PS5 não terá retrocompatibilidade com PS One, PS2 e PS3, confirma Sony

A retrocompatibilidade do PlayStation 5 (PS5) roda 99% dos jogos do PS4 e PS4 Pro

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Dizem que a esperança é a última que morre, mas se você tinha alguma do PlayStation 5 (PS5) rodar jogos de PS One, PS2 ou PS3, pode começar a preparar o velório! O CEO da Sony, Jim Ryan, confirmou em entrevista que o novo console da empresa só terá retrocompatibilidade com “99% dos jogos de PS4”. Gerações anteriores do videogame não estão incluídas no suporte do PS5.

Isso já era esperado por muitos, pois, no começo de agosto, a Ubisoft atualizou sua página de suporte em um site australiano, sugerindo que o PS5 só iria ter suporte a jogos do PlayStation 4 (PS4). No entanto, a comunidade ainda tinha uma pequena esperança de que a Sony pudesse anunciar a retrocompatibilidade com jogos de gerações anteriores para concorrer com o Xbox Series X, da Microsoft.

Leia também: Jogos do PS5: veja os games exclusivos anunciados para o console

Playstation 5. (Foto: Divulgação/Sony)
Playstation 5. (Foto: Divulgação/Sony)

A confirmação da retrocompatibilidade apenas para o PS5 veio em uma entrevista de Kim Ryan ao site japonês Famitsu, logo após o evento “Playstation 5 Showcase”, em que a fabricante revelou os preços e data de lançamento do console.

Já havia sido anunciado que o console teria retrocompatibilidade com 99% dos jogos do PS4, então o CEO explicou o motivo de o console não oferecer o mesmo para gerações anteriores.

“Nós temos em mente a engenharia especializada para o PS5 enquanto produzimos o dispositivo. No meio disso, o PS4 já tem 100 milhões de jogadores; pensamos que eles deveriam querer jogar títulos PS4 no PS5 também, então incluímos a compatibilidade com o PS4. Ao implementar isso, também concentramos nossos esforços em incorporar o SSD de alta velocidade e o novo controlador DualSense ao mesmo tempo. Portanto, infelizmente, não foi possível alcançar a implementação de tais compatibilidades (para outras gerações)”, respondeu Jim Ryan.

Isso será um ponto positivo para o Xbox Series X, da Microsoft. O novo console da empresa irá oferecer retrocompatibilidade com todos os jogos do Xbox One, Xbox 360 e Xbox. Outro ponto que a empresa sai na frente é em relação ao seu controle, já que modelos da geração atual poderão ser usados do Series X, enquanto os novos jogos para PS5 só poderão ser jogados no novo controle DualSense.

Com informações: Siliconera, Eurogamer e Famitsu