Do PS One ao PS5: relembre os consoles Playstation da Sony

Série de videogames marcou gerações e revolucionou mercado de games.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

A série de consoles Playstation marcou gerações desde seu primeiro lançamento em 1994. Com diversas limitações da época, o PS One foi um marco no mundo dos videogames em razão das inovações oferecidas aos jogadores, tendo sucessores à altura nos anos seguintes que puderam revolucionar ainda mais o mercado de consoles. Atualmente, com o PS4, podemos usufruir de imagens em alta definição e inúmeros jogos diferenças.

Além disso, com o lançamento da nova geração no final de 2020, o PS5 promete trazer recursos jamais vistos anteriormente. Em razão do Dia do Gamer, que acontece neste sábado (29), nós do Zoom preparamos uma linha do tempo que detalha todos os lançamentos da Sony desde 1994 até os dias atuais. Confira a seguir.

Leia também: Melhores jogos de PS4 em 2020: veja games de ação, RPG e FPS para se divertir

Nova geração do console deve chegar com uma linha de dispositivos. (Foto: Divulgação/Sony)
Nova geração do console deve chegar com uma linha de dispositivos. (Foto: Divulgação/Sony)

Playstation One (1994)

Anunciado em 1994, o lançamento do Playstation One foi um marco no mundo dos games. Com o recurso de executar jogos via CD, o dispositivo proporcionava gráficos 3D excelentes, jogos com recursos revolucionários e sistema de som muito superior se comparado com outros consoles da época. De acordo com a Sony, em uma única década, o PS One se tornou o primeiro videogame da história a vender mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.

PS One foi um dos primeiros consoles a utilizar CD. (Foto: Shutterstock/Sam Bianchini)
PS One foi um dos primeiros consoles a utilizar CD. (Foto: Shutterstock/Sam Bianchini)

Junto com o PS One, seu controle também revolucionou o modo em que os players podem jogar e permitiu novas possibilidades dentro de cada jogo. Dentro do período em que o console dominou o mercado de games, alguns jogos se tornaram marcantes para o público em geral. Games como Crash Bandicoot, Tomb Raider e Metal Gear Solid são alguns dos exemplos.

Além disso, em razão da baixa qualidade de internet da época, a Sony oferecia um modo multiplayer por meio da conexão entre dois consoles. Com o Playstation Link, você era capaz de jogar com um amigo que também possuía o videogame em alguns jogos multiplayer específicos.

Playstation 2 (2000)

O sucessor do PS One chegou no ano 2000 sendo chamado de Playstation 2. Se a primeira versão do console revolucionou o modo de se jogar videogame, a segunda versão implementou qualidade visual 3D muito superior, incluiu modo multiplayer on-line e também era equipado com um DVD player, permitindo aos usuários assistir filmes da época sem precisar comprar um aparelho específico para isso.

Playstation 2 fez sucesso por possuir DVD integrado. (Foto: Shutterstock/Deni Williams)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>
Playstation 2 fez sucesso por possuir DVD integrado. (Foto: Shutterstock/Deni Williams)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>

De acordo com a Sony, o Playstation 2 vendeu mais 155 milhões de unidades em todo o mundo, se tornando o console mais vendido de todos os tempos. Sendo que, em apenas cinco anos e nove meses, as vendas já tinham chegado na casa dos 100 milhões. Com esse número alto de players em todo o mundo, as desenvolvedoras produziram jogos em massa para o dispositivo, chegando na casa dos 4 mil jogos disponíveis.

Dentre os títulos que fizeram mais sucesso está a série God of War, além de games icônicos como Grand Theft Auto: San Andreas, Guitar Hero 3 e Gran Turismo 4. Esses jogos possuíam uma qualidade gráfica muito superior e recursos nunca antes explorados. Além disso, houve mudança também no controle que agora passou a contar com botões analógicos.

Playstation Portable (2004)

PSP foi o primeiro portátil da Sony. (Foto: Shutterstock/Jfanchin)
PSP foi o primeiro portátil da Sony. (Foto: Shutterstock/Jfanchin)

Após quatro anos do lançamento do Playstation 2, foi a vez da Sony anunciar seu primeiro console portátil. Conhecido como PSP, a plataforma lançada pela fabricante buscou atrair o público que não tinha tanto tempo para ficar jogando na frente de uma TV. O console portátil da fabricante permitia também ao jogador ver filmes, ouvir músicas e acessar a internet.

De acordo com a Sony, foram lançados cinco modelos de PSP durante seus 10 anos de vida útil. Dentre os jogos que ficaram bastante famosos na plataforma estão clássicos como Metal Gear Solid: Peace Walker, God of War: Ghost of Sparta e Grand Theft Auto: Vice City Stories.

Playstation 3 (2006)

Playstation 3 passou a executar jogos em alta definição. (Foto: Shutterstock/pisaphotography)
Playstation 3 passou a executar jogos em alta definição. (Foto: Shutterstock/pisaphotography)

Com o sucesso de venda na geração anterior, a Sony chegou em 2006 com mais um console que prometia revolucionar o mercado. O Playstation 3 agora oferecia uma imersão ainda mais completa aos usuários em razão da alta definição das imagens e dos jogos ainda mais completos. Além disso, com a crescente busca por aparelhos Blu-ray, a fabricante também equipou o console com esse tipo de leitor, permitindo aos usuários assistir sem precisar comprar um aparelho somente para isso.

A chegada do PS3 também introduziu a Playstation Store e a Playstation Network aos usuários. Com isso ficou ainda mais fácil jogar on-line com qualquer pessoa do mundo e até mesmo adquirir os jogos em mídias digitais via download. Já em 2010, a Sony apresentou a Playstation Plus, serviço de assinatura que oferece jogos grátis e descontos com frequência. Em 2018, esse serviço atingiu cerca de 34 milhões de membros cadastrados.

Com toda a potência gráfica disponível para as desenvolvedoras, grandes jogos puderam ser lançados para o console como GTA 5, The Last of Us e Read Dead Redemption. Recursos extras como vibração nos controles e compatibilidade com o Playstation Move também fizeram parte dessa geração.

Playstation Vita (2011)

PS Vita não fez tanto sucesso como o PSP. (Foto: Shutterstock/Taner Muhlis Karaguzel)
PS Vita não fez tanto sucesso como o PSP. (Foto: Shutterstock/Taner Muhlis Karaguzel)

Após o descontinuamento do PSP, a Sony decidiu voltar ao mercado de portáteis com o lançamento de um modelo mais potente para a época: o Playstation Vita. O dispositivo trouxe uma tela OLED sensível ao toque, controles analógicos, além do suporte aos serviços on-line da Sony lançados junto ao PS3.

A nova plataforma portátil da Sony inovou na qualidade gráfica e ofereceu uma potência ainda maior para as empresas de desenvolvimento em comparação com o PSP. Dessa forma, jogos exclusivos como o Uncharted: Golden Abyss, Gravity Rush e até mesmo versões da série Fifa puderam ser lançados para o portátil.

Apesar da grande expectativa gerada em seu lançamento, a Sony nunca conseguiu repetir o grande número de vendas alcançadas nos consoles tradicionais. Dessa forma, em 2019, a fabricante decidiu por aposentar o portátil com “apenas” 16 milhões de unidades vendidas. À nível de comparação, o PSP atingiu cerca de 80 milhões.

Playstation 4 (2013)

Playstation 4 trouxe uma potência nunca vista antes no mundo dos consoles. (Foto: Shutterstock/Anthony McLaughlin)
Playstation 4 trouxe uma potência nunca vista antes no mundo dos consoles. (Foto: Shutterstock/Anthony McLaughlin)

Sete anos do lançamento do Playstation 3, a nova geração dos consoles chegou em 2013 com o que tinha de melhor no mercado. Mantendo o sucesso dos aparelhos anteriores, o PS4 também está entre os mais vendidos da fabricante e é o atual console da Sony. As inovações começaram na apresentação do DualShock 4, que agora conta com um botão “share” responsável por compartilhar capturas de telas e transmitir jogos em tempo real.

Além disso, o modelo também veio equipado com um touchpad na área central, oferecendo novos recursos em jogos compatíveis com a tecnologia. Falando sobre o videogame, o PS4 trouxe qualidade de imagem nunca vista antes e alguns recursos como o HDR. Com o console também é possível acessar sites de streaming com facilidade.

PS4 Pro é capaz de rodar jogos em 4K. (Foto: Shutterstock/charnsitr)
PS4 Pro é capaz de rodar jogos em 4K. (Foto: Shutterstock/charnsitr)

Essas inovações permitiram que inúmeras possibilidades de jogos fossem lançados como games de mundo aberto, Battle Royale, jogos de guerra, entre outros. Em 2016, para aumentar ainda mais a imersão dos usuários, a Sony anunciou uma versão ainda mais completa do dispositivo e também um sistema de realidade virtual. Com o Playstation VR e o PS4 Pro, é possível rodar jogos com realidade aumentada e com imagens em resolução 4K, respectivamente.

Playstation 5 (2020)

Playstation 5 é o próximo console da Sony. (Foto: Divulgação/Sony)
Playstation 5 é o próximo console da Sony. (Foto: Divulgação/Sony)

Após o grande sucesso que a atual geração fez e ainda faz, chegou a hora das fabricantes de consoles explorarem recursos que visam a perfeição. O PlayStation 5 é próximo console da Sony e tem data de lançamento marcada para o final de 2020.

Como já era esperado, o PS5 trará um grande poder de processamento em seus jogos. Com uma nova CPU, o console agora vai contar com 10,28 teraflops de processamento, que é mais que o dobro do PS4 Pro, por exemplo. Ele também terá tecnologia de boost, armazenamento em SSD e um sistema de áudio em 3D para maior fidelidade e imersão de som. De acordo com a Sony, também será possível executar jogos de gerações anteriores no console.

Com todo esse potencial gráfico, será possível executar jogos com muito mais velocidade de iniciação, reproduzir em TVs 4K e 8K, além da taxa de quadros de até 120 FPS em jogos compatíveis.

Gran Turismo 7 é um dos exclusivos confirmados para próxima geração. (Foto: Divulgação/Sony)
Gran Turismo 7 é um dos exclusivos confirmados para próxima geração. (Foto: Divulgação/Sony)

De acordo com a Sony, já existem alguns jogos exclusivos em desenvolvimento para a nova geração, como Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7 e Marvel's Spider-Man: Miles Morales. Outros títulos consagrados como Call of Duty, Battlefield e Fifa, também devem chegar ao console.

Leia também: