Controle do PS5, DualSense tem novo design e recursos de imersão

Controle do PS5 tem duas cores, retorno háptico na vibração e botão “Create” inédito

Murilo TunholiEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O controle do PlayStation 5 (PS5), DualSense, promete mudar a experiência de jogadores do console em todo o mundo. O joystick foi mostrado oficialmente pela Sony em abril de 2020 e conta com recursos e design bastante diferentes do antecessor, o Dualshock 4.

A principal novidade é a construção do controle do PS5, que agora conta com duas cores diferentes ao mesmo tempo. O botão “Share” também sumiu para dar lugar ao comando “Create” que, de acordo com a fabricante, ajudará a criar conteúdos com os games da plataforma.

O objetivo da empresa é fazer com que o DualSense tenha um papel de protagonista na experiência de imersão dos jogadores ao lado das tecnologias novas do PS5, como o sistema de áudio Tempest 3D. Confira, a seguir, tudo sobre o novo controle do PS5.

Leia também: PS5 vs Xbox Series X: qual é o melhor console da nova geração?

Botões e funções novas do controle do PS5

Os botões clássicos que existiam no DualShock 4 continuam no DualSense. Isso significa que o controle novo terá o conhecido d-pad, o touch pad, os analógicos na parte de baixo, os comandos “X”, “bola”, “triângulo” e “quadrado” ao lado direito e os gatilhos traseiros R1, R2, L1 e L2.

Controle do PS5, à direita, o DualSense tem diferenças de design para o controle do PS4, o DualShock 4 (Fonte: Mohsen Vaziri / Shutterstock.com)
Controle do PS5, à direita, o DualSense tem diferenças de design para o controle do PS4, o DualShock 4 (Fonte: Mohsen Vaziri / Shutterstock.com)

A novidade fica por conta da função “Create”, que chega para substituir o “Share”. A Sony informou que ainda vai apresentar mais detalhes do recurso em breve, mas é possível esperar ferramentas exclusivas para ajudar dos donos do PS5 que criam conteúdo em vídeo para a Internet. Os botões “Ps” e “Options” foram mantidos.

O controle também virá com um microfone embutido que deve possibilitar a comunicação em jogos multiplayer sem a necessidade de usar um headset. Contudo, a Sony recomenda não depender do recurso por muito tempo e ter um fone de ouvido por perto para ter melhor qualidade de áudio.

Controle do PS5 promete mais imersão nos games

A Sony utilizou o termo “retorno háptico” para explicar como o DualSense vai aumentar a imersão nos games. O recurso não é tão inédito na indústria dos videogames e já apareceu em outros consoles, como é o caso do Nintendo Switch.

A ideia é que o controle do PS5 produza vibrações que simulem sensações mais próximas do mundo real. Por exemplo, será possível sentir com mais precisão os momentos de derrapagens dos carros em jogos de corrida e ativações dos gatilhos nas armas em jogos de tiro.

Controle do PS5, DualSense chega com duas cores e recursos de retorno háptico (Foto: Divulgação/Sony)
Controle do PS5, DualSense chega com duas cores e recursos de retorno háptico (Foto: Divulgação/Sony)

Compatibilidade do controle do PS5

O controle do PS5 não funciona no PS4, embora há relatos de que ele seja compatível com PC e PS3. Os jogos de PS5 desenvolvidos para a plataforma só poderão ser jogados no PS5 com o DualSense.

No entanto, os jogos de PS4 que estão disponíveis no PS5 por retrocompatibilidade aceitam o DualShock 4, controle do PS4, mesmo quando jogados no PS5.

Não será possível, ao menos no primeiro momento, jogar no PS5 games desenvolvidos para o próprio PS5 usando o DualShock 4, já que eles são feitos para explorarem recursos que o controle antigo não possui.

Aproveitando que falamos de games do PS4 e PS5, que tal ver uma lista com os melhores jogos dos dois consoles?

Cores do DualSense

Ao contrário de todos os joysticks já lançados até hoje com os consoles da Sony, o DualSense terá duas cores. A maior parte do controle tem a cor branca enquanto os analógicos e gatilhos mantêm a tonalidade mais escura em preto. A iluminação em LED agora fica em volta do touch pad, e não mais na parte de trás como era no Dualshock 4.

Veja ofertas do Dualsense, o controle do PS5!

Fonte: PlayStation Blog

Leia também:

Nintendo Switch vs PlayStation 4: conheça as vantagens e desvantagens dos videogames

PS5: tudo sobre o videogame da Sony

PS4 Pro ou PS4 Slim: qual console comprar?