Project xCloud do Xbox: como funciona o serviço de jogos na nuvem

Veja todas as informações do xCloud, serviço de streaming de jogos na nuvem da Microsoft.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

As tecnologias de streaming de jogos pela nuvem prometem rodar jogos de console e PC em dispositivos mais simples, como celulares e tablets. Já existem muitas empresas trabalhando com esses recursos, mas um dos projetos mais sólidos é o Project xCloud, da Microsoft, que será lançado no dia 15 de setembro de 2020.

A ideia é permitir que usuários consigam rodar jogos do Xbox nos dispositivos móveis, e futuramente até computadores. Quer saber mais sobre o xCloud? O Zoom preparou um artigo completo para te explicar como funciona essa tecnologia, jogos disponíveis, quanto custará e outros detalhes.

Leia também: Xbox Series X: lançamento e preço do novo console da Microsoft

O que é o Project xCloud?

O xCloud pode ser usado em celulares e tablets. (Foto: Divulgação/Microsoft)
O xCloud pode ser usado em celulares e tablets. (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Project xCloud é um projeto da Microsoft que tem como objetivo rodar os jogos do Xbox diretamente em dispositivos móveis, como celulares ou tablets. Você deve estar pensando “como eles vão conseguir rodar jogos pesados em dispositivos com hardware tão inferior igual aos dos celulares?”, e a resposta para isso é a computação na nuvem.

A Microsoft possui vários data centers ao redor da América do Norte, Ásia e Europa. Por meio dos servidores hospedados neles, a empresa faz todo o processamento do jogo. Com a parte mais pesada sendo feita por estes locais, os celulares e tablets só ficam responsáveis por exibir os games e capturar os comandos do usuário.

Sabe aquele jogo do Halo que você adora? Será possível jogá-lo de qualquer lugar apenas com um controle compatível e um smartphone, desde que este tenha uma boa conexão de Internet. Outro detalhe bacana é que o seu progresso no game será compartilhado entre as plataformas, então você pode jogar no celular e depois ir para o Xbox, continuando de onde havia parado.

Inicialmente será possível jogar apenas com joysticks (controles) para celular, mas a Microsoft já comentou que está desenvolvendo um modo em que os jogadores podem usar a tela de toque dos aparelhos na hora da jogatina.

Quais dispositivos são compatíveis?

A Microsoft tem planos para expandir o xCloud para computadores. (Foto: Divulgação/Microsoft)
A Microsoft tem planos para expandir o xCloud para computadores. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Inicialmente o serviço de jogos por streaming estará disponível apenas para aparelhos Android, com o aplicativo Xbox Game Pass estando em lojas de aplicativos como a ONE Store, Google Play Store ou Samsung Galaxy Store.

No lançamento da linha Galaxy Note 20, foi revelado que a Samsung terá um aplicativo “exclusivo”, que além de conseguir executar os jogos por streaming, também poderá ser usado para compras de DLCs e conteúdos dos jogos, função que não estará presente nos concorrentes. Além dos dispositivos Android, a Microsoft também planeja expandir o seu serviço para os computadores com Windows 10.

E no iOS? Bem, a empresa mais valiosa do mundo ficará de fora, pelo menos por enquanto. A Microsoft até realizou alguns testes no sistema, e ao que parece não conseguiu bons resultados. A Apple já comentou ao Business Insider que o aplicativo não poderia ser aprovado no App Store, pois os jogos não passavam por uma análise individual da plataforma.

Jogos disponíveis na plataforma

A Microsoft promete 100 jogos compatíveis já no lançamento dos serviço. (Foto: Divulgação/Microsoft)
A Microsoft promete 100 jogos compatíveis já no lançamento dos serviço. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Ao todo serão 100 jogos que estarão disponíveis no lançamento, sendo que todos os games grandes da Microsoft já terão suporte. Isso significa que você poderá jogar Gears 5, Forza Motorsport 7, Halo Infinite, entre outros.

Além deles, jogos de outras desenvolvedoras também estarão disponíveis, como é o caso do The Witcher 3, Borderlands, Day Z, Devil May Cry, Mortal Kombat, Dragon Age e vários outros. A lista completa será revelada no lançamento do projeto.

Principais concorrentes do Project xCloud

O Nvidia GeForce Now tem compatibilidade com vários dispositivos diferentes. (Foto: Divulgação/Nvidia)
O Nvidia GeForce Now tem compatibilidade com vários dispositivos diferentes. (Foto: Divulgação/Nvidia)

Apesar da tecnologia de streaming de jogos estar começando a ficar popular em 2020, já existem outras empresas que possuem os seus próprios projetos, por isso o xCloud não terá vida fácil no mercado. Veja abaixo outros serviços que oferecem recursos parecidos.

Nvidia GeForce Now

Serviço de streaming de jogos da Nvidia que tem como diferencial a possibilidade de conseguir rodar games de diversas plataformas como Steam, Epic Games Store, Origin, Uplay, entre outras. Ele está disponível para notebooks com Windows e Mac, além de celulares e tablets Android.

PS Now

Serviço de Streaming de jogos da Sony para jogos do PS2, PS3 e PS4, este que é compatível com PS4 ou computador. Com ele é possível rodar jogos que estejam armazenados na nuvem em resolução HD (720p).

Google Stadia

Responsável por dar holofotes mais fortes a tecnologia de streaming de jogos, o Google Stadia funciona no PC via Google Chrome, em aparelhos com Android e iOS, ou até mesmo em Chromebooks. Além da grande variedade de dispositivos compatíveis, este serviço também se destaca por conseguir rodar os games em resolução 4K, desde que o usuário tenha Internet de altíssima velocidade.

EA Project Atlas

A EA também está investindo no mercado de streaming de games com o Project Atlas, que tem o mesmo princípio dos citados anteriormente. Inicialmente, ele rodará apenas os jogos da própria desenvolvedora e ainda não foi lançado inicialmente. No fim de 2019 a empresa fez um pequeno beta fechado com quatro jogos: FIFA 19, Titanfall 2, Need For Speed Rivals e Unravel.

Amazon Project Tempo

A Amazon está trabalhando em um serviço de streaming de jogos que se chama “Project Tempo”. Até o momento da publicação desta matéria, ainda não foram liberados mais detalhes, mas rumores indicam que a empresa esteja desenvolvendo um mecanismo para os usuários jogarem diretamente pela Twitch, que é a sua plataforma de streaming para produtores de conteúdo.

Data de lançamento e preço

O Project xCloud será lançado no dia 15 de setembro, mas infelizmente o Brasil está fora dos países selecionados inicialmente. Os locais que receberão serão: Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Espanha, Coreia do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Para a alegria dos assinantes do Xbox Game Pass Ultimate, o serviço de streaming de jogos da Microsoft será um dos benefícios do plano de “locação” de jogos, e não acrescentará em nada nos preços. Atualmente essa assinatura custa R$ 39 por mês e dá acesso a centenas de jogos. Você pode conferir como assinar o Game Pass.

Leia também: