Fifa 21 é o mais atual game da consagrada franquia da EA Games. Com versões para Google Stadia, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e S e Nintendo Switch, o game conta com milhões de players pelo mundo.

Com modos online, seja para jogar com amigos ou desafiar outros jogadores, Fifa 21 mantém a jogabilidade dos games anteriores, adicionando melhorias para a melhor experiência do jogador. Nos modos offline, os desafios também existem, como no Modo Volta e no modo Carreira.

No texto a seguir, você vai conhecer todos os detalhes do Fifa 21, além de dicas dos melhores jogadores do game e o que não deve ser feito para não ser banido dos modos onlines. Dê um Zoom e confira agora mesmo!

Leia também: Hitman 3: veja requisitos, gameplay, enredo e lançamento do jogo

Fifa 21 é o game mais atual da franquia de jogos de futebol (Foto: Divulgação/EA Sports)
Fifa 21 é o game mais atual da franquia de jogos de futebol (Foto: Divulgação/EA Sports)

Fifa 21: Lançamento

O lançamento de Fifa 21 ocorreu em 09 de outubro de 2020
O lançamento de Fifa 21 ocorreu em 09 de outubro de 2020 (Foto: Divulgação/EA Sports)

Fifa 21 foi anunciado no dia 19 de junho de 2020, com Kylian Mbappé como destaque em sua capa. O lançamento do Fifa 21 ocorreu no dia 09 de outubro de 2020.

Assinantes do EA Play, o serviço de assinatura de jogos da EA, puderam desfrutar do game antes do lançamento oficial, sendo possível já aproveitar o game no dia 1º de outubro de 2020. Para os videogames da nova geração, o lançamento ocorreu no dia 4 de dezembro de 2020.

É importante lembrar que a EA ofereceu o Dual Entitlement, que garante que aqueles jogadores que compraram o Fifa 21 para PS4 e Fifa 21 para Xbox One receberão gratuitamente o game em sua versão para os consoles da nova geração (PS5 e Xbox Series X/ Xbox Series S).

Atualizações periódicas do Fifa 21

As atualizações são periódicas e ocorrem eventos de melhoria de jogadores
As atualizações são periódicas e ocorrem eventos de melhoria de jogadores (Foto: Divulgação/EA Sports)

As atualizações periódicas da franquia são conhecidas e não poderiam deixar de existir no game mais atual da série.

As atualizações de elenco ocorrem no fechamento das janelas de transferência no mundo real. Essas atualizações são ótimas para quem gosta de jogar modos offline.

Já para o modo Ultimate Team, frequentemente a EA lança atualizações de jogadores baseando-se em suas atuações em campo. Essas atualizações geram novas cartas destes jogadores, que podem ser adquiridas no Ultimate Team de outro jogadores ou cumprindo desafios lançados pela própria EA.

Essas cartas baseadas no desempenho real dos jogadores garantem status melhores, o que fortalece o time do jogador nos desafios contra outros players.

Além de cartas de jogadores especiais baseadas no desempenho das partidas reais, a EA também lança frequentemente eventos dentro do Fifa 21, onde surgem cartas de jogadores modificadas com vantagens e até troca de posição original.

Essas atualizações no modo online garantem que a comunidade fique imersa no jogo para cumprir os desafios propostos e melhorar cada vez mais os elencos.

As atualizações do Fifa 21 também incluem melhorias de jogabilidade e correção de erros que são apontados pela comunidade do game.

Jogabilidade do Fifa 21

A jogabilidade recebeu atenção especial em Fifa 21
A jogabilidade recebeu atenção especial em Fifa 21 (Foto: Divulgação/EA Sports)

O Fifa 21 trouxe melhorias a jogabilidade da franquia. Um controle maior sobre os jogadores, movimentação mais inteligentes por parte da inteligência artificial do game, mais recursos de habilidade e dribles mais realistas podem ser encontrados no game.

O sistema Agile Dribbling permite que os jogadores de ataque passem mais rapidamente pelos defensores. Essa nova ferramenta permite um trabalho de pés com resposta mais rápida, assim como movimentações mais intuitivas dentro do campo.

Essas movimentações ampliam ainda mais as chances de jogadas que podem terminar em gols.

Além disso, o Fifa 21 conta também com o Positioning Personality. Esse novo recurso permite que jogadores da elite mundial possam segurar seu posicionamento para não ficarem impedidos com facilidade nas jogadas de contra-ataque por exemplo.

O sistema defensivo também está mais inteligente. Os zagueiros e laterais fecham espaços e linhas de passe com mais eficiência, o que dificulta a criação de jogadas.

Modos de jogo do Fifa 21

Fifa 21 conta com modos de jogo online e offline
Fifa 21 conta com modos de jogo online e offline (Foto: Divulgação/EA Sports)

O Fifa 21, assim como os outros jogos anteriores, trás uma grande variedade de modos de jogo no game.

As partidas amistosas estão com uma jogabilidade mais arcade, que prioriza a diversão, até com regras e sistema de pontuação diferentes das convencionais.

Já o modo Volta é uma campanha single player para o jogador criar seu próprio personagem e passar por diversos desafios, enquanto encontra jogadores e ex-jogadores reais durante a campanha. No Fifa 2021, os jogadores escolhidos são Kaká e o francês Henry.

No modo Volta, também podemos ver mais quadras, como a de São Paulo. Além disso, o modo Volta permite jogar com atletas e celebridades. No time do Rio de Janeiro, por exemplo, podemos controlar Falcão, ex-jogador de futsal e considerado por muitos como o melhor da história desse esporte.

Além de jogadores de outras modalidades, podemos jogar com personalidades do mundo, como Lewis Hamilton (piloto da Fórmula 1), Joel Embiid (jogador de basquete da NBA) e até a cantora Dua Lipa. Anitta e o surfista Gabriel Medina também são personagens desbloqueáveis.

O modo Temporada permite que o jogador comande uma equipe por uma temporada, na briga pelo título.

O modo Carreira é um dos mais clássicos. Nele, o jogador possui duas opções: ser o técnico ou controlar apenas um jogador e fazer carreira.

No modo de jogador, é possível defender diversas equipes e jogar na seleção do país de origem do jogador. Já sendo técnico, o jogador assume a responsabilidade de conduzir o time a vitórias, controlando ou não a gameplay.

Sendo técnico, o jogador também fica responsável por gerir a equipe, com contratações de grandes jogadores, desenvolvimento de jovens jogadores e diversas outras tarefas relacionadas ao gerenciamento da equipe.

O modo Pro Clubs é um dos mais divertidos. Nele, você cria seu jogador virtual e entra em equipes para disputar campeonatos online com a própria comunidade.

No papel de apenas um jogador, a coordenação da equipe e a sintonia entre os jogadores é fundamental para assegurar a vitória. Esse modo é muito divertido para se jogar junto com os amigos.

FUT: Fifa Ultimate Team

O Ultimate Team continua sendo um dos principais modos de jogo no Fifa 21
O Ultimate Team continua sendo um dos principais modos de jogo no Fifa 21 (Foto: Divulgação/EA Sports)

O Ultimate Team é um dos mais populares modos de jogo dentro do Fifa 21, sendo um verdadeiro fenômeno.

Neste modo de jogo, o jogador irá começar com uma equipe com jogadores medianos e precisa cumprir desafios para adquirir novos jogadores.

A aquisição dos novos jogadores pode ser feita através de pacotes de jogadores, que são muito semelhantes aos pacotes de figurinhas. Nesses pacotes, você pode tirar na sorte jogadores lendários!

Outra forma de conseguir novos jogadores para sua equipe é através do mercado da comunidade. Outros players vendem jogadores que não precisam mais em seus times e assim você pode ir montando. Conforme o jogador for melhor, os preços vão subindo.

E a última forma de se conseguir jogadores no Fifa Ultimate Team é através dos desafios lançados pela própria EA. Esses desafios podem ser cumprir algumas tarefas ou trocar determinados elencos de jogadores por novos jogadores.

Para se ter uma ideia de quanto o Ultimate Team é um dos modos mais fortes do Fifa, em uma pesquisar recente, desde 2015, o modo arrecadou mais de R$ 30 bilhões para a EA.

Clubes licenciados do Fifa 21

Fifa 21 conta com as principais ligas e campeonatos de clubes do mundo
Fifa 21 conta com as principais ligas e campeonatos de clubes do mundo (Foto: Divulgação/EA Sports)

O Fifa 21 é um dos games com o maior número de jogadores e ligas licenciados. Contando com mais de 17.000 jogadores e mais de 700 times, é certo que você encontrará inúmeros desafios que prolongam a jogatina do game.

Mais de 90 estádios do mundo todo também estão presentes no game. No total, 30 ligas estão presentes, assim como os maiores campeonatos do mundo, como a UEFA Champions League, UEFA Europa League, CONMEBOL Libertadores, CONMEBOL Sul-Americana, Premier League, Bundesliga e LaLiga Santander.

Além dos clubes licenciados, o Fifa 21 também conta com jogadores lendários, que podem ser adquiridos no modo Ultimate Team. Mais de 100 jogadores icônicos estão presentes, como Eric Cantona, Zinedine Zidane, Pelé, Maradona e Cruyff.

No entanto, existem times que não estão presentes de forma oficial no Fifa 21. Um exemplo é a Juventus, do Campeonato Italiano. Embora os jogadores da equipe estejam presentes no game de forma oficial, como Cristiano Ronaldo, a equipe Juventus não existe. O nome genérico adotado para o time italiano é Piemonte Calcio.

Os times brasileiros da Série A que não fazem parte do Fifa 21 de maneira oficial são: Corinthians, Red Bull Bragantino e Sport. Já da Série B, o Cruzeiro também não está no jogo.

Embora as equipes estejam de maneira oficial, os jogadores do Campeonato Brasileiro Série A e B são genéricos, ou seja, não é possível jogar com os craques dos nossos campeonatos.

Os 20 Melhores jogadores do Fifa 21

O melhor jogador do Fifa 21 é o argentino Lionel Messi
O melhor jogador do Fifa 21 é o argentino Lionel Messi (Foto: Getty/EA)

Assim como na vida real, o Fifa 21 também possui jogadores que são melhores que os outros. Para fazer essa lista, vamos nos basear nas cartas padrões dos jogadores, sem considerar eventos especiais que aumentam o nível do jogador. Lembrando que nesta lista, não constam os jogadores Ícones.

Quanto mais perto de 100, melhor são os atributos do jogador de maneira geral.

20. Toni Kroos – Real Madrid – MC – 88

19. Joshua Kimmich – Bayern de Munique – VOL – 88

18. Thibaut Courtois – Real Madrid – GOL – 89

17. Casemiro – Real Madrid – VOL – 89

16. Karim Benzema – Real Madrid – ATA – 89

15. Sergio Agüero – Manchester City – ATA – 89

14. Manuel Neuer – Bayern de Munique – GOL – 89

13. Sergio Ramos – Real Madrid – ZAG – 89

12. Alisson – Liverpool – GOL – 90

11. Marc-André ter Stegen – Barcelona – GOL – 90

10. Sadio Mané – Liverpool – PE – 90

9. Mohamed Salah – Liverpool – PD – 90

8. Kylian Mbappé – PSG – ATA – 90

7. Virgil van Dijk – Liverpool – ZAG – 90

6. Jan Oblak – Atlético de Madrid – GOL – 91

5. Neymar – PSG – PE – 91

4. Kevin De Bruyne – Manchester City – MEI –91

3. Robert Lewandowski – Bayern de Munique – ATA – 91

2. Cristiano Ronaldo – Juventus – ATA – 92

1. Lionel Messi – Barcelona – PD – 93

O seu jogador preferido é um dos melhores do Fifa 21?

Plataformas para jogar o Fifa 21

Fifa 21 está disponível nas principais plataformas de game atuais
Fifa 21 está disponível nas principais plataformas de game atuais (Foto: Divulgação/EA Sports)

O Fifa 21 está disponível nas principais plataformas de games do mercado. Lançado originalmente para a geração anterior de consoles (PS4 e Xbox One), o game também chegou para a nova geração (PS5 e Xbox Series X e S).

Quem comprou a edição da geração passada ganha a atualização para a nova geração de maneira gratuita. Com melhorias gráficas, a nova geração foi lançada após algum tempo da edição do Fifa 21 de PS4 e Fifa 21 de Xbox One.

Abaixo, você confere a lista completa dos consoles e plataformas que é possível jogar Fifa 21.

  • Google Stadia
  • Microsoft Windows
  • PlayStation 4
  • PlayStation 5
  • Xbox One
  • Xbox Series X e S
  • Nintendo Switch

Cabe lembrar que o Fifa 21 não oferece a jogabilidade crossplay. Isso singifica que o jogador só poderá jogar contra jogadores da plataforma em que está jogando. Ainda não é possível que um jogador de PlayStation jogue contra um jogador de Xbox ou PC por exemplo.

Requisitos Mínimos e Recomendados para jogar Fifa 21 no PC

Confira os requisitos para jogar Fifa 21 no PC
Confira os requisitos para jogar Fifa 21 no PC (Foto: Divulgação/EA Sports)

Quem deseja comprar o Fifa 21 para PC, precisa estar atento as especificações mínimas e recomendadas para garantir que o jogo funcione em sua máquina. Mas não se preocupe, você pode consultá-las abaixo.

Fifa 21 - Requisitos mínimos

  • SO: Windows 10 64 bits
  • Processador (AMD): Athlon X4 880K @4GHz ou equivalente
  • Processador (Intel): Core i3-6100 @3.7GHz ou equivalente
  • Memória RAM: 8GB
  • Placa de vídeo (AMD): Radeon HD 7850 ou equivalente
  • Placa de vídeo (NVIDIA): GeForce GTX 660 ou equivalente
  • Requisitos de conexão online: 512KBps ou superior
  • Espaço em disco rígido: 50GB

Fifa 21 - Requisitos recomendados

  • Sistema operacional: Windows 10 64 bits
  • Processador (AMD): FX 8150 @3.6GHz ou equivalente
  • Processador (Intel): Core i5-3550 @3.40GHz ou equivalente
  • Memória RAM: 8GB
  • Placa de vídeo (AMD): Radeon R9 270x ou equivalente
  • Placa de vídeo (NVIDIA): GeForce GTX 670 ou equivalente
  • Requisitos de conexão com a internet: conexão de banda larga
  • Espaço em disco rígido: 50GB

Edições do Fifa 21

Fifa 21 é vendido em três diferentes edições
Fifa 21 é vendido em três diferentes edições (Foto: Divulgação/EA Sports)

O Fifa 21 é comercializado em três diferentes edições, que contam com diferentes benefícios.

Fifa 21 Edição Standard

Nesta edição, o jogador recebe o jogo base, porém sem auxílios dentro dos modos online. É a edição perfeita para quem deseja ter a experiência do game, mas não deseja gastar muito com o jogo.

Fifa 21 Edição dos Campeões

Fifa 21 Edição dos Campeões possui alguns benefícios extras em relação a edição Standard. Na Edição dos Campeões o jogador ganha:

  • 5 Pacotes Ouro Raro
  • Item Kylian Mbappé por Empréstimo
  • Por 5 partidas do FUT
  • Talento Local do Modo Carreira
  • Jovem promessa local com potencial internacional
  • Item Embaixador do FUT por Empréstimo
  • Escolha 1 de 3 itens de jogador (Trent Alexander-Arnold, João Félix, Erling Haaland) durante 3 partidas do FUT
  • Itens de Estádio e Uniformes de Artista da Trilha Sonora do FUT

Fifa 21 Edição Ultimate

O Fifa 21 Edição Ultimate é a edição mais completa do Fifa 21 para todas as plataformas. Nela, o jogador pode resgatar mais recompensas:

  • 10 Pacotes Ouro Raro
  • Item Kylian Mbappé por Empréstimo
  • Por 5 partidas do FUT
  • Talento Local do Modo Carreira
  • Jovem promessa local com potencial internacional
  • Item Embaixador do FUT por Empréstimo
  • Escolha 1 de 3 itens de jogador (Trent Alexander-Arnold, João Félix, Erling Haaland) durante 3 partidas do FUT
  • Itens de Estádio e Uniformes de Artista da Trilha Sonora do FUT

O que mudou do Fifa 20 para o Fifa 21?

Fifa 21 trouxe mudanças interessantes em relação ao Fifa 20
Fifa 21 trouxe mudanças interessantes em relação ao Fifa 20 (Foto: Divulgação/EA Sports)

Algumas das alterações trazidas pelo Fifa 21 estão ligadas a inteligência artificial do computador e numa melhora nos comandos de jogo.

Além de novos controles, o Fifa 21 trouxe seis novos dribles, com destaque ao Agile Dribbling, que permite um controle maior da bola. O Bridge Dribble também aparece nesta versão e é o famoso “drible da vaca”. E não podemos esquecer da melhoria dos dribles de caneta, que é quando você passa a bola por debaixo das pernas do adversário.

O modo Volta tem destaque com novas personalidades e a opção de se jogar partidas cooperativas online.

O modo Carreira também trouxe um visual próximo ao que podemos ver no Football Manager, game que é totalmente focado na administração de um time sem que você controle os jogadores. Desta forma, ser técnico passa a ter um peso maior ainda no desempenho do time.

O que não fazer para não tomar Ban no Fifa 21

Fifa 21 tem uma série de regras para evitar o banimento do jogador
Fifa 21 tem uma série de regras para evitar o banimento do jogador (Foto: Divulgação/EA Sports)

O Fifa 21 tem um cenário competitivo muito forte em todo o mundo. Por conta disso, a comunidade espera que os players que usem métodos ilegais para se beneficiar sejam banidos do jogo.

Mas você sabe quais práticas podem levar um player a ser banido do Fifa 21?

Um dos pontos que pode gerar banimento para o player é a compra e venda de moedas. Essa prática é abolida pela EA pois impacta diretamente no equilíbrio do mercado do Ultimate Team.

Outra medida que pode gerar banimento é a conexão em servidores não oficiais da EA. Ou seja, apenas os jogos comprados diretamente da própria EA ou de revendedores autorizados são legítimos. O mesmo vale para o acesso dos aplicativos oficiais, como o FUT Web App e o Companion.

O mercado do Ultimate Team é muito concorrido. Por conta disso, a EA também bane jogadores que utilizarem autobuyers, que são compradores automáticos. Esses aplicativos acabam influenciando muito o mercado, uma vez que sendo automáticos, eles possuem muito mais agilidade que um jogador humano.

O mesmo vale para aplicativos que farmam moedas no jogo. O farm de moedas ocorre quando um aplicativo não autorizado pratica ações que induzem o Fifa 21 a acreditar que o jogador esteja participando de partidas, quando, na verdade, há a manipulação e o jogador não está jogando de verdade.

A EA também deixa claro que o banimento também pode ocorrer por conta de trapaças no jogo. Esse tipo de prática envolve diversas situações, como combinar resultados no modo competitivo do Ultimate Team ou explorar bugs e falhas do jogo para ter vantagem sobre o adversário.

Fifa 21 vale a pena?

Fifa 21 é game divertido com diversos modos de jogo
Fifa 21 é game divertido com diversos modos de jogo (Foto: Captura de tela/Fifa 21)

Para quem é apaixonado por futebol e gosta do estilo e jogabilidade da franquia Fifa, o Fifa 21 é um bom investimento que garante horas de diversão.

Mesmo com as falhas conhecidas pelos players, como quedas de conexão nas partidas online, o famoso handicap e players tóxicos, Fifa 21 ainda é uma diversão.

Os modos online cooperativos crescem cada vez mais e o Pro Clubs é uma ótima alternativa se você já está enjoado do Ultimate Team. Chamar os amigos e fazer um time para desafiar outros jogadores garante boas risadas.

Fifa 21: Preço

O Fifa 21 tem preços elevados fora de promoções. Por ser um jogo que é atualizado a cada temporada, ele vale ser comprado nas diversas promoções que ocorrem durante o ano. Aqui no Zoom você pode monitorar o preço do seu Fifa 21 e comprá-lo no melhor preço. Veja como criar um alerta de preço no Zoom!

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

Leia também: