Imagem de fundo colorido "Game Over"  e "Play Again"

Game over: saiba o que significa e como surgiu a expressão

Game Over é uma expressão conhecida de qualquer fã de videogames. Mas você sabe como ela surgiu? Descubra a história por trás do Game Over!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem nunca se deparou com uma tela preta com as palavras Game Over em um jogo? A tela que anuncia o fim do game e a necessidade de tentar novamente está presente na maioria dos jogos com alguma mecânica de derrota. É um símbolo de que o jogador falhou e precisa voltar e tentar novamente para continuar a aventura. Mas você já parou para pensar por que o Game Over é tão usado e como ele surgiu?

Game Over é uma expressão tão popular que já saiu dos videogames e é usado até em filmes e como gíria no cotidiano. E se dissermos, ainda, que Game Over é mais antigo que os próprios videogames como conhecemos hoje? Continue lendo para descobrir a história do Game Over, significado, origem e as telas de fim de jogo mais famosas.

Mas, antes de continuar, veja nossas dicas e ofertas de produtos gamer para curtir seus jogos da melhor forma - e evitar o Game Over a todo custo!

  • Os destaques da Razerpara conhecer os produtos da marca gamer.

O que significa Game Over?

 Tela preta com cinco corações em 8 bit em cima, sendo 4 vermelhos e 1 cinza, a expressão Gamer Over em amarelo no meio, e Play Again?, Yes e No em cinza e em baixo.
Game Over é a mensagem de derrota nos jogos (Foto: Shutterstock/Mitoria)

Como você pode imaginar, foi o idioma inglês que deu origem ao Game Over. Tradução literal seria “o jogo acabou”. Mas, na tradução dos próprios jogos, a frase mais usada em português é “Fim de Jogo”. Esta adaptação faz sentido, já que o original é uma expressão, e não uma frase completa com sujeito, verbo e objeto.

Na realidade, Game Over como frase não é exatamente a forma mais adequada gramaticalmente, já que deveria ser escrito como “The game is over”. A escolha em criar a expressão Game Over dessa maneira tem relação direta com o contexto da sua origem.

Qual a origem da tela de Game Over?

Máquina de pinball cheio de luzes em um arcade com outras máquinas de jogos
O Game Over surgiu dos jogos de arcade (Foto: Shutterstock/Atmosphere1)

A expressão Game Over é moderna, mas data de anos antes dos videogames de hoje. Ela surgiu pela primeira vez lá nos anos 50, nas máquinas de jogos de arcade, como de pinball e outras similares e populares na época.

Os jogos de arcade funcionam com um sistema eletrônico para acionar os mecanismos e as luzes. O jogador coloca uma moeda para ligar a máquina e começar a jogar. Para limitar o tempo de jogo, alguns arcades estipulam limite de tempo, enquanto outros usam número de vidas. No caso de pinball, por exemplo, o jogador tinha uma quantidade de bolinhas de metal para usar por vez.

Assim, o jogador precisa fazer o maior número de pontos possível em cada tentativa. Um visor eletrônico marca a pontuação. Quando o jogador usa todas as vidas, ou o tempo acaba, o visor anuncia o fim do jogo com as palavras Game Over.

Máquinas de arcade enfileiradas uma do lado da outra em uma loja
Os arcades eram um tipo de diversão comum, e antes dos jogos eletrônicos existiam os mecânicos

Mas por que “Game Over” e não “The Game is Over”, como seria o “correto”? Por causa do limite dessas máquinas. Os visores funcionam com lâmpadas que acendem para formar números e palavras. A maioria dos gabinetes de arcades não tinha espaço para painéis com frases muito extensas.

Além disso, mesmo se houvesse espaço, o custo da instalação e o gasto de energia não podiam ser ignorados. Assim, para simplificar, os desenvolvedores das máquinas resolveram encurtar a frase e usar apenas o Game Over.

Mas por que uma mensagem de fim de jogo?

No caso de arcades, a mensagem de Game Over tinha dois motivos. O primeiro era para anunciar que o jogador tinha esgotado as suas tentativas. O segundo era para incentivar o jogador a continuar jogando.

Nos arcades a pessoa precisa pagar por jogada. Eles precisavam incentivar o jogador a jogar mais vezes e, assim, gastar mais. Por causa disso, era comum que após a mensagem de Gamer Over aparecesse outra, como “Play Again?” (“Jogar novamente?”), “Continue?” (“Continuar?”), ou “Insert Coin” (“Insira moeda”).

A importação do Game Over pelos videogames

 Tela preta escrito Game Over em laranja e Play Again?, Yes e No em branco abaixo, com um cursor de mouse ao lado
Mesmo nos computadores e consoles de última geração, o Game Over ainda é usado (Foto: Shutterstock/Igor Kyrlytsya)

Quando falamos de mensagem de Game Over, significado nos videogames é um pouco diferente. A importação da expressão dos arcades para os jogos de console aconteceu principalmente pela tradição. Afinal, o jogador não precisa pagar por jogada, então não é necessário incentivá-lo a jogar mais, certo?

Em teoria, sim. Só que os arcades eram tão populares que certos elementos foram adotados simplesmente para parecer um jogo autêntico. Por isso as telas de Game Over dos videogames tinham um botão para continuar e era só apertar para continuar jogando.

Nos primeiros videogames, a tela de Game Over tinha um propósito mais urgente do que nos dias de hoje. No começo, eram poucos os jogos que salvavam progresso. Ou, quando salvavam, eram em poucos pontos ao longo do jogo. Assim, a mensagem de Game Over ainda era temida, já que significava ter que recomeçar do princípio ou de um ponto mais para trás da história.

Hoje em dia, Game Over raramente significa que o jogo acabou de fato. Na maioria deles basta um clique para continuar de um ponto bem próximo de onde falhou. A exceção são jogos que propositalmente colocam finais “permanentes”, que obrigam o jogador a reiniciar a aventura, comum no gênero Roguelike.

Em alguns casos, a expressão Game Over é substituída. Na difícil série de jogos Souls, a frase que assombra os jogadores é “You Died”. No Grand Theft Auto, as telas de fim de jogo variam dependendo do contexto entre “Busted”, “Wasted” e “Mission Failed”. Em Catherine, a frase é “Love is Over” e em Luigi’s Mansion é “Good Night”. Apesar de serem diferentes, todos são considerados tecnicamente como “tela de Game Over”.

Telas de Game Over marcantes

Às vezes, uma tela de Game Over é apenas uma parte do jogo e não chama atenção e nem é muito lembrada. Mas alguns jogos se dedicaram a criar mensagens de Game Over impactantes sem substituir estas clássicas duas palavras. Veja alguns exemplos de telas famosas de Game Over.

Friday the 13th

Game Over de Friday the 13th, com tela preta com as frases em azul: You and your friends are dead. Game Over
A tela de fim de jogo explica o resultado de falhar na luta contra o Jason (Foto: Reprodução)

A tela de Game Over desse jogo de 1989 para o NES era simples, mas eficaz o bastante para entregar o recado. Caso perca a vida com todos os personagens, o jogo mostra uma tela escrito “You and your friends are dead. Game Over” (“Você e seus amigos estão mortos. Fim de Jogo”). Se o medidor de crianças chegar a zero, a mensagem é outra: “Jason wiped out the kids. Game Over” (“Jason aniquilou as crianças. Fim de jogo”).

Super Mario World

Game Over de Super Mario World com tela preta com a expressão Game Over em amarelo no meio
A franquia Super Mario usa telas minimalistas, mas com som marcante (Foto: Reprodução)

A franquia do Super Mario é um bom exemplo que uma tela de Game Over não é feita só pela imagem, mas pelo som. Fãs dos jogos do Mario devem lembrar da típica música que toca ao ser derrotado. No Super Mario World, a tela preta com Game Over em amarelo vem com uma trilha sonora distinta, considerada pelos fãs como uma das melhores da franquia.

Metal Gear Solid

Game Over de Metal Gear Solid com tela preta com texto em turquesa com expressão Game Over em letras vazadas e as opções Continue e Exit
Metal Gear Solid tem uma série de variações marcantes de Game Over (Foto: Reprodução)

A franquia Metal Gear não se limita a ter apenas uma boa tela de Game Over. Metal Gear Solid tem mais de uma tela dependendo do modo de jogo, da parte da história e da plataforma. Mas, a imagem padrão do jogo de 1998 é uma das mais marcantes. Quando o Snake morre, uma animação leva ao “Game Over” em letras estilizadas. No áudio, o jogador pode ouvir aliados gritando o nome de Snake.

Banjo Kazooie

Game Over de Banjo Kazooie com imagem da personagem Tooty em versão monstruosa com pele verde e cabelo loiro e a expressão Game Over embaixo
O Game Over de Banjo Kazooie é uma cena à parte (Foto: Reprodução)

Outro jogo de 1998, o Game Over de Banjo Kazooie é uma cena por si. É até recomendado perder uma vez para ver a cena e completar o jogo com tudo que tem direito.

Ao perder todas as vidas, o jogador assiste o que acontece quando Banjo não consegue salvar a sua irmã Tooty. A cena mostra o sucesso dos vilões em transferir a beleza de Tooty para a bruxa Gruntilda. E é com foco na Tooty monstruosa que aparece escrito o Game Over.

Undertale

Game Over de Undertale com a tela preta e escrito em branco: Game Over. You cannot give up just yet…
Em Undertale, até o Game Over é uma oportunidade para encher o jogador de determinação (Foto: Reprodução)

Jogos mais novos também tem boas telas de Game Over. Undertale é um jogo indie de 2015 com estilo clássico de jogos antigos. Quando o jogador é derrotado, o coração que representa o personagem se quebra em pedaços e então a tela diz Game Over. Embaixo, aparece uma frase que varia entre várias possíveis, todas com mensagens de determinação, um elemento essencial no jogo.