Homem visto de cima joga usando controle de videogame barato

Melhor videogame barato de 2021: 8 consoles de preço baixo

Encontrar um videogame barato depende da proposta do próprio jogador, bem como recursos do console e até mesmo estilo de jogo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Será que nos dias de hoje é realmente possível comprar um videogame barato? Esses dispositivos costumam ter preços altos, apesar de proporcionarem muitas e muitas horas de diversão. Entretanto, isso não quer dizer que não há como obter um bom custo-benefício na hora de investir em um console, sabia?

Na verdade, tudo vai depender da proposta e, claro, do seu estilo como jogador. Modelos de versões anteriores ou até mesmo compactas podem ser o caminho ideal para você investir no seu entretenimento sem precisar gastar muito. E, para provar isso, separamos oito consoles com preços bem em conta, mas você também pode consultar outros conteúdos com indicações para todos os perfis e bolsos!

Sup Game: um videogame barato e portátil

Mais do que um videogame barato: esse é um videogame portátil e barato! Isso tanto é verdade que o investimento necessário aqui envolve menos de R$50. Por isso, ele é uma boa pedida para quem quer garantir algumas horinhas de diversão sem precisar pagar muito por isso.

Ele é voltado exclusivamente para jogos mais antigos e ainda pode ser conectado à televisão sem qualquer complexidade. Por outro lado, existem muitas avaliações sensíveis a respeito do Sup Game, como uma grande quantidade de jogos repetidos, alteração de determinados títulos para ficarem mais rápidos e ainda fragilidade do dispositivo.

Portanto, é aquilo: ele é bem baratinho, mas não é o melhor console do mercado.

Arcade Fliperama Portátil 2 Jogadores

Outra boa sugestão para quem quer investir em um videogame barato e com o diferencial de ser, além de portátil, é multiplayer. O Arcade Fliperama Portátil entrega ainda 9 mil jogos, mas é fundamental destacar que tratam-se de plataformas dos anos 80, 90 e 2000. Ou seja, você tem maior inclinação para jogos atuais, esse não é o modelo mais indicado.

Suas avaliações também são positivas, principalmente em relação à maciez dos botões e também resistência. Por fim, ele acompanha cabo HDMI, que pode ser conectado diretamente na televisão e sem a necessidade de uma conexão extra.

Console Playstation 3 Super Slim 250GB Sony

Aqui nem é preciso muitas apresentações, afinal, o Playstation já é quase um amigo próximo quando se trata do público gamer, não é mesmo? A versão 3 Super Slim é realmente compacta, além de contar com HD de 250GB, conexão com internet, Wi-Fi e ainda capacidade para reproduzir Blue-Ray.

Entretanto, nós estamos falando de uma versão mais antiga, ou seja, nem todos o conteúdos recentes e online poderão ser acessados pelo usuário. Já no quesito conectividade, ele permite cartão de memória, HDMI, Bluetooth 2.0, duas portas USB e também Wi-Fi.

Por fim, levando em conta que esta lista tem a missão de te indicar o melhor videogame barato, o Playstation 3 Slim 250GB teve seu preço elevado nos últimos tempos, o que não garante o melhor custo-benefício. Ainda assim, é um console com uma enorme biblioteca de jogos e que, atualmente, está em um preço mais acessível.

Console Xbox 360 Arcade 4 GB com Kinect Microsoft

Já quem quer um videogame barato e não abre mão de uma boa definição dos jogos e boa gama de títulos, poderá apostar tranquilamente no Xbox 360 Arcade 4 GB com Kinect – aliás, a redatora aqui vai tentar ao máximo não puxar a sardinha para o 360, mesmo com muita dificuldade, viu!

Embora seja um modelo com gráficos obsoletos em comparação às outras versões da Microsoft, é sempre justo lembrar que ele foi o primeiro de sua categoria a investir em imagens com alta definição.

O console também tem como finalidade ser uma central de mídia, com capacidade de rodar DVDs, MP3, arquivos de foto e vídeo e, claro, acesso online a uma boa variedade de jogos. Aliás, a Xbox Live permanece recebendo incrementos, o que é sempre um bom parâmetro para sua escolha, sem contar o acesso à Gold, que disponibiliza jogos gratuitos à cada virada de mês.

Entretanto, assim como os demais modelos, nem todos os títulos à partir do Xbox One são compatíveis (sua retrocompatibilidade é apenas com o modelo anterior), então é importante avaliar esse ponto para tomar a sua decisão de compra!

Console Portátil Switch Lite 32GB Nintendo

Ainda entre os videogames baratos, temos o Switch Lite 32GB que é um modelo portátil e com um visual bem divertido, já que é disponibilizado em várias cores. Ele conta com tela de 5,5 polegadas, armazenamento interno de 32GB e ainda RAM de 4GB. Outro ponto positivo é a bateria, que possui uma autonomia de até sete horas.

Porém, sua finalidade é ser apenas portátil mesmo, visto que ele não permite conexão com televisão e é compatível com jogos também portáteis. Isso pode ser considerado um ponto negativo para alguns jogadores, principalmente porque restringe um pouco a lista de títulos. Como diferencial, podemos citar o Wi-Fi integrado e jogos que sempre arrebatam os corações dos fãs da Nintendo.

  • Obs: nos últimos meses esse modelo sofreu um substancial aumento do valor e, por isso, atualmente ele não permite o melhor custo-benefício. Recomendamos que você ative o alerta de preços para avaliar o melhor momento de compra.

Console Playstation 4 1TB Sony

E, que tal uma plataforma bem interativa e que facilite na hora de desenvolver seus jogos prediletos? O Playstation 4 1TB compõe a nossa lista entre as opções de videogame barato quando comparado aos modelos top de linha. Ele conta com leitor Blu-Ray e ainda sensor de movimentos embutidos.

Embora ele tenha uma boa gama de lançamentos, vale mencionar a ausência de retrocompatibilidade, o que anula totalmente jogos dos modelos anteriores. Além disso, esbarramos em outro ponto: o PS5, que chegou ao mercado em novembro de 2020 e que naturalmente promete uma melhor experiência gráfica, bem como um controle novo e suporte à tecnologia Ray Tracing.

Nesse caso, os títulos futuros desenvolvidos para o PS5 não poderão ser reproduzidos na versão 4. Isso ocorre por conta do da arquitetura AMD, que dispõe de recursos que o PS4 não suporta. Mas, ainda assim, muitos títulos têm sido lançados para as duas gerações, o que faz parte desse período de transição. Por fim, há a questão do valor, já que o PS4 custa praticamente a metade do PS5.

Basicamente: se você tiver o suficiente para comprar um PS5, vale mais a pena investir na nova geração. Caso contrário, o PS4 é ainda um bom console, com uma biblioteca de jogos excelente, inclusive exclusivos famosos como God of War, The Last of Us 1 e 2, Ghost of Tsushima, Horizon: Zero Dawn, entre outros.

Console Portátil Switch 32GB com Joy Con Nintendo

Um videogame barato se pararmos para pensar em suas principais características! E, isso fica ainda mais evidente com a sua proposta de formato e o famoso Joy Con. Esse controle se divide em duas partes e permite ainda ser acoplado a uma tela. Sim! –um videogame portátil e totalmente versátil. Mas, se pudermos destacar uma avaliação negativa desse recurso, é o fato de que para alguns usuários, na hora de jogar em dupla, o controle pode ficar bem pequeno. Então, recomendamos que você avalie isso!

O grande destaque fica por conta dos clássicos, que nos fazem querer dizer o tempo todo “obrigada, dona Nintendo!”. Para exemplificar melhor, você poderá jogar Mario Kart e Zelda. Por fim, ele ainda conta com uma tela de 6,2 polegadas e multitouch, o que o torna um modelo hibrido. Na TV, sua resolução supera todas as expectativas, já que é Full HD (1920x1080 pixels).

Console Xbox Series S Microsoft

No quesito videogame barato, o Xbox Series S não fica entre os favoritos, já que seu valor é um pouco superior se comparado aos demais. Mas, ainda assim, ele tem um preço em conta, já que é uma versão simplificada do console anterior. Além disso, a versão “S” é bem mais compacta e possui simplesmente a metade do Xbox Series X.

Esse tamanho mais compacto, que reflete também no seu preço, se dá graças a ausência de um leitor de mídia. Isso quer dizer que para jogar você deverá se render de fato à era digital. Além disso, ele conta com um sistema mais simples, capaz de rodar jogos com 1440p no lugar de 4K.

Vale reforçar que é um videogame de última geração em um preço bem mais baixo do que os demais lançados recentemente, como o Xbox Series X e o PlayStation 5. Além disso, com a assinatura do Xbox Game Pass você terá acesso imediato a uma imensa biblioteca de jogos por um valor bem mais baixo do que comprar jogo a jogo.

Portanto, o Xbox Series S é uma boa pedida para quem quer se aventurar tanto em jogos mais atuais como também antigos (pela retrocompatibilidade) e não sente a menor falta do uso de mídias físicas. Ou seja, ele permite um bom custo-benefício dentro de sua categoria! Por fim, ele conta com SSD de 512GB, conexão via Wi-Fi, cartão de memória, USB e HDMI e um vasto catálogo de jogos online.