 1,88m de comprimento e 1,38m de largura. Ainda assim, em alguns casos, ele pode ser confundido com o colchão de viúva, que é um pouquinho menor (e nós vamos especificar aqui embaixo). Aqui, os lençóis queen costumam ser compatíveis para o colchão com o adicional de espuma.

Pillow top viúva

Mesmo que não seja tão conhecida, a cama de viúva tem se tornado cada vez mais popular entre quem é solteiro e quer uma cama mais espaçosa e confortável e entre casais com quartos apertadinhos. O colchão viúva tem 1,88m de comprimento por 1,28m de largura e, sim, existem opções de pillow top para ele, afinal de contas, o tamanho não impede o conforto. Os lençóis queen e de casal devem ser suficientes para esse modelo.

Pillow top solteiro

Assim como o king size, o colchão de solteiro pode variar nas medidas. Sempre com 1,88m de comprimento, ele pode ter 78cm ou 88cm de largura. Nesse caso, mesmo com um pillow top alto, a diferença de tamanho para um lençol viúva é grande, então o ideal é preferir os modelos de elástico e prender as sobras embaixo do colchão caso o de solteiro não seja suficiente.

Materiais e modelos do pillow top

Na hora de comprar, seja um pillow top avulso ou um colchão que já vem com o acessório acoplado, é normal que você fique na dúvida sobre o melhor material entre as opções disponíveis. A verdade é que todos eles são confortáveis e muito resistentes, mas como basicamente tudo o que você pode comprar para a sua casa, existem opções que se adaptam melhor às suas necessidades do que outras. Aqui embaixo falamos das principais delas para te ajudar no momento da escolha:

  • Pillow Top Viscoelástico: um dos modelos mais populares de pillow top, ele é feito de espuma de poliuretano (o material dos travesseiros da NASA) que se molda com facilidade e diminui a pressão em diferentes pontos do corpo.
  • Pillow Top de Fibra Siliconizada: para quem convive com alergias e problemas respiratórios, o pillow top de fibras sintéticas é a principal opção por ser hipoalergiênico. Além disso, ele é leve e tem ótimo custo-benefício. Ele também pode aparecer em versões em flocos.
  • Pillow Top de Pluma de Ganso: o conforto extremo é uma das principais vantagens do pillow top de plumas de ganso. Ele é a opção para quem quer a cama com aquela sensação de nuvens e abraços todos os dias. Porém, ainda é a mais cara e não serve para quem é vegano.

Como cuidar do pillow top

Se o seu pillow top é acoplado ao colchão, a manutenção dele deve ser feita como se o acessório não estivesse ali. Ou seja: o passo a passo é o mesmo de como limpar colchão. Se ele for do modelo removível, você também pode limpar da mesma maneira, mas o viscoelásticos e de fibras sintéticas podem ser lavados na máquina. Basta se certificar de que ele vai estar bem seco antes de colocar na cama novamente. Além disso, sempre que for possível - e se você tiver espaço - é bom colocar tanto o colchão quanto o pillow top no sol.

  • Precisa de ajuda na hora de como limpar colchão? Confira as nossas dicas e garanta a saúde das suas noites de sono!

Saiba mais sobre o universo de colchões e camas: