GTA 5 mods: quais são os melhores e como instalar

Saiba tudo sobre como adicionar conteúdo a GTA 5: mods, scripts e outros tipos de modificação

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Grand Theft Auto 5 é um dos melhores jogos de ação e possui uma agitada comunidade de fãs no PC que cria modificações para adicionar e melhorar vários elementos de GTA 5. Mods podem trazer mais carros, melhorar gráficos e até inserir novas mecânicas na jogabilidade. Ensinaremos aqui como instalar mods no GTA 5 e também listaremos alguns dos melhores para experimentar.

Em GTA V, moça com taco de beisebol anda na frente da imagem enquanto dois homens mortos estão caídos no chão ao lado de um cachorro
Aprenda como instalar mods no GTA 5 e adicionar novos conteúdos ao popular jogo para PC (Reprodução: GTA 5-Mods)

Um lembrete importante é que estes mods são apenas para a porção offline do jogo. Usuários que utilizarem versões modificadas de GTA 5 no modo multiplayer GTA Online poderão ser banidos permanentemente pela produtora Rockstar. Se apenas quiser se divertir um pouco no game, sem grandes mudanças, confira nossa lista de cheats, macetes e trapaças para GTA 5.

Confira algumas das nossas listas de produtos gamers!

Em GTA 5, mods também mexem profundamente com o funcionamento do jogo e podem inclusive deixar o jogo mais lento. Certifique-se de estar equipado com um bom notebook gamer antes de testar alguns dos mais pesados. Confira abaixo como adicionar novidades em GTA 5, mods, scripts e mais, enquanto esperamos por mais notícias sobre o futuro GTA 6.

Como instalar mods no GTA 5

Passo 1. Primeiro, identifique a pasta onde seu GTA 5 está instalado. No Steam, clique com o botão direito no jogo, selecione "Propriedades", depois "Arquivos locais" no menu à esquerda e "Procurar" para acessar a pasta do jogo. Na versão do Rockstar Games Launcher, o caminho deverá ser "C:\Arquivos de programas\Rockstar Games\".

Print da Steam para ir aos arquivos locais do seu disco e instalar GTA V mods
Abra a pasta de arquivos locais no Steam onde fica a pasta de instalação de GTA 5 (Reprodução: Redação Zoom)

Passo 2. Visite o site oficial da ferramenta de modificação "OpenIV" (https://openiv.com/). Faça download da versão mais recente e inicie a instalação.

Print da página de download do programa OpenIV, que permite instalação de GTA V mods
Baixe a ferramenta de modificação OpenIV para começar a alterar os arquivos de GTA 5 (Reprodução: Redação Zoom)

Passo 3. Antes de aprender a como instalar mods no GTA 5, vale a pena copiar os arquivos originais e deixá-los em um local separado e seguro como um backup. Dessa forma, caso algum problema ocorra com sua modificação não será preciso baixar os quase 100GB do game novamente. Essa instalação limpa também pode ser usada para jogar GTA Online.

Passo 4. Inicie o OpenIV e selecione GTA 5 para Windows. Na janela seguinte, escolha a pasta onde GTA 5 está instalado. Se tudo estiver ok o instalador dirá algo como "Successfully GTA5.exe". Clique então em "Continue".

Print mostrando como usar o OpenIV para instalar GTA V mods
Abra o OpenIV, escolha GTA 5 para Windows e indique a pasta de instalação do game (Reprodução: Redação Zoom)

Passo 5: Quando o OpenIV abrir pela primeira vez, abra o menu "Tools" e selecione "ASI Manager". Na janela que se abrirá, clique em "Install" no "ASI Loader" e em "OpenIV.asi". A "openCamera" é opcional para jogadores que usam o modo Editor.

Mais um print do passo a passo de como instalar GTA V mods
Instale o ASI Loader e OpenIV.asi através das ferramentas do OpenIV com a openCamera como opcional (Reprodução: Redação Zoom)

Passo 6. Ao clicar em "Install" no "OpenIV.asi" o instalador perguntará se o jogador deseja criar uma pasta mods, o que é recomendável. Se a opção "Allow edit mode only for archives inside mods folder" for marcada, alguns mods podem não funcionar direito, mas sua instalação estará sempre protegida. O usuário deve decidir se deseja a opção ou não e clicar então em "Yes" para prosseguir.

Print do instalador de GTA V mods, da página onde é preciso clicar em "sim" para concluir a instalação
Ao instalar o ASI MAnager aceite a criação da pasta "mods" e decida se quer autorizar a alteração de arquivos (Reprodução: Redação Zoom)

Passo 7. O próximo passo é baixar a modificação o Script Hook V (http://www.dev-c.com/gtav/scripthookv/) que permite que mods façam alterações nos scripts do jogo. Baixe o arquivo mais recente e coloque seu conteúdo na pasta de instalação de GTA 5. Provavelmente o arquivo "dinput8.dll" pedirá para ser substituído, confirme para permitir.

Obs: Uma vantagem do Script Hook V é que ele não permitirá que o usuário entre acidentalmente em GTA Online e seja banido com modificações.

Print da pasta de GTA V no Windows Explorer, mostrando os arquivos do jogo que serão modificados
Baixe os arquivos do Script Hook V e coloque-os na pasta de instalação de GTA 5. Mods e Scripts agora poderão ser usados no game (Reprodução: Redação Zoom)

Passo 8. Agora, seu GTA 5 está pronto para receber mods, os quais devem ser baixados em sites próprios, como o GTA 5 Mods (https://www.gta5-mods.com/) ou, no caso de mods mais famosos, no site dos próprios autores.

GTA 5: Mods de diferentes tipos

Há vários tipos de mods diferentes para GTA 5 e nem todos são instalados da mesma maneira. Normalmente, ao baixar um mod haverá instruções sobre onde colocar cada arquivo do jogo. No caso de mods que contenham arquivos com extensões como: ".asi", ".dll" ".rpf" ou ".ytd", deverá bastar colocá-los na pasta em que GTA 5 está instalado.

Alguns mods também podem também exigir que outros mods já estejam instalados para funcionar. Quando os mods envolverem arquivos com extensão ".oiv" trata-se de um pacote de instalação para o Open IV. Basta ir em "Tools", selecionar "Package Installer" e iniciar a instalação. Estes instaladores costumam mudar muita coisa de uma vez, então pode ser difícil desfazer suas mudanças.

Print do Windows Explorer ensinando como usar o Package Installer
No caso de o mod ser baixado como um arquivo com extensão ".oiv" basta utilizar o Package Installer para realizar a instalação (Reprodução: Redação Zoom)

GTA 5 Mods

Homem de Ferro, Hulk, Goku, Predador...

Alguns dos mods mais legais em GTA 5 são os que trocam os protagonistas por personagens famosos com superpoderes. Há vários mods do gênero e seria difícil recomendar apenas um, porém personagens que voam costumam ser mais divertidos de usar. De acordo com o grau de complexidade do mod, cada um dos personagens adicionados pode ter várias de suas habilidades especiais.

Print de mod de GTA V com o Homem de Ferro, personagem da Marvel
Há vários mods para GTA 5 que substituem os personagens principais por figuras como Homem de Ferro, Goku e mais (Reprodução: GTA 5-Mods)

GTA 5 Redux

Um dos mods que alteram os gráficos do jogo, GTA 5 Redux deixa o visual tradicional do game, que já é bastante impressionante, muito mais detalhado e realista. As modificações de GTA 5 Redux vão longe, a começar pelo visual que recebe novas texturas, efeitos, iluminação melhorada e mais, até a física do jogo que fica mais próxima do mundo real.

Print de mod de GTA V que deixa o mundo mais realista, menos cartunesco
GTA 5 Redux é um mod que altera os visuais do jogo para deixá-lo ainda mais impressionante e detalhado (Reprodução: GTA 5-Mods)

Vice Cry: Remastered

Um outro tipo de mod que realmente impressiona são os que adicionam mapas inteiros para o jogador explorar. Vice Cry: Remastered traz nada menos que a cidade de Vice City de GTA: Vice City, atualizada com o visual e jogabilidade de GTA 5. Mods desse tipo exigem bastante trabalho e normalmente levam anos para ficarem tão completos quanto esse.

Print de mod do GTA V que traz o mapa de Vice City para o jogo
Vice Cry: Remastered é um mod impressionante para GTA 5 que recria a clássica cidade de Vice City para o jogo (Reprodução: GTA 5-Mods)

GTA 5 Pokémon Go Mod

Imagine andar por Los Santos em busca de monstrinhos de bolso virtuais assim como em Pokémon Go, com a vantagem de que no mundo de GTA 5 é realmente possível vê-los pelas ruas. Esse mod de GTA 5 permite jogar uma versão simplificada do popular game Pokémon Go para smartphones com os monstrinhos no meio das ruas e com pokébolas que podem ser arremessadas para capturá-los.

Print de mod de GTA V em que um homem vestido como Ash, personagem principal de Pokémon, está no meio da rua ao lado de um Charizard
O mod de Pokémon Go para GTA 5 é um dos mais divertidos e engraçados disponíveis para o jogo (Reprodução: GTA 5-Mods)

Simple Zombies V

Zumbis e videogames sempre foram uma ótima combinação, e o mod Simple Zombies adiciona um modo completo de sobrevivência à base de GTA 5. No game, seu objetivo é enfrentar os mortos-vivos enquanto encontra e recruta outros sobreviventes, além de enfrentar humanos hostis que não querem dividir recursos nesse mundo pós-apocalíptico. O mod traz todo um sistema de inventário que envolve saquear em busca de recursos e criar itens úteis ao utilizar outros mais simples de base.

Print da capa do mod GTA V de zumbis
Ao utlizar o mod Simple Zombies V, jogadores podem transformar GTA 5 em um jogo de sobrevivência pós-apocalíptico repleto de mortos-vivos (Reprodução: GTA 5-Mods)