O que é Steam e como funciona?

Uma das principais plataformas da atualidade, a Steam, loja oficial da Valve, é referência na compra de jogos online. Entenda tudo sobre ela!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Para quem utiliza computador com o objetivo de aproveitar ao máximo a experiência dos jogos online certamente já ouviu falar da Steam.

Lançada em 2003 pela produtora Valve, a marca deixou de ser apenas uma fornecedora de jogos virtuais e se transformou em um fonte de informações e lançamentos sobre esse universo.

Além disso, é possível adquirir games por valores mais acessíveis, fazer uma instalação mais prática e gerenciar jogos de diferentes máquinas ou notebooks gamers com segurança e suporte da empresa.

Referência no mercado, certamente esse sistema é um dos principais líderes do mercado, perdendo para concorrentes consolidados como Origin e Epic, por exemplo.

Mas, se você ainda não sabe quem é a Steam e como ela pode potencializar sua experiência de jogo, Dê um Zoom e conheça mais sobre a plataforma!

Descubra o que é Steam (Reprodução/Shutterstock)
Descubra o que é Steam (Reprodução/Shutterstock)

Você é gamer? Que tal dar uma olhada nos artigos abaixo?

O que encontrar dentro da Steam?

O que é Steam e como funciona: conheça o canal multimídia de jogos virtuais (Foto: Divulgação Oficial)
O que é Steam e como funciona: conheça o canal multimídia de jogos virtuais (Foto: Divulgação Oficial)

Como falamos anteriormente, a Steam deixou de ser apenas uma plataforma de jogos online para se tornar um canal multimídia especializado no universo de jogos virtuais.

Por meio dela, é possível ter notícias sobre o mercado, ficar atento às principais tendências do momento, você pode:

  • Falar entre amigos através de chats privados e exclusivos;
  • Criar uma lista de desejos;
  • Montar eventos de jogos;
  • Lançar promoções temáticas;
  • Estipular tempo de jogos;
  • Suporte online;
  • Entre outros.

Como a Steam funciona na prática?

Podemos dizer que a Steam funciona como uma mistura de rede social e loja virtual de jogos eletrônicos.

Afinal, é possível comprar jogos através dos dispositivos compatíveis (Windows, macOS e Linux), e compartilhar para jogar com amigos de forma online.

O que é Steam e como funciona: descubra como comprar jogos na plataforma (Foto: Divulgação Oficial)
O que é Steam e como funciona: descubra como comprar jogos na plataforma (Foto: Divulgação Oficial)

Após comprar um jogo, ele será direcionado automaticamente para a sua “Biblioteca”, podendo ser instalado onde desejar para que você possa começar a utilizar sem grandes problemas.

Importante lembrar que nem todos os jogos do momento estarão disponíveis na Steam, já que podem estar associados à empresas concorrentes da plataforma, como os títulos da EA (FIFA, Star Wars, entre outros), por exemplo.

Características do computador para usar Steam

Para ter uma boa experiência de uso com a Steam, é importante que o seu computador tenha algumas características específicas.

Além de utilizar o headset gamer para melhor experiência durante as partidas, o notebook precisa ter configurações de placas de vídeo superiores a 2GB de RAM e 4GB de memória para conseguir rodar sem grandes problemas.

Caso esse não seja o seu caso, leve em consideração adquirir um notebook gamer avaliando custo e benefício. Inclusive, abordamos o assunto em outro conteúdo.

Como fazer o pagamento dos jogos na Steam?

O que é Steam e como funciona: formas de pagamento dos jogos na Steam (Foto: Divulgação Oficial)
O que é Steam e como funciona: formas de pagamento dos jogos na Steam (Foto: Divulgação Oficial)

Para realizar os pagamentos de jogos e outros recursos complementares para melhorar sua experiência na plataforma, é possível contar com diferentes alternativas.

Os brasileiros, por exemplo, contam com as seguintes opções:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Recarga por meio de boleto bancário;
  • Crédito em conta digital da Steam;
  • Pagseguro;
  • PayPal.

Lembrando que algumas das principais bandeiras a serem aceitas dentro do sistema são Mastercard, Visa e American Express.

Benefícios da Steam

Por ser uma plataforma exclusiva de jogos virtuais, toda a interface e a usabilidade foram desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo para as necessidades específicas dos clientes da Vavel.

Entre as principais vantagens da Steam, podemos citar algumas, como:

1. Promoções

A Steam oferece diferentes promoções ao longo do ano em diferentes produtos. Sejam eles games clássicos, lançamentos, pacotes ou até mesmo em pré-vendas.

Mas, para aproveitar, é importante sempre ficar de olho no sistema, já que as melhores opções costumam se esgotar em dias, ou até mesmo em horas, dependendo do volume de compras realizadas.

Inclusive, é bastante comum encontrar jogos por R$10 ou até menos.

2. Interface otimizada

Seja você um jogador experiente ou amador, certamente conseguirá usar a plataforma de forma bastante intuitiva.

Isso porque, ao longo dos mais de quinze anos de estrada, a Vavel conseguiu entender as necessidades dos usuários e transformar a Steam em uma comunidade especializada de games digitais.

3. Milhares de títulos

Mesmo que algumas fabricantes não disponibilizem seus jogos dentro do site, é possível aproveitar para explorar milhares de títulos (conhecidos ou não) do grande público.

Inclusive, a empresa muitas vezes chegou a lançar títulos de testes para saber como seria a aceitação do mercado e fez com que essa se tornasse uma nova tendência entre o universo gamer ao longo dos anos.

4. Jogos demonstrativos

Se a sua intenção não é começar a comprar jogos nesse momento e investir em um quarto gamer ideal para os jogos, não tem nenhum problema.

Isso porque a Steam disponibiliza milhares de títulos de forma gratuita onde é possível jogar e testar diferentes gêneros antes da compra efetiva.

A Steam é uma plataforma segura?

Um dos grandes problemas de no começo dos anos 2000 era justamente a perda de informações caso acontecesse alguma coisa com o computador.

Por isso, a Steam salva todas as aquisições de jogos e atualizações de fases de forma virtual, armazenando todos os dados em um sistema em nuvem.

Neste caso, para ter acesso ao seu conteúdo, basta acessar a plataforma da Steam com seu login e senha para encontrá-los dentro da área de compras efetuadas.

E, desta forma, podemos dizer que essa é uma alternativa segura tanto na experiência dos usuários, como na proteção de dados em geral.

Vale a pena usar a Steam?

Para quem gosta de utilizar o computador como fonte de informações e jogos virtuais, contar com um streaming totalmente dedicado ao tema pode fazer a diferença.

Com milhares de jogos, é possível se divertir e marcar encontros com seus amigos e aproveitar ao máximo, as soluções gamers e promoções exclusivas.

Portanto, seja você um jogador amador ou profissional, vale a pena ter acesso a diferentes conteúdos de forma simples, digital e totalmente otimizada.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir as novidades exclusivas sobre o universo da informática e games dentro do Zoom!

Conheça o canal do Zoom no YouTube