Logo Buscapé
Logo Buscapé

Minecraft foi um dos maiores fenômenos na indústria dos games nos últimos anos, como um jogo independente que trouxe um mundo infinito de blocos para jogadores explorarem e construírem. Mais de uma década depois, o jogo criado por apenas uma pessoa foi vendido para a Microsoft e se tornou o mais vendido de todos os tempos.

Atualmente, há duas versões principais do game. A primeira é a Minecraft "Java Edition", a versão para PCs que costuma receber novidades primeiro, inclusive versões de teste do jogo. A segunda é a "Bedrock Edition", uma versão que engloba praticamente todas as outras versões do game, como Minecraft: Windows 10 Edition, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iPhone (iOS).

Minecraft já teve diversas versões em várias plataformas e evolui cada vez mais através de atualizações (Reprodução: Amazon)

Antes cada console tinha uma versão própria, como Xbox 360 Edition, PlayStation 3 Edition, e mais. Todas se unificaram sob a "Bedrock Edition" na atualização Better Together, a qual introduziu também multiplayer crossplay entre todas as versões. Algumas versões ficaram para trás, apesar de ainda poderem ser jogadas, como PlayStation 3, Xbox 360, Wii U, PS Vita e Nintendo 3DS.

Saiba mais sobre o popular game abaixo.

Quer saber mais sobre games? Veja outros artigos aqui no Buscapé!

O que é Minecraft?

O game começou como o projeto de apenas um programador, o sueco Marcus Persson, o qual ficou mais conhecido pelo apelido "Notch". Em 2009, uma versão incompleta do jogo foi disponibilizada para usuários e vendida sob um modelo curioso. O usuário comprava o jogo em seu estado inacabado e poderia participar do desenvolvimento e usufruir de todas as atualizações futuras até ele ser completado.

Inicialmente, Minecraft era um jogo bem simples, mas já tinha o visual de blocos pelo qual ficaria conhecido (Reprodução: Minecraft Wiki)

No início, Minecraft contava apenas com um mundo de blocos gerado aleatoriamente e os usuários podiam colocar blocos para criar coisas. Aos poucos, foram introduzidos elementos de sobrevivência, entre eles monstros como zumbis e esqueletos, além de elementos de mineração de outros jogos como Dwarf Fortress. Após a adição dos Creepers, criaturas que explodiam o jogador e suas construções, o game já possuía toda uma identidade própria.

O lançamento oficial do jogo foi em 2011, mas uma das principais características do game é que até hoje ele continua a receber atualizações, inclusive algumas que alteram drasticamente sua forma de jogar. No ano de 2014 a franquia foi vendida para a Microsoft por US$ 2,5 bilhões (mais de R$ 13,5 bilhões segundo a cotação na data que a matéria foi escrita), mas a empresa não a removeu de outros consoles e continuou a atualizá-la. Em 2021 uma nova atualização chamada Caves & Cliffs (Cavernas & Penhascos) promete mudar bruscamente a geração de cavernas do jogo e alterá-lo a um nível profundo mais uma vez.

Jogabilidade e Sobrevivência

Minecraft é jogado em primeira ou terceira pessoa em alguns diferentes modos. O mais popular deles é o modo "Sobrevivência". Neste modo o usuário começa em um mapa gerado de maneira aleatória, praticamente único para ele, e precisa sobreviver ao obter comida, ferramentas e abrigo, pois durante a noite o mundo é infestado por monstros que querem matá-lo. A principal diferença em relação a outros games é que o jogador pode alterar o mundo, removendo blocos e recolocando-os ao seu gosto.

No começo, o objetivo do game é sobreviver às noites hostis do mundo, mas aos poucos o jogador começa a conquistar esse mundo (Reprodução: Xbox Games Store)

O desafio inicialmente é apenas sobreviver, mas aos poucos o usuário conquista esse mundo ao iluminá-lo com tochas, encontrar vilas, obter ferramentas de materiais melhores e até construir portais para outras dimensões. Ao contrário do que muitos imaginam, o jogo tem um objetivo e final, que consiste em viajar para a dimensão "O Fim" e derrotar o chefe Ender Dragon. Após o término o jogo ainda permite que o usuário continue a jogar, explorar e construir o quanto quiser.

A evolução do jogador acontece através do sistema de criação de itens chamado de "crafting", o qual influenciou muitos games nos últimos anos. O usuário começa a fazer suas ferramentas com materiais como madeira e pedra obtidos ao quebrar os blocos do mundo e aos poucos obtém materiais como ferro e diamante para criar picaretas, pás, espadas e armaduras poderosas.

Multiplayer e Criativo

Toda a aventura de Minecraft pode ser jogada ao lado de amigos em modo multiplayer. Os outros participantes podem construir, assim como o anfitrião, e ajudá-lo a terminar tarefas difíceis. Para evitar que engraçadinhos destruam suas criações é também possível limitar quem pode entrar em seu mundo e até mesmo o nível de interação que poderão ter, como impedir que fogo se espalhe ou dinamite exploda.

No modo Criativo, Minecraft permite que o jogador erga construções impressionantes com certa facilidade (Reprodução: Minecraft.net)

Tanto sozinho quanto com amigos há também o modo "Criativo", um modo que diferente do "Sobrevivência" permite que o jogador tenha acesso a todos os blocos do game sem precisar trabalhar por isso. Nesse modo não há objetivo, ele é feito apenas para que jogadores construam qualquer coisa que sua mente permitir, inclusive com a capacidade de voar para melhor posicionar blocos.

Aventura e Skins para Minecraft

Há ainda um último modo chamado "Aventura", que é semelhante ao "Sobrevivência" no sentido em que o jogador precisa se virar para sobreviver nele, porém esse modo limita o quanto é possível alterar o mundo de blocos. Assim é possível criar mapas que pareçam fases de jogo, nas quais o jogador precisa seguir certas regras ao invés de apenas quebrar blocos e construir para contornar todos os desafios.

Muitos desses mapas de aventura são vendidos na loja oficial de Minecraft em "Mash-Up Packs", pacotes que incluem skins para Minecraft e mapas temáticos de diversas franquias. Há pacotes de Star Wars, Toy Story, Hora de Aventura, Skyrim, Frozen, Steven Univeso, Ducktales e muitos outros mais.

Os Mash-Up Packs vendidos na loja oficial trazem skins para Minecraft e mapas temáticos para explorar, como este do desenho Hora de Aventura (Reprodução: Microsoft)

O que é Minecraft: Story Mode e Minecraft Dungeons?

Minecraft conta com muitos modos diferentes, então muitas vezes jogadores quando ouvem sobre "Minecraft: Story Mode" ou "Minecraft Dungeons" imaginam ser algum modo alternativo do game, porém tratam-se de jogos separados do Minecraft principal.

O primeiro, Minecraft: Story Mode, é um jogo de aventura de apontar e clicar criado pela Telltales Games, o qual foca-se em uma história com personagens originais e que se passa no mundo de Minecraft. O jogo teve duas temporadas em episódios e até mesmo foi adaptada em uma aventura interativa na Netflix.

Minecraft: Story Mode é um jogo separado do Minecraft principal, focado na história e que pode até ser "jogado" na Netflix (Reprodução: Netflix)

Já Minecraft Dungeons é um game de ação isométrico multiplayer, semelhante a clássicos como Gauntlet, no qual jogadores lutam contra hordas de inimigos e ganham itens pelo caminho. O jogo toma várias liberdades com o mundo de Minecraft para oferecer desafios interessantes e originais.

Requisitos mínimos para jogar Minecraft no PC

Requisitos mínimos

Sistema operacional: Windows 7 ou superior, Mac OS X 10.9 (64 Bits) ou Linux (64 Bits) de 2014 em diante
Processador: Intel Core i3-3210 3,2 GHz ou AMD A8-7600 APU 3,1 GHz
Memória RAM: 4 GB
Placa de vídeo integrada: Intel HD Graphics 4000 (Ivy Bridge) ou AMD Radeon R5 series (Kaveri) com OpenGL 4.4
Placa de vídeo externa: Nvidia GeForce 400 ou AMD Radeon HD 7000 com OpenGL 4.4
Armazenamento: Ao menos 1GB para o básico

Configuração recomendada

Sistema operacional: Windows 10 (64 Bits), MacOS 10.12 Sierra (64 Bits) ou Linux (64 Bits) de 2014 em diante
Processador: Intel Core i5-4690 3,5 GHz ou AMD A10-7800 APU 3,5 GHz
Memória RAM: 8 GB
Placa de vídeo: GeForce 700 ou AMD Radeon RX 200 com OpenGL 4.5
Armazenamento: 4 GB SSD

Conheça o canal do Buscapé no YouTube:

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!