PS5 vs Xbox Series X: qual é o melhor console da nova geração?

Veja quais são as principais diferenças entre os Xbox Series X e o PS5, os principais consoles da nova geração.

PS5 vs Xbox Series X: qual é o melhor console da nova geração?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O PlayStation 5 (PS5)recebeu a ficha técnica completa e a Microsoft também já detalhou todos os componentes do Xbox Series X. Agora, já é possível saber qual dos dois consoles larga na frente nesta nova geração no quesito hardware. Vale ressaltar, no entanto, que a qualidade dos videogames não deve ser definida apenas pelas peças internas. O melhor console será aquele que tiver os jogos mais divertidos para você.

Os dois modelos terão uma CPU customizada da AMD e rodarão os jogos a 4K. Além disso, as empresas também adotaram o uso de SSD para seus aparelhos, o que os deixará bem mais rápidos do que seus antecessores. Apesar de algumas semelhanças, temos diferenças significativas entre os Xbox Series X e o PS5. Confira todas, a seguir.

Leia também: Xbox Series S pode ter preço menor que Xbox Series X, aponta rumor

Ficha técnica
ModeloXbox Series XPS5
CPUOcta-core Zen 2 a 3,8 GHz (3.66 GHz com SMT)Octa-core Zen 2 a 3,5GHz (frequência variável)
GPU12 TFLOPS, 52 CUs a 1,825 GHz10,28 TFLOPs, 36 CUs a 2,23GHz (frequência variável)
Arquitetura do processadorRDNA 2 customizadaRDNA 2 customizada
Memória16 GB GDDR616 GB GDDR6
Largura de Banda10GB a 560 GB/s, 6GB a 336 GB/s448GB/s
Armazenamento interno1 TB NVMe SSD customizado825 GB de SSD customizado
Velocidade I/O2,4 GB/s (raw), 4,8 GB/s (comprimida)5,5 GB/s (raw), 8-9 GB/s (comprimida)
Memória Expansível1 TBSim, com slot USB para SSD NVME
Armazenamento externoSuporte a HD externo com USB 3.2Suporte a HD externo
Drive Óptico4K UHD Blu-Ray4K UHD Blu-Ray
Performance4K a 60 FPS até 120 FPS4K
Dimensões301mm x 151mm x 151mmNão informado
Peso4,45 kgNão informado

Hardware bem potente para os dois lados

As duas fabricantes optaram pela AMD como fabricante de processadores. A empresa criou uma CPU personalizada para cada um. Ambas usam o processador octa-core Zen 2, mas enquanto o PS5 alcança 3,5GHz, o Xbox Series X chega a 3,8 GHz. Essa diferença deve ser pouca na prática, então não precisa ficar preocupado.

Já na placa de vídeo, o Xbox dá um passo largo na frente. Ele possui 12 teraflops e 52 CUs, ou seja, 52 unidades de computação rodando a 1,852 GHz. O PS5 até consegue uma frequência maior nessas unidades (2,23GHz), mas possui “apenas” 36 CUs rodando e 10,28 teraflops de potência. Vale lembrar que as duas placas gráficas devem mostrar gráficos fotorrealistas de altíssima qualidade.

O Xbox Series X teve sua construção pensada para ter um ótimo sistema de refrigeração (Foto: Divulgação/Microsoft)
O Xbox Series X teve sua construção pensada para ter um ótimo sistema de refrigeração (Foto: Divulgação/Microsoft)

Os dois consoles resolveram apostar em SSDs para armazenamento interno. O Xbox possui um de 1 TB, NVMe e customizado, enquanto o PS5 também tem um customizado, de 825 GB. Os dois videogames adotaram 16 GB de memória RAM DDR6, então nessa parte temos um empate técnico.

Podemos ver mais similaridades quando falamos de compatibilidade com HD externo e leitor Blu-Ray 4K, que são recursos presentes nos dois consoles. A Microsoft anunciou que o Xbox Series X rodará jogos em 4K a 120/60 fps, já a Sony só falou que o PS5 rodará jogos a 4K, mas provavelmente deve seguir taxas de quadros parecidas com a do concorrente.

Tecnologias para melhorar a performance nos jogos: Ray Tracing nos dois consoles

O Xbox Series X contará com a tecnologia Ray Tracing e VRS (Variable Shading) com adaptações próprias, recursos que ajudarão ele a entregar gráficos de alta qualidade a 4k e uma taxa de quadros de 120 fps. Esses recursos também prometem melhorar a qualidade de jogos antigos na retrocompatibilidade.

Comparação de Gears of War 5 rodando no Xbox One X e Series X (Foto: Divulgação/Microsoft)
Comparação de Gears of War 5 rodando no Xbox One X e Series X (Foto: Divulgação/Microsoft)

A Sony também contará com Ray Tracing no PS5, esse que será por meio da Intersection Engine, tecnologia que é baseada na de GPUs da AMD para computadores. A empresa também anunciou um modo “boost”, que deve aumentar o poder do seu console de uma forma diferente da que funciona em celulares e computadores. Ou seja, esse “empurrão” a mais será independente de condições térmicas do console.

A empresa também irá focar em oferecer uma ótima experiência de áudio utilizando a Tempest Engine, tecnologia que, de acordo com a empresa, levará o som Surround e 3D à outro nível, fazendo com que o jogador fique totalmente imerso em seus jogos.

Retrocompatibilidade

Um ponto que, pelo menos por enquanto, a Microsoft saiu bem na frente foi a retrocompatibilidade. A empresa atendeu a vontade dos fãs e anunciou suporte para jogos de todas suas gerações passadas, inclusive com tecnologia “Smart Delivery (entrega inteligente, em português), que garante uma melhorias nos games de acordo com o console em que estiverem sendo executados.

Em contrapartida, a Sony também anunciou o recurso, mas por enquanto apenas “para alguns jogos do PS4”. A empresa quer lançar o seu novo console com recompatibilidade para os 100 títulos mais jogados de seu videogame da geração anterior.

Design do PS5 pensado por uma empresa que se baseou na patente registrada pela Sony em 2019. (Foto: Reprodução/Let’s Go Digital)
Design do PS5 pensado por uma empresa que se baseou na patente registrada pela Sony em 2019. (Foto: Reprodução/Let’s Go Digital)

Preços e datas de lançamento

Aqui temos mais pontos que as duas empresas estão parecidas, pelo menos por enquanto. O Xbox Series X e o PS5 ainda não tiveram seus preços divulgados. As datas exatas de lançamentos também estão sendo mantidas em segredos, mas ambas as empresas já anunciaram que seus consoles chegarão ao mercado no fim do ano.

Enquanto os consoles não chegam, confira as melhores ofertas de consoles desta geração:

Leia também: